08/07/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Não há necessidade de conhecimento prévio, uma vez que o vocabulário será apresentado nessas aulas.
Atividade 1
O professor deverá preparar uma apresentação com nomes de comidas e bebidas. Os flashcards para a apresentação podem ser baixados no site http://www.mes-english.com, na seção de flashcards. Os links são: http://www.mes-english.com/flashcards/food.php, http://www.mes-english.com/flashcards/files/snacks_flash.pdf e http://www.mes-english.com/flashcards/files/drinks_flash.pdf. O professor poderá optar por imprimir esses flashcards ou apresentá-los em um data show.
Enquanto apresenta o vocabulário, o professor deverá pedir aos alunos que repitam os nomes dos alimentos e bebidas apresentados.
Atividade 2
O professor deverá solicitar aos alunos que dividam as comidas e bebidas nas listas com refeições do dia.
Atividade 3
Uma vez concluída a atividade de colocar as comidas e bebidas nas listas adequadas, o professor deverá promover uma discussão sobre os hábitos alimentares dos alunos. Para tal, ele deverá fazer perguntas, tais como:
Como opções de respostas, o professor deverá apresentar:
Atividade 4
1º Momento
O professor deverá explicar que existem substantivos contáveis e não-contáveis. Para isso, ele deverá escolher como exemplos, as palavras apple ( maçã) e rice ( arroz). Como os alunos perceberão, nós podemos contar maçãs, isto é, podemos falar uma maçã, 2 maçãs e assim sucessivamente. Porém, não podemos contar arroz, pelo menos, não em unidades, mas os recipientes em que podemos colocá-lo. Entre outras palavras, os substantivos contáveis têm uma forma singular e uma plural, já os não-contáveis só têm a forma singular.
Sendo assim, o professor já explicou a diferença entre Countable Nouns and Uncountable Nouns. O professor deverá checar o entendimento dos alunos ao dizer nomes de alimentos e bebidas e pedir para que os alunos os coloquem nas listas de Countable Nouns and Uncountable Nouns.
2º Momento
Os alunos dividem os alimentos e bebidas em listas de Countable and Uncountable Nouns.
Atividade 5
1º Momento
O professor deverá apresentar uma receita para os alunos. Nessa receita, existem ingredientes contáveis e não-contáveis. O professor deverá, também solicitar aos alunos que prestem atenção nos verbos utilizados durante a execução da receita.
Receitas e vídeos sobre elas podem ser obtidos no site http://www.jamieoliver.com/
Imagem disponível em:
Atividade 6
Os alunos deverão fazer uma receita e apresentar para a sala. A apresentação pode ser gravada em vídeo ou apresentada na data a ser combinada para tal.
Professor, os links abaixo poderão auxiliá-lo na tarefa de ensinar.
Para a avaliação da atividade proposta, o professor deverá levar em consideração os seguintes critérios:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/08/2011
Quatro estrelasMuito legal e interativo. :)
27/07/2011
Cinco estrelasExcelente...