14/06/2011
Diana Diógenes Góis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Associar as formas geométricas a objetos do dia-a-dia;
Construir um jogo de boliche com formas geométricas;
Adquirir noções matemáticas como direita-esquerda, cheio-vazio, largo-estreito e leve-pesado.
Noções básicas sobre formas geométricas.
AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Sala de aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos:
Blocos lógicos;
Uma caixa (ou saco).
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que numa roda de conversa o professor convide os alunos para participar de um jogo. O professor deverá explicar que irá passar uma caixa com blocos lógicos, onde ao seu sinal a criança que estiver segurando a caixa pegará uma peça e dirá as seguintes características: nome da forma geométrica e sua espessura, para o restante da turma. O professor deverá também inserir cartões que servirão para especificar as ações que os alunos deverão tomar na atividade, como mostra a tabela abaixo:
Cor do cartão | Significado do cartão |
Cartão vermelho | Aluno parar e pegar uma peça |
Cartão verde | Continuar a roda |
Cartão rosa | Dar a caixa para o colega da direita |
Cartão azul | Dar a caixa para o colega da esquerda |
Fonte: Imagem da autora
MOMENTO DO ALUNO:
Sugere-se que o professor deixe os alunos livres para escolher as peças. O docente deverá questionar os alunos acerca das características das peças, como também, solicitar que eles façam uma correspondência entre a peça do bloco lógico e um objeto.
DISCUSSÃO:
Nesse momento, os alunos apresentarão para a turma as soluções obtidas na atividade proposta. Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que exponham suas dificuldades em relação as características das peças e as posições. O professor também poderá propor os seguintes questionamentos acerca do desenvolvimento da atividade: “Como foi a atividade?”, “O que foi fácil?”, “O que foi difícil?”, “Todos brincaram adequadamente?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Propõe-se ao professor que converse com os alunos sobre as formas geométricas, suas características e as posições direita e esquerda. O professor deverá falar sobre a presença das formas geométricas nos objetos do nosso dia-a-dia e explicar que as noções direita e esquerda nos orientam em relação aos objetos.
AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2: Pátio
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta atividade serão utilizados os seguintes recursos:
10 garrafas PET;
Balde com água;
Funil;
10 folhas de ofício;
Canetinhas;
Lápis de cor;
Fita crepe;
Tesoura;
Jornal;
Cartolina;
Giz.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Sugere-se que o professor organize uma roda no pátio e explique aos alunos que eles brincarão com o boliche das formas geométricas, mas antes terão que produzi-lo e testá-lo.
A turma deverá ser dividida em seis grupos: cinco grupos ficarão responsáveis pelos materiais relacionados à construção dos pinos (garrafas), recebendo duas garrafas cada um. Os cinco grupos também se responsabilizarão pelo desenho das formas geométricas da seguinte forma: 1º grupo: retângulo e círculo, 2º grupo: triângulo e quadrado, 3° grupo: retângulo e círculo, 4º grupo: triângulo e quadrado, 5º grupo: retângulo e quadrado.
O sexto grupo ficará responsável pela construção da bola.
Concluída a fase da construção, os alunos deverão testar os objetos produzidos.
Em seguida, o professor deverá propor novamente uma roda de conversa para criar a pontuação do jogo, explicando que os alunos irão se revezar para a anotação do nome e da pontuação dos colegas. Na construção da pontuação do jogo, recomenda-se que o professor pergunte quanto deve valer cada forma geométrica para depois anotar na cartolina os valores propostos e iniciar o jogo.
Após a definição e registro da pontuação os alunos poderão se divertir brincando com o boliche.
MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento os alunos buscarão realizar a atividade proposta. Recomenda-se que o professor deixe os materiais a disposição dos alunos e observe o processo de produção e os testes. O professor deverá questionar os grupos que ficaram responsáveis pela fabricação dos pinos (garrafas), quanto a quantidade de água que deve ser colocada nas garrafas para que elas sejam derrubadas, destacando as noções cheio/vazio e pesado/leve. E quanto ao grupo que ficou responsável pela confecção da bola, o professor deverá questioná-los sobre o peso da mesma, pois caso fique muito leve, eles deverão procurar algo para colocar dentro da bola.
Observação: Se após o aumento do peso da bola, ainda assim não for possível alcançar o alvo, os alunos deverão diminuir a distância entre o participante e as garrafas.
DISCUSSÃO:
Nesse momento os alunos apresentarão para a turma os objetos produzidos durante a realização da atividade.
Propõe-se que o professor na roda de conversa estimule os grupos a compartilharem as dificuldades encontradas e as soluções criadas pelo grupo desde a fabricação do boliche até o fim do jogo.
SISTEMATIZAÇÃO:
Recomenda-se que o professor converse com os alunos sobre suas participações e devidas pontuações no jogo.
AMBIENTE 3/ATIVIDADE 3: Laboratório de Informática Educativa (LIE)
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula será utilizado o seguinte recurso: computador com o software “Actividades de educación infantil”. Este aplicativo está disponível no Banco internacional de Objetos Educacionais com o endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11405
Observação: O plugin Java é necessário para a utilização do software proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link acima.
Acessar diretamente através do site: http://clic.xtec.cat/db/act_es.jsp?id=2203
Imagem do software
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
O software Actividades de educación infantil consiste em três atividades, onde usaremos as relacionadas a comunicación que trabalhará noções espaciais de posicionamento (direita e esquerda), noções de quantidade (cheio e vazio), noções de espessura (largo e estreito), noções (leve e pesado) e formas geométricas. O software apresenta uma duas setas, onde o aluno pode avançar ou voltar quando necessário.
Recomenda-se que no Laboratório de Informática Educativa (LIE) o professor explique aos alunos que eles irão realizar uma atividadecom um software, onde terão que usar as noções matemáticas trabalhadas nas atividades anteriores (formas geométricas e suas espessuras, noções de direita e esquerda, noções de cheio e vazio, noções de pesado e leve). O professor deverá dividir a turma em duplas, levando em consideração para a formação destas duplas o nível de dificuldade dos alunos na atividade realizada em sala de aula.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento, os alunos buscarão realizar a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
As duplas apresentarão suas soluções e observações. Professor e alunos deverão discutir as dificuldades referentes à utilização do software.
SISTEMATIZAÇÃO:
Recomenda-se que o professor ressalte que as noções apresentadas são utilizadas no dia-a-dia. Assim, o professor deverá propor aos alunos os seguintes desafios:
Sentar-se a direita de um colega;
Sentar-se a esquerda de um colega;
Com duas garrafas (uma cheia e outra vazia), perguntar: "As garrafas estão cheias ou vazias?", "As garrafas estão leves ou pesadas?".
Nome | Tipo |
---|---|
Actividades de educación infantil | Software Educacional |
Através do link: http://casadashistoriasmagicas.blogspot.com/2010_04_01_archive.html, o professor terá acesso a uma história, cujo título é: “As formas assim...”. O texto traz como personagens as figuras geométricas.
Observação: Esta sugestão poderá ser utilizada na atividade 1. (Acesso: 1/06/2011)
Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos conseguiram associar as formas geométricas com objetos presentes no seu dia-a-dia. Na atividade 2 e 3, recomenda-se averiguar se os alunos conseguiram construir o boliche, como também compreender as noções de cheio-vazio e leve-pesado, direita-esquerda e largo-estreito.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/07/2011
Quatro estrelasAdorei a aula 1.Vou realizá-la com meus alunos.