Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Biografia versus autobiografia

 

13/07/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Comparar dois gêneros discursivos da ordem do narrar, voltados para a experiência do “eu”  – biografia e autobiografia - identificando semelhanças e diferenças – quanto às  características formais e funcionais.
  • Ler e analisar biografias e autobiografias, atentando para a estrutura composicional desses gêneros.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Elementos básicos da estrutura narrativa.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos.
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

Disponível em:

http://www.o-que-e.com/o-que-e-biografia/

 

A temática abordada, nesta aula, trata-se de um estudo comparativo entre dois gêneros discursivos da ordem do relatar, voltados para a experiência do “eu”  – biografia e autobiografia.

Atividade

1. Para apresentar a temática da aula aos alunos, o professor deverá solicitar a eles que acessem a página abaixo  e assistam ao vídeo “O que é uma biografia” com Carlos Didier.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=_9gnVPCCqhY

2. Os alunos deverão estar atentos ao conteúdo da entrevista, buscando respostas  para as questões:

a.  Quem é Carlos Didier?

b. De acordo com Didier, o que é uma biografia? De que fatores dependem uma biografia?

b. Segundo do autor, o que  torna fascinante a aventura biográfica?

c.Onde começa o sucesso de uma biografia, segundo Didier?

c. “Biografia é uma decifração da pessoa pela arte, é interação entre obra e vida”. Explique.

 

Aula 02 (50 minutos cada)

Atividade

1. Os alunos  em grupo deverão acessar a página seguinte  para acompanharem, na tela de seus computadores, a leitura oral da  biografia de Monteiro Lobato, feita pelo professor.

Disponível em:

http://www.graudez.com.br/litinf/autores/lobato/biografia.htm

2. Após a leitura os alunos deverão responder às questões propostas sobre o texto, disponíveis na página:

http://www.megaupload.com/?d=LNWZECP9

Observação:

Os alunos deverão digitar as respostas no Kword e salvar o texto em seus pendrives.

 

Aula 03 (50 minutos)

Atividade

1. Nessa aula, os alunos vão conhecer um texto autobiográfico. Para isso, o professor deverá solicitar a eles que acessem a página abaixo e leiam a autobiografia  de Bartolomeu Campos Queiroz..

Disponível em:

http://www.megaupload.com/?d=VOYY2E4A

2. Após a leitura oral do texto, feita pelo professor, e acompanhada pelos alunos na tela de seus computadores, eles deverão responder às questões propostas sobre o texto, também disponíveis na mesma página.

Observação:

Os alunos deverão digitar as respostas no Kword e salvar o texto em seus pendrives.

3. Para que os alunos  possam conhecer um pouco mais sobre o grande escritor Bartolomeu Campos  de Queiroz, o professor deve solicitar aos alunos  acessem a página seguinte  e assistam ao vídeo em que o escritor fala um um pouco de suas memórias.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=1-z-8O31_qc

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bartolomeu Campos de Queiroz

Disponível em:

http://criandopassarinhos.blogspot.com/2010/04/texto-do-bartolomeu-campos-de-queiros.html

 

 

     Aula 04 (50 minutos)

Atividade

Produção textual  

1. O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto:

a. Em grupo, baseando no que vocês aprenderam sobre os gêneros biografia e autobiografia, escrevam  uma autobiografia coletiva, contando suas vivências em comum.

  • Usem a primeira pessoa do singular  ou do plural se preferirem.
  • Tomem como base a canção “Há dez mil anos atrás” de  Raul Seixas. Letra e vídeo disponíveis na página:

http://letras.terra.com.br/raul-seixas/35622/

a. Depois de produzirem o texto, montem uma exposição no Kpresenter, relatando as características dos gêneros estudados – biografia e autobiografia.  Acrescentem o texto produzido pelo grupo.

Observação:

Os trabalhos serão apresentados na sala de aula para colegas e professor.

 

  

Recursos Complementares

1. Para que os alunos possam ter mais conhecimentos sobre o gênero -biografia, o professor pode solicitar a eles que acessem a a página seguinte e assistam ao vídeo sobre "Os primeiros passos de uma biografia".

Entrevista com Carlos Didier – os primeiros passos de uma biografia

http://www.youtube.com/watch?v=MxFqADtTn9E&feature=related

2. Para que os alunos conheçam sobre biografias não autorizadas, ele poderão assistir ao vídeo em que o rei Roberto Carlos fala de sua biografia.

Disponível em:

O rei Roberto Carlos fala sobre sua biografia

http://www.youtube.com/watch?v=oLXiJTqd32U&feature=related

3. E, ainda, para ampliar os conhecimentos sobre o escritor Monteiro Lobato, seria conveniente os alunos assistirem ao vídeo seguinte sobre a vida do escritor.

Biografia de Monteiro Lobato

http://www.youtube.com/watch?v=irnAK-cXev8&feature=related

Avaliação

 A partir do trabalho desenvolvido, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente  se eles conseguiram perceber as semelhanças e diferenças entre  os  dois gêneros da ordem do relatar – biografia e autobiografia.

  • A  produção de uma autobiografia coletiva, bem como a apresentação de um relatório sobre os gêneros estudados, no kpresenter,  constituem  material  para a avaliação formal dos alunos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.