28/10/2011
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
- Aferir a sua frequência cardíaca;
- Entender a relação dos batimentos do coração com o exercício físico feito;
- Saber quais os exercícios mais e menos intensos.
- Conhecimentos matemáticos em planos cartesianos.
PRIMEIRA AULA:
- Os alunos serão motivados a ouvirem seu coração da forma que acharem melhor e contarem quantas vezes ele bateu.
- O professor mostrará a forma mais correta de medição: através da veia carótida ou do punho, com dois dedos (indicador e do meio), sem pressionar muito e fazer a contagem por quinze segundos.
- Inicialmente, os alunos fazem em repouso. Verifica-se a execução dos alunos.
- Após todos terem feito, propõem-se um "pique" para que todos corram. Após 5 minutos de brincadeira, afere-se novamente a frequência.
- Os alunos deverão perceber a elevação dos batimentos. Caso haja alunos que não tenham aumentado, é importante perguntar a ele se ele correu muito durante a brincadeira ou se ele ficou mais tempo parado, escondido, sem ser pego. Assim, o professor explica os motivos da elevação de alguns batimentos e a manutenção de outros (caso ocorra).
- É possível anotar a frequência cardíaca em repouso numa lousa e depois a FC após o exercício de cada aluno. Outra possibilidade é pedir que os alunos anotem num papel em branco.
- Munidos desse mesmo papel em branco, eles levarão para casa e aferirão após alguns momentos do seu dia-a-dia: após um banho, quando acordar, quando estudar etc.
SEGUNDA AULA:
- O professor inicia a aula perguntando sobre os resultados da pesquisa feita em casa. Tira-se as dúvidas como dificuldades em aferição, batimentos mais altos em certos momentos do que outros, etc.
- O professor confecciona um papel com um gráfico de eixos X e Y, conforme a figura a seguir:
- Os alunos irão se dividir em duplas. Eles irão escolher um jogo qualquer através de uma votação.
- Após a escolha desse jogo, eles irão jogá-lo e a cada quatro minutos o professor irá parar para que os alunos que estão jogando afiram os batimentos.
- Eles irão passar o número para sua dupla que irá fazer a multiplicação por 4 e anotar no gráfico acima, sendo "X" o tempo (em minutos) e o "Y" os batimentos.
- Após três estágios de 4 minutos, ou seja, após 12 minutos, troca-se os alunos. Quem estava anotando, irá jogar e quem estava jogando irá anotar as frequências, só que com uma caneta de outra cor do seu colega para diferenciar os batimentos do seu parceiro.
- Será usado a lousa para explicar como funciona o gráfico;
- Será confeccionado o gráfico de acordo com a figura acima para os alunos preencherem.
- Debater com os alunos sobre a variação da frequência individual e da sua dupla. Quais foram os motivos de possíveis diferenças/semelhanças?
- O jogo escolhido influenciou na frequência cardíaca? Um jogo muito "corrido" daria números de batimentos diferente de um jogo mais menos "corrido"? Por quê?
- Quais os esportes mais "corridos" ou intensos? E os esportes menos "corridos" ou intensos?
OBS: Uso o termo "corrido", pois nas séries iniciais não abordem o conceito de aeróbio e anaeróbio.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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16/11/2011
Quatro estrelasachei a aula interessante pois podemos abordar os conteúdos (jogos) por exemplo por um novo enfoque.