13/07/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Aula 01 (50 minutos)
Disponível em:
http://www.o-que-e.com/o-que-e-biografia/
A temática abordada, nesta aula, trata-se de um estudo comparativo entre dois gêneros discursivos da ordem do relatar, voltados para a experiência do “eu” – biografia e autobiografia.
Atividade
1. Para apresentar a temática da aula aos alunos, o professor deverá solicitar a eles que acessem a página abaixo e assistam ao vídeo “O que é uma biografia” com Carlos Didier.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=_9gnVPCCqhY
2. Os alunos deverão estar atentos ao conteúdo da entrevista, buscando respostas para as questões:
a. Quem é Carlos Didier?
b. De acordo com Didier, o que é uma biografia? De que fatores dependem uma biografia?
b. Segundo do autor, o que torna fascinante a aventura biográfica?
c.Onde começa o sucesso de uma biografia, segundo Didier?
c. “Biografia é uma decifração da pessoa pela arte, é interação entre obra e vida”. Explique.
Aula 02 (50 minutos cada)
Atividade
1. Os alunos em grupo deverão acessar a página seguinte para acompanharem, na tela de seus computadores, a leitura oral da biografia de Monteiro Lobato, feita pelo professor.
Disponível em:
http://www.graudez.com.br/litinf/autores/lobato/biografia.htm
2. Após a leitura os alunos deverão responder às questões propostas sobre o texto, disponíveis na página:
http://www.megaupload.com/?d=LNWZECP9
Observação:
Os alunos deverão digitar as respostas no Kword e salvar o texto em seus pendrives.
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
1. Nessa aula, os alunos vão conhecer um texto autobiográfico. Para isso, o professor deverá solicitar a eles que acessem a página abaixo e leiam a autobiografia de Bartolomeu Campos Queiroz..
Disponível em:
http://www.megaupload.com/?d=VOYY2E4A
2. Após a leitura oral do texto, feita pelo professor, e acompanhada pelos alunos na tela de seus computadores, eles deverão responder às questões propostas sobre o texto, também disponíveis na mesma página.
Observação:
Os alunos deverão digitar as respostas no Kword e salvar o texto em seus pendrives.
3. Para que os alunos possam conhecer um pouco mais sobre o grande escritor Bartolomeu Campos de Queiroz, o professor deve solicitar aos alunos acessem a página seguinte e assistam ao vídeo em que o escritor fala um um pouco de suas memórias.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=1-z-8O31_qc
Bartolomeu Campos de Queiroz
Disponível em:
http://criandopassarinhos.blogspot.com/2010/04/texto-do-bartolomeu-campos-de-queiros.html
Aula 04 (50 minutos)
Atividade
Produção textual
1. O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto:
a. Em grupo, baseando no que vocês aprenderam sobre os gêneros biografia e autobiografia, escrevam uma autobiografia coletiva, contando suas vivências em comum.
http://letras.terra.com.br/raul-seixas/35622/
a. Depois de produzirem o texto, montem uma exposição no Kpresenter, relatando as características dos gêneros estudados – biografia e autobiografia. Acrescentem o texto produzido pelo grupo.
Observação:
Os trabalhos serão apresentados na sala de aula para colegas e professor.
1. Para que os alunos possam ter mais conhecimentos sobre o gênero -biografia, o professor pode solicitar a eles que acessem a a página seguinte e assistam ao vídeo sobre "Os primeiros passos de uma biografia".
Entrevista com Carlos Didier – os primeiros passos de uma biografia
http://www.youtube.com/watch?v=MxFqADtTn9E&feature=related
2. Para que os alunos conheçam sobre biografias não autorizadas, ele poderão assistir ao vídeo em que o rei Roberto Carlos fala de sua biografia.
Disponível em:
O rei Roberto Carlos fala sobre sua biografia
http://www.youtube.com/watch?v=oLXiJTqd32U&feature=related
3. E, ainda, para ampliar os conhecimentos sobre o escritor Monteiro Lobato, seria conveniente os alunos assistirem ao vídeo seguinte sobre a vida do escritor.
Biografia de Monteiro Lobato
A partir do trabalho desenvolvido, os alunos poderão ser avaliados pontualmente. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram perceber as semelhanças e diferenças entre os dois gêneros da ordem do relatar – biografia e autobiografia.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!