29/07/2011
Edson Luís Nunes, José Ângelo Faria , José Higino Dias Filho, Renan A. L. Almeida
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Figura 1: Ondas se propagando na água. Imagem obtida do endereço: http://www.brasilescola.com/fisica/ondas.htm
Figura 2: Onda se propagando numa corda. Imagem obtida do endereço: http://1.bp.blogspot.com/_JJJ4o4Jcg48/TM66RWjIugI/AAAAAAAAYBU/0kUqLhicjZI/s1600/ondx1.jpg
Figura 3 . Onda transversal sendo formada numa mola helicoidal. Imagem obtida do endereço:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tipos-de-ondas/imagens/tipos-de-ondas-5.gif
Peça a cada grupo de alunos, que produza, numa mola helicoidal, um pulso de onda longitudinal. Para isto, estando a mola esticada horizontalmente e sendo segurada por duas pessoas, um dos que a segura encolhe uma parte juntando os elos da mola e posteriormente solta, observando assim o que acontece.
Após produzir o pulso longitudinal, o grupo deve representar esquematicamente as direções de vibração e de propagação desta onda longitudinal.
Produza numa mola helicoidal um pulso de onda transversal. semelhante ao que é representado na figura 3.
Após produzir o pulso tranversal, o grupo deve representar esquematicamente as direções de vibração e de propagação desta onda transversal.
Peça a cada grupo que produza um pulso e observem como ele é refletido. Inicialmente produza numa mola helicoidal um pulso de onda transversal e observe como ele é refletido por uma extremidade fixa e faça o diagrama representando esta reflexão. Para fazer a extremidade fixa pode-se prender uma das extremidades em um gancho na parede.
Produza numa mola um pulso de onda transversal e observe como ele é refletido por uma extremidade móvel e faça o diagrama representando esta reflexão. Para fazer a extremidade móvel pode-se prender uma das extremidades da mola a uma cordel fino e forte e este a um gancho na parede.
Peça a cada grupo que produza uma onda estacionaria na mola, podendo a mola ser colocada no chão. Para isto , vibre uma das extremidades da mola enquanto a outra extremidade é mantida fixa. Observe que a onda estacionária pode formar diferentes harmônicos dependendo da oscilação produzida na extermidade. Peça a um dos alunos de cada grupo que aponte para os pontos onde se formam os nós e identifique nesta onda, o comprimento de onda. Faça um desenho explicativo.
O que significa o número de vibrações que a onda efetua por intervalo de tempo?
O que acontece com o comprimento de onda quando aumentamos o número de vibração por intervalo de tempo?
Após realizar estas etapas, os representantes de cada grupo deverão apresentar aos demais colegas os resultados e definir o que são ondas longitudinais e transversais. O que distingue um tipo de propagação da outra? Se amarrarmos um laço na mola, como ele se moveria para cada tipo de propagação? Em uma onda, há transporte de matéria? E de energia?
http://www.youtube.com/watch?v=pDkd-vO1x9k
Figura 4: Onda estacionária. Identificação dos nós N, dos ventres V e dos comprimentos de onda que é distância entre dois nós consecutivos.
http://www.infoescola.com/fisica/onda-estacionaria/
Atividade 3 - Efeito Doppler
http://www.youtube.com/watch?v=4jZC0PyQuEE(9 segundos)
O som é uma onda mecânica.
O som mais fino, como o de um apito, é agudo e tem frequência maior que o mais grave.
O som mais grave tipo o som de um contra baixo tem menor frequência.
Quando a fequência aumenta, o som fica mais agudo e isso acorre quando há aproximação entre a fonte e o observador.
O professor deve instigar os alunos a darem uma explicação para o fato observado no filme anterior. Eles já perceberam que o barulho da sirene ou da buzina de um carro é modificado de mais agudo a mais grave à medida que o carro se aproxima, passa e se afasta de do observador, respectivamente.
"Como funcionam os radares de trânsito?" http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2009/257/como-funcionam-os-radares-de-transito/?searchterm=Efeito%20Doppler
Uma animação sem som e com legendas, representa como se observa uma mudança na frequência observada, quando há movimento da fonte em relação a um observador.
The Doppler Effect do endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=-t63xYSgmKE&feature=related
Para entender os harmônicos em cordas vibrantes e tubos sonoros, veja o site:
Após esta aula, o aluno deve ser capaz de:
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