08/07/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Não há necessidade de nenhum conhecimento prévio.
Para introduzir o assunto, o professor deverá escrever a palavra Music no quadro e pedir para que os alunos digam os tipos de músicas que eles conhecem.
O professor deverá anotar as respostas dos alunos e depois fazer perguntas, tais como:
Professor, apresente possibilidades de respostas para essas perguntas:
Atividade 2
Para ampliar o conhecimento musical dos alunos, o professor deverá apresentar um vídeo sobre diversos ritmos musicais.O link para o vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=0OFT6HomGyA.
Para explorar o vídeo, o professor deverá propor algumas questões. Elas deverão ser xerocadas e entregues aos alunos após a primeira apresentação do vídeo. Num primeiro momento, o professor deverá permitir que os alunos apenas apreciem as músicas. Após esse momento, o professor deverá entregar a atividade abaixo xerocada.
MUSIC STYLES Watch the video and then complete the sentences. Which music style is it? a. It’s known as classic hits. ________________________ (Oldies) b. It has a rhythmic vocal style and beating vocals. _____________________ (Hip Hop) c. Britney Spears was a representative of this style in the 90’s._____________________( Teen Pop) d. It usually consists of a drummer, a guitarist, a bassist and a singer. ___________________(Rock) e. It’s rock and roll with electronic music influence. ___________________________ (New Wave) f. It’s characterized by female vocals and simple choruses. _____________________ (Euro Dance) g. UB40 represents this style. ________________________________________ (Reggae) h. It’s a rhythmic spoken delivery of rhymes, wordplay and poetry. ___________________ (Rap) k. It’s from Detroit. ________________________________________________ (Tecnho) l. AC/DC is a representative of this style. ___________________________________(Classic rock) m. It’s intended to create inspiration, relaxation and positive feelings. ______________ ( New Age) n. It’s very popular in urban Latin communities. _____________________________ ( Freestyle) |
Atividade 3
O professor deverá promover uma discussão sobre o vídeo apresentado levando os alunos a expor suas opiniões, mas tomando cuidado para que não sejam feitos juízos de valor, sem classificar um estilo como bom ou ruim. Mas sim como aquele que cada aluno se identifica mais ou menos.
Para conduzir a discussão, o professor deverá fazer algumas perguntas:
Professor, você pode escrever essas perguntas no quadro e pedir para que os alunos a respondam em seus cadernos. Mas, não deixe de fazê-las oralmente e solicitar que os alunos as respondam.
Atividade 4
Os alunos deverão criar uma lista com cinco (5) estilos musicais que eles mais gostam e fazer uma breve descrição sobre eles, como os que foram apresentados no vídeo. Eles deverão apenas gravar áudio com suas vozes descrevendo um ritmo e inserir trechos de músicas representantes.
Professor, no site abaixo, você encontrará mais informações importantes sobre o assunto das aulas.
A avaliação constará de duas etapas, a saber:
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/05/2012
Quatro estrelasADOREI!!! VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE!
17/09/2011
Cinco estrelasMuito interessante. Obrigada!
04/08/2011
Quatro estrelasOlá Eliana, achei sua sugestão muito interessante. Mas quando fui acessar, o texto estava meio embaralhado na sugestão de atividades, será que o problema ta no site? Se puder me enviar as atividades para meu e-mail eu agradeceria muito.