Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre a vida na fazenda - UCA

 

13/07/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

·Conhecer o modo de vida no meio rural;

·Realizar pesquisa com os pais e na web, sobre como é a vida no meio rural;

·Construir e confrontar hipóteses sobre o meio rural;

·Comunicar ideias utilizando a linguagem oral e escrita;

·Compreender benefícios e dificuldades de se morar na fazenda;

·Descobrir alguns animais criados na fazenda;

·Aprender como fazer uma horta.

Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos - seis (6) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Kword.

Estratégias e recursos da aula

 alunos

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- INTRODUZINDO O TEMA: MEIO RURAL

Professor, para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, dialogue com eles sobre o meio rural, investigando seus conhecimentos prévios. Questione-os sobre:

 

  • Vocês já foram a uma fazenda?
  • Conhecem alguém que mora em uma fazenda?
  • Onde ela fica?
  • Como é esse lugar?
  • Conte sobre o que você encontrou na fazenda.
  • Existem animais?
  • Como as pessoas que vivem nesse lugar fazem para estudar e comprar alimentos?
  • Vocês gostariam de morar num lugar como esse ou preferem morar na cidade? Por quê?

 

Registre as falas dos alunos em seu diário de bordo ou caderno de plano. Permita que os alunos confrontem suas hipóteses sobre a fazenda uns com os outros, o que favorecerá na construção de conhecimentos. Após ouvir todos, intervenha conversando com eles sobre a importância do meio rural para nossas vidas, explique-lhes que muitos dos alimentos que comemos na nossa casa e compramos nos supermercados são produzidos na fazenda.

 menino tarefa

  • Solicite que as crianças levem seus laptops para casa e pesquisem com o auxílio de seus pais e familiares o tema “fazenda”. Eles poderão selecionar imagens, vídeos, textos e músicas retratando o modo de vida nesse ambiente, os animais que nele vivem, dentre outros aspectos. Depois, devem salvar em um arquivo de seus computadores UCA e trazer para socializar na próxima aula. Para realizar a pesquisa na web os alunos deverão utilizar o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

 

  • Oriente também que as crianças tragam fotos suas e de seus familiares na fazenda. Se não tiverem, elas poderão recortar imagens em revistas representando esse lugar e trazer para sala.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

SOCIALIZANDO DESCOBERTAS

- Professor, nesta atividade os alunos deverão socializar o resultado da pesquisa realizada em casa com os familiares. Para tanto, eles poderão levar os laptops para a rodinha, ler o resultado de sua pesquisa e mostrar as imagens, vídeos, textos e outros elementos encontrados por eles.

Os alunos também deverão socializar as fotos que trouxeram deles, na fazenda, ou de familiares. Oriente-os a contar onde é o lugar, o que tem nele, como foi o passeio que fizeram na fazenda, dentre outros aspectos. Os alunos que pesquisaram em livros e revistas poderão apresentar seus trabalhos montados em papel.  É importante que todos participem.

Depois que todos falarem, dialogue com eles sobre as descobertas realizadas pelos mesmos e permita que confrontem suas hipóteses iniciais novamente, possibilitando uma aprendizagem significativa.

Em seguida, reúna as fotos, imagens e pesquisas trazidas pelos alunos, e monte com eles um painel na sala de aula, que poderá se chamar: “Conhecendo melhor a vida na fazenda”. O painel com as pesquisas servirá como recurso para os alunos durante o estudo sobre esse tema, além de socializar o resultado do trabalho realizado.

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

CONHECENDO OS ANIMAIS QUE VIVEM NA FAZENDA

Professor, inicie sua aula dizendo aos alunos que neste momento, eles irão conhecer animais que são criados na fazenda. Depois, apresente para eles o vídeo “A Fazenda! Parte 1 (Historinha!)”  http://www.youtube.com/watch?v=btGToblKrV8&NR=1. Para acessar o sítio utilize os laptops UCA, por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

 

historinha 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=btGToblKrV8&NR=1

 

Em seguida, discuta com os alunos o que eles observaram no vídeo, e proponha como atividade de registro a construção de um jogo da memória explorando os animais criados na fazenda e seus nomes. Sugerimos que essa atividade seja realizada em duplas.

- Professor, para viabilização desta atividade você deverá providenciar anteriormente pedaços de cartolina branca, ou outro tipo de papel que seja de consistência mais rígida e de cor clara. Providencie também para cada dupla uma folha de papel A4, com uma tabela desenhada contendo 2 (duas) colunas e 10 (dez) linhas, conforme indicado abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Organize a turma em duplas e entregue para cada uma, a folha A4 de cor branca, com a tabela desenhada, e um pedaço de cartolina recortada no mesmo tamanho da folha.

- Explique para os alunos que, na primeira coluna da tabela eles deverão desenhar os animais que eles viram no vídeo, que são criados na fazenda. Já na segunda coluna eles devem realizar suas hipóteses de escrita dos nomes desses animais.

- Logo após, realize a escrita convencional das palavras coletivamente no quadro e peça que os alunos registrem abaixo de sua tentativa, caso não tenham escrito da forma convencional.

- Solicite aos alunos que comparem sua hipótese de escrita com a escrita coletiva no quadro, para verificarem e assimilarem a maneira adequada da escrita.

- Depois de desenhar os animais e escreverem seus nomes, peça para que eles coloram seus desenhos, e colem a folha com a tabela sobre o pedaço de cartolina entregue por você. Dessa forma, as cartas do jogo da memória dos seus alunos estarão prontas.

A seguir, oriente os alunos para realizarem o jogo da memória por eles construído com sua mediação, da seguinte forma:

 

  1. Embaralhar as cartas e colocar na mesa viradas para baixo.
  2. Organizar a ordem dos jogadores por meio de sorteio ou decisão da dupla.
  3. Cada aluno terá uma chance para virar a carta e achar o par dela. Se não conseguir, o aluno passa a vez de jogar para o próximo colega.
  4. Quando um aluno encontra um par, ele continua jogando até errar, onde a vez é do próximo.

 

- Se for possível, você poderá agendar uma visita a uma fazenda, para que os alunos possam vivenciar esse ambiente, conhecer e entrar em contato com os animais criados nele. Verifique se há algum colega da turma que mora na fazenda, ou têm familiares e amigos que moram. Dessa forma, será mais fácil agendar a visita.

- Caso seja viabilizado este “Trabalho de Campo”, lembre-se que é fundamental o planejamento prévio, mas faça-o junto com os alunos, prevendo: o local do trabalho, data de sua realização, meio de transporte que será utilizado, objetivo, problematização, autorização dos pais para os alunos participarem.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

DISCUTINDO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MEIO RURAL E URBANO

- Professor, nesta atividade você poderá trabalhar com os alunos sobre as diferenças existentes no meio urbano e rural, o modo de vida que lhe são peculiares e a importância e valorização de cada um desses ambientes.

Para tanto, solicite que os alunos assistam a dois vídeos no youtube, nos quais o personagem Chico Bento aborda o modo de vida no meio rural (fazenda, roça, sítio) e no meio urbano (cidade).

Para isso, eles devem acessar os sítios abaixo utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

 

Vídeo 1 - Na Roça é Diferente

na roça diferente  

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=yGmhlQ2QzdE&feature=related

 

Vídeo 2 - Chico Bento na Cidade

chico na cidade 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_MqXrKSHqmQ&feature=related

 

- Em seguida, dialogue com as crianças sobre o que observaram nos vídeos e sobre as vantagens e desvantagens de se morar na zona rural e zona urbana. Você poderá abordar nessa discussão aspectos como: poluição (visual, sonora, e do ar), locomoção, opções de entretenimentos, alimentação, dentre outros.

- Depois, discuta com os alunos sobre a importância desses ambientes para os seres humanos, e reforce a relevância de se respeitar e valorizar a cultura, o modo de vida e as pessoas que moram em cada um desses lugares.

menina lapis

- Para finalizar, proponha aos alunos como atividade de registro, que construam 2 (duas) tabelas no KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos),  uma representando o Meio rural e a outra o Meio urbano. Cada uma deve conter 7 (sete) linhas e 2 (duas) colunas. Segue abaixo o modelo das tabelas

Nome:_________________________________________     Data:_________________

 

MEIO RURAL

VANTAGENS

DESVANTAGENS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MEIO URBANO

VANTAGENS

DESVANTAGENS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Após criarem as tabelas os alunos deverão digitar em cada uma delas as vantagens e desvantagens de se viver nos meios referidos (rural e urbano). Corrija as respostas dos alunos individualmente, e depois imprima essa atividade e solicite que colem em seu caderno de Ciências, ou então exponha essa atividade no mural da sala ou da escola.

 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- O QUE VEM DA FAZENDA: APRENDENDO A FAZER UMA HORTA

Professor, para a realização desta aula providencie um espaço na escola com terra, adubo orgânico, sementes de algumas hortaliças e pás para os alunos mexerem na terra. Se for possível, solicite também que eles tragam luvas de casa.

Inicie sua aula conversando com os alunos sobre os alimentos que consumimos que são produzidos em sua maioria na fazenda. Retome com eles os vídeos trabalhados até o momento relatando sobre a vida no campo e questione-os se observaram a horta nas fazendas apresentadas nos vídeos.

Em seguida, solicite que utilizem os laptops ou leve-os ao Laboratório de Informática para assistirem “Como fazer uma horta em 5 passos”. Para tanto, os alunos devem acessar o sítio  http://www.youtube.com/watch?v=dCAn9obquEA, seguindo os passos:  Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

Depois de assistir ao vídeo com os alunos, proponha que eles construam uma horta na escola. Para tanto, leve-os para o local reservado onde há terra na escola, prepare a terra com eles, misturando o adubo orgânico. Distribua as sementes para serem plantadas e depois solicite que reguem a horta com água. Se não houver espaço com terra em sua escola, uma opção é comprar uma floreira grande e fazer uma pequena hortinha, plantando algumas sementes de hortaliças para que os alunos vivenciem o processo.

menina fimando

Peça para que o ajudante do dia filme o processo de construção da horta utilizando a Webcam que está na área de trabalho de seu laptop. Depois, vocês poderão postar o vídeo no sítio da escola para socializar o trabalho realizado.

Acompanhe com os alunos o processo de crescimento das hortaliças plantadas, aguando-as duas vezes ao dia. Depois que estiverem bem crescidas, os alunos poderão utilizá-las para fazerem receitas na escola, ou então, realize uma colheita coletiva, na qual, cada aluno poderá levar para casa uma hortaliça para comer com seus familiares.

  

6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- CONSTRUINDO UMA MAQUETE

- Para esta atividade, solicite com antecedência que os alunos levem para a escola vários objetos e materiais como: sucatas (rolos de papel higiênico, caixas de sapato, tampinhas de garrafa, garrafas de plástico descartáveis, botões, canudinhos, palitos de picolé, caixa de fósforos, latinhas), isopor, papelão, tintas, colas coloridas, cola branca, barbantes, tesouras, animais de brinquedo, dentre outros materiais que poderão utilizar para construir a fazendinha.

- Professor, para finalizar o trabalho com o Meio rural, proponha aos alunos que construam juntos uma maquete, representando uma fazenda. Dialogue com eles que a maquete é uma miniatura para representar como é esse ambiente, e nela devem conter os elementos que aparecem na fazenda, como: casa, curral, árvores, horta, galinheiro, seleiro, animais, dentre outros.

- Inicie, conversando com os alunos retomando o que aprenderam até o momento sobre a vida na fazenda. Depois, organize-os em grupos e os oriente na construção da maquete, permitindo que cada grupo escolha os materiais que querem utilizar para confeccionar a maquete. Converse com eles estabelecendo normas para que não hajam conflitos nesse momento. Nenhum aluno poderá ir até a mesa do colega e pegar material sem o seu consentimento. Se for necessário, poderão fazer trocas de materiais. Auxilie intervindo de forma construtiva na tomada de decisões e confecção da maquete.

- EXPOSIÇÃO

Depois de pronta a maquete, você poderá organizar com eles uma exposição na escola convidando outras turmas para apreciarem o trabalho dos alunos. Combine com eles que devem explicar aos visitantes o que representa a maquete, para isso, estabeleça um rodízio de grupos que deverão ficar de plantão durante a visitação.

Recursos Complementares
Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos construíram conhecimentos relativos ao conteúdo trabalhado, ou seja, se por meio das pesquisas, vídeos, e visitas os alunos passaram a conhecer e valorizar o modo de vida no meio rural, comparando os meios rural e urbano e compreendendo benefícios e dificuldades de se morar nesses ambientes. Se participaram de forma significativa da construção da horta e identificaram animais criados na fazenda, reconhecendo a importância para nós dos alimentos que são produzidos nesse ambiente. A exposição da maquete também será um excelente momento em que poderá perceber se eles compreenderam o que foi trabalhado, pois ao apresentar aos visitantes eles demonstraram o que compreenderam. Portanto, organize registros individuais em que estejam explícitas as facilidades e dificuldades durante o processo de ensino e aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.