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“O fantasma de Canterville”, de Oscar Wilde

 

08/07/2011

Autor e Coautor(es)
Marilene de Mattos Salles
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Literatura Literatura de outras nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno terá a oportunidade de enriquecer a sua bagagem cultural, fomentando o conhecimento de mundo e o enciclopédico. Aprenderá a relacionar informações contextuais à leitura de um conto da literatura inglesa. Identificará elementos da narrativa, associando-os ao contexto histórico e social. Avaliará a presença da ironia na produção de efeitos de sentido.

Duração das atividades
7 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aulas elaboradas para alunos do 1º ano do Ensino Médio. É necessário que conheçam os elementos que constituem a narrativa e compreendam o processo figurativo da ironia, sua estrutura e função.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor:  visando a motivar seus alunos para a leitura da narrativa “O fantasma da Canterville”, de Oscar Wilde, investigue se já ouviram falar dessa obra e de seu autor. Desperte a curiosidade deles, projetando as imagens abaixo.

Imagem 1- disponível em  http://4.bp.blogspot.com/_3uxDQ95A4DE/TEjdjhxnYQI/AAAAAAAAA94/4Nl25jY9Jp0/s640/oscar-wilde1.jpg 

 

Oscar Wilde

 

 Imagem 2 -  disponível em  http://2.bp.blogspot.com/_sFbuFPrN_BU/TJlXjAhq-XI/AAAAAAAABR4/YGHYGk0OvXA/s1600/waxwilde.jpg

Oscar Wilde 2

 

Promova uma breve interação, levando os alunos a inferirem informações a partir das imagens. 

Atividade 1

a) Considerando os trajes, em que época teria vivido Oscar Wilde?

b) Observando a aparência, o traje e o nome (Oscar Wilde), onde você supõe que ele nasceu?

c) As fotos permitem imaginar que se trata de uma figura extravagante?

d) Se você o achou extravagante, quais poderiam ser as razões para essa atitude?

e) Atribui-se a Oscar Wilde as seguintes frases 

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.”

"A vida é muito importante para ser levada a sério."

É possível relacionar essas frases às questões cd acima?

Após a discussão, teça algumas poucas considerações sobre a vida de Oscar Wilde, suficientes para elucidar as questões discutidas. Não se aprofunde, pois esse tema, entre outros, é objeto de uma pesquisa a ser elaborada nas aulas 2 e 3.

Aproveite o restante da aula para dividir os alunos em grupos e explicar a pesquisa. 

 

Aulas 2 e 3

Professor:  na sequência você encontrará as orientações para uma pesquisa. Embora haja indicações de consulta para cada tema, seria importante contar com a parceria do professor de História, nas tarefas dos grupos 8 e 9.

Atividade 2

Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e conduza-os ao Laboratório de informática para a elaboração da pesquisa. O grupo 1 vai se dedicar a levantar, em linhas gerais, dados sobre a biografia do autor. Os temas dos demais grupos são desdobramentos de aspectos contidos na biografia. Cada grupo seguirá as instruções a ele destinadas, fazendo breves anotações para serem apresentadas à turma.

GRUPO 1 -  Dados biográficos de Oscar Wilde. (Apenas os referentes à sua vida pessoal: lugar onde nasceu, família, casamento, interesse pela arte, atitudes extravagantes, viagens culturais, relações amorosas, prisão, doenças, morte.)

Sugestão para consulta http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u528.jhtm

GRUPO 2 - O engajamento de Wilde ao Movimento Estético. (Explicar, em poucas palavras, o que é o esteticismo.)

Sugestão para consulta: http://www.pitoresco.com.br/art_data/esteticismo/index.htm

GRUPO 3 – A produção literária de Oscar Wilde.

Sugestão para consulta http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u528.jhtm  (Apresentar as principais produções literárias)

Destacar O retrato de Dorian Gray, obra que o consagrou definitivamente para a imortalidade.

Fonte para busca de algumas informações:

http://www.tiosam.org/enciclopedia/index.asp?q=O_RETRATO_DE_DORIAN_GRAY

GRUPO 4 –  Seleção de um poema para apresentação. Sugestão: “Loucos e santos”.

Disponível em http://pensador.uol.com.br/escolho_meus_amigos_pela_pupila/   

Solicitar, ao final, os comentários da turma, relacionando-os, especialmente, às características da época e ao temperamento de Wilde.

GRUPOS 5, 6 e 7 – Seleção de frases. Pelo menos 2 por grupo. Solicitar interpretações, especialmente condizentes com a época e o temperamento de Oscar Wilde.

Sugestão de consulta http://pensador.uol.com.br/autor/oscar_wilde/

GRUPO 8 –  A Era Vitoriana: alguns dados sobre a sociedade inglesa no século XIX.

(Poucos dados, suficientes para a compreensão do contexto em que se passa o conto “O fantasma de Canterville”. Explicar, em linhas gerais, como foi o período em que reinou a Rainha Vitória e no qual viveu Oscar Wilde. Enfatizar o enriquecimento da burguesia, a rigidez dos princípios moralistas e a solidez política.)  

Sugestões de leitura

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/inglaterra-rainha-vitoria-569640.shtml

http://www.infoescola.com/historia/era-vitoriana/

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=UMQd8Z-u10Q

GRUPO 9 – Alguns dados sobre a sociedade americana no século XIX.

Poucos dados, suficientes para a compreensão do contexto em que se passa o conto “O fantasma de Canterville”.

Tópicos sobre a Independência dos Estados Unidos

http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/revolucao-americana.jhtm

Dados sobre 'o estilo americano de vida' (American way of life)

http://pt.wikipedia.org/wiki/American_way_of_life

 

Aula 4

Nessa aula, os grupos apresentarão os resultados da pesquisa.

Aulas 5 e 6

Professor: inicie a leitura do conto “O fantasma de Canterville”. Dê preferência à adaptação feita por Rubem Braga (Série Reencontro). Se não puder contar com ela, acesse o endereço abaixo.

http://www.virtualbooks.com.br/v2/ebooks/pdf/00864.pdf

Atente, no entanto, para o fato de que o texto apresenta alguns problemas de digitação e pontuação. Também não foi dividido em capítulos.

Antes de começar a leitura, distribua as cópias da atividade 3 e explique as tarefas. Fazendo isso, os alunos já poderão identificar, antecipadamente, algumas das respostas. 

Estratégias de leitura

Obs.: as marcações de pausas referem-se à adaptação da Série Reencontro.

Parte 1: leitura em voz alta, pelo professor (capítulo 1 e parte inicial do cap. 2  até o momento em que a família recolhe-se para dormir.

Parte 2: leitura silenciosa, em sala (reiniciar e avançar até o final do capítulo 4 (Virgínia retorna de um passeio a cavalo com Cecil e encontra o fantasma).  

Parte 3: leitura pelo professor e alunos mais proficientes.  

Após cada  parte, promova uma discussão, para verificar a compreensão. Algumas possíveis questões estão apontadas na atividade 3, abaixo.  

Atividade 3

Questões orais a serem feitas após cada pausa na leitura.

Após a parte 1

a) O Sr. Otis se impressionou com os avisos de Lorde Canterville sobre a presença de um fantasma no Castelo de Canterville? Como ele reagiu?

b) Quais foram os personagens apresentados? Já é possível identificar algumas críticas aos americanos e aos britânicos?

c) Quem recebeu a família?

d) O que essa pessoa contou sobre o fantasma?

e) No início da página 10, o narrador nos informa ter ouvido do próprio Sr. Otis, os assuntos discutidos após o passeio.

- Quais eram?

- Os assuntos citados são exclusivos de pessoas cultas?

- Por que se diz que esses assuntos são conversas de americanos cultos? Existe aí alguma ironia?

Após a parte 2

a) A aparição do fantasma arrastando correntes gera uma expectativa no leitor? Qual? Essa expectativa é desfeita após a reação do Sr. Otis? O que ele sugere ao fantasma?

b) Ao fugir do castelo, o fantasma reflete sobre seu passado de trezentos anos de supremacia, confrontando com a humilhação imposta pelos miseráveis americanos modernos. Na verdade, o que esse confronto representa?

c) Na ânsia de se vingar, muitos planos são armados pelo fantasma. A escolha dos disfarces demonstra notório saber de sua parte. O que o autor pretende destacar com isso?

d) O fantasma tem sucesso na execução de seus planos?

Após a parte 3

a) A depressão do fantasma pode ter outra significação (política/ econômica, por exemplo) além da expressa? (Lembre-se do declínio europeu e da ascensão americana.)

b) Como se comporta Virgínia ao encontrá-lo?

c) Embora tendo uma relação diferenciada (amigável) com o fantasma, Virgínia difere de seus familiares quanto ao modo de vida americano?

d) Aponte um momento de clímax e ação narrativa.

e) Explique o final da história, tendo em vista a morte do fantasma, a união entre Cecil (um aristocrata) e Virgínia (uma republicana), os aprendizados de Virgínia durante o breve tempo de convivência com o fantasma.

 

Aula 7

Distribua a atividade 4, para ser feita por escrito, em dupla. Recolha ao final da aula para correção.

Atividade 4

1) Onde se passa a narrativa? Quando?

2) Identifique os principais personagens. Descreva-os. Escolha duas das descrições e explique em que medida elas correspondem ao contexto vigente à época.

3) No início da narrativa, o narrador se refere ao Lorde Canterville como homem de escrupulosa honradez. Justifique essa referência.

4) No decorrer da narrativa, alguns clímax  são desfeitos em função das reações da família Otis perante certos fatos. Leia o exemplo abaixo (um diálogo que se segue após a senhora Otis perceber uma mancha no assoalho). Em seguida, marque a opção correta

- Creio que alguma coisa caiu ali e se alastrou.

- Sim, minha senhora, - respondeu em voz baixa, a antiga governanta - é sangue.

- Mas é horrível! - exclamou Mrs. Otis.

- Não gosto nada de ver manchas de sangue nos salões. É necessário fazer desaparecer isso imediatamente!

 

O principal motivo da quebra de expectativa se dá em virtude de

(    ) a família Otis, especialmente Washington, gostar de utilizar novidades, como os produtos de limpeza;

(    ) a senhora Otis não ter se importado com a causa da mancha em si;

(    ) a família Otis não se perturbar com a existência de fantasmas;

(    ) o autor usar a família Otis para promover humor e ironia;

(    ) todas as opções anteriores;

(    ) apenas as três primeiras opções anteriores;

(    ) nenhuma das opções anteriores.

 

5) Usando um tom irônico, Oscar Wilde opõe a aristocracia britânica ao “American way of life” (estilo de vida americano). O autor critica tanto a Inglaterra quanto os Estados Unidos, ressaltando peculiaridades dos dois países, positivas ou negativas. Veja abaixo um quadro ilustrativo das oposições. Escolha duas delas e comente, ilustrando com passagens da narrativa.

  Estados Unidos (representados pela família Otis)

 Inglaterra (representada pela figura do fantasma)                        
Novo Mundo Velho Mundo
Inovação          Tradição
Vulgaridade Cultura
Burguesia Nobreza
Riqueza Decadência
Materialismo Sensibilidade
Comércio Arte

 

6) Observe a capa de outra adaptação da obra e explique, por meio dela, as relações entre os personagens destacados.

Imagem 3 – disponível em

https://ssl-w03dnn0929.websiteseguro.com/livrosdeprogramaca/images/8526252089.jpg

O fantasma de Canterville 1

Capa da Coleção 'Reencontro infantil'

Recursos Complementares
Avaliação

Faça um breve resumo da obra e, ao final, teça o seu comentário.

a) Opine (gostou ou não) e justifique.

b) Que aspecto da escritura (composição do texto) de Wilde você ressaltaria?

c) O que a leitura acrescentou em seu conhecimento de mundo e/ou enciclopédico.

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