Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Movimento de rotação

 

29/10/2008

Autor e Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Identificar o movimento de rotação dos corpos celestes; 2. Relacionar o movimento de rotação da Terra com a sucessão dos dias e das noites.
Duração das atividades
1 hora-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sistema solar, pontos cardeais e saberes sócio-culturais sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

 

 

Aula 1 – 50 minutos

Atividade para antes desta aula - Professor, um dia antes desta aula peça a seus alunos para que realizem uma observação. Peça-lhes que reparem como está a posição do Sol, no céu, ao longo de todo dia, com intervalos de algumas horas entre cada observação. Para ficar registrada a observação, peça-lhes que entreguem um relato (um pequeno texto) do que pode ser observado.

Vamos discutir? Professor, lance aos seus alunos os seguintes questionamentos a respeito do que foi observado no dia anterior: A posição do Sol é fixa no céu? Como podemos explicar isso? O que os alunos acham? O Sol gira em torno da Terra ou apenas temos a impressão de que isso acontece?

Dica! Aproveite as respostas dos alunos nessa discussão com gancho para a introdução do conceito do é que o movimento de rotação da Terra. Uma forma de demonstrar este movimento é por meio da utilização de um “aparelho de Orrery”, ou simplesmente “Orrery”. Tal aparelho nada mais é do um pequeno planetário que simula o movimento dos planetas. Veja como construir aqui (http://www.feiradeciencias.com.br/sala24/24_A20.asp). Caso você não disponha do tempo, nem do material necessário para a construção do “Orrery”, este por ser substituído por uma lâmpada e um globo terrestre. Caso você substitua o “Orrery” por um globo terrestre é importante que este possa girar sobre seu eixo.

Atividade – Identificando o movimento de rotação da Terra. Professor, posicione o “Orrery” na extremidade da mesa e acenda a lâmpada. Peça aos alunos que identifiquem onde o Sol “nasce” e onde ele “se põe” tomando como ponto de referência a escola. Para qual lado a Terra deve girar? De Oeste para Leste ou o contrário? Desafie os alunos a responderem esta pergunta tomando como base o movimento descrito pelo sol no céu, utilizando o globo terrestre com o Norte para cima. A utilização de uma bússola pode ajudar. Enfatize durante o experimento, que, enquanto metade do globo terrestre é dia (a metade iluminada) na outra metade é noite (a metade sombreada). Explore outras questões. Qual é o sentido de rotação da Terra para uma pessoa que está no Pólo Sul? E no Pólo Norte? Todos os países do mundo têm a mesma hora local? Explore com os alunos o conceito de fuso horário.

Atividade complementar – Outra forma de visualizar o movimento de rotação dos corpos celestes é por meio de programas de simulação. Um programa recomendado é o Celestia (http://prdownloads.sourceforge.net/celestia/celestia-win32-1.2.5.exe).

Dica! Caso você opte por utilizar o programa, explore-o antes de fazê-lo com os alunos. O Celestia é um planetário 3D cheio de recursos. Nele dá para ver o nome e tamanho dos planetas, satélites e estrelas, dá para observar as órbitas e os movimentos de rotação e translação, etc. Dá até para ajustar a velocidade em que os corpos celestes se movimentam. Com a utilização deste programa você pode mostrar aos alunos que outros corpos celestes além da Terra também possuem movimento de rotação.

Atividade para casa - Qual será a duração dos dias em outros planetas? Para responder a esta pergunta os alunos podem consultar o site Visões do Sistema Solar (http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/homepage.htm). Será que o tamanho de um corpo celeste influencia no tempo de duração do seu dia?
 

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Eles realizaram a atividade proposta pra antes da aula? Eles conseguiram perceber o movimento aparente do Sol? 2. As hipóteses levantadas pelos alunos para a explicação do fenômeno observado foram muito diferentes da explicação dada por você professor? Fique atento para os casos mais discrepantes. 3. Durante a observação do “Orrery” os alunos conseguiram determinar o sentido de rotação da Terra como sendo de Oeste para Leste? Que dificuldades eles tiveram para a realização da atividade proposta? Explore mais os pontos de maior dúvida/dificuldade. 4. A atividade para casa foi pensada como um exercício de fixação, mas você pode incluir outros questionamentos que julgar necessários em virtude dos pontos de dificuldade que os alunos tiveram durante a aula.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.