Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA: "Poesia é voar fora da asa"

 

29/10/2011

Autor e Coautor(es)
claudia vicari zanatta
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A Poesia do Cotidiano: meu material escolar

Denise Leipziger, Carmen Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
 

- Utilizar a capacidade criativa e a imaginação para escrever;

-Perceber como a poesia está  em tudo e que ela pode dar significados e perspectivas diferentes ao nosso dia-a-dia;

- Ler e escrever poesias;

- Conhecer um pouco da poesia de Manoel de Barros.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ser alfabetizado e conhecer noções básicas do uso do laptop.

Estratégias e recursos da aula

Banner com personagens do projeto UCA

Recursos do laptop usados nesta aula:

Mozilla Firefox   [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

KWord  [Iniciar -> Aplicativos -> Kword]

 

atividade

Atividade 1: Alguém conhece um poema, um poeta ou escreve poesias?

 

Professor, você poderá iniciar a aula perguntando aos alunos se eles conhecem alguma poesia. Se podem dizer algum poema ou o nome de algum poeta. Perguntar se alguém na aula já escreveu alguma poesia. Caso os alunos conheçam ou produzam poesias, pedir que as escrevam no laptop com o Kword. Se um dos alunos, por exemplo, conhecer algum poema, poderá ditá-lo para que os colegas o escrevam no laptop. 

 

 

 

Atividade 2: Imaginando e escrevendo

 

Solicitar aos alunos que fechem os olhos e imaginem uma cena (qualquer cena). A partir disso, pedir que escrevam no KWord, 10 palavras provenientes da cena que imaginaram. Por exemplo, se pensaram em uma cena em uma cozinha, as palavras poderão ser: cozinha, laranja, cheiro, mesa, mãe, ....  Pedir que os alunos escrevam no Kword a cena que imaginaram. As 10 palavras que escolheram anteriormente deverão aparecer no texto. Solicitar que cada aluno marque suas 10 palavras com uma cor, com o auxilio da ferramenta do Kword específica para isto.

 

Atividade 3: escrevendo um poema em duplas

  1. Dividir os alunos em duplas e solicitar que cada um da dupla leia para o outro o texto que escreveu no laptop, mostrando as 10 palavras escolhidas. Se reunirmos os textos dos dois alunos, cada dupla terá 20 palavras em cor.

  2. Exemplo:

  3. Aluno 1 pensou em cena relacionada à cozinha. Palavras: mesa, cheiro, mãe, ...

  4. Aluno 2 pensou em cena relacionada a uma partida de futebol. Palavras: gol, torcida, domingo,...

  5. Desafie as duplas de alunos a escrever um poema  (no poema devem constar algumas das 20 palavras em cor pertencentes a cada dupla).

  6. Para dar referências de como o poema poderá ser escrito, pensado, pedir que todos assistam no laptop ao vídeo: "Histórias da unha do dedão do pé do fim do mundo", com poemas de Manoel de Barros e desenhos de Evandro Salles. O vídeo pode ser acessado no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=a-HDwM3jebY

 

d

Imagem do vídeo "Histórias da unha do dedão do pé do fim do mundo".

 

 

Comentar o vídeo com os alunos, conversando um pouco sobre a poesia de Manoel de Barros, que é a poesia de “entortar” as palavras.

m

 

“Poesia é voar fora da asa”.

"Noventa por cento do que escrevo é invenção. Só dez por cento é mentira". 

 

Manoel de Barros

Imagem retirada de:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capas/obras-literarias/manoel-de-barros.php

 

 

 

 

 

Atividade 4: Trocando e expondo poesias

 

Cada dupla de alunos deverá trocar seu poema com outra dupla. O objetivo é que as duplas ilustrem os poemas dos colegas como quiserem (com desenhos, colagem, pintura).

 

As poesias poderão ser impressas e expostas em sala de aula, juntamente com as ilustrações relacionadas a elas.


 

Recursos Complementares

 

 1-  Livro de Gianni Rodari. A Gramática da Fantasia. Introdução à Arte de Inventar Histórias. Editora Summus. Coleção: NOVAS BUSCAS EM EDUCAÇÃO, 1982.

Por meio da análise de variadas técnicas de invenção, Rodari oferece um eficaz instrumento para os que acreditam na criatividade infantil. Mostra como uma aula pode se tornar criativa, agradável, instigante. E não se restringe ao universo 'clássico' da literatura infantil, pois também propõem técnicas a partir de notícias de jornais, fatos históricos, geográficos etc.

 

Há uma versão do livro de Rodari em espanhol disponível no link: http://pt.scribd.com/doc/2934831/Rodari-Gianni-Gramatica-De-La-Fantasia-Introduccion-Al-Arte-De-Inventar-Historias

2- Há um documentário excelente para conhecer a poesia e um pouco da vida de Manoel de Barros. O documentário se intitula "Só dez por cento é mentira", realizado por 

  • Direção e Roteiro: Pedro Cezar.
  • Produtora: Artezanato Eletrônico.
  • Produção Executiva: Pedro Cezar, Kátia Adler e Marcio Paes.
  • Direção de Fotografia: Stefan Hess.
  • Montagem: Julio Adler e Pedro Cezar.
  • Direção de Arte: Marcio Paes.
  • Música: Marcos Kuzka.
  • Depoimentos: Manoel de Barros, Bianca Ramoneda, Joel Pizzini, Abílio de Barros, Palmiro, Viviane Mosé, Danilinho, Fausto Wolff, Stella Barros, Martha Barros, João de Barros, Elisa Lucinda, Adriana Falcão, Paulo Gianini, Jaime Leibovicht e Salim Ramos Hassan

     Ele está disponível no link: http://www.sodez.com.br/

Avaliação

 

A avaliação será realizada durante todo o processo da aula: cooperação no trabalho em dupla, autonomia no trabalho individual, responsabilidade e pontualidade na realização das tarefas.

Os alunos deverão conhecer ao menos um dos poemas de Manoel de Barros.

Os alunos deverão ler e escutar os poemas de todos, percebendo como a sua produção se enriquece a partir do contato com a obra do colega.

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.