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Charles Dickens em "Um conto de Natal"

 

14/07/2011

Autor e Coautor(es)
Marilene de Mattos Salles
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura de outras nacionalidades
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno terá a oportunidade de enriquecer a bagagem cultural, fomentando seu conhecimento de mundo e enciclopédico. Será estimulado a buscar informações contextuais da Época Vitoriana,  relacionando-as à leitura de um conto da literatura inglesa. Identificará elementos da narrativa, analisando, especialmente, a presença do fantástico como recurso a serviço de uma literatura 'pedagógica'. Relacionará a narrrativa escrita à  fílmica, buscando as relações intertextuais. Desenvolverá habilidades de escrita, produzindo resumo e resenha.

Duração das atividades
8 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve conhecer os elementos constitutivos da narrativa, assim como as técnicas de produção de resumo e de resenha.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2

Observação: convide o professor de História para participar das aulas 1 e 2, pois ele poderá melhorar o entendimento dos conteúdos de um texto expositivo e de um vídeo que serão utilizados.

Professor: conduza os alunos ao laboratório de informática. Inicie a aula, promovendo uma interação sobre a literatura de outras nacionalidades. Informe a eles que, nessa aula, vocês farão a leitura de um conto da literatura inglesa, escrito na Época Vitoriana, ou seja, no período em que a rainha Vitória reinava na Inglaterra. Pergunte se já leram algum conto ou romance de escritores ingleses dessa época, por exemplo, Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes. É bem possível que durante o ensino fundamental já tenham lido pelo menos uma narrativa desse autor. Verifique também se já assistiram a algum filme passado nessa época ou que tenha alguma relação com ela, por exemplo, A jovem Rainha Vitória, ganhador do Oscar de melhor figurino, em 2010, e A noiva cadáver, filme de Tim Burton e Mike Johnson. Troque informações sobre outras  leituras e/ou filmes.

Dando continuidade, esclareça que vocês vão ler um conto de Charles Dickens, cujo título em português é Um conto de Natal. Acesse a imagem, abaixo, do escritor.   

Imagem 1 -  disponível em  http://cache2.allpostersimages.com/p/LRG/29/2995/PAOQD00Z/posters/charles-dickens.jpg

Charles Dickens 2  

Enquanto projeta a imagem, relate passagens da vida do autor. Leia dados biográficos em  http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u741.jhtm

Cite também algumas obras do autor. Destaque Oliver Twist, obra que aborda dificuldades na infância. Conte a história e projete a imagem da capa do livro.

Imagem 2 - disponível em  http://user.img.todaoferta.uol.com.br/L/K/FP/IEVSFK/bigPhoto_0.jpg

Oliver Twist

Obtenha informações sobre Oliver Twist  em

http://super.abril.com.br/cultura/oliver-twist-445982.shtml

Atividade 1

Após a sua explanação, promova uma discussão sobre as dificuldades sofridas por Oliver Twist e Dickens.  Estimule os alunos a traçarem um paralelo com a situação de outras crianças do Brasil e/ou do mundo. Pergunte o que sabem a respeito da questão do trabalho infantil.

Na sequência, acesse o endereço

http://licrisdevaneiosliterarios.blogspot.com/2009/06/epoca-vitoriana.html

onde se encontra um texto expositivo sobre a Época Vitoriana. Os alunos deverão ler o texto e responder ao roteiro de leitura, conforme explicitado na atividade 2,  em grupo de dois ou três, por escrito. Faça atendimento aos grupos, sanando as dificuldades.

Atividade 2

Roteiro de leitura com questões sobre cada parte do texto.

1) Introdução

A Época Vitoriana foi efervescente, política e intelectualmente. Na política, por exemplo, parlamentares reivindicavam mais reformas, seguindo tendências como a  Lei da Reforma de 1832, que possibilitou “um grande avanço progressista no sentido da ‘democratização’ da representação parlamentar”.

Apresente algumas manifestações intelectuais que tiveram repercussão na política e na sociedade. (Thomas Robert Malthus, Darwin e Marx)

2) Características sociais e culturais

a) Por que essa época de “cruzados, reformadores e teóricos” gerou progressos, mas trouxe dúvidas.

b) Explique a onda de puritanismo que estava em vigor à época.

c) Como eram vistos os escritores? Que estilo era apreciado? Qual era a função da literatura?

d) O que ocorreu com a arte dramática (teatro)?

e) Qual é a crítica feita à literatura pedagógica?

f) Explique a seguinte afirmativa: “Embora a leitura assumisse, em certa medida, uma função manipuladora, ela foi uma espécie de lenitivo para uma sociedade cercada por obrigações sobre- humanas.”

(Observação: havia escritores, no entanto, que ironizavam e satirizavam o puritanismo, por exemplo, Oscar Wilde. No conto que será lido, de Dickens, apesar de haver atendimento aos apelos morais, sempre é possível perceber uma crítica política e/ou social.)

Aula 3

Inicie a aula, exibindo o vídeo, disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=UMQd8Z-u10Q

Solicite aos alunos que estejam atentos, buscando apreender informações adicionais sobre o contexto histórico e social da Época Vitoriana.

Ao final, peça a eles que acrescentem à atividade 2, alguns dados obtidos por meio do vídeo.

Encerre, promovendo uma discussão dos resultados, quando os grupos deverão apresentar suas conclusões. 

Aulas 4 e 5

Essas aulas estão destinadas à exibição do filme "Os fantasmas de Scrooge", uma adaptação para o cinema de Um conto de Natal, de Dickens.

Aulas 6 e 7

Professor: inicie a aula, colhendo as impressões dos alunos sobre o filme. Em seguida, conduza-os ao Laboratório de informática, para a leitura do conto. Antes, acesse os endereços abaixo para que apreciem as capas de duas edições do livro, uma em português e outra em inglês.

Imagem 3 – disponível em  http://images01.olx.com.br/ui/7/09/76/1286288827_126370376_1-Fotos-de--Livro-Um-Conto-de-Natal-Charles-Dickens.jpg

Um conto de Natal

 

Imagem 4 – disponível em   http://4.bp.blogspot.com/_JbIS4cFPAes/SwKakSn-K-I/AAAAAAAAADs/J1IoePwQU4U/s1600/dickens.jpg

A Christmas Carol

Atividade 3

Levante hipóteses sobre o conto a partir das capas dos livros. Por exemplo:

a) O que o título em português nos sugere?

b) Na ilustração da capa em português há um grupo de pessoas. O que estão fazendo?

c) Os cânticos natalinos entoados nas ruas são costumeiros na Inglaterra e nos Estados Unidos? Você já viu isso em filmes, por exemplo?

d) No Brasil, qual é a saudação natalina? E na Inglaterra (ou em inglês) como é feita a saudação?

e) A capa em inglês também sugere a entoação de cânticos?

f)) Saberia traduzir o título A Christmas Carol?  

Veja algumas informações sobre as questões acima em

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Christmas_Carol

Encerrada essa discussão, solicite aos alunos que acessem o endereço  http://pt.scribd.com/doc/49876416/Conto-de-Natal   para a leitura do texto.

Estratégias de leitura

a) Leitura pelo professor dos capítulos 1 a 4. Prepare bem a leitura para que se torne quase uma contação de história.  Faça uma pausa para aferir a compreensão, interagindo com a turma.

b) Leitura  dos capítulos 5 a 8 por alunos mais habituados à leitura dramatizada. Escolha antecipadamente os que farão a leitura e peça que a preparem cuidadosamente.

c) Leitura do capítulo 9 pelo professor.

Possíveis questões para discussão

Professor: fica a seu critério o estabelecimento dos intervalos para discussão. Segue abaixo, uma sugestão.

Após a leitura do capítulo 1

a) Qual é o perfil de Scrooger?

b) Que personagens se opõem a ele quanto ao caráter (modo de ser)?

c)  Ao ser visitado por pessoas que recolhem donativos, Scrooger afirma que os necessitados devem procurar asilos ou casas de correção. Em seguida, refere-se à lei de repressão à mendicância. Estabeleça um paralelo entre essa afirmativa e o contexto social da época.

d) Scrooge diz que "se os mendigos morressem fariam um grande bem à sociedade, ajudando a acabar com o excesso de população". Relacione essa fala de Scrooger com o pensamento econômico/filosófico de Malthus.

Após a leitura do capítulo 2

a) O narrador conta-nos que operários se aquecem numa fogueira nas ruas. Também já havia citado as dificuldades de Bob Cratchit, empregado de Scrooge, que tinha vida humilde e passava frio.  Esses dados nos dão conta de como era a situação dos menos favorecidos?

b) Que figura fantasmagórica surge? Que avaliação essa figura (Marley)  faz de sua vida? O que ele pretende com isso? Que presságio ele traz para Scrooge?

Após a leitura do capítulo 3

a) Numa época puritana, em que as apresentações teatrais foram reprimidas, os autores costumavam ler suas histórias nas ruas, imprimindo a elas uma força dramática. Assim era com Dickens. No fragmento abaixo, onde o narrador é  intruso, que intenções ele teria em relação ao seu leitor/ouvinte?

                 "Então, o quarto iluminou-se e as cortinas do leito foram puxadas - eu lhe garanto, leitor, por uma mão invisível."

b) Scrooger é levado pelo Espírito do Natal Passado a revisitar cenários de sua vida. Que lembranças surgiram do passado de Scrooger? Qual foi a reação dele diante delas? 

c) Chame a atenção dos alunos para a mensagem veiculada na passagem em que o Espírito mostra o bom leitor que ele (Scrooger) havia sido. Solicite que os alunos relacionem essa mensagem aos estudos do contexto de época (literatura pedagógica).

Após a leitura do cap. 4

a) Qual é a conclusão a que Scrooger chega, após revisitar seu antigo local de trabalho?

b) Como reage ao rever cenas com a ex-namorada?

Após os capítulos 5 a 8

Solicite que os alunos encarregados de fazerem as leituras elaborem as perguntas, procurando sempre contextualizar historicamente.

Após o capítulo 9

a) Que lição Scrooger aprendeu com os espíritos?

b) Explique a expressão 'espírito de Natal'.

c) Na Época Vitoriana, a preservação dos laços familiares era muito valorizada. A própria Rainha Vitória dava o exemplo, conforme foi mostrado no vídeo e no texto expositivo. Que famílias representam esse ideal no conto?

Aula 8

Passe a atividade abaixo, para ser feita em dupla por escrito.

Atividade 4

a) Assim como Scrooger, nós, leitores, também hesitamos sobre o que se passou nesse conto: tudo aquilo que cercou Scrooger é verdade ou se trata simplesmente de uma ilusão que toma a forma de um sonho? A ambiguidade se manterá até o fim da história: realidade ou sonho? verdade ou ilusão? Isso nos conduz ao âmago de que tipo de literatura?

(    )  Investigativa

(    ) Histórica

(    ) Fantástica

(    ) Maravilhosa

b) Marque a(s) opção (ões) corretas. A literatura fantástica  

(      ) cria acontecimentos que não podem ser explicados pelas leis deste nosso mundo, que  é sem fantasmas, diabos, vampiros, etc.

(      ) adota objetos mágicos  capazes de ajudar o herói a superar dificuldades.

(      ) apresenta um mistério a ser investigado, como a morte de um personagem.

(      ) leva o leitor a oscilar entre a fé absoluta e a incredulidade total. Decidir por uma coisa ou outra leva o leitor para fora do fantástico.

(     ) implica a integração do leitor com as personagens, levando-o à percepção ambígua dos acontecimentos.

c) Comente a intertextualidade entre a narrativa escrita e o filme. Ao ser adaptada para o cinema, a narrativa de Dickens foi preservada? Há alguma diferença relevante? (Na adaptação lida,  não aparecem as pessoas entoando cânticos.) Cite alguns trechos a título de ilustração. 

d) Produza um resumo do conto. Explicite os propósitos de cada Espírito (do Passado, do Presente e do Futuro) no processo transformador de Scrooge.

Recursos Complementares
Avaliação

Produza uma resenha para o conto de Dickens. Não se esqueça de que a resenha é uma soma de  informação e opinião. Assim:

a) utilize as informações acerca do contexto histórico, recorrendo ao seu roteiro de leitura feito em sala. 

b) utilize, também, o resumo do conto.

c) fale sobre a possível origem da expressão 'espirito de Natal', tão usada por nós.

c) dê a sua opinião e justifique.

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