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Agrotóxicos: contra quem? A favor de quem? UCA

 

15/07/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar o uso de agrotóxicos na agricultura.
  • Analisar as questões socioeconômicas que permeiam o uso de agrotóxicos.
  • Avaliar os impactos ambientais e na saúde humana decorrentes do uso de agrotóxicos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Assistindo e discutindo vídeos

Para iniciar o estudo desse tema sugerimos que o professor oriente os alunos para que,  utilizando seus laptops Classmate, acessem os vídeos indicados a seguir, que abordam problemas decorrentes do uso de agrotóxicos na produção de alimentos.

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar os sítios na sequência em que são apontados a seguir.

Vídeo 1- Globo Repórter 250311 - Agrotóxicos podem causar doenças como depressão, câncer e infertilidade. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Qpo1uUIpp80. Acessado em 16/06/2011. 

Vídeo 2- Uso abusivo de agrotóxicos: ameaça à saúde e ao meio ambiente. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=hgdhIBwOpk4. Acessado em 16/06/2011. 

Vídeo 3- Dr. Bactéria - Como eliminar agrotóxicos dos vegetais. http://www.youtube.com/watch?v=hLZ9Dloc9U8&feature=related. Acessado em 16/06/2011

imag vídeo 1

Imagem do vídeo 1

imag vídeo 2

Imagem do vídeo 2

Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.

Questões para discussão

  • Qual é a finalidade do uso de agrotóxicos? E as consequências?
  • Em que partes dos alimentos os agrotóxicos ficam acumulados?
  • Quais doenças para o homem o acúmulo de agrotóxicos pode provocar?
  • Como evitar a ingestão de alimentos contaminados por agrotóxicos?
  • Alimentos orgânicos: o que é isso? Quais são as vantagens e desvantagens do consumo desse tipo de alimento?
  • Compare no vídeo 1 e 2 as formas como as pessoas aplicam os agrotóxicos?
  • Enumere os alimentos que têm apresentado maior índice de contaminação por agrotóxicos. O que fazer antes de consumi-los?

 

As considerações do grupo poderão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após a discussão, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento nesse momento de socialização no sentido de corrigir eventuais interpretações contraditórias e aproveitar o espaço para tecer considerações que ampliem a discussão.

agrot amament

Fonte da imagem: http://www.rel-uita.org/agricultura/agrotoxicos/fotos/agrotoxicos-alvaro-santos-300.jpg. Acessado em 16/06/2011.

 

Atividade 2- Pesquisando na internet

A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática e instrumentalizá-los para avaliar de maneira crítica o uso de agrotóxicos na agricultura, o professor deverá distribuir a classe em grupos de quatro componentes para que possam fazer pesquisas na internet, discutir as informações e elaborar um texto conjunto. Deverá fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia.

Endereços para pesquisa

http://www.coladaweb.com/biologia/alimentos/agrotoxicos-o-veneno-nosso-de-cada-dia. Acessado em 16/06/2011.

http://www.rgnutri.com.br/sqv/curiosidades/uaap.php. Acessado em 16/06/2011.

http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/agrotx.htm. Acessado em 16/06/2011.

http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/dest.htm. Acessado em 16/06/2011.

http://www.dicasbcb.com.br/Saude/exps_agrotxc.htm. Acessado em 16/06/2011.

http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia23/AG01/arvore/AG01_6_299200692525.html. Acessado em 16/06/2011.

Cada aluno deverá acessar o endereço de seu computador, fazendo a leitura de todo o texto e fazendo registros daquilo que considerar relevante. Em seguida, o grupo discute os apontamentos de cada um e formula um texto que sintetize os destaques apontados. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto do computador UCA, utilizando o KWord. O texto deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

agrot banana

Fonte da imagem: http://www.derradeirasgracas.com/images/Os%20Sinais%20do%20Apocalipse/Banana%2010.07.09.jpg. Acessado em 16/06/2011.

Atividade 3- Montagem de apresentações do conteúdo pesquisado

Terminada a produção de textos, sugerimos que o professor mantenha os mesmos grupos, mas sorteie entre eles alguns subtemas para maior aprofundamento teórico e socialização.

Sugestões

  • Uso de agrotóxicos: aspectos históricos e socioeconômicos.
  • Alimentos contaminados por agrotóxicos.
  • Agrotóxicos e a saúde humana.
  • Impactos ambientais decorrentes do uso de agrotóxicos.
  • Riscos no manuseio de agrotóxicos.
  • Destinação das embalagens de agrotóxicos após o uso. 

 

Para esse momento, o professor poderá indicar novos textos, como os sugeridos a seguir.

Perigo invisível - Resíduos tóxicos em micronutrientes: veneno na produção de alimentos. Disponível em: http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas_sesc/pb/artigo.cfm?Edicao_Id=224&breadcrumb=1&Artigo_ID=3513&IDCategoria=3823&reftype=1. Acessado em 16/06/2011.

Os 10 alimentos mais contaminados por agrotóxicos. Disponível em: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1058/os_10_alimentos_mais_contaminados_por_agrotoxicos/. Acessado em 16/06/2011.

Agrotóxico pode dizimar populações de abelhas. Disponível em: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1772/agrotoxico_pode_dizimar_populacoes_de_abelhas/.  Acessado em 16/06/2011.

 

Os alunos de cada grupo deverão fazer novas leituras sobre o subtema sorteado e montar uma apresentação do conteúdo estudado utilizando o  programa "KPresenter" ( Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação.

As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 4- Socialização do trabalho do grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Atividade 5- Júri simulado

Para a discussão e avaliação desse estudo, sugerimos uma dinâmica denominada de "júri simulado" que deverá ser previamente explicada pelo professor, que também se encarregará de ajudar os alunos na distribuição de papéis entre os alunos, de modo que todos possam participar contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.

Tema - Agrotóxicos: contra quem? A favor de quem?

Objetivos:

  • Estudar e debater o tema em questão (réu), levando todos os participantes do grupo a se envolverem e tomarem uma posição.
  • Exercitar a expressão e o raciocínio.
  • Desenvolver o senso crítico.

Participantes: (Funções)

  • Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
  • Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu.
  • Advogado de defesa: Defende o réu e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação.
  • Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.
  • Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituída por número impar: (3, 5 ou 7).
  • Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o júri, acompanham em silêncio

Passos:

  • Coordenador apresenta o assunto e a questão a ser trabalhada.
  • Orientação para os participantes.
  • Preparação para o júri.
  • Juiz abre a sessão.
  • Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão  em pauta).
  • Advogado de defesa defende o réu ou a ré.
  • Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
  • Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
  • Advogado de defesa retoma a defesa.
  • Intervenção da testemunha de defesa.
  • Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
  • O público avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.
  • Leitura e justificativa da sentença pelo juiz. 

Avaliação:

  • Que proveito foi tirado dessa dinâmica?
  • O que mais agradou?
  • Como o grupo se sentiu?
  • O que pode ser melhorado?

 

cordel agrot

Fonte da imagem: http://pratoslimpos.org.br/wp-content/uploads/2011/04/capa_cordel_agrotoxicos.jpg. Acessado em 16/06/2011.

Interdisciplinaridade

Uma possibilidade enriquecedora para a compreensão e análise crítica do tema seria um trabalho conjunto entre os professores de ciências, história e geografia, onde cada área de conhecimento ampliaria a discussão naquilo que lhe é mais apropriado. A questão do uso inicial dos agrotóxicos como arma de guerra, por exemplo, poderia ser mais bem explorada nas aulas de história, assim como a influência do uso desses recursos na produção agrícola do país nas aulas de geografia.

 

indice agrot

Fonte da imagem: http://www.chacaradeorganicos.com.br/wp-content/uploads/2010/05/agrotoxicos.jpg. Acessado em 17/06/2011.

Recursos Complementares

AGROTÓXICO E MEIO AMBIENTE: Uma Proposta de Ensino de Ciências e Química. Disponível em:

http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/agrotoxicos.pdf. Acessado em 16/06/2011.

Agrotóxicos: eficiência econômica e injustiça socioambiental (página 2). Disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos903/agrotoxicos-economia-socioambiental/agrotoxicos-economia-socioambiental2.shtml. Acessado em 16/06/2011.

Impacto ambiental dos Agrotóxicos. Disponível em: http://www.cpmo.org.br/artigos/Impacto_Ambiental_Agrotoxicos_Tokeshi.pdf. Acessado em 16/06/2011.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos produzidos em grupo (atividades 1 e 2); as apresentações finais produzidas e apresentadas pelos grupos (atividades 3e 4) e a participação no júri simulado (atividade 5).

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