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O que o bicho come?

 

13/06/2011

Autor e Coautor(es)
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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Larisse Carvalho de Oliveira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Marylia Albuquerque Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a formação de uma cadeia alimentar.

  • Construir uma teia alimentar.

  • Identificar diversas relações alimentares existentes em um ecossistema.

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceitos de população e comunidade de seres vivos dentro de um determinado ecossistema.

  • Fatores bióticos e abióticos que compõem o meio ambiente.

  • Níveis tróficos de energia.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Os recursos utilizados nessa aula serão: cartolinas, canetinhas, fita adesiva e lápis.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor deverá discutir com os alunos a importância da ecologia para a construção do conhecimento acerca dos nossos ecossistemas terrestres e aquáticos, como também seus componentes estruturais.

A partir da discussão anterior, e com a turma dividida em quatro grupos, o professor deverá propor a seguinte atividade: Construa uma cadeia alimentar indicando os nomes dos seres vivos que representam cada nível trófico, como por exemplo:

imagem 1

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/nadi/Museu3_identidade/Museu3_identidade_funcoes/Imagens/Exemplo_teia.jpg - acesso em 03/06/2011

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, cada grupo buscará formar uma cadeia alimentar.

 

DISCUSSÃO:

Os alunos irão apresentar as cadeias alimentares elaborada por cada grupo, comentando sobre cada animal e a que se destina os níveis de trofia na natureza e justificando a escolha dos componentes da cadeia. Professor e alunos deverão discutir sobre as dificuldades encontradas para a formação da cadeia alimentar.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Após a discussão sobre a formação de cada cadeia alimentar, o professor deverá propor aos alunos o seguinte questionamento: Nas cadeias alimentares formadas existem seres vivos que poderão fazer parte de diferentes níveis de trofia? O professor poderá explicar que o homem, por exemplo, pode ser um consumidor primário ao comer uma fruta e ser um consumidor secundário ao comer carne de boi. Professor e alunos deverão discutir sobre esse questionamento e elencar os seres vivos das cadeias alimentares formadas que podem pertencer a vários níveis de trofia.

 

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 2: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para a realização dessa atividade serão necessários: cartolinas, pincéis, revistas, jornais, tesoura e cola.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Com a turma ainda dividida em quatro grupos, o professor deverá propor a seguinte atividade:

Representar em uma cartolina os seres vivos das cadeias alimentares esboçadas na atividade anterior com recortes das revistas e jornais já disponibilizados, indicando o fluxo de energia.

Veja exemplo de cadeia alimentar abaixo:

imagem 2

Fonte: http://www.infoescola.com/biologia/cadeia-alimentar/ acesso em 02/04/2011

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos irão confeccionar as cadeias alimentares em painéis de cartolina.

 

DISCUSSÃO:

Os alunos irão apresentar a cadeia alimentar aos colegas, mostrando agora como ocorre a troca de energia entre os níveis tróficos no ecossistema elaborado pelo grupo.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

O professor deverá estimular os quatro grupos a inter-relacionarem as suas cadeias alimentares a partir da discussão estabelecida na sistematização da atividade 1, onde foram elencados seres vivos que poderiam pertencer a mais de um nível de trofia.

O professor poderá exemplificar essa inter-relação com a figura abaixo:

Produtores                         

Cons. primário                 

Cons. secundário        

Cons. terciário                    

Plantas, frutos e sementes      ⇝      Pica-pau                       ⇝       Sucuri         ⇝        Gavião

 

Fonte: Imagem do autor

O professor deverá formalizar essa nova estrutura, denominado-a Teia Alimentar, ou seja, várias cadeias alimentares se inter-relacionando.

 

AMBIENTE 2/ATIVIDADE 3: Laboratório de informática

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

 

Para o desenvolvimento desta atividade, será utilizado o software Ecologia 4t d'ESO: relacions alimentàries (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11866), disponível no BIOE na versão catalão.


 

 

 

imagem 3

Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11866

Seguem abaixo algumas instruções para o uso do aplicativo:

  • No canto inferior esquerdo da tela inicial há setas com a função de avançar ou voltar para a fase anterior do aplicativo;

  • As respostas são registradas clicando em sentenças corretas, completando espaços em branco ou digitando diretamente na tela;

  • O aluno finalizará a fase do jogo ao solucionar os problemas lançados no software;

  • A pontuação será mostrada do lado direito da tela, assim como o número de tentativas e o tempo estimado para execução da fase.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Com a turma dividida em quatro grupos, o professor deverá propor aos alunos que resolvam as situações propostas pelo objeto educacional. O docente deverá indicar as situações que serão analisadas por cada grupo, como por exemplo, situações de 1 a 5 ficam com o grupo 1, de 6 a 10 com o grupo 2 e assim por diante.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos buscarão realizar a atividade proposta.

 

DISCUSSÃO:

O docente deverá pedir aos grupos que exponham as suas soluções. Professor e alunos deverão discutir sobre as dificuldades de cada grupo na resolução das situações propostas.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Com o objetivo de sistematizar o conteúdo estudado, o professor deverá propor aos grupos que a partir das discussões desenvolvidas anteriormente elaborem um exercício a ser resolvido por um dos outros grupos (a definição de qual grupo irá responder ao exercício ficará a critério dos alunos). A proposta do exercício e a sua resolução deverão ser discutidas pelo professor juntamente com os alunos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ecologia 4t d'ESO: relacions alimentàries Software Educacional
Recursos Complementares

Sugeri-se ao professor como fonte adicional às atividades realizadas, a utilização de um recurso digital (vídeo) que mostra a simulação de formação de uma cadeia alimentar, mostrando exemplos de cada nível trófico, encontra-se disponível através do endereço: CADEIA ALIMENTAR http://www.youtube.com/watch?v=rlw1_Nx6u7s

Avaliação

Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos conseguiram identificar os seres vivos que correspondem a cada nível trófico em um ecossistema, formando um cadeia alimentar. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos conseguiram compreender a construção de uma teia alimentar. Quanto ao objeto educacional o docente poderá identificar se os alunos conseguiram identificar as diversas relações alimentares existentes em um ecossistema.

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