29/10/2011
A Poesia do Cotidiano: meu material escolar
Denise Leipziger, Carmen Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Utilizar a capacidade criativa e a imaginação para escrever;
-Perceber como a poesia está em tudo e que ela pode dar significados e perspectivas diferentes ao nosso dia-a-dia;
- Ler e escrever poesias;
- Conhecer um pouco da poesia de Manoel de Barros.
O aluno deverá ser alfabetizado e conhecer noções básicas do uso do laptop.
Recursos do laptop usados nesta aula:
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
KWord [Iniciar -> Aplicativos -> Kword]
Professor, você poderá iniciar a aula perguntando aos alunos se eles conhecem alguma poesia. Se podem dizer algum poema ou o nome de algum poeta. Perguntar se alguém na aula já escreveu alguma poesia. Caso os alunos conheçam ou produzam poesias, pedir que as escrevam no laptop com o Kword. Se um dos alunos, por exemplo, conhecer algum poema, poderá ditá-lo para que os colegas o escrevam no laptop.
Solicitar aos alunos que fechem os olhos e imaginem uma cena (qualquer cena). A partir disso, pedir que escrevam no KWord, 10 palavras provenientes da cena que imaginaram. Por exemplo, se pensaram em uma cena em uma cozinha, as palavras poderão ser: cozinha, laranja, cheiro, mesa, mãe, .... Pedir que os alunos escrevam no Kword a cena que imaginaram. As 10 palavras que escolheram anteriormente deverão aparecer no texto. Solicitar que cada aluno marque suas 10 palavras com uma cor, com o auxilio da ferramenta do Kword específica para isto.
Imagem do vídeo "Histórias da unha do dedão do pé do fim do mundo".
Comentar o vídeo com os alunos, conversando um pouco sobre a poesia de Manoel de Barros, que é a poesia de “entortar” as palavras.
“Poesia é voar fora da asa”. "Noventa por cento do que escrevo é invenção. Só dez por cento é mentira".
Manoel de Barros Imagem retirada de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capas/obras-literarias/manoel-de-barros.php
Cada dupla de alunos deverá trocar seu poema com outra dupla. O objetivo é que as duplas ilustrem os poemas dos colegas como quiserem (com desenhos, colagem, pintura).
As poesias poderão ser impressas e expostas em sala de aula, juntamente com as ilustrações relacionadas a elas.
|
1- Livro de Gianni Rodari. A Gramática da Fantasia. Introdução à Arte de Inventar Histórias. Editora Summus. Coleção: NOVAS BUSCAS EM EDUCAÇÃO, 1982.
Por meio da análise de variadas técnicas de invenção, Rodari oferece um eficaz instrumento para os que acreditam na criatividade infantil. Mostra como uma aula pode se tornar criativa, agradável, instigante. E não se restringe ao universo 'clássico' da literatura infantil, pois também propõem técnicas a partir de notícias de jornais, fatos históricos, geográficos etc.
Há uma versão do livro de Rodari em espanhol disponível no link: http://pt.scribd.com/doc/2934831/Rodari-Gianni-Gramatica-De-La-Fantasia-Introduccion-Al-Arte-De-Inventar-Historias
2- Há um documentário excelente para conhecer a poesia e um pouco da vida de Manoel de Barros. O documentário se intitula "Só dez por cento é mentira", realizado por
Ele está disponível no link: http://www.sodez.com.br/
A avaliação será realizada durante todo o processo da aula: cooperação no trabalho em dupla, autonomia no trabalho individual, responsabilidade e pontualidade na realização das tarefas.
Os alunos deverão conhecer ao menos um dos poemas de Manoel de Barros.
Os alunos deverão ler e escutar os poemas de todos, percebendo como a sua produção se enriquece a partir do contato com a obra do colega.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!