Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Lua e seus mistérios - UCA

 

14/07/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernades; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as principais características da Lua

Explicar como ocorrem os eclipses da Lua

Identificar as diferentes fases da Lua

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre a Lua e o Sistema Solar.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

 

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1º momento: conhecedo a Lua

Videos

Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 2 vídeos sobre a Lua. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1 –  Fases da Lua - iPED

Lua 2

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=LajrmJ6fJpY  acesso feito dia 13/06/2011

Vídeo 2 –  Eclipse Lunar - iPED

Lua 3

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Eb-VlazUl3Y&feature=related  acesso feito dia 13/06/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibí-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:

  1. Qual a distância da Lua em relação à Terra?
  2. Com que frequência ocorre o eclipse lunar? Por quê?
  3. Quantos tipos de eclipse são conhecidos? Explique cada um deles.

 

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta

2º momento: Navegando no conhecimento

Pesquisa

Nesse segundo momento da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar um site por meio do qual os/as mesmos/as poderão aprofundar os conteúdos abordados pelos vídeos assistidos anteriormente. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo:

 http://omnis.if.ufrj.br/~tati/webfisica/sis-solar/movterra.htm

Lua 4 Lua 5 Lua 6 Lua 7 Lua 8

Fonte: http://omnis.if.ufrj.br/~tati/webfisica/sis-solar/movterra.htm acesso feito dia 13/06/2011

Concluindo esse segundo momento da aula, os/as alunos/as deverão se organizar em duplas para responder ao questionário abaixo, o qual deverá ter sido enviado (obviamente sem as respostas) previamente aos/as mesmos/as pelo/a professor/a via e-mail.

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode imprimir previamente o questionário e disponibilizá-lo para que cada dupla possa trabalhar em sala de aula. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

atividade

TESTANDO OS CONHECIMENTOS

  • A iluminação recebida por nós (na Terra) do Sol varia ao longo dos meses.

( X ) Verdadeiro                    (      ) Falso

  • Quando é verão no Brasil, na Europa é inverno.

( X ) Verdadeiro                    (      ) Falso

  • No verão, o Sol está mais próximo da Terra que no inverno, e por isso aquece mais a Terra.

(      ) Verdadeiro                    (  X ) Falso

  • O Equador define o plano perpendicular ao eixo de rotação da Terra em torno de si mesma.

(  X  ) Verdadeiro                    (   ) Falso

  • As estações do ano se manifestam igualmente em todas as latitudes da Terra.

(      ) Verdadeiro                    (  X ) Falso

  • O tempo durante o qual o céu fica iluminado em sua cidade é o mesmo durante todo o ano (os dias têm a mesma duração).

(      ) Verdadeiro                    (  X ) Falso

  • A Terra leva 24 horas para dar uma volta em torno do seu próprio eixo.

(  X  ) Verdadeiro                    (     ) Falso

  • A Lua possui um “lado escuro”, que nunca é iluminado pelo Sol.

(      ) Verdadeiro                    (  X ) Falso

  • O Sol é do mesmo tamanho da Lua.

(      ) Verdadeiro                    (  X ) Falso

  •  Um eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na parte escura da sombra da Terra.

(  X   ) Verdadeiro                    (     ) Falso

3º momento: trabalhando em grupo

Pesquisa

 

Nesse terceiro momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Kpresenter do netbook, elaborem uma apresentação de slides sobre a Lua.

Para a elaboração dessa apresentação, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site Google Imagens (www.google.com.br/imghp) para a localização de imagens da Lua. Uma vez acessado o site, os/as alunos/as devem digitar o termo “Lua” no campo de busca e clicar no ícone “Pesquisar imagens”. Serão localizadas, dessa forma, inúmeras imagens.

 Lua google 1

A apresentação de cada grupo deve conter ao menos três imagens da Lua, sendo que todas elas devem ser representativas de algum aspecto do conteúdo abordado previamente durante a aula. Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks. As relações entre as imagens escolhidas e os aspectos do conteúdo abordado devem ser esclarecidas pelos/as alunos/as durante essa etapa da atividade.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

4º momento: trabalhando o experimento - Fases da Lua

atividade

Nesse quarto momento da aula será realizado um experimento no Laboratório de Física. O/a professor/a irá orientar os/as alunos/as para a realização do experimento. A princípio, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados. A seguir, devem ser apresentados os procedimentos.

Material

01 caixa de papelão tamanho médio;

01 tesoura sem ponta;

01 lanterna à pilha;

01 bola de tênis de mesa

Procedimentos

Inicialmente, os/as alunos/as irão pegar a caixa de papelão tamanho médio e abrir orifícios na mesma, sendo um orifício de aproximadamente 1 cm de diâmetro em cada lado da caixa.

Próximo a um dos orifícios abertos, os/as alunos/as deverão abrir um outro orifício no qual será encaixada a lanterna, como se vê na imagem abaixo.

Lua 11

Dentro da caixa, centralizada e na altura dos orifícios, deverá ser colocada a bola de tênis de mesa.

O/a professor/a deverá então explicar aos/as alunos/as que a lanterna, depois de ligada, representará o Sol, e que a bola representará a Lua. Em seguida, deverá orientar os/as alunos/as a observarem dentro da caixa através de cada um dos orifícios inicialmente abertos. Os/as alunos/as poderão observar as imagens abaixo, as quais representam as fases da Lua.

Lua 12

O/a professor/a deverá encerrar esse quarto momento da aula promovendo uma discussão sobre o experimento. Se necessário, essa discussão poderá ser norteada pelas seguintes questões:

  1. O que foi observado em cada orifício? 
  2. Por que existem diferenças entre o que foi observado em cada orifício?

 Fonte: http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef008/trabalhos_06/Carmes_FL.htm  acesso feito dia 13/06/2011

5º momento: trabalhando a longo prazo

atividade

Nesse quinto momento da aula, os/as alunos/as serão orientados a realizar, em suas próprias residências, um experimento diário de observação da Lua. A princípio, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados. A seguir, devem ser apresentados os procedimentos.

Material

Folha de papel sulfite;

Lápis e

Calendário Mensal (modelo abaixo)

Lua 10

Procedimentos

Cabe ao/a professor/a solicitar que os/as alunos/as observem diariamente a Lua e, no Calendário Mensal, desenhem o formato observado e registrem o horário em que a observação foi realizada.

O/a professor/a deverá encerrar esse quinto momento da aula promovendo uma discussão sobre o experimento. Se necessário, essa discussão poderá ser norteada pelas seguintes questões:

1 - Existe uma ordem de aparecimento das fases da Lua? Se a resposta for afirmativa, qual é essa ordem?

2 - Quanto tempo dura cada fase?

3 - As fases da Lua se repetem? Qual o intervalo de tempo entre duas fases idênticas consecutivas?

Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_observacaodasfasesdalua acesso feito dia 13/06/2011

Recursos Complementares

Fonte:  http://astro.if.ufrgs.br/moon/moon.htm acesso feito dia 13/06/2011

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rota%C3%A7%C3%A3o_da_Terra acesso feito dia 13/06/2011

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transla%C3%A7%C3%A3o acesso feito dia 13/06/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.