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A “Época de Ouro” da Canção Popular e a Era Vargas (1930-1945)

 

17/08/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão aprender como ocorreu a consolidação da moderna canção popular brasileira – denominada “Época de Ouro” – como uma manifestação cultural fundamental para a formação da identidade nacional em meio à chamada Era Vargas (1930-1945), período histórico em que o Estado buscou cooptar os compositores populares na tentativa de transformá-los em porta-vozes do seu projeto de nação.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- A Revolução de 1930.

- O Estado Novo (1937-1945).

-  A Era Vargas (1930-1945).

Estratégias e recursos da aula
Cronograma, estratégias e recursos da aula

 

Aulas

Atividade

1

Pesquisa em Grupo

2

Produção de Programas de Rádio

3

Seminário Interdisciplinar

 AULA 1


INTRODUÇÃO

O professor deverá fazer uma breve introdução, enfatizando que, no período entre 1930 a 1945, a moderna canção popular brasileira entrou em uma fase denominada “Época de Ouro”, período em quem compositores e intérpretes construíram uma das cenas musicais mais férteis de sua história, fato que acabou por estabelecer padrões de qualidade artística a serem seguidos pelas gerações seguintes. A constituição da “Era de Ouro” foi possível devido à consolidação de gêneros musicais tais como o samba, a marchinha carnavalesca e o baião; à profissionalização dos meios de comunicação como o Rádio como veículo de massa; ao aperfeiçoamento técnico das gravadoras, que passaram a utilizar o sistema eletromagnético de som na gravação dos discos 78 rpm;  ao aparecimento de um número considerável de artistas talentosos em uma mesma geração, como Noel Rosa, Ary Barroso, Lamartine Babo, Francisco Alves, Sílvio Caldas, Carmem Miranda,  Dalva de Oliveira, Ângela Maria, Luiz Gonzaga, entre outros.

  PESQUISA EM GRUPO

A sala será dividida em grupos. Cada um deles será responsável por apresentar ao restante da turma uma canção do período da “Época de Ouro”, estabelecendo as relações de intertextualidade entre a obra escolhida e o contexto cultural, social e político da época.

Cada grupo ficará responsável por um dos tópicos abaixo.

GRUPO 1

Os alunos serão responsáveis por definir historicamente o que foi a “Época de Ouro”. Quem eram os principais nomes desse período da música popular brasileira? Este grupo também será responsável por fazer uma análise da arte utilizada nas capas das partituras das canções e cartazes das apresentações musicais. É importante ressaltar que a arte utilizada nas capas das partituras e cartazes não é uma mera ilustração. A capa  da partitura ou o cartaz do espetáculo garantiam a visualidade dos temas abordados pelos artistas, tornando-se uma espécie de resumo da obra, ou seja, os artistas também tinham algo a dizer por meio da arte visual. Algumas dessas imagens podem ser consultadas no link a seguir:

Lua Cor de Prata

http://www.4shared.com/file/uvxH2QbK/poca_de_ouro__-_cartazes.html

Alo, alo carnaval

http://www.4shared.com/file/uvxH2QbK/poca_de_ouro__-_cartazes.html
 

Segundo Broadway Cocktail

http://www.4shared.com/file/uvxH2QbK/poca_de_ouro__-_cartazes.html
 

Noite Brasileira

http://www.4shared.com/file/uvxH2QbK/poca_de_ouro__-_cartazes.html

 

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir:

- http://ims.uol.com.br/Música/D49

- http://www.mis.rj.gov.br/

- http://www.dicionariompb.com.br/

- http://cliquemusic.uol.com.br/

 

GRUPO 2

 O Governo Vargas, principalmente durante o Estado Novo, foi um dos períodos históricos de forte controle das liberdades civis. A vida cultural brasileira era acompanhada de perto pelo Governo por meio do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Criado em 1939, o DIP teve papel fundamental para a divulgação do projeto político-ideológico do Estado Novo, exercendo um controle absoluto sobre as comunicações no Brasil. O DIP foi o órgão responsável por toda a atividade de censura em relação ao teatro, cinema, imprensa, propaganda, música... Os alunos pertencentes a este grupo deverão identificar quais foram as principais formas de atuação utilizadas pelos compositores populares para “driblar” a censura exercida pelo DIP em suas canções.

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir:

- http://ims.uol.com.br/Música/D49

- http://www.mis.rj.gov.br/

- http://www.dicionariompb.com.br/

- http://cliquemusic.uol.com.br/

 

GRUPO 3

O aprimoramento da radiofonia no Brasil foi um fator primordial para o fortalecimento da indústria fonográfica e, consequentemente, para a carreira de compositores, intérpretes e instrumentistas nas décadas de 1930 e 1940. Nesse período, uma das emissoras de maior destaque foi a Rádio Nacional, criada em 1936. Os programas da Rádio Nacional, como as radionovelas, os concursos de calouros, os programas de auditório e o noticiário “Repórter Esso”, criaram costumes, ditaram moda, estabeleceram padrões de qualidade. Com um decreto assinado por Getúlio Vargas, em 1940, a Rádio Nacional passou a ser parte do patrimônio nacional e, a partir daí, o mais importante veículo de comunicação da Era Vargas. Este grupo deverá pesquisar a trajetória e analisar a importância da Rádio Nacional para a “Época de Ouro” da canção popular brasileira.

 Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir:

- http://ims.uol.com.br/Música/D49

- http://www.mis.rj.gov.br/

- http://www.dicionariompb.com.br/

- http://cliquemusic.uol.com.br/

 

GRUPO 4

 Um dos personagens históricos mais cantados e decantados da história da canção popular no Brasil é o presidente Getúlio Vargas. Desde a Revolução de 1930 e mesmo após a sua morte, em 1954, a imagem de Getulio Vargas foi sendo cristalizada na memória popular por meio da contribuição de canções que enaltecem, homenageiam, elogiam e também criticam o personagem tido como “Pai dos pobres”, “Grande chefe da nação” ou mesmo “Ditador autoritário”. Os alunos participantes deste grupo deverão apresentar aos colegas as diversas maneiras com as quais a imagem de Getúlio Vargas e as realizações do seu governo foram sendo construídas, em seus diversos matizes, ao longo dos anos, por meio da canção popular.

 Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir:

- http://ims.uol.com.br/Música/D49

- http://www.mis.rj.gov.br/

- http://www.dicionariompb.com.br/

- http://cliquemusic.uol.com.br/

A consulta aos links permitirá aos alunos informações básicas para o desenvolvimento dos temas propostos. É necessário ressaltar a importância do acesso às obras dos artistas, disponíveis em vários sites e blogs de divulgação da canção popular brasileira. Após o acesso às informações, os alunos deverão escrever e produzir miniprogramas de Rádio Ciência sobre a “Época de Ouro”.

AULA 2

PRODUÇÃO DOS PROGRAMAS DE RÁDIO

Primeiro passo

Se a escola tiver um Laboratório de Informática adequado à produção de programas de rádio, o trabalho poderá ser realizado no próprio local.  Caso a escola não possua esse espaço, os alunos poderão produzir os programas em computadores particulares. A produção do programa poderá ser realizada em qualquer máquina que possua as seguintes ferramentas:

- Sony Sound Forge Pro 10.0b: ferramenta que cria, edita, digitaliza, grava e limpa arquivos de sons digitais;

- Reaper 3.7: é um editor de áudio que permite mixar faixas utilizando diversos fragmentos de áudio; e

- Microfone normal para computador.

Segundo passo

Cada grupo de alunos ficará responsável pela produção de um Programa de Rádio de caráter jornalístico. O grupo deverá escrever  um pequeno texto analítico, de aproximadamente 15 linhas, sobre cada tema proposto, a partir de uma canção a ser analisada. O texto deverá ser gravado por um dos alunos, que terá a função de locutor. Os outros alunos do grupo deverão escolher também o "slogan" e as canções que servirão como vinhetas iniciais e finais. Todos os grupos deverão apresentar os trabalhos radiofônicos  à comunidade escolar, em um Seminário Transdisciplinar que envolva as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes. A socialização dos alunos será realizada durante a produção dos programas  em sala de aula e também durante a apresentação coletiva para a escola. Segue abaixo um exemplo de programa de rádio produzido pela Rádio UFMG Educativa sobre a “Época de Ouro”, disponível em: http://www.4shared.com/file/80jH77r1/Programas_Decantando_-poca_de_.html.

 

AULA 3

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR

Os grupos deverão apresentar à turma os resultados das pesquisas, utilizando equipamento de som. Os programas produzidos por cada um dos grupos serão apresentados à comunidade escolar em um Seminário Transdisciplinar envolvendo as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes. O professor solicitará aos alunos um trabalho final, escrito extraclasse, sobre a “Época de Ouro” e a Era Vargas a partir da intertextualidade entre a narrativa musical criada pelos artistas ligados a esse movimento da música popular, os temas abordados em sala de aula e o contexto histórico estudado.

CONCLUSÃO

Durante a Era Vargas (1930-1945), a moderna canção popular brasileira consolidou-se como uma forma narrativa capaz de contribuir para com a formulação de uma ideia de nação entre os brasileiros. A capacidade dos compositores brasileiros de debater, discutir, opinar e criticar os mais variados temas da política nacional foi logo percebida pelo Estado, que buscou, por meio do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), conformar a produção musical brasileira à orientação ideológica do Estado Novo. Nesse período, porém, os compositores não foram hábeis apenas em criar canções de alta qualidade artística. Muitos deles utilizaram de sua criatividade para reagir às imposições da censura exercida durante a Era Vargas.
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada em todas as etapas do aprendizado:

- A pesquisa sobre os personagens e os discos mais importantes da “Época de Ouro” possibilitará ao aluno entrar em contato direto com a história da música popular brasileira e com a cultura geral do contexto;

- Durante o trabalho em grupo, os alunos serão avaliados segundo a sua capacidade de realizar tarefas coletivas como a interação e o diálogo, o respeito aos diferentes pontos de vista e o consenso entre opiniões divergentes;

- A escolha dos temas estudados em diálogo com as canções selecionadas deverá ser avaliada, levando-se em consideração a autonomia dos alunos em se tratando da capacidade de tomar suas próprias decisões a partir da análise pertinente do contexto histórico;

- Durante a produção dos Programas de Rádio, será avaliada a redação, a criatividade e a desenvoltura na utilização das ferramentas de edição de áudio, além da capacidade de trabalhar em grupo;

- O Seminário Interdisciplinar será um meio de avaliar a capacidade dos alunos de organizar e transmitir, de forma concatenada, o aprendizado adquirido durante as atividades.

Opinião de quem acessou

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