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Torre de Hanói – estratégia e aprendizagem - UCA

 

29/06/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Torre de Hanói – estratégia e aprendizagem

LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes,Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto,Patrícia Carvalho Pacheco.

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vivenciar situações que possibilitem desenvolver a coordenação motora.
  • Estabelecer relação entre ordem crescente e decrescente e entre maior e menor.
  • Criar diferentes estratégias para resolver o jogo proposto, ampliando o raciocínio lógico matemático.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que você professor, retome com os alunos alguns conceitos básicos como: maior e menor, direita e esquerda, bem como os conhecimentos sobre formas geométricas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.

Torre de Hanói 1

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Hanoi

Para esta aula, sugerimos que você professor, faça uma roda de conversa com a turma e consulte-a sobre quem já conhece o jogo “Torre de Hanói”. Problematize o nome do jogo descobrindo o que imaginam sobre o mesmo e como pode ser jogado. Organize a turma em duplas e solicite que utilizem o laptop Classmate .Auxilie os alunos a acessarem o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo e façam a leitura do texto online, descobrindo a origem do jogo “Torre de Hanói”:

 

Torre de Hanói1

http://www.jogos.antigos.nom.br/hanoi.asp


 

Professor, após a consulta da turma sobre a origem do jogo “Torre de Hanói”, converse com a mesma sobre as descobertas feitas. Solicite para a próxima atividade, que cada aluno leve para a escola tampas com tamanhos diferentes, de embalagens como: maionese, chocolate em pó, refrigerante, dentre outras.

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos.


 

Nesta aula, sugerimos que você professor, já tenha organizado placas de madeira ou outro material resistente, com tamanho aproximado de 30cm x 10cm, em quantidade suficiente para o número de alunos. Faça três furos em cada placa e encaixe lápis de escrever, sem estar apontado, para servir de pinos, sendo três pinos para cada placa. De posse das tampinhas que os alunos trouxeram de casa, faça furos no centro de cada uma, de forma que possam passar pelo lápis encaixado na placa. Assim, organize o jogo Torre de Hanói, inicialmente com três pinos.

Veja a ilustração abaixo:

Torre de Hanói 2.1

Fonte: Jogo Torre de Hanói. Atividade realizada em 2007 com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de nove anos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Luciana Soares Muniz.

Fonte:  Acervo da autora.


 

Professor, com o jogo confeccionado, possibilite um momento para que cada aluno explore e descubra como jogar. Observe as estratégias utilizadas por cada um para depois explorar no coletivo.

 

Torre de Hanói 3.1

Fonte: Jogo Torre de Hanói. Atividade realizada em 2007 com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de nove anos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Luciana Soares Muniz.

Fonte:  Acervo da autora.

Após este momento, faça uma roda e converse com a turma sobre as descobertas feitas. Aproveite para explicar as regras do jogo. O desafio é passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como referência para iniciar, de maneira que um disco nunca fique sobre outro disco menor, em nenhuma situação. A quantidade mínima de discos é três. Possibilite, depois da conversa, mais um momento para que todos joguem, para experimentarem as regras. Professor, cada aluno poderá fotografar esse momento utilizando a câmera do laptop Classmate a partir do caminho: Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ouÁrea de Trabalho > Câmera. O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto do momento do jogo e depois salvar a imagem para ter como registro do momento de jogo.

Atividade 3 – aproximadamente 60 minutos.


 

Para esta atividade, você professor, poderá criar um momento para que cada aluno registre a forma utilizada para jogar. Propomos para esta atividade, um registro escrito com auxílio de desenho. Veja como um aluno fez o registro do jogo:

 

Escrita Torre de Hanói

Fonte: Registro do jogo Torre de Hanói. Atividade realizada em 2007 por uma aluna do 2º ano do Ensino Fundamental de nove anos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Luciana Soares Muniz.

Fonte:  Acervo da autora.

 

Professor, com os registros feitos, faça um varal na sala de aula, para que todos possam ler e conhecer as estratégias utilizadas pelos colegas.


Atividade 4 – aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize a turma em duplas e solicite que utilizem o laptop Classmate e acessem o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo. Explique para a turma que os alunos irão jogar o jogo “Torre de Hanói” a partir de um Software online. Neste jogo, terão oportunidade de incluir novos pinos e de jogar com um número maior que três pinos, aumentando assim, o nível de dificuldade.

 

Torre de Hanói 5.1

Fonte: http://www.somatematica.com.br/jogos/hanoi/


Professor, depois que a turma explorou o jogo, faça um momento de produção coletiva das regras do jogo. Os alunos poderão utilizar o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto, para registrarem a produção de texto. É importante auxiliar cada aluno a salvar a atividade no próprio laptop.

Depois, a turma também poderá fazer um desenho, ilustrando o texto coletivo, através do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint. Auxilie os alunos a selecionarem o desenho e colá-lo no KWord logo abaixo da produção de texto coletivo.

Professor, sugerimos que você imprima as atividades dos alunos e organize um mural no espaço extra sala de aula da escola, para que toda a comunidade escolar tenha acesso às informações do jogo. Aproveite o momento para confeccionar um cartaz com a história do jogo, contando suas curiosidades e afixe-o junto com o cartaz das regras.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre o jogo Torre de Hanói acesse o sítio: http://www.somatematica.com.br/jogos/hanoi/

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. Assim, professor, você terá maior subsídio para perceber as dificuldades e até as facilidades encontradas pela turma no decorrer do trabalho e propor novas situações ou mesmo, reestruturar o trabalho.

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