Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA – Me the gourmet (Eu, o gourmet)

 

08/07/2011

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer nomes de comidas e bebidas.
  • Identificar substantivos contáveis e não contáveis.
  • Fazer uso de verbos no imperativo.
  • Preparar uma receita e apresentar para a sala.
Duração das atividades
4 horas-aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio, uma vez que o vocabulário será apresentado nessas aulas.

Estratégias e recursos da aula
  • Uso do computador UCA
  • Datashow
  • Vídeo

 

Atividade 1

O professor deverá preparar uma apresentação com nomes de comidas e bebidas. Os flashcards para a apresentação podem ser baixados no site http://www.mes-english.com, na seção de flashcards. Os links são: http://www.mes-english.com/flashcards/food.php, http://www.mes-english.com/flashcards/files/snacks_flash.pdf e http://www.mes-english.com/flashcards/files/drinks_flash.pdf. O professor poderá optar por imprimir esses flashcards ou apresentá-los em um data show.

Enquanto apresenta o vocabulário, o professor deverá pedir aos alunos que repitam os nomes dos alimentos e bebidas apresentados.

 

 

Atividade 2

O professor deverá solicitar aos alunos que dividam as comidas e bebidas nas listas com refeições do dia.

meals of the day

Atividade 3

Uma vez concluída a atividade de colocar as comidas e bebidas nas listas adequadas, o professor deverá promover uma discussão sobre os hábitos alimentares dos alunos. Para tal, ele deverá fazer perguntas, tais como:

  • Do you always have breakfast/ lunch/ dinner? (Você sempre toma café da manhã, almoço e jantar?)
  • What do you usually have for lunch? (O que você geralmente come no almoço?
  • Do you think that you have a healthy diet? (Você acha que tem uma dieta saudável?)

 Como opções de respostas, o professor deverá apresentar:

  • Of course. / Not Always. (Claro./Nem sempre.)
  • I don’t have time to eat… ( Eu não tempo para comer…)
  • I usually have…
  • I think I have a healthy diet, because I … (Eu acho que tenho uma dieta saudável, porque eu…)
  • I don’t think I have a healthy diet, because I ...

 

Atividade 4

1º Momento

O professor deverá explicar que existem substantivos contáveis e não-contáveis. Para isso, ele deverá escolher como exemplos, as palavras apple (  maçã) e  rice ( arroz). Como os alunos perceberão, nós podemos contar maçãs, isto é, podemos falar uma maçã, 2 maçãs e assim sucessivamente. Porém, não podemos contar arroz, pelo menos, não em unidades, mas os recipientes em que podemos colocá-lo.  Entre outras palavras, os substantivos contáveis têm uma forma singular e uma plural, já os não-contáveis só têm a forma singular.

Sendo assim, o professor já explicou a diferença entre Countable Nouns and Uncountable Nouns. O professor deverá checar o entendimento dos alunos ao dizer nomes de alimentos e bebidas e pedir para que os alunos os coloquem nas listas de Countable Nouns and Uncountable Nouns.

 

2º Momento

Os alunos dividem os alimentos e bebidas em listas de Countable and Uncountable Nouns.

list

Atividade 5

1º Momento

O professor deverá apresentar uma receita para os alunos. Nessa receita, existem ingredientes contáveis e não-contáveis. O professor deverá, também solicitar aos alunos que prestem atenção nos verbos utilizados durante a execução da receita.

Receitas e vídeos sobre elas podem ser obtidos no site http://www.jamieoliver.com/

 receitas

Imagem disponível em:

http://www.jamieoliver.com/

Atividade 6

Os alunos deverão fazer uma receita e apresentar para a sala. A apresentação pode ser gravada em vídeo ou apresentada na data a ser combinada para tal.

 

 

Recursos Complementares

 Professor, os links abaixo poderão auxiliá-lo na tarefa de ensinar.

 

Avaliação

Para a avaliação da atividade proposta, o professor deverá levar em consideração os seguintes critérios:

  • a entrega no trabalho na data combinada;
  • a escolha da receita a ser apresentada;
  • o uso correto de expressões e palavras;
  • a pronúncia inteligível.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.