14/06/2011
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Ivaneide Ferreira Farias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Equações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
-Comparar os métodos, algébrico e geométrico, de resolução das equações do segundo grau;
-Analisar a fórmula de Bhaskara estabelecendo relações entre as raízes, o valor do delta e a representação gráfica.
-Resolução de equações do 2º grau pelo método algébrico;
-Conhecimentos sobre equações do primeiro grau, área do quadrado e do retângulo.
AMBIENTE 1: Laboratório de informática
ATIVIDADE 1
PREPARAÇÃO AMBIENTE:
Os recursos utilizados nesta atividade serão: data-show, lápis ou caneta, quadro branco, pincel e o vídeo: “Esse tal de Bhaskara” disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17206
Observação: Para visualizar o vídeo é necessário instalar o QuickTime. O download pode ser feito no AppleQuickTime: www.apple.com/quicktime/download/
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 1:
Fonte: Imagem do Autor
Inicialmente, o professor apresentará o vídeo: “Esse tal de Bhaskara”, e discutirá com os alunos as formas de interpretação e resolução de equações do 2º grau que são abordadas no objeto educacional. Em seguida, ele deverá dividir a turma em quatro grupos, e propor a seguinte atividade:
Utilizando os métodos algébrico e geométrico, resolva as seguintes equações do segundo grau:
Grupo 1 (algébrico) e Grupo 2 (geométrico) : x2 + 100.x – 7500= 0 (proposta pelo vídeo)
Grupo 3 (algébrico) e Grupo 4 (geométrico): x2 + 12x = 64
MOMENTO DO ALUNO:
Os alunos buscarão desenvolver a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
Neste momento, os alunos apresentarão suas soluções e o modo como as construíram. Professor e alunos deverão discutir as dificuldades encontradas durante a realização da atividade.
SISTEMATIZAÇÃO:
Com o intuito de estimular os alunos a analisarem os métodos utilizados para resolver as equações do 2º grau, o professor deverá questioná-los: Quando uma equação do 2º grau possui duas raízes, os dois métodos anteriormente utilizados possibilitam determinar todas as soluções das equações? Justifiquem as suas respostas. Espera-se que os alunos respondam que com a fórmula de Bhaskara é possível encontrar as duas soluções das equações, e com o método geométrico (completar quadrados) só serão obtidas as raízes positivas.
AMBIENTE 2: Sala de aula
ATIVIDADE 2
PREPARAÇÃO AMBIENTE:
Os recursos utilizados nesta atividade serão: cartolina, lápis, régua e canetinhas coloridas.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 2:
Fórmula de Bhaskara
Fonte: http://www.brasilescola.com/matematica/equacao-2-grau.htm
Com a turma organizada em cinco grupos, propor a seguinte atividade:
Construir e preencher (utilizando a fórmula de Bhaskara) numa cartolina, a tabela abaixo.
Equação |
Coeficientes: a, b e c |
Discriminante |
Raízes |
Tipos de raízes: descrição dos sinais e da igualdade ou não das raízes |
Relação observada entre os tipos de raízes e o valor do delta |
x² - 8x + 12 = 0 |
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x² + 9 x + 8 = 0 |
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2x - 15 + x²=0 |
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2x² - 8x + 8 = 0 |
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7x² + x + 2 = 0 |
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MOMENTO DO ALUNO:
Os alunos buscarão desenvolver a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
Neste momento, os grupos deverão expor suas soluções e o modo como as obtiveram, como também as dificuldades encontradas na realização da atividade. Em seguida, recomenda-se que o professor oriente um debate sobre a relação observada entre os tipos de raízes e o valor do discriminante.
SISTEMATIZAÇÃO
Com o intuito de formalizar a relação entre os tipos de raízes e o valor do discriminante, recomenda-se que o professor construa com a ajuda dos alunos o quadro abaixo:
Fonte: Imagem do Autor
AMBIENTE 1:Laboratório de informática
ATIVIDADE 3
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Os recursos utilizados nesta atividade são: quadro branco, cartolina, lápis, régua, canetinhas coloridas, pincel, data-show, computador e o software geogebra, que se encontra disponível no Banco Internacional de objetos Educacionais:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3538
Recurso do Geogebra que será utilizado nesta atividade:
Utiliza-se esse recurso para representar uma equação graficamente, e para isso basta inserir a equação nesse no campo “Entrada” e em seguida pressionar a tecla enter.
Fonte: Imagem do Autor
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 3:
Ainda com os mesmos grupos formados na atividade anterior, aconselha-se que o professor proponha aos alunos a seguinte atividade:
Representar graficamente, no software GeoGebra, as equações abordadas na atividade 2, analisando-as a partir dos gráficos construídos, os tipos de raízes e o discriminante. Em seguida, acrescentar uma coluna, à tabela da atividade anterior, denominada Características do Gráfico e preenchê-la com as observações sobre os gráficos construídos no Geogebra.
MOMENTO DO ALUNO:
Este é o momento em que os alunos desenvolverão a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
Neste momento, os grupos deverão expor o modo como desenvolveram a atividade. Professor e alunos deverão discutir sobre o que foi exposto, como também sobre as dificuldades encontradas na realização da atividade.
SISTEMATIZAÇÃO:
Neste momento, recomenda-se que o professor, utilizando o Geogebra, estimule os alunos a desenvolverem as seguintes conclusões:
Fonte:Imagem do Autor
Fonte:Imagem do Autor Fonte:Imagem do Autor Fonte:Imagem do Autor
Fonte:Imagem do Autor
Fonte:Imagem do Autor
Fonte:Imagem do Autor
Fonte:Imagem do Autor
Nome | Tipo |
---|---|
Geogebra.Br | Software Educacional |
Esse tal de Bhaskara | Vídeo |
revistas.jatai.ufg.br/index.php/matematica/article/download/1044/576 - Aborda a história da equação do 2º grau.
Sugere-se que o professor verifique na atividade 1 se os alunos conseguiram compreender os métodos abordados para encontrar as raízes de uma equação do segundo grau, percebendo as limitações do método geométrico. Na atividade 2, o docente poderá averiguar se os alunos conseguiram estabelecer uma relação entre o discriminante e as raízes das equações quadráticas abordadas. E na atividade 3, recomenda-se identificar se os alunos compreenderam a relação entre o discriminante, os tipos de raízes e o gráfico de equações quadráticas.
Três estrelas 2 classificações
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10/06/2012
Três estrelasgostei
16/08/2011
Quatro estrelasÓtima aula. Vou utilizar com alunos do 1º ano Ensino Médio, como revisão de conteúdos da 8a. série e fixação de conteúdos.