13/07/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
É importante que o professor tenha trabalhado com os alunos sobre as diferentes formas de regionalizar o espaço, mostrando que não há uma forma mais correta ou melhor, pois depende dos critérios utilizados para fazer a regionalização.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop ou em um laboratório de informática. No caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), os alunos terão contato com os seguintes aplicativos:
Kword - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
Kpresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
Prezada (o) Professor (a):
- Oriente os alunos a observarem atentamente o seguinte mapa:
Os grandes complexos regionais. Disponível em: <http://www.geonaweb.blogspot.com/2010/04/brasil-regioes-e-politicas-regionais.html>. Acesso em 21/05/2011.
- Agora, questione:
- Permita que os alunos expressem verbalmente suas opiniões. Posteriormente, oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.brasilescola.com/brasil/o-processo-ocupacao-amazonia.htm> e lerem, com atenção, o texto "O processo de ocupação da Amazônia". Agora, questione:
- Permita que os alunos expressem verbalmente suas opiniões. Após a "sementeira de ideias", esclareça as possíveis dúvidas e explique os principais ciclos econômicos responsáveis pela produção do espaço na região Norte do Brasil.
Fonte: Clip-Art.
- Aproveite a oportunidade para esclarecer a diferença entre as denominações "Amazônia legal", "Amazônia Continental", "Amazônia Ocidental", "Amazônia Oriental", "Amazônia brasileira", dentre outras. Para auxiliar a compreensão desses termos, oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.noticiasdaamazonia.com.br/amazonia-legal/> e lerem o texto "Amazônia Legal".
- Oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm> e, no item "DIVERSIDADE AMBIENTAL", selecionarem os mapas a seguir, e observarem com atenção os aspectos naturais predominantes na região Norte do Brasil:
Brasil - Unidades de relevo. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_unidades%20de%20relevo.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
Brasil - Clima. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
Brasil - Bacias hidrográficas. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_bacias.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
Brasil - Vegetação: Cobertura atual. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_vegetacao.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
- Após fazerem uma leitura criteriosa desses mapas, oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_geoecon%C3%B4mica_Amaz%C3%B4nica_do_Brasil> e lerem, com atenção, o texto "Região geoeconômica Amazônica do Brasil". Posteriormente, questione os alunos:
- Após os alunos expressarem suas opiniões, oriente-os para que, a partir da compreensão que tiveram sobre a temática, organizem uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, destacando e descrevendo os aspectos físicos presentes na paisagem da região geoeconômica Amazônica do território brasileiro.
- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.mpbnet.com.br/musicos/vital.farias/letras/saga_da_amazonia.htm>, e ouvirem, com atenção, a música a seguir:
(Vital Farias)
Era uma vez na Amazônia a mais bonita floresta
mata verde, céu azul, a mais imensa floresta
no fundo d'água as Iaras, caboclo lendas e mágoas
e os rios puxando as águas
Papagaios, periquitos, cuidavam de suas cores
os peixes singrando os rios, curumins cheios de amores
sorria o jurupari, uirapuru, seu porvir
era: fauna, flora, frutos e flores
Toda mata tem caipora para a mata vigiar
veio caipora de fora para a mata definhar
e trouxe dragão de ferro, prá comer muita madeira
e trouxe em estilo gigante, prá acabar com a capoeira
Fizeram logo o projeto sem ninguém testemunhar
prá o dragão cortar madeira e toda mata derrubar:
se a floresta meu amigo, tivesse pé prá andar
eu garanto, meu amigo, com o perigo não tinha ficado lá
O que se corta em segundos gasta tempo prá vingar
e o fruto que dá no cacho prá gente se alimentar?
depois tem o passarinho, tem o ninho, tem o ar
igarapé, rio abaixo, tem riacho e esse rio que é um mar
Mas o dragão continua a floresta devorar
e quem habita essa mata, prá onde vai se mudar???
corre índio, seringueiro, preguiça, tamanduá
tartaruga: pé ligeiro, corre-corre tribo dos Kamaiura
No lugar que havia mata, hoje há perseguição
grileiro mata posseiro só prá lhe roubar seu chão
castanheiro, seringueiro já viraram até peão
afora os que já morreram como ave de arribação
Zé de Nata tá de prova, naquele lugar tem cova
gente enterrada no chão:
Pos mataram índio que matou grileiro que matou posseiro
disse um castanheiro para um seringueiro que um estrangeiro
roubou seu lugar
Foi então que um violeiro chegando na região
ficou tão penalizado que escreveu essa canção
e talvez, desesperado com tanta devastação
pegou a primeira estrada, sem rumo, sem direção
com os olhos cheios de água, sumiu levando essa mágoa
dentro do seu coração
Aqui termina essa história para gente de valor
prá gente que tem memória, muita crença, muito amor
prá defender o que ainda resta, sem rodeio, sem aresta
era uma vez uma floresta na Linha do Equador...
....
- Questione os alunos:
Toda mata tem caipora para a mata vigiar
veio caipora de fora para a mata definhar
e trouxe dragão de ferro, prá comer muita madeira
e trouxe em estilo gigante, prá acabar com a capoeira
- Após os alunos expressarem suas opiniões, esclareça as possíveis dúvidas explorando cada verso da música.
- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites da internet ou livros e revistas de Geografia, sobre as seguintes temáticas:
- Cada grupo deverá ficar responsável pela busca de informações e a sistematização de conhecimentos sobre uma das temáticas sugeridas, de modo que cada uma delas seja contemplada nas discussões, destacando as relações entre os aspectos físicos e as atividades socioeconômicas presentes nesta região. A partir da compreensão que tiveram sobre a temática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os grupos.
- Aproveite a oportunidade para mediar e discutir a diversidade cultural presente na região Amazônica brasileira, esclarecendo as possíveis dúvidas dos alunos sobre os processos de produção do espaço geográfico nesta região.
Fonte: Clip-Art.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam a organização regional da Amazônia do Brasil, e compreendam as relações entre os aspectos físicos e as atividades econômicas presentes na região. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História, conhecer as relações políticas e culturais desenvolvidas na região Amazônica ao longo do tempo; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Ciências, entender como as diferentes formas de apropriação do espaço alteram o meio ambiente; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras possibilidades.
Sugestão de vídeos para os alunos:
O Grito da Amazônia Sustentável Contra o Aquecimento Global. Disponível em<http://www.videolog.tv/video.php?id=445572>.
Vídeo sobre a Amazônia com questionamentos sobre o futuro da floresta.
Fantástico - 03/04/2011 - Estudo diz que a Floresta Amazônica é uma vilã do aquecimento global. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=J1mbap5HoCg>.
O vídeo mostra a seca histórica que arrasou a Amazônia no último ano e suas maiores consequências.
Amazônia - Aquecimento global. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=hBRAQr0032Q >.
Vídeo discute as consequências do aquecimento global para a Amazônia.
Chico Mendes - 2 anos de sua morte. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=pmObNCtJ1bA>.
Vídeo discute a luta do ambientalista Chico Mendes pela preservação da floresta Amazônica.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Interpretação de representações cartográficas: verificar a capacidade dos alunos para realizarem leituras e associações com a realidade em que vivem.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão do conceito de região e da organização espacial da região Amazônica do Brasil.
3. Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos, se os alunos desenvolveram a noção de que as regiões estão em constante (re)construção/transformação e interagem direta ou indiretamente entre si, em diferentes escalas.
4. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
5.Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!