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Células tronco: onde estamos? Para onde vamos? UCA

 

05/07/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar as pesquisas com células tronco em nível mundial e nacional.
  •  Analisar as questões sociais, éticas e culturais que permeiam e balizam os estudos e a aplicação de técnicas que utilizam células tronco.
  • Avaliar os avanços e retrocessos na utilização de células tronco na área de saúde
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Organização dos seres vivos: células, tecidos, órgãos, sistemas.
  • Células e tecidos.
  • Noções básicas de anatomia e fisiologia humana.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Discutindo uma notícia

Lista de desejos de menina com câncer terminal faz sucesso na internet

Esta foi a manchete de uma notícia divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo em 10/06/2011. A menina que está na foto (publicada pelo jornal) com a cabeça coberta por uma touca branca se chama Alice Pyne. Sugerimos a leitura da notícia para iniciar o estudo do  tema dessa aula.

Alice Pyne

Fonte da imagem: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,lista-de-desejos-de-menina-com-cancer-terminal-faz-sucesso-na-internet,730569,0.htm. Acessado em 14/06/2011.

Nesse sentido, o professor deverá orientar os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem a matéria, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar o sítio: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,lista-de-desejos-de-menina-com-cancer-terminal-faz-sucesso-na-internet,730569,0.htm. Acessado em 14/06/2011.  Outra possibilidade é a do professor salvar previamente o texto em seu computador UCA, e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Após a leitura individual e silenciosa, o professor deverá empreender uma conversa informal sobre as impressões de seus alunos a respeito do assunto, encaminhando para questões relativas ao câncer e ao transplante de medula. Buscar referências sobre os conhecimentos dos alunos a respeito da temática por meio de uma pergunta chave: por que uma das 17 coisas que Alice pretende fazer antes de morrer é promover a doação de medula?

Outras questões poderão ser formuladas como desdobramento desta:

  • De que medula Alice está falando?
  • Como se faz uma doação e um transplante de medula?
  • Para que se faz esse tipo de transplante?
  • Em que esse transplante ajudaria no tratamento do câncer de Alice?

 

O professor deverá listar essas e outras perguntas no quadro para que os alunos as copiem em seus cadernos. Se não aparecerem espontaneamente nas indagações dos alunos, o professor deverá acrescentar:

  • O que são células tronco?
  • Quais são os tipos de células tronco?
  • Como funcionam os tratamentos com células tronco?
  • O desenvolvimento de pesquisas e do uso de células tronco é aceito tranquilamente por todos os segmentos sociais?
  • Esse é um tipo de tratamento acessível à maioria das pessoas?
  • Como o Brasil e outros países do mundo têm empreendido nesse tipo de recurso terapêutico? Quais são os sucessos? E as dificuldades?

 

Os alunos deverão digitar todas as perguntas em seu computador UCA, usando o KWord. Salvar o arquivo com um nome relacionado ao tema da aula.

embrião

Fonte da imagem: http://kuryusthelord.files.wordpress.com/2011/03/celula_tronco1.jpg. Acessado em 14/06/2011.

Atividade 2 - Pesquisando na internet

A fim de buscar respostas para as perguntas listadas anteriormente, ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática e instrumentalizá-los para avaliar de maneira crítica a pesquisa e o uso de células tronco, o professor deverá distribuir os alunos em grupos de quatro componentes para que possam fazer pesquisas na internet, discutir as informações, elaborar um texto conjunto. Deverá fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia.

Endereços para a pesquisa:

Entenda a polêmica envolvendo as células tronco. Disponível em: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/atualidades/1204813468. Acessado em 14/06/2011.

Principais interesses no uso de células tronco. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/celula-mae2.htm. Acessado em 14/06/2011.

O que são células tronco? Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/01.html. Acessado em 14/06/2011.

Que avanços as pesquisas científicas com células tronco podem trazer para a medicina?

Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/02.html. Acessado em 14/06/2011.

Por que permitir a pesquisa com embriões, se as células-tronco são também encontradas em tecidos adultos? Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/03.html. Acessado em 14/06/2011.

O que a Lei da Biossegurança aprovada na Câmara permite? Disponível em:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/04.html. Acessado em 14/06/2011.

Os cientistas podem adquirir os embriões diretamente nas clínicas de fertilização assistida? Disponível em:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/05.html. Acessado em 14/06/2011.

Qual o motivo da polêmica em torno da lei? Disponível em:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/06.html. Acessado em 14/06/2011.

É possível desenvolver uma técnica para obter células-tronco sem precisar dos embriões? Disponível em:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/06a.html. Acessado em 14/06/2011.

Qual é o tamanho do embrião quando as células são extraídas para pesquisas? Disponível em:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/07.html. Acessado em 14/06/2011.

Em que estágio se encontram as pesquisas de tratamentos com células-tronco? Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/08.html. Acessado em 14/06/2011.

E no Brasil, o que existe em termos de pesquisas? Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/09.html. Acessado em 14/06/2011.

Como é a legislação sobre células tronco em outros países? Disponível em:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/10.html. Acessado em 14/06/2011.

O que o uso de células-tronco tem a ver com a clonagem? Disponível em:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/11.html. Acessado em 14/06/2011.

Cada aluno deverá acessar o endereço de seu computador, fazendo a leitura de todo o texto e fazendo registros, de acordo com o roteiro composto pelas perguntas listadas, além daquilo que considerar relevante. Em seguida, o grupo discute os apontamentos de cada aluno e formula um texto que sintetize os destaques do grupo. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto do computador UCA, utilizando o KWord. O texto deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

células tronco

Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_2dvjtmz_4q8/TOQ1lVC042I/AAAAAAAAAB4/03YCH3zJ_NQ/s1600/13_celula_tronco_000.jpg. Acessado em 14/06/2011.

Atividade 3. Montagem de apresentações do conteúdo estudado

Terminada a produção de textos, sugerimos que o professor mantenha os mesmos grupos, mas sorteie entre eles alguns subtemas para maior aprofundamento teórico e socialização.

Sugestões:

  • Células tronco: características e tipos.
  • Polêmica envolvendo as células tronco.
  • Principais interesses no uso de células tronco.
  • Avanços que as pesquisas científicas com células tronco podem trazer para a medicina.
  • Legislação sobre células tronco.
  • Pesquisas com células tronco: panorama nacional e mundial.

Os alunos de cada grupo deverão fazer novas leituras sobre o subtema sorteado e montar uma apresentação do conteúdo estudado utilizando o  programa "KPresenter" ( Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação.

As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

painel cél tronco

Fonte da imagem: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/atualidades/imagens/celulas_tronco_pesquisa.jpg. Acessado em 14/06/2011.

Atividade 4- Socialização do trabalho do grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

diga sim

Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_P34f5oOa7cM/SSLgwS54CNI/AAAAAAAAGL8/YiTj1bq8Ndw/S220/bg_profile.jpg. Acessado em 14/06/2011.

Atividade 5- Júri simulado

Para a discussão e avaliação desse estudo, sugerimos uma dinâmica denominada de "júri simulado" que deverá ser previamente explicada pelo professor, que também se encarregará de ajudar os alunos na distribuição de papéis entre os alunos, de modo que todos possam participar contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.

Tema - Células tronco: contra ou a favor da vida?

Objetivos:

  • Estudar e debater o tema em questão (réu), levando todos os participantes do grupo a se envolverem e tomarem uma posição.
  • Exercitar a expressão e o raciocínio.
  • Desenvolver o senso crítico.

Participantes: (Funções)

  • Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
  • Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu.
  • Advogado de defesa: Defende o réu e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação.
  • Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.
  • Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituída por número impar: (3, 5 ou 7).
  • Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o júri, acompanham em silêncio. 

Passos:

  • Coordenador apresenta o assunto e a questão a ser trabalhada.
  • Orientação para os participantes.
  • Preparação para o júri.
  • Juiz abre a sessão.
  • Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão  em pauta).
  • Advogado de defesa defende o réu ou a ré.
  • Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
  • Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
  • Advogado de defesa retoma a defesa.
  • Intervenção da testemunha de defesa.
  • Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
  • O público avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.
  • Leitura e justificativa da sentença pelo juiz. 

Avaliação:

  • Que proveito foi tirado dessa dinâmica?
  • O que mais agradou?
  • Como o grupo se sentiu?
  • O que pode ser melhorado?
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos produzidos em grupo (atividade 2); as apresentações finais produzidas e apresentadas pelos grupos (atividades 3 e 4) e a participação no júri simulado (atividade 5).

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