29/10/2008
Maria das Graças M. de Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Aula 1 – 50 minutos
Atividade para antes desta aula - Professor, um dia antes desta aula peça a seus alunos para que realizem uma observação. Peça-lhes que reparem como está a posição do Sol, no céu, ao longo de todo dia, com intervalos de algumas horas entre cada observação. Para ficar registrada a observação, peça-lhes que entreguem um relato (um pequeno texto) do que pode ser observado.
Vamos discutir? Professor, lance aos seus alunos os seguintes questionamentos a respeito do que foi observado no dia anterior: A posição do Sol é fixa no céu? Como podemos explicar isso? O que os alunos acham? O Sol gira em torno da Terra ou apenas temos a impressão de que isso acontece?
Dica! Aproveite as respostas dos alunos nessa discussão com gancho para a introdução do conceito do é que o movimento de rotação da Terra. Uma forma de demonstrar este movimento é por meio da utilização de um “aparelho de Orrery”, ou simplesmente “Orrery”. Tal aparelho nada mais é do um pequeno planetário que simula o movimento dos planetas. Veja como construir aqui (http://www.feiradeciencias.com.br/sala24/24_A20.asp). Caso você não disponha do tempo, nem do material necessário para a construção do “Orrery”, este por ser substituído por uma lâmpada e um globo terrestre. Caso você substitua o “Orrery” por um globo terrestre é importante que este possa girar sobre seu eixo.
Atividade – Identificando o movimento de rotação da Terra. Professor, posicione o “Orrery” na extremidade da mesa e acenda a lâmpada. Peça aos alunos que identifiquem onde o Sol “nasce” e onde ele “se põe” tomando como ponto de referência a escola. Para qual lado a Terra deve girar? De Oeste para Leste ou o contrário? Desafie os alunos a responderem esta pergunta tomando como base o movimento descrito pelo sol no céu, utilizando o globo terrestre com o Norte para cima. A utilização de uma bússola pode ajudar. Enfatize durante o experimento, que, enquanto metade do globo terrestre é dia (a metade iluminada) na outra metade é noite (a metade sombreada). Explore outras questões. Qual é o sentido de rotação da Terra para uma pessoa que está no Pólo Sul? E no Pólo Norte? Todos os países do mundo têm a mesma hora local? Explore com os alunos o conceito de fuso horário.
Atividade complementar – Outra forma de visualizar o movimento de rotação dos corpos celestes é por meio de programas de simulação. Um programa recomendado é o Celestia (http://prdownloads.sourceforge.net/celestia/celestia-win32-1.2.5.exe).
Dica! Caso você opte por utilizar o programa, explore-o antes de fazê-lo com os alunos. O Celestia é um planetário 3D cheio de recursos. Nele dá para ver o nome e tamanho dos planetas, satélites e estrelas, dá para observar as órbitas e os movimentos de rotação e translação, etc. Dá até para ajustar a velocidade em que os corpos celestes se movimentam. Com a utilização deste programa você pode mostrar aos alunos que outros corpos celestes além da Terra também possuem movimento de rotação.
Atividade para casa - Qual será a duração dos dias em outros planetas? Para responder a esta pergunta os alunos podem consultar o site Visões do Sistema Solar (http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/homepage.htm). Será que o tamanho de um corpo celeste influencia no tempo de duração do seu dia?
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