Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A vida é um sonho ou um pesadelo? - UCA

 

05/07/2011

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar dois sentidos para os sonhos e para os pesadelos, ou seja, quando estamos dormindo e quando estamos acordados;

 

  • Relacionar sonhos com fatos ou situações agradáveis e pesadelos com fatos ou situações desagradáveis da vida;

 

  • Discutir e reconhecer que vida é dinâmica e que deverão enfrentar os “sonhos” e os “pesadelos” que ela oferece.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios sobre o tema, mas é importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

computador projeto uca aberto computador projeto uca

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em quatro momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Alfabetização. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

Professor, para trabalharmos com este tema precisamos conhecer sobre ele. Sonho e pesadelo fazem parte do imaginário das crianças. O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva ciência, religião e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. O psicanalista Sigmund Freud (1856-1939), em seu livro  "A interpretação dos sonhos", deu um caráter científico à matéria entendendo o sonho como “realização dos desejos”. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência. Informações disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonho.

Após essa aula, o aluno poderá compreender que vida nem sempre é um “sonho” e nem ao menos um “pesadelo”.

Se perguntarmos a uma criança o que é um sonho, ela poderia facilmente dizer que é um doce que compramos na padaria ou mesmo um chocolate, contudo, não são destes sonhos que vamos tratar nesta aula.

sonho

Imagem disponível em: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/?p=27322

sonho de valsa

Imagem disponível em: http://despensacultural.blogspot.com/2010/07/doces-sonho-de-valsa.html

Já um adulto, ao ser questionado sobre o que é um sonho, poderia dizer que é um objetivo que quer alcançar na vida. Essa resposta se aproxima mais do que vamos tratar.

1° Momentoaproximadamente 60 min.

O QUE É SONHO PARA VOCÊ?

Professor, neste primeiro momento, faça um levantamento das hipóteses que os alunos têm sobre sonho, ou seja, o que eles demonstram que sabem ou acham que sabem sobre sonhos. Esta pergunta é subjetiva, por isso deixe-os a vontade para responder. À medida que vão respondendo, escreva suas respostas no quadro. Fique atento, pois, podem surgir respostas engraçadas e inesperadas, assim, procure garantir o direito de fala e que o conteúdo das mesmas, seja respeitado por todos os alunos.

Veja um exemplo do que poderá surgir:

 

                                                                                                                                                                                              imaginar     doce

                                                                                                                                                                                      desejar    sono     bombom

                                                                                                                                                                                  querer        SONHO          dormir

                                                                                                                                                                                   coisas boas     delirar    cama

                                                                                                                                                                                                   inconsciente

Aluno UCA - Pesquisa Aluna UCA - Vídeos

Professor, este momento é rico e oportuno para estreitar os laços afetivos dos alunos com seus familiares e também os incluir digitalmente. Proponha a seguinte atividade de pesquisa para ser realizada em casa com o envolvimento dos pais ou outro responsável pelo aluno. 

Faça uma pesquisa com alguém de sua família. Ela deverá ser em forma de entrevista e gravada para isso utilize seu laptop-UCA. Clique em câmera na área de trabalho ou utilize o caminho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]. Eles também poderão gravar a entrevista utilizando o  KRecord[Metasys>Aplicativos>Multimídia>Gravador de Som]

Questione:

1) O que você entende por sonho?

1) Eu sonhava muito quando era mais novo ou bebê?

2) Você sonha muito? Geralmente se lembra do que sonhou na noite anterior?

3) Qual é o seu maior “sonho”?

4) Está próximo de se realizar? Por quê?

2º Momento: aproximadamente 60 min.

OS SONHOS COMO PROJETOS.                                                    

Professor, para que os alunos compreendam melhor a relação entre sonho e projeto, assista com eles ao vídeo do poema “O Sonho”, de Clarice Lispector, e possibilite que reflitam: existem os sonhos que sonhamos quando estamos dormindo e os “sonhos” que sonhamos quando estamos acordados. Para isso, solicite que utilizem os laptops e sigam o caminho: Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

sonho

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IujKqJ8WcyI

bebê dormindo

Imagem disponível em: http://celaise.blogspot.com/2011/03/dicas-para-que-seus-sonhosdespertem.html

Professor, após assistir ao vídeo, converse com seus alunos expondo que o termo “sonho” também é utilizado para designar um projeto de vida. Pergunte para eles: quais são seus projetos? Afinal de contas, quem nunca perguntou ao colega ou mesmo recebeu a seguinte pergunta: “o que você vai ser quando crescer?”.

Muitas meninas dizem que querem se tornar modelos ou atrizes. Muitos meninos, jogadores de futebol e jogarem na Seleção. E você o que projeta?

Vamos trabalhar em equipe.

trabalho em equipe

http://crasbaixagrande.blogspot.com/2011/05/grupo-de-criancas-do-cras.html

Professor, organize a sala em grupos de seis ou sete alunos. Separe as meninas dos meninos, pois, geralmente possuem “sonhos” diferentes. Solicite que montem e apresentem uma peça teatral, ou seja, encenem uma situação, revelando um “sonho” do grupo enquanto projeto de vida: “o que você vai ser quando crescer?”. (lembre-os que não precisa ser obrigatoriamente uma profissão que querem seguir, mas qualquer tipo de “sonho”). Aproveite e solicite que o ajudante do dia, registre a apresentação utilizando o seu laptop acessando câmera na área de trabalho ou por meio do caminho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]. Depois, assista a apresentação com os alunos e discuta com eles sobre o que apresentaram, pois, como são crianças, pode não ficar claro o que quiseram comunicar.

3º momento: aproximadamente 60 min.

QUE PESADELO!

Assim como existem os sonhos, existem também os pesadelos, que são considerados sonhos ruins. O pesadelo é uma perturbação da qualidade do sono que é inclusive, retratada em alguns filmes.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesadelo

Será que essa perturbação do sono é exclusiva aos humanos ou os animais também têm pesadelos? Assista ao vídeo a seguir com os alunos. Você poderá solicitar que acessem ao vídeo utilizando seus laptops e sigam o caminho: Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

pesadelo de cachorro

Assista ao vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=8dDDUgs5uq0&NR=1&feature=fvwp

Podemos até admitir que, ao dormir, os animais têm pesadelos. Mas, acordados, podemos entender que somente os seres humanos têm “pesadelos”, pois, são os únicos capazes de pensar sobre sua vida e entender as consequências de seus atos ou palavras. 

Professor, esse é o momento de refletir sobre pesadelo como situações desagradáveis da vida. Abra um espaço de discussão e troca de experiência. Cite para os alunos alguma situação desagradável que ocorreu em sua vida e que você considerou um pesadelo e abra espaço para que eles façam o mesmo com as experiências deles.

Aluna UCA - Atividades

Após a discussão, solicite aos alunos que completem o quadro abaixo relatando algumas experiências negativas – “pesadelo” – que tiveram no interior da escola. Você poderá imprimir para que eles completem e colem no caderno.

experiencias

 4º momento: aproximadamente 60 min.

OS DESAFIOS DA VIDA.

desafio

Imagem disponível em: http://blog.grupofoco.com.br/comunidade/index.php/2010/12/21/desafios-versus-competencias/

homem rolando a pedra

Imagem disponível em: http://andredeminas.blogspot.com/2010/08/desafios-por-jair-pauletto.html

“Quando pisares em espinhos lembra-te que por perto haverá rosas.” (Walter Grando).

Professor, reflita com seus alunos que a vida é feita de desafios. Contudo, eles são feitos para serem superados. Estimule-os a enfrentar os desafios da vida, começando pelos menores. Proponha uma atividade desafiadora: um quebra cabeça.

Aluna UCA - Atividades

  1. No sítio abaixo, você encontrará alguns desafios. Escolha a figura do Coliseu – famoso monumento de Roma – e monte o quebra-cabeças.

coliseu

Imagem disponível: http://www.ojogos.com.br/jogo/coliseumgame.html

Professor, ao encerrar esta aula, é importante conversar com os alunos sobre a importância de saber lidar com as dificuldades da vida, pois a vida é mais que vários desafios, mas um único e grande desafio. Se ela não chega a ser um “sonho”, ao menos não é um “pesadelo”. O certo é que ela é um grande desafio a ser enfrentado por todos.

 

 

Recursos Complementares

Observação: Professor, essas sugestões de recursos são para enriquecer o seu conhecimento sobre o tema. Quanto mais conhecemos sobre o que vamos ensinar, melhor é a aprendizagem dos alunos, pois conseguimos adequar a linguagem e criar a partir dele.  Não as indique para seus alunos, pois, possui uma linguagem inadequada para elas.

  • Sugestão de sítios sobre sonho:

- Caráter científico, religioso e cultural: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonho

  • Sugestão de sítio sobre Freud:

- Vida e obra: http://fundamentosfreud.vilabol.uol.com.br/sonhos.html

  • Sugestões de livro sobre sonho:

Freud

Imagem disponível em: http://onossoser.blogspot.com/2010/05/sonho.html

sonho ou pesadelo

Imagem disponível em: http://portoalegre.olx.com.br/sonho-ou-pesadelo-o-sonho-de-um-nordestino-cordeiro-j-a-iid-104328389

Avaliação
  • Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam os dois sentidos existentes para sonho e pesadelo. Avalie se eles conseguiram relacionar os sonhos com situações agradáveis da vida e pesadelos com as situações desagradáveis na vida que são inevitáveis. Deverão compreender que a vida é dinâmica e que deverão enfrentar os “sonhos” e os “pesadelos” que ela oferece.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.