14/07/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Filosofia | História da filosofia |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
- As principais questões abordadas pela Filosofia na Grécia Antiga.
- Os principais filósofos e suas principais obras.
- A transição da Filosofia e o seu contexto: da physis (natureza) ao estudo das sociedades humanas.
- As diferentes formas em que se manifestavam os filósofos.
- Os elementos que possibilitaram o desenvolvimento da Filosofia.
- Os principais centros de desenvolvimento da Filosofia.
- O elo entre o surgimento da cidade-estado e a Filosofia.
- O elo entre a Filosofia e a política na Grécia Antiga, em especial no que diz respeito à democracia.
- Noções sobre as estruturas básicas do período grego clássico.
- Democracia na Grécia Clássica.
INTRODUÇÃO
Antes de iniciar a aula, é importante que o professor tenha em mente que não se trata de uma aula de Filosofia propriamente dita, mas da História da Filosofia. Quer dizer, não nos debruçaremos profundamente sobre as questões filosóficas levantadas pelos gregos, mas buscaremos compreender o contexto em que elas se desenvolveram e os motivos que tornaram a Grécia o berço da Filosofia.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Para dar início à primeira aula, o professor deverá apresentar aos alunos o seguinte vídeo, que faz um breve histórico da Filosofia grega:
http://www.youtube.com/watch?v=lqw1YINiZ6U&feature=related.
Para estimular os alunos, o professor deverá dispô-los em um círculo e questioná-los:
- O que vocês entendem por Filosofia?
- Vocês sabem quem são os principais filósofos da Grécia Antiga?
- Qual a importância da Filosofia para a sociedade grega?
- Qual a importância da Filosofia para a sociedade contemporânea?
Essas perguntas deverão ser feitas no sentido de despertar a curiosidade dos alunos pela temática da aula e não precisam ser respondidas, necessariamente, de maneira correta, uma vez que não se espera dos alunos um conhecimento profundo do tema.
Uma vez que o professor se considere satisfeito com o desenvolvimento e resultado da discussão, ele deverá distribuir aos alunos o seguinte texto, disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/filosofia/filosofia-grega.htm.
Em seguida, após a leitura do texto, os alunos deverão elaborar um esquema sobre as três principais fases da Filosofia grega, contemplando as principais características de cada uma e seus mais célebres pensadores.
Aula 2
O professor deverá iniciar a segunda aula perguntando aos alunos o porquê de a Filosofia ter nascido na Grécia. Isso deverá estimulá-los a uma rápida discussão e o professor deverá dar espaço para a manifestação de algumas opiniões.
Quando o professor se der por satisfeito, deverá dividir a turma em pequenos grupos de quatro alunos e distribuir o seguinte texto, disponível em:
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/porque-a-filosofia-nasceu-na-grecia-376906.html.
Esse texto deverá trazer novo estímulo à discussão despertada no início da aula e o professor, assim, deverá retomá-la.
Para fixar melhor o conhecimento adquirido, os alunos deverão desenvolver um pequeno texto, de 10 a 15 linhas, tentando justificar e responder à questão levantada pelo professor no começo da aula.
Aula 3
A terceira aula será dedicada ao estudo das correntes filosóficas da Grécia Antiga. Para tanto, o professor deverá dividir os alunos em cinco grupos, da seguinte maneira:
- Grupo 1: “Os Pré-Socráticos”
- Grupo 2: “Sócrates”
- Grupo 3: “Platão”
- Grupo 4: “Aristóteles”
- Grupo 5: “Helenismo”
Os grupos deverão, na Sala de Informática, fazer uma pesquisa referente ao seu objeto de pesquisa. Os grupos deverão atentar para os seguintes elementos:
- Principais filósofos;
- Cidades onde se manifestou;
- Período e contexto histórico;
- Principais teorias e contribuições para a sociedade;
- Principais obras (se deixaram).
Sugerimos, para a pesquisa, os seguintes links:
- Grupo 1:
http://3.bp.blogspot.com/_JpTwwh_ll8c/TA7fDDHuqI/AAAAAAAAACU/y/ 1600/tales-de-mileto.jpg
- Grupo 2:
- Grupo 3
http://3.bp.blogspot.com/_Ru8U-mzPKRw/SZSh MvoHRI/AAAAAAAAAAU/vBPXZ69eFVY/s400/Platao.jpg
- Grupo 4
http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/514092/gd/1262900730/Felicidade-Aristoteles-filosofo-grego.jpg
- Grupo 5
http://4.bp.blogspot.com/_OIeHHjRt3gQ/R7Dt3ma7YHI/AAAAAAAAAyg/YAT7mRhZ14I/s400/epicuro.jpg
Aula 4
Após realizadas as pesquisas da terceira aula, os alunos de cada grupo deverão preparar uma apresentação sobre os seus respectivos temas para o resto da turma. É aconselhável a produção de um texto esquemático para que possa orientar os apresentadores e facilitar o acompanhamento dos espectadores.
As apresentações deverão ocorrer na ordem crescente dos grupos, ou seja: o primeiro a se apresentar é o Grupo 1, o segundo o Grupo 2 e assim por diante...
CONCLUSÂO
Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender o porquê de o nascimento e o desenvolvimento da Filosofia se ter dado no mundo grego, qual a sua importância para a sociedade e o papel desempenhado pelos filósofos. Conhecerão as mais diversas fases e escolas da Filosofia grega e suas principais contribuições para o pensamento ocidental, observando o quão originais e atuais são os pensamentos e reflexões dos filósofos gregos.
http://4.bp.blogspot.com/_OIeHHjRt3gQ/R7Dt3ma7YHI/AAAAAAAAAyg/YAT7mRhZ14I/s400/epicuro.jpg
Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo das atividades sugeridas. Assim como os textos escritos pelos alunos deverão ser avaliados em conteúdo e consistência.
Quatro estrelas 7 classificações
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03/02/2015
Cinco estrelasNossa!! Dá pra desenvolver uma aula maravilhosa! Super sugestiva e com capacidade para prender a atenção e o interesse dos alunos. Adorei. Parabéns.
15/01/2013
Cinco estrelasmuito bom
07/04/2012
Quatro estrelasótima
21/03/2012
Três estrelasAula com boa disposição estratégica e conteúdo acessível aos estudantes das séries iniciais di Ensino Médio Regular
13/03/2012
Cinco estrelasExcelente aula, muito didática.
17/02/2012
Quatro estrelasmetodologia boa!! supõe bom aproveitamento.
08/08/2011
Quatro estrelasÓtima intuição para uma boa aula de filosofia.