13/07/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Informações sobre:
Motivação: O professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem o que é um curriculum vitae, ou simplesmente currículo. (Ao ouvir alguma resposta correta, passará para as perguntas seguintes, se os alunos não souberem o que é, o professor deverá explicar e prosseguir perguntando)
quem precisa fazer um curriculum e qual a finalidade dele.Atividade 1
O professor convidará os alunos a acessarem o site abaixo para conhecerem o curriculum feito por Afonso Penteado Rodrigues.
Disponível em:
Atividade 2
Pesquisa na Internet: Os alunos acessarão três vídeos.
Vídeo 1
O professor deverá solicitar que os alunos entrem no site indicado abaixo para terem importantes informações do vídeo. Deverá entregar xerox do seguinte roteiro de observação:
a-Quais as principais informações (dicas) fornecidas por Max Gehringer?
b- Em um curriculum deve-se colocar idade? E a pretensão salarial? Deve-se afirmar que domina o inglês básico?
c- Levante aspectos positivos e pontos negativos, se houver, praticados por Saulo e Ângelo.
Ao final dessa atividade, o professor deverá discutir os pontos levantados acima e outros mais que a turma propuser.
http://www.youtube.com/watch?v=glofSn7xLDw&feature=related
Vídeo 2
O vídeo abaixo ensina passo a passo como construir um curriculum.
http://www.youtube.com/watch?v=NYrLdgnwTAI
O aluno pode proceder de duas formas, criar seu currículo fictício simultaneamente às instruções do vídeo, ou assisti-lo por inteiro e depois começar a fazer seu trabalho. Em caso de dúvida, é só clicar no rodapé da página para procurar a informação. O professor poderá sugerir que o salvem em sua pasta para que, quando precisar, já tenha algo pronto. Aí será só retirar o que for falso.
Vídeo 3
Agora que os alunos já tiveram acesso à teoria e fizeram um trabalho prático, já têm condições de assistirem a um terceiro vídeo para poderem criticá-lo. O trabalho será mais interessante se feito em grupo.
http://www.youtube.com/watch?v=nmyW5i1MRq0
O curriculum produzido pela jornalista Rosana Herman é humorístico. Assistam-no duas vezes para depois discutirem:
1- Que elementos tem esse texto para torná-lo humorístico? Retirem alguns exemplos.
2- Registrem expressões que, segundo os critérios do grupo, sejam inapropriadas a um curriculum.
3- Em um curriculum há espaço para descrição de vida afetiva?
Ao final, Rosana Herman apresenta ideias opostas como anonimato/celebridade, rico/pobre, magro/gordo. Que efeito de sentido essas oposições causaram?
Atividade 3
Ainda em grupo, os alunos trocarão os currículos entre si para que uns ajudem aos outros a fazerem possíveis correções dos textos que deverão ser entregues para avaliação do professor.
Para aprender mais, o professor deverá sugerir o site abaixo:
http://www.criarfazergratis.com/como-fazer-curriculum/
O professor deverá, no decorrer das atividades, fazer observações individuais de envolvimento, participação e empenho.
Ao final, deverá recolher os currículos para depois de revisá-los, retornar, ou não, ao assunto, se necessário.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/08/2012
Quatro estrelasÓtima aula
22/08/2011
Quatro estrelasÓtima idéia de trabalhar com os vídeos