13/07/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
É importante que o professor tenha trabalhado com os alunos sobre as diferentes formas de regionalizar o espaço, mostrando que não há uma forma mais correta ou melhor, pois depende dos critérios utilizados para fazer a regionalização.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop ou em um laboratório de informática. No caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), os alunos terão contato com os seguintes aplicativos:
Kword - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
Prezada(o) Professor(a):
- Oriente os alunos a observarem atentamente o seguinte mapa:
Os grandes complexos regionais. Disponível em: <http://geonaweb.blogspot.com/2010/04/brasil-regioes-e-politicas-regionais.html>. Acesso em 21/05/2011.
- Agora, questione:
- Posteriormente, oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.recantodasletras.com.br/poesias/1537360> e lerem, com atenção, a poesia "Região Nordeste", a seguir:
- No mapa abaixo, os alunos podem visualizar melhor as sub-regiões do Nordeste:
1) Meio-Norte
2) Sertão
3) Agreste
4) Zona da Mata
Região Nordeste. Disponível em: <http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1358445>. Acesso em 10/05/11.
- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, auxilie-os esclarecendo as possíveis dúvidas e ampliando seus conhecimentos acerca das questões apresentadas.
- Faça um resgate histórico, lembrando os alunos que a região Nordeste, no período colonial, se destacou como o polo mais rico da "América portuguesa", com economia baseada na monocultura da cana-de-açúcar, com intensa utilização de mão de obra escrava.
- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm> e, no item "DIVERSIDADE AMBIENTAL", selecionarem os mapas a seguir, e observarem com atenção os aspectos naturais predominantes na região Nordeste do Brasil:
Brasil - Unidades de relevo. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_unidades%20de%20relevo.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
Brasil - Clima. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
Brasil - Bacias hidrográficas. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_bacias.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
Brasil - Vegetação: Cobertura atual. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_vegetacao.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
- Após fazerem uma leitura criteriosa desses mapas, oriente-os a acessarem o endereço web <http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil> e lerem, com atenção, o texto "Região Nordeste do Brasil". Posteriormente, questione os alunos:
- Após os alunos expressarem suas opiniões, oriente-os para que, a partir da compreensão que tiveram sobre a temática, organizem uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, destacando os aspectos físicos mais marcantes na paisagem da região Nordeste do território brasileiro.
A partir do século XX tornou-se uma região economicamente frágil, com grandes fluxos migratórios para outras regiões brasileiras.
- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet ou em livros didáticos de Geografia, buscando explicar as principais causas históricas responsáveis pela decadência econômica do Nordeste brasileiro. Pergunte aos alunos:
- Após os alunos expressarem suas opiniões, oriente-os para que, a partir da compreensão que tiveram sobre a temática, organizem uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, destacando as relações entre os aspectos físicos e as atividades socioeconômicas presentes nesta região, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os grupos.
- Aproveite a oportunidade para mediar e discutir a diversidade cultural presente no Nordeste brasileiro, esclarecendo as possíveis dúvidas dos alunos sobre os processos de produção do espaço geográfico nesta região.
- Planeje um momento para uma apresentação do filme "Abril Despedaçado", dirigido por Walter Salles, inspirado no livro homônimo do escritor Albanês Ismail Kadaré. Adaptado para o sertão nordestino dos anos 1920 e rodado em Ibotirama (BA), o filme narra a rivalidade entre duas famílias locais, cujos membros juram vingança e travam duelos que se perpetuam ao longo de gerações.
Disponível em: <http://interfilmes.com/filme_12499_Abril.Despedacado-(Abril.Despedacado).html>. Acesso em 01/05/2011.
- Após assistirem ao filme, discuta com os alunos as cenas que mais lhe chamaram a atenção, relacionando-as com a produção do espaço da região Nordeste do Brasil.
O “sertão nordestino” tem estado presente em outras artes, como a pintura, o teatro, o cinema e a música, além de ter ocupado espaços amplos nos meios de comunicação, antigos e atuais: revistas, jornais, rádios e também na televisão, onde tem inspirado programas humorísticos, casos especiais e diversas novelas.
Fonte: Clip-Art.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada a fim de que os alunos entendam a organização regional do Nordeste do Brasil, e compreendam as relações entre os aspectos físicos e as atividades econômicas presentes na região. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História, conhecer as relações políticas e culturais desenvolvidas na região Nordeste ao longo do tempo; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Ciências, entender como as diferentes formas de apropriação do espaço alteram o meio ambiente; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Sugestão de leitura para o professor:
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 99. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
Vídeo para os alunos:
<http://www.youtube.com/watch?v=XfMOFYphGQY&feature=related>. Regiões Geoeconômicas.
O vídeo apresenta a divisão regional do Brasil, com ênfase nas regiões geoeconômicas.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Interpretação de representações cartográficas: verificar a capacidade dos alunos para realizarem leituras e associações com a realidade em que vivem.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão do conceito de região e da organização espacial do Nordeste do Brasil.
3. Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos, se desenvolveram a noção de que as regiões estão em constante (re)construção/transformação e interagem direta ou indiretamente entre si, em diferentes escalas.
4. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
5.Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/02/2015
Cinco estrelasProfessora, Parabéns......estou de acordo.
15/08/2014
Quatro estrelasGostei do trabalho, pois esclarece dúvidas e mostra curiosidades. O filme é uma boa dica!! Parabéns!!!
12/11/2011
Três estrelasAchei muito interessante a metodologia utilizada, pena que não são todas as escolas brasileiras que possuem toda essa infraestrutura tecnológica. Pra complementar, acredito que seria interessante pontuar as sub-divisões da região, enfatizando os aspectos culturais, de relevo, demográficos, econômicos e industriais. Muito boa a proposta!