Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA – Discussing different kinds of music (Discutindo diferentes tipos de música )

 

08/07/2011

Autor y Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Estudar o tempo verbal Simple Present
  • Falar sobre gostos e preferências
  • Discutir e reconhecer os diversos estilos musicais
  • Produzir podcasts
Duração das atividades
3 horas-aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula
  •  Uso do computador

 

Para introduzir o assunto, o professor deverá escrever a palavra Music no quadro e pedir para que os alunos digam os tipos de músicas que eles conhecem.music

 O professor deverá anotar as respostas dos alunos e depois fazer perguntas, tais como:

  • What’s your favorite kind of music? ( Qual o seu tipo preferido de música?)
  • Do you like rock/ pop/ hip hop? ( Você gosta de rock/pop/ hip hop?)
  • Which style don’t you like? ( Qual estilo você não gosta?)

 

Professor, apresente possibilidades de respostas para essas perguntas:

  • My favorite kind of music is... ( Meu tipo preferido de música é…)
  • I like/ I’m into... ( Eu gosto de...)
  • I’m crazy about... ( Sou louco(a) por...)
  • I don’t  like... ( Eu  não gosto de...)
  • I hate... ( Eu odeio...)
  • I can’t stand... ( Eu não suporto…)

 

Atividade 2

Para ampliar o conhecimento musical dos alunos, o professor deverá apresentar um vídeo sobre diversos ritmos musicais.O link para o vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=0OFT6HomGyA.music video

 

Para explorar o vídeo, o professor deverá propor algumas questões. Elas deverão ser xerocadas e entregues aos alunos após a primeira apresentação do vídeo. Num primeiro momento, o professor deverá permitir que os alunos apenas apreciem as músicas. Após esse momento, o professor deverá entregar a atividade abaixo xerocada.

 

MUSIC STYLES

Watch the video and then complete the sentences.

Which music style is it?

a. It’s known as classic hits. ________________________ (Oldies)

b. It has a rhythmic vocal style and beating vocals. _____________________ (Hip Hop)

c. Britney Spears was a representative of this style in the 90’s._____________________( Teen Pop)

d. It usually consists of a drummer, a guitarist, a bassist and a singer. ___________________(Rock)

e. It’s rock and roll with electronic music influence. ___________________________ (New Wave)

f. It’s characterized by female vocals and simple choruses. _____________________ (Euro Dance)

g. UB40 represents this style. ________________________________________ (Reggae)

h. It’s a rhythmic spoken delivery of rhymes, wordplay and poetry. ___________________ (Rap)

k. It’s from Detroit. ________________________________________________ (Tecnho)

l. AC/DC is a representative of this style. ___________________________________(Classic rock)

m. It’s intended to create inspiration, relaxation and positive feelings. ______________ ( New Age)

n. It’s very popular in urban Latin communities. _____________________________ ( Freestyle)

 

Atividade 3

O professor deverá promover uma discussão sobre o vídeo apresentado levando os alunos a expor suas opiniões, mas tomando cuidado para que não sejam feitos juízos de valor, sem classificar um estilo como bom ou ruim. Mas sim como aquele que cada aluno se identifica mais ou menos.

Para conduzir a discussão, o professor deverá fazer algumas perguntas:

  • Among the rhythm presented which one did you like the best? (Entre os ritmos apresentados qual você mais gostou?)
  • Which rhythm didn’t you know? (Qual ritmo você não conhecia?)
  • Which rhythm is the best to dance, in your opinion? (Qual ritmo é o melhor para dançar, na sua opinião? )
  • Which rhythm is the best to relax, in your opinion? (Qual ritmo é o melhor para relaxar, na sua opinião?)
  • In your list, which rhythms would appear? (Na sua lista, quais ritmos apareceriam?)

Professor, você pode escrever essas perguntas no quadro e pedir para que os alunos a respondam em seus cadernos. Mas, não deixe de fazê-las oralmente e solicitar que os alunos as respondam.

 

Atividade 4

Os alunos deverão criar uma lista com cinco (5) estilos musicais que eles mais gostam e fazer uma breve descrição sobre eles, como os que foram apresentados no vídeo. Eles deverão apenas gravar áudio com suas vozes descrevendo um ritmo e inserir trechos de músicas representantes.

Recursos Complementares

Professor, no site abaixo, você encontrará mais informações importantes sobre o assunto das aulas.

Avaliação

 A avaliação constará de duas etapas, a saber:

  • o processo de elaboração das frases, o qual será feito em sala de aula com a ajuda do professor. Nessa etapa, serão avaliadas a participação e o empenho do aluno em realizar a tarefa, bem como a criatividade e a escolha das músicas. Para evitar que os alunos gravem podcasts com erros gramaticais, o professor deverá corrigir as frases antes da gravação;
  • o podcast em si, com as músicas e estilos escolhidos e a o áudio de voz do aluno. O podcast deve ter , no mínimo, cinco (5) minutos de duração e o aluno deverá falar, pelo menos, duas ( 2) frases sobre cada estilo musical. Os alunos deverão salvar o podcast em um pen drive e entregar para o professor ou então, enviá-lo por e-mail. 
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.