05/07/2011
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Esta foi a manchete de uma notícia divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo em 10/06/2011. A menina que está na foto (publicada pelo jornal) com a cabeça coberta por uma touca branca se chama Alice Pyne. Sugerimos a leitura da notícia para iniciar o estudo do tema dessa aula.
Fonte da imagem: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,lista-de-desejos-de-menina-com-cancer-terminal-faz-sucesso-na-internet,730569,0.htm. Acessado em 14/06/2011.
Nesse sentido, o professor deverá orientar os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem a matéria, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox. No campo de "endereço" deverão digitar o sítio: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,lista-de-desejos-de-menina-com-cancer-terminal-faz-sucesso-na-internet,730569,0.htm. Acessado em 14/06/2011. Outra possibilidade é a do professor salvar previamente o texto em seu computador UCA, e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Após a leitura individual e silenciosa, o professor deverá empreender uma conversa informal sobre as impressões de seus alunos a respeito do assunto, encaminhando para questões relativas ao câncer e ao transplante de medula. Buscar referências sobre os conhecimentos dos alunos a respeito da temática por meio de uma pergunta chave: por que uma das 17 coisas que Alice pretende fazer antes de morrer é promover a doação de medula?
Outras questões poderão ser formuladas como desdobramento desta:
O professor deverá listar essas e outras perguntas no quadro para que os alunos as copiem em seus cadernos. Se não aparecerem espontaneamente nas indagações dos alunos, o professor deverá acrescentar:
Os alunos deverão digitar todas as perguntas em seu computador UCA, usando o KWord. Salvar o arquivo com um nome relacionado ao tema da aula.
Fonte da imagem: http://kuryusthelord.files.wordpress.com/2011/03/celula_tronco1.jpg. Acessado em 14/06/2011.
A fim de buscar respostas para as perguntas listadas anteriormente, ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática e instrumentalizá-los para avaliar de maneira crítica a pesquisa e o uso de células tronco, o professor deverá distribuir os alunos em grupos de quatro componentes para que possam fazer pesquisas na internet, discutir as informações, elaborar um texto conjunto. Deverá fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia.
Entenda a polêmica envolvendo as células tronco. Disponível em: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/atualidades/1204813468. Acessado em 14/06/2011.
Principais interesses no uso de células tronco. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/celula-mae2.htm. Acessado em 14/06/2011.
O que são células tronco? Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/01.html. Acessado em 14/06/2011.
Que avanços as pesquisas científicas com células tronco podem trazer para a medicina?
Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/02.html. Acessado em 14/06/2011.
Por que permitir a pesquisa com embriões, se as células-tronco são também encontradas em tecidos adultos? Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/03.html. Acessado em 14/06/2011.
O que a Lei da Biossegurança aprovada na Câmara permite? Disponível em:
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/04.html. Acessado em 14/06/2011.
Os cientistas podem adquirir os embriões diretamente nas clínicas de fertilização assistida? Disponível em:
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/05.html. Acessado em 14/06/2011.
Qual o motivo da polêmica em torno da lei? Disponível em:
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/06.html. Acessado em 14/06/2011.
É possível desenvolver uma técnica para obter células-tronco sem precisar dos embriões? Disponível em:
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/06a.html. Acessado em 14/06/2011.
Qual é o tamanho do embrião quando as células são extraídas para pesquisas? Disponível em:
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/07.html. Acessado em 14/06/2011.
Em que estágio se encontram as pesquisas de tratamentos com células-tronco? Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/08.html. Acessado em 14/06/2011.
E no Brasil, o que existe em termos de pesquisas? Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/09.html. Acessado em 14/06/2011.
Como é a legislação sobre células tronco em outros países? Disponível em:
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/10.html. Acessado em 14/06/2011.
O que o uso de células-tronco tem a ver com a clonagem? Disponível em:
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/11.html. Acessado em 14/06/2011.
Cada aluno deverá acessar o endereço de seu computador, fazendo a leitura de todo o texto e fazendo registros, de acordo com o roteiro composto pelas perguntas listadas, além daquilo que considerar relevante. Em seguida, o grupo discute os apontamentos de cada aluno e formula um texto que sintetize os destaques do grupo. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto do computador UCA, utilizando o KWord. O texto deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.
Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_2dvjtmz_4q8/TOQ1lVC042I/AAAAAAAAAB4/03YCH3zJ_NQ/s1600/13_celula_tronco_000.jpg. Acessado em 14/06/2011.
Terminada a produção de textos, sugerimos que o professor mantenha os mesmos grupos, mas sorteie entre eles alguns subtemas para maior aprofundamento teórico e socialização.
Sugestões:
Os alunos de cada grupo deverão fazer novas leituras sobre o subtema sorteado e montar uma apresentação do conteúdo estudado utilizando o programa "KPresenter" ( Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação.
As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Fonte da imagem: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/atualidades/imagens/celulas_tronco_pesquisa.jpg. Acessado em 14/06/2011.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_P34f5oOa7cM/SSLgwS54CNI/AAAAAAAAGL8/YiTj1bq8Ndw/S220/bg_profile.jpg. Acessado em 14/06/2011.
Para a discussão e avaliação desse estudo, sugerimos uma dinâmica denominada de "júri simulado" que deverá ser previamente explicada pelo professor, que também se encarregará de ajudar os alunos na distribuição de papéis entre os alunos, de modo que todos possam participar contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.
Objetivos:
Participantes: (Funções)
Passos:
Avaliação:
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos produzidos em grupo (atividade 2); as apresentações finais produzidas e apresentadas pelos grupos (atividades 3 e 4) e a participação no júri simulado (atividade 5).
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