08/08/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Aula 01 (50 minutos)
Disponível em:
O tema a ser tratado nessa aula trata-se de um estudo comparativo entre dois gêneros discursivos da ordem do relatar – diário íntimo tradicional versus diário virtual. Esses gêneros pertencem ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo.
Observação:
Esta aula poderá ser ministrada após outra aula de minha autoria “Sobre o gênero discursivo – diário”, já postada no portal.
Atividade
1. Para apresentar o tema aos alunos, o professor deverá reproduzir para eles um trecho de uma obra de Marina Colasanti em que a autora dá sua opinião sobre o diário íntimo.
Disponível em:
http://www.otempo.com.br/otempocontagem/noticias/?IdNoticia=2839
Um diário é um amigo? Uma companhia? Também. Mas é sobretudo a duplicação da gente mesmo, espelho que não se apaga quando o rosto se retrai ou muda, álbum de retratos que conserva muito mais que um belo sorriso e a paisagem de fundo. Quieto, compreensivo, calmo, o diário está ali, aberto e limpo. Oferecendo seu espaço, no qual você vai desenhar a sua vida e ele apenas... receber. Ele não tem recriminações a fazer, ele não diz que a culpa é sua, ele não encosta dedos na ferida. Como uma cama, como um mar, ele recebe. Você escreve muito se a emoção é forte, vai e volta e repete e repisa o mesmo assunto. Ninguém conta seu tempo, ninguém conta suas páginas. Você pode escrever até a mão cansar, até a alma aliviar. Você pode escrever e escrever e escrever. Ele aceita. E quando não quiser escrever mais, é só fechar e guardar o diário que ele mais nada exigirá. Não me diga que não tem o que contar. Você é o centro do seu universo, nada é mais importante do que aquilo que lhe diz respeito. Isso é que faz o encanto do diário. Se fosse usado apenas para registrar a queda do governo ou a evolução dos projetos orbitais, seria desnecessário, porque para isso já existe a imprensa, os arquivos, os registros da memória nacional. O diário serve justamente para conservar o pequeno acidente humano e individual, sua discussão com um amigo, o namoro lancinante, a dúvida sobre a roupa para usar naquela festa... O diário serve para conservar você.
(Marina Colasanti)
Disponível em:
http://lutaefuga.blogspot.com/2009/10/um-diario-e-um-amigo-uma-companhia.html
2. Após a leitura oral do texto, o professor deverá perguntar aos alunos:
a. Você tem o hábito de registrar suas experiências do dia-a-dia em um diário?
b. Segundo a autora, Marina Colasanti, para que serve um diário? Você concorda com ela?
c. O que faz o encanto do diário? Por quê?
d. Marina Colasanti, no livro “A nova mulher”, de onde foi retirado o fragmento lido, diz ainda sobre o diário:
“Ter um diário, não é uma coisa antiga e sem utilidade. Contar para você mesmo como foi o dia, como está se sentindo a respeito de determinado assunto, pode ser uma forma de conviver melhor com você mesmo. Inclusive de aceitar sua imperfeição. Saber conviver com o seu lado invisível...”
e. Você acha que ter um diário é uma coisa antiga sem utilidade? Ou você concorda com a autora? Justifique.
f. Você tem o costume de acessar blogs ou possui um? Para que servem os blogs?
g. Você acha que há semelhanças entre um diário pessoal e um blog? Por quê?
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
1. O professor deverá solicitar aos alunos que, em dupla, acessem a página seguinte e leiam o diário da Mônica.
http://gustavopontesborba.blogspot.com/2010/01/biografia-mauricio-de-sousa.html
Disponível em:
http://gustavopontesborba.blogspot.com/2010/01/biografia-mauricio-de-sousa.
Disponível em:
http://gustavopontesborba.blogspot.com/2010/01/biografia-mauricio-de-sousa.html
Querido diário
Hoje a turma aprontou todas no shopping, a Magali tomou 3 sorvetes diet, o Cascão jogou boliche e perdeu 2 vezes. O Cebola e eu ficamos olhando as vitrines, depois fomos comer pizza. Quanta coisa para um dia! Até amanhã diário...
Oi diário, hoje eu fui com a turma ao cinema, assistimos um filme de romance. O Cascão não queria, pois acha que é filme só para mulher. A Magali foi a que mais chorou!!! O final foi muito emocionante.
Hoje fui ao dentista, para uma consulta de rotina.
Disponível em:
http://gustavopontesborba.blogspot.com/2010/01/biografia-mauricio-de-sousa.html
2. Após a leitura dos textos, os alunos, em dupla, deverão responder às questões propostas sobre os textos – Diário da Mônica e Meu querido diário - disponíveis na página
http://www.megaupload.com/?d=T2PNGBSW
Observação:
Os alunos deverão digitar as respostas no Kword e, no término da atividade, salvar o texto em seus pendrives.
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
1. O professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página seguinte para fazerem a leitura do artigo “O que é um blog e para que serve”.
Disponível em:
http://www.guiagratisbrasil.com/o-que-e-um-blog-e-para-que-serve/
Antigamente os diários possuíam uma característica: tinham um cadeado. Pois, geralmente quem mais os utilizavam eram as moças, e elas escreviam todos os seus segredos, e confissões de menina, aqueles segredos, mais íntimos, e a chave para abrir o diário, as moças escondiam muito bem, para que assim ninguém descobrisse os seus segredos. Porém atualmente escrever num diário de papel, e trancá-lo as sete chaves, já se tornou coisa do passado, pois nos dias de hoje o diário, mais conhecido entre os adolescentes é o “Blog”.
O Blog também é conhecido como um diário, porém com uma diferença dos diários dos tempos atrás, o Blog é colocado na rede de maior comunicação, ou seja, na internet, e pode ser visto, ou bisbilhotado por inúmeras pessoas. Escrever num Blog, ou seja, o diário da atualidade exige bastante falta de timidez da própria intimidade, e também não é preciso conhecer muito da internet, pois é muito simples. Para criar um Blog é só seguir corretamente as instruções, que os diversos sites da internet oferecem.
Existem vários Blogs que são individuais, porém também têm os Blogs que várias pessoas são responsáveis, assim como os fãs clubes, ou seja, os diários dos fãs.
O significado de “Blog” é uma abreviação de “Weblog”, que em português, quer dizer arquivo na rede. E existem inúmeras possibilidades. Por exemplo, é possível unir texto, juntamente com imagens, desenhos retirados de outros sites, sons, fotos. No Blog, todas as notícias, ou informações são abertas, e os visitantes podem deixar seus comentários, ou até mesmo suas fotos. E o melhor tudo isso pode ser realizado, sem nenhum custo. O Blog é fácil de produzir, ou seja, um diário online muito utilizado, por muitas pessoas, da modernidade, que querem expor, contar, comentar, seus momentos, suas histórias, suas experiências, isso tudo de maneira bastante facilitada.
Portanto, o Blog é um diário online, dos dias de hoje, e serve para as pessoas exporem suas vidas, e pode ser escrito o que tiver vontade, ou necessidade. Por isso, se gostou da ideia, crie também seu diário online.
Disponível em:
http://www.guiagratisbrasil.com/o-que-e-um-blog-e-para-que-serve/
2. Após a leitura oral do texto, feita pelo professor, os alunos deverão responder, em dupla, às questões propostas sobre o texto, disponíveis na página:http://www.megaupload.com/?d=F110JPTX
Aula 04 (50 minutos)
Atividade
1. O professor deverá propor aos alunos que, em grupo, realizem uma entrevista.
Os grupos deverão entrevistar algumas pessoas da própria escola: professores, secretárias, bibliotecárias, porteiro, cantineiras, etc. para coletar a opinião dessas pessoas a respeito das seguintes perguntas:
Observação:
Os alunos deverão filmar e gravar as entrevistas, utilizando os recursos do Classmate.
2. De posse dos dados colhidos por meio das entrevistas, os alunos deverão montar um vídeo, acrescentando nesse vídeo, um quadro comparativo entre os dois gêneros estudados – diário íntimo e diário virtual, feito no Kpresenter.
Para a montagem desse quadro, os alunos deverão observar os seguintes aspectos:
Observação:
Os vídeos serão apresentados em sala de aula para apreciação dos colegas e professor.
Aula 05 (50 minutos)
Atividade
Produção de texto
O professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página seguinte e façam a leitura da página do diário virtual da Mônica.
Disponível em:
2. Após a leitura do texto, o professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto:
Tomando como base a página de diário da Mônica. Escreva uma página de diário, em primeira pessoa, para ser postada em seu blog pessoal ou da classe.
Relate o que você aprendeu sobre diário íntimo e diário virtual nas últimas aulas.
Procure tecer comentários, opinar ou desabafar se for o caso.
Utilize uma linguagem espontânea, coloquial e informal.
Se quiser, você poderá colocar uma foto sua e de colegas.
Observação:
Caso os alunos não tenham blog pessoal ou da classe, o professor poderá orientá-los sobre como criar um blog, acessando a página:
http://blog.uol.com.br/stc/passeio_virtual_1_1.html
1. Para que os alunos possam conhecer um pouco sobre Marina Colasanti, o professor deverá solicitar a eles que acessem as páginas seguintes e assistam aos vídeos sobre a escritora.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=hwmWYk8_sS8
http://www.youtube.com/watch?v=DSW17sQQAZ4
2. Os alunos também poderão conhecer um pouco mais sobre Maurício de Souza, acessando a página abaixo para assistirem ao vídeo sobre o autor.
Disponível em:
A partir do trabalho desenvolvido, os alunos poderão ser avaliados pontualmente. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram perceber as semelhanças e diferenças entre os dois gêneros da ordem do relatar – diário íntimo e diário virtual.
A produção de um vídeo, contendo dados colhidos por meio de uma entrevista, e o quadro comparativo entre os dois gêneros estudados, bem como a produção de uma página de diário para ser postada em um blog constituem material para a avaliação formal dos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!