Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA: Produzindo o gênero Curriculum vitae

 

13/07/2011

Autor y Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Conhecer e refletir sobre as situações que exigem esse gênero textual.
  • Selecionar modelos de currículos.
  • Selecionar as informações essenciais a esse gênero.
  •  Produzir um curriculum “fictício”
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Informações sobre:

  • Nível de escolaridade e experiências profissionais.
Estratégias e recursos da aula

 

  • Uso do laptop UCA.
  • Pesquisas na internet.
  • Apresentações individuais e em grupo.

 

Motivação: O professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem o que é um curriculum vitae, ou simplesmente currículo. (Ao ouvir alguma resposta correta, passará para as perguntas seguintes, se os alunos não souberem o que é, o professor deverá explicar e prosseguir perguntando)     sobre quem precisa fazer um curriculum e qual a finalidade dele.

Atividade 1

O professor convidará os alunos a acessarem o site abaixo para conhecerem o curriculum feito por Afonso Penteado Rodrigues.

Disponível em:currículo vitae

 

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://trilux.org/img/modelo-curriculo3-efetividade.gif&imgrefurl=http://www.efetividade.net/2007/09/07/como-fazer-seu-curriculo-modelos-originais-de-curriculum-vitae-e-dicas-de-preenchimento/&h=1169&w=826&sz=76&tbnid=TZRf5YF5Kde73M:&tbnh=267&tbnw=189&prev=/search%3Fq%3Dimagem%2Bcurriculum%2Bvitae%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=imagem+curriculum+vitae&hl=pt-BR&usg=__ZiX2kaFMThWL29By1hULa99R_1s=&sa=X&ei=GLL3TdXlFseBgAeg6r3zCw&ved=0CB8Q9QEwAA

 

Atividade 2

pesquisa 

Pesquisa na Internet:  Os alunos acessarão três vídeos.

Vídeo 1

O professor deverá solicitar que os alunos entrem no site indicado abaixo para terem importantes informações do vídeo. Deverá entregar xerox do seguinte roteiro de observação:

a-Quais as principais informações (dicas) fornecidas por Max Gehringer?

b- Em um curriculum deve-se colocar idade? E a pretensão salarial? Deve-se afirmar que domina o inglês básico?

c- Levante aspectos positivos e pontos negativos, se houver, praticados por Saulo e Ângelo.

Ao final dessa atividade, o professor deverá discutir os pontos levantados acima e outros mais que a turma propuser.

 

http://www.youtube.com/watch?v=glofSn7xLDw&feature=related 

 

Vídeo 2

O vídeo abaixo ensina passo a passo como construir um curriculum. 

http://www.youtube.com/watch?v=NYrLdgnwTAI 

O aluno pode proceder de duas formas, criar seu currículo fictício simultaneamente às instruções do vídeo, ou assisti-lo por inteiro e depois começar a fazer seu trabalho. Em caso de dúvida, é só clicar no rodapé da página para procurar a informação. O professor poderá sugerir que o salvem em sua pasta para que, quando precisar, já tenha algo pronto. Aí será só retirar o que for falso. 

 

Vídeo 3

Agora que os alunos já tiveram acesso à teoria e fizeram um trabalho prático, já têm condições de assistirem a um terceiro vídeo para poderem criticá-lo. O trabalho será mais interessante se feito em grupo.

http://www.youtube.com/watch?v=nmyW5i1MRq0

 

O curriculum produzido pela jornalista Rosana Herman é humorístico. Assistam-no duas vezes para depois discutirem: 

1- Que elementos tem esse texto para torná-lo humorístico? Retirem alguns exemplos.

2- Registrem expressões que, segundo os critérios do grupo, sejam inapropriadas a um curriculum.

3- Em um curriculum há espaço para descrição de vida afetiva?

Ao final, Rosana Herman apresenta ideias opostas como anonimato/celebridade, rico/pobre, magro/gordo. Que efeito de sentido essas oposições causaram?

 

Atividade 3

 Ainda em grupo, os alunos trocarão os currículos entre si para que uns ajudem aos outros a fazerem possíveis correções dos textos que deverão ser entregues para avaliação do professor. 

 

   

http://www.youtube.com/watch?v=

Recursos Complementares

Para aprender mais, o professor deverá sugerir o site abaixo:

http://www.criarfazergratis.com/como-fazer-curriculum/ 

 

 http://www.criarfazergratis.com/como-fazer-curriculum/  

Avaliação

O professor deverá, no decorrer das atividades, fazer observações individuais de envolvimento, participação e empenho.

Ao final, deverá recolher os currículos para depois de revisá-los, retornar, ou não, ao assunto, se necessário.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.