07/07/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que o aluno conheça seu corpo, diferencie suas partes e saiba que cada membro possui uma função. É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.
Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.
Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Esta aula está dividida em quatro momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Alfabetização. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.
1° Momento: aproximadamente 60 min.
QUANTOS E QUAIS SÃO OS SENTIDOS HUMANOS
Professor, vamos utilizar o vídeo a seguir para introduzir os cinco sentidos humanos (visão, audição, paladar, tato e olfato). Para isso, solicite que utilizem os laptops UCA e sigam o caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet]. Discuta com eles e fale sobre a importância dos órgãos dos sentidos na obtenção de conhecimentos.
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pAjgn7Ir34E
Imagem disponível em: http://filosofia-edsonmenezes.blogspot.com/
1) Quais são os cinco sentidos humanos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Qual deles você utiliza quando está assistindo um desenho animado ou um filme e comendo pipoca?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Qual dos sentidos humanos você mais utiliza?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º Momento: aproximadamente 60 min.
O CONHECIMENTO ACONTECE A PARTIR DOS SENTIDOS
Professor, fundamente sua fala no filósofo inglês John Locke (1632-1704), fundador do empirismo (conheça mais sobre o filósofo em Recursos Complementares). Ele utilizou o argumento da tabula rasa, que falava que todas as pessoas nascem sem conhecimento algum (a mente é, inicialmente, como uma "folha de papel em branco"), e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência obtida por meio dos órgãos dos sentidos.
Imagem disponível em: http://www.vaicomtudo.com/john-locke.html
Possibilite que as crianças compreendam o que você está falando de uma forma lúdica, através da brincadeira do “Homem-Batata”. Para isso, utilize o laptop UCA, seguindo a sequência: Metasys > aplicativos > jogos > jogos para crianças > homem batata.
Fonte: imagem retirada do laptop UCA
Conduza os alunos para que façam a comparação entre o ser humano, o Homem-Batata e a experiência obtida com os órgãos dos sentidos com os acessórios (olhos, nariz, boca, orelhas, dedos e outros). Explique que o Homem-Batata do jeito que é apresentado na figura é uma tábula rasa, ou seja, sem conhecimento (acessório) algum e só é completado pela experiência obtida com os órgãos dos sentidos. Após a explicação, deixe que eles criem/montem suas “experiências” digitais, jogando.
3º Momento: aproximadamente 60 min.
A IMPORTÂNCIA DE UM OLHAR OBSERVADOR.
Professor, um antigo desenho animado chamado “Thundercats”, retratava uma família de homens-gato que veio de outro planeta. Seu líder chamava-se “Lion”, detentor da “espada justiceira”, que tinha o poder de lhe dar uma visão além do alcance humano. Certamente, seus alunos não possuem tal espada, mas possuem inteligência para compreender e ver para além do que se mostra em determinadas situações escolares.
Imagens disponíveis em: http://meganakas.blogspot.com/2010/10/espada-justiceira-de-me-visao-alem-do.html
Leve os alunos a refletirem que em muitas situações de nossa vida, passamos despercebidos pelas coisas. Olhamos mas não vemos, caminhamos todos os dias pelas mesmas ruas e não enxergamos o que nela existe já há muito tempo, andamos diariamente de ônibus e nunca reparamos um detalhe do rosto do motorista ou do cobrador. O que isso significa?
Essa reflexão auxilia no autoconhecimento, pois, podem verificar se são ou não observadores e os ajuda a verificar seus gostos e preferências, pois, a tendência humana é não enxergar aquilo de que não se gosta. Como já dizia um antigo dito popular: “o pior cego é aquele que não quer enxergar”.
Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/visao.htm
Convide seus alunos para darem um passeio pela escola. Eles devem levar seus laptops UCA. Desperte-os a olharem aquilo que está no caminho deles de uma forma mais atenta. Peça para que fotografem o que é “novo” para eles, ou seja, aquilo que mesmo já estando lá há muito tempo, eles nunca haviam percebido. Para isso, eles devem seguir os seguintes passos: metasys – câmera.
Depois de coletadas estas imagens, solicite que escrevam um texto relatando o que descobriram, ou seja, o que viram e que antes não haviam observado. Eles poderão posteriormente inserir a foto para ilustrar o texto. Veja uma sugestão:
4º momento: aproximadamente 60 min.
EXERCITE SUA VISÃO
Professor, esta atividade tem como propósito mostrar aos alunos a importância de um olhar mais apurado, para isso temos que estar atentos e observar os detalhes. Você poderá imprimir para seus alunos colarem no caderno ou compartilhar as imagens a seguir utilizando os laptops acessando o Modo de Colaboração em Classe, ferramenta disponível nos laptops do Programa Um Computador por Aluno – UCA, que se encontra na Barra de ferramentas no canto direito dos laptops e é representado pela imagem de um livro aberto.
Você consegue encontrar duas (2) letras B abaixo?
RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRBRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRBRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
Encontre agora o número 1. Esta é a mais fácil.
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIII1IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Se prestar atenção vai encontrar o número seis (6).
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999699999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
O desafio está quase terminando. Encontre o N. Para os outros seria difícil, não para você que tem uma visão apurada.
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMNMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
Para finalizar, um teste bem fácil. Encontra o Q.
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOQOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Parabéns! Você provou que tem uma visão bastante apurada.
Como atividade de casa, construa um blog para postar as imagens que produziu na 3ª atividade desta aula. Pesquise sobre os “Thundercats”, falando um pouco das habilidades de cada personagem. Utilize sua criatividade e construa alguns desafios como os do 4º momento desta aula.
Observação: Professor, essas sugestões de recursos são para você. Não as indique para seus alunos, pois, possui uma linguagem inadequada para elas.
- Tábula rasa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabula_rasa
- Empirismo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Empirismo
- Imagem de John Locke: http://www.vaicomtudo.com/john-locke.html
- Vida e obra de John Locke: http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Locke
- Informações sobre o Homem-batata: http://classe.geness.ufsc.br/index.php/Homem_Batata
- Jogos online: http://mrjogos.uol.com.br/jogos-online-mais-procurados/homem-batata/
- Criação de blog grátis: http://www.criarumblog.com/
Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das quatro atividades distribuídas ao longo da aula. Assim será possível verificar se os alunos conheceram os cinco sentidos humanos e se sabem diferenciar um do outro. Verifique se eles reconheceram a importância e a necessidade de se enxergar para além daquilo que lhe são apresentados. Registre suas observações, para que você tenha dados para o seu planejamento.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/08/2011
Cinco estrelasMuito boa.