Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brasil: região Nordeste - UCA

 

13/07/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar geograficamente e conhecer a organização regional do Nordeste.
  • Entender os aspectos físicos da paisagem do Nordeste brasileiro.
  • Compreender as relações entre os aspectos físicos e as atividades econômicas da região.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o professor tenha trabalhado com os alunos sobre as diferentes formas de regionalizar o espaço, mostrando que não há uma forma mais correta ou melhor, pois depende dos critérios utilizados para fazer a regionalização.

Estratégias e recursos da aula

hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop ou em um laboratório de informática.  No caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), os alunos terão contato com os seguintes aplicativos:

Kword - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

 hh  

Atividade 01

A localização geográfica e a organização regional do Nordeste do Brasil

PASSO A PASSO

mmmmm

Fonte: Clip-Art.

Prezada(o) Professor(a):

 

- Oriente os alunos a observarem atentamente o seguinte mapa:

hh   

Os grandes complexos regionais. Disponível em: <http://geonaweb.blogspot.com/2010/04/brasil-regioes-e-politicas-regionais.html>. Acesso em 21/05/2011. 

- Agora, questione:

  • O que este mapa representa?
  • Qual é a região representada pela cor verde?

- Posteriormente, oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.recantodasletras.com.br/poesias/1537360> e lerem, com atenção, a poesia "Região Nordeste", a seguir:

 
REGIÃO NORDESTE

Do meio-norte ao agreste
Da zona da mata ao sertão
Essas subdivisões
Formam a minha região.

Formada por nove estados
Digo com imensa alegria
O Maranhão, lá no norte
E ao sul, a nossa Bahia.

Limitando-se com o Maranhão
Temos o estado do Piauí
Seguido pelo Ceará
De Chico Anísio e Didi.

E o Rio Grande do Norte
Ao lado do Ceará,
Tendo a Paraíba ao sul
Com Pernambuco a limitar.

Tem o pequeno Sergipe
Ao sul de Alagoas
Em todos, a vida persiste
Povoados por gentes boas.

A chapada das Mangabeiras
Situada nessa região
Com 804 metros
É orgulho do Maranhão.

Sua capital é São Luís
Em 1912 foi fundado.
Se orgulha do Rio Tocantins
E de um povo animado.

Como esquecer do Piauí!
De bandeira verde-amarela
Com sua estrela branca
De Serra Grande tão bela.

Seus terrenos arenosos
Próximos ao litoral
Ao centro, vários rios
Paranaíba e São Nicolau.

O Estado do Ceará
De capital Fortaleza
Mostrando que cultura
É sinônimo de riqueza.

Ao norte, Jericoacoara;
Ao sul, Juazeiro do Norte,
Do padim pade ciço
E povo de fé e sorte.

De planícies litorâneas
Rio Grande do Norte está ali.
Com a Serra do Coqueiro
De rios Mossoró e Apodi.

O Porto Paramirim
De transporte naval
Situado em Natal
Sua exuberante Capital.

O Estado da Paraíba
Também nome de rio
Com os mangues do litoral
Enriquecendo este Brasil.

Lá o Sol nasce primeiro
Na praia da Ponta do Seixas
É o ponto extremo-leste
América do Sul não se queixa.

O Estado de Pernambuco
Localizado no centro-leste,
Tem zona da mata e caatinga
Sertão e também agreste.

O Estado de Alagoas
Situado no meio-sul,
Tem a Serra Santa Cruz
É banhado por Mundaú.

O Estado de Sergipe
Por cinco rios é banhado.
Cada um está na bandeira
Por uma estrela representado.

Banhado pelo “Velho Chico”
Também por Vaza-Barris
Fazendo dos sergipanos
Um povo muito feliz.

O Estado da Bahia
De Jorge Amado e Caetano
Foi uma das Capitanias
É hospitaleiro o povo baiano.

Salvador foi capital do país
Hoje, só do estado.
Tem o elevador Lacerda
Cartão-Postal do Estado.

Na moqueca: o peixe é brasileiro
O dendê veio da África,
Mas a técnica é portuguesa,
E a cebola é asiática.

De Chapada Diamantina
E Rio Paraguaçu
Tem a cidade de Itanhém,
Localizada no extremo-sul.

Itanhém é pedra oca
Na língua Tupi-Guarani.
Tem o Rio Água Preta
Feliz poetizei aqui.

Falei alegremente
Da minha região
De mangues e litorais
Orgulho da nação.

Com seus nove estados
Num deles surgiu o Brasil.
Que diziam ser descoberto,
Mas que alguém nos invadiu.

Sou feliz por ser brasileiro
Não sei o meu destino.
Não tenho vergonha de habitar
Em território nordestino.

Em toda parte do mundo
Há progressos e dificuldades
O Nordeste tem riquezas
Em suas diversidades.

Sua cultura é riquíssima
Música, Folclores e Literatura,
É um povo inteligente
No artesanato e na pintura.

GILVANIO CORREIA DE OLIVEIRA
ITANHÉM-BA, 13/09/2006.
 
Publicado no Recanto das Letras em 13/04/2009
Código do texto: T1537360
 
- Explore o texto fazendo questionamentos com os alunos, como por exemplo:
  • Quantos e quais são os estados que compõem a região Nordeste do Brasil?
  • Quais dos artistas citados no poema você conhece?
  • Qual é o nome da praia onde se localiza o ponto extremo-leste do território brasileiro?
  • Quais dos aspectos culturais da região Nordeste são destacados no poema?
  • Quantas e quais são as sub-regiões do Nordeste brasileiro?
  • Quais são as principais características de cada uma das sub-regiões nordestinas?

- No mapa abaixo, os alunos podem visualizar melhor as sub-regiões do Nordeste:

 

hhh

1) Meio-Norte
2) Sertão
3) Agreste
4) Zona da Mata

Região Nordeste. Disponível em: <http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1358445>. Acesso em 10/05/11.

- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, auxilie-os esclarecendo as possíveis dúvidas e ampliando seus conhecimentos acerca das questões apresentadas.

hh

 - Faça um resgate histórico, lembrando os alunos que a região Nordeste, no período colonial, se destacou como o polo mais rico da "América portuguesa", com economia baseada na monocultura da cana-de-açúcar, com intensa utilização de mão de obra escrava.

   

Atividade 02

Aspectos físicos da paisagem da região Nordeste do Brasil

PASSO A PASSO

 - Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm> e, no item "DIVERSIDADE AMBIENTAL", selecionarem os mapas a seguir, e observarem com atenção os aspectos naturais predominantes na região Nordeste do Brasil:

hh

Brasil - Unidades de relevo. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_unidades%20de%20relevo.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

hhh

Brasil - Clima. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

hhh

Brasil - Bacias hidrográficas. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_bacias.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

hh     

Brasil - Vegetação: Cobertura atual. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_vegetacao.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

- Após fazerem uma leitura criteriosa desses mapas, oriente-os a acessarem o endereço web <http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil> e lerem, com atenção, o texto "Região Nordeste do Brasil". Posteriormente, questione os alunos:

  • Quais são as características naturais mais marcantes na paisagem da região Nordeste do Brasil?

- Após os alunos expressarem suas opiniões, oriente-os para que, a partir da compreensão que tiveram sobre a temática, organizem uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, destacando os aspectos físicos mais marcantes na paisagem da região Nordeste do território brasileiro.

   

Atividade 03

As relações entre os aspectos físicos e as atividades econômicas presentes na região Nordeste do Brasil

PASSO A PASSO

 

hhh  

A partir do século XX tornou-se uma região economicamente frágil, com grandes fluxos migratórios para outras regiões brasileiras.

- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet ou em livros didáticos de Geografia, buscando explicar  as principais causas históricas responsáveis pela decadência econômica do Nordeste brasileiro. Pergunte aos alunos:

  • Qual a relação entre os principais ciclos econômicos e a produção do espaço nordestino?
  • Quais são as principais causas históricas responsáveis pela decadência econômica da região Nordeste do Brasil?
  • Quais são as principais atividades econômicas presentes atualmente na região Nordeste?

- Após os alunos expressarem suas opiniões, oriente-os para que, a partir da compreensão que tiveram sobre a temática, organizem uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, destacando as relações entre os aspectos físicos e as atividades socioeconômicas presentes nesta região, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os grupos.

- Aproveite a oportunidade para mediar e discutir a diversidade cultural presente no Nordeste brasileiro, esclarecendo as possíveis dúvidas dos alunos sobre os processos de produção do espaço geográfico nesta região.

   

Atividade 04

As relações de conflito presentes na região Nordeste do Brasil

PASSO A PASSO

hhh

- Planeje um momento para uma apresentação do filme "Abril Despedaçado", dirigido por Walter Salles, inspirado no livro homônimo do escritor Albanês Ismail Kadaré. Adaptado para o sertão nordestino dos anos 1920 e rodado em Ibotirama (BA), o filme narra a rivalidade entre duas famílias locais, cujos membros juram vingança e travam duelos que se perpetuam ao longo de gerações.

 

hhh

Disponível em: <http://interfilmes.com/filme_12499_Abril.Despedacado-(Abril.Despedacado).html>. Acesso em 01/05/2011.

- Após assistirem ao filme, discuta com os alunos as cenas que mais lhe chamaram a atenção, relacionando-as com a produção do espaço da região Nordeste do Brasil.

O “sertão nordestino” tem estado presente em outras artes, como a pintura, o teatro, o cinema e a música, além de ter ocupado espaços amplos nos meios de comunicação, antigos e atuais: revistas, jornais, rádios e também na televisão, onde tem inspirado programas humorísticos, casos especiais e diversas novelas.

hh

Fonte: Clip-Art.

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada a fim de que os alunos entendam a organização regional do Nordeste do Brasil, e compreendam as relações entre os aspectos físicos e as atividades econômicas presentes na região. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História, conhecer as relações políticas e culturais desenvolvidas na região Nordeste ao longo do tempo; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Ciências, entender como as diferentes formas de apropriação do espaço alteram o meio ambiente; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura para o professor:

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 99. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

 

Vídeo para os alunos:

<http://www.youtube.com/watch?v=XfMOFYphGQY&feature=related>. Regiões Geoeconômicas.

O vídeo apresenta a divisão regional do Brasil, com ênfase nas regiões geoeconômicas.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Interpretação de representações cartográficas: verificar a capacidade dos alunos para realizarem leituras e associações com a realidade em que vivem.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão do conceito de região e da organização espacial do Nordeste do Brasil.

3. Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos, se desenvolveram a noção de que as regiões estão em constante (re)construção/transformação e interagem direta ou indiretamente entre si, em diferentes escalas.

4. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

5.Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fábio Cardoso Guerise Guerise, Colégio Ômega. , São Paulo - disse:
    fabioguerise@hotmail.com

    18/02/2015

    Cinco estrelas

    Professora, Parabéns......estou de acordo.


  • Edileuza Bezerra, Escola Bartolomeu de Gusmão , Pernambuco - disse:
    edessencias@gmail.com

    15/08/2014

    Quatro estrelas

    Gostei do trabalho, pois esclarece dúvidas e mostra curiosidades. O filme é uma boa dica!! Parabéns!!!


  • Adriano Cláudio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Rio Grande do Norte - disse:
    hadryaninho@gmail.com

    12/11/2011

    Três estrelas

    Achei muito interessante a metodologia utilizada, pena que não são todas as escolas brasileiras que possuem toda essa infraestrutura tecnológica. Pra complementar, acredito que seria interessante pontuar as sub-divisões da região, enfatizando os aspectos culturais, de relevo, demográficos, econômicos e industriais. Muito boa a proposta!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.