Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Uma visão mais apurada - UCA

 

07/07/2011

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os cinco sentidos humanos;

 

  • Destacar a visão como um apurado e eficaz sentido para obter-se conhecimento;

 

  • Refletir sobre a importância de ter um olhar mais apurado;

 

  • Reconhecer a necessidade de enxergar para além daquilo que lhe é apresentado.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que o aluno conheça seu corpo, diferencie suas partes e saiba que cada membro possui uma função. É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

computador projeto uca aberto computador projeto uca

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em quatro momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Alfabetização. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

1° Momentoaproximadamente 60 min.

QUANTOS E QUAIS SÃO OS SENTIDOS HUMANOS

Professor,  vamos utilizar o vídeo a seguir para introduzir os cinco sentidos humanos (visão, audição, paladar, tato e olfato). Para isso, solicite que utilizem os laptops UCA e sigam o caminho: Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet]. Discuta com eles e fale sobre a importância dos órgãos dos sentidos na obtenção de conhecimentos.

5 sentidos

 

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pAjgn7Ir34E

 

5 sentidos

Imagem disponível em: http://filosofia-edsonmenezes.blogspot.com/

 

Aluna UCA - Atividades

1) Quais são os cinco sentidos humanos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Qual deles você utiliza quando está assistindo um desenho animado ou um filme e comendo pipoca?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Qual dos sentidos humanos você mais utiliza?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º Momento: aproximadamente 60 min.

O CONHECIMENTO ACONTECE A PARTIR DOS SENTIDOS

Professor, fundamente sua fala no filósofo inglês John Locke (1632-1704), fundador do empirismo (conheça mais sobre o filósofo em Recursos Complementares). Ele utilizou o argumento da tabula rasa, que falava que todas as pessoas nascem sem conhecimento algum (a mente é, inicialmente, como uma "folha de papel em branco"), e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência obtida por meio dos órgãos dos sentidos.

John Locke

Imagem disponível em: http://www.vaicomtudo.com/john-locke.html

Possibilite que as crianças compreendam o que você está falando de uma forma lúdica, através da brincadeira do “Homem-Batata”. Para isso, utilize o laptop UCA, seguindo a sequência: Metasys > aplicativos > jogos > jogos para crianças > homem batata.

Homem-Batata

Fonte: imagem retirada do laptop UCA

Conduza os alunos para que façam a comparação entre o ser humano, o  Homem-Batata e a experiência obtida com os órgãos dos sentidos com os acessórios (olhos, nariz, boca, orelhas, dedos e outros). Explique que o Homem-Batata do jeito que é apresentado na figura é uma tábula rasa, ou seja, sem conhecimento (acessório) algum e só é completado pela experiência obtida com os órgãos dos sentidos. Após a explicação, deixe que eles criem/montem suas “experiências” digitais, jogando.

3º Momento: aproximadamente 60 min.

A IMPORTÂNCIA DE UM OLHAR OBSERVADOR.

Professor, um antigo desenho animado chamado “Thundercats”, retratava uma família de homens-gato que veio de outro planeta. Seu líder chamava-se “Lion”, detentor da “espada justiceira”, que tinha o poder de lhe dar uma visão além do alcance humano. Certamente, seus alunos não possuem tal espada, mas possuem inteligência para compreender e ver para além do que se mostra em determinadas situações escolares.

lion lion

Imagens disponíveis em: http://meganakas.blogspot.com/2010/10/espada-justiceira-de-me-visao-alem-do.html

Leve os alunos a refletirem que em muitas situações de nossa vida, passamos despercebidos pelas coisas. Olhamos mas não vemos, caminhamos todos os dias pelas mesmas ruas e não enxergamos o que nela existe já há muito tempo, andamos diariamente de ônibus e nunca reparamos um detalhe do rosto do motorista ou do cobrador. O que isso significa?

Essa reflexão auxilia no autoconhecimento, pois, podem verificar se são ou não observadores e os ajuda a verificar seus gostos e preferências, pois, a tendência humana é não enxergar aquilo de que não se gosta. Como já dizia um antigo dito popular: “o pior cego é aquele que não quer enxergar”.

olho

Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/visao.htm

Convide seus alunos para darem um passeio pela escola. Eles devem levar seus laptops UCA. Desperte-os a olharem aquilo que está no caminho deles de uma forma mais atenta. Peça para que fotografem o que é “novo” para eles, ou seja, aquilo que mesmo já estando lá há muito tempo, eles nunca haviam percebido. Para isso, eles devem seguir os seguintes passos: metasys – câmera.

Depois de coletadas estas imagens, solicite que escrevam um texto relatando o que descobriram, ou seja, o que viram e que antes não haviam observado. Eles poderão posteriormente inserir a foto para ilustrar o texto. Veja uma sugestão:

um novo olhar

4º momento: aproximadamente 60 min.

EXERCITE SUA VISÃO

Professor, esta atividade tem como propósito mostrar aos alunos a importância de um olhar mais apurado, para isso temos que estar atentos e observar os detalhes. Você poderá imprimir para seus alunos colarem no caderno ou compartilhar as imagens a seguir utilizando os laptops acessando o Modo de Colaboração em Classe, ferramenta disponível nos laptops do Programa Um Computador por Aluno – UCA, que se encontra na Barra de ferramentas no canto direito dos laptops e é representado pela imagem de um livro aberto.

Você consegue encontrar duas (2) letras B abaixo?

RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRBRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRBRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

Encontre agora o número 1. Esta é a mais fácil.

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIII1IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Se prestar atenção vai encontrar o número seis (6).

9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999699999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999
9999999999999999999999999999999999999999999999999999999

O desafio está quase terminando. Encontre o N. Para os outros seria difícil, não para você que tem uma visão apurada.

MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMNMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

Para finalizar, um teste bem fácil. Encontra o Q.

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOQOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Parabéns! Você provou que tem uma visão bastante apurada.

Aluno UCA - Atividades de Casa

Como atividade de casa, construa um blog para postar as imagens que produziu na 3ª atividade desta aula. Pesquise sobre os “Thundercats”, falando um pouco das habilidades de cada personagem. Utilize sua criatividade e construa alguns desafios como os do 4º momento desta aula.

Recursos Complementares

Observação: Professor, essas sugestões de recursos são para você. Não as indique para seus alunos, pois, possui uma linguagem inadequada para elas.

- Tábula rasa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabula_rasa

- Empirismo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Empirismo

- Imagem de John Locke: http://www.vaicomtudo.com/john-locke.html

- Vida e obra de John Locke: http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Locke

- Informações sobre o Homem-batata: http://classe.geness.ufsc.br/index.php/Homem_Batata

- Jogos online: http://mrjogos.uol.com.br/jogos-online-mais-procurados/homem-batata/

- Criação de blog grátis: http://www.criarumblog.com/

Avaliação

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das quatro atividades distribuídas ao longo da aula. Assim será possível verificar se os alunos conheceram os cinco sentidos humanos e se sabem diferenciar um do outro. Verifique se eles reconheceram a importância e a necessidade de se enxergar para além daquilo que lhe são apresentados. Registre suas observações, para que você tenha dados para o seu planejamento.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.