14/07/2011
Cláudia Regina M.G. Fernades; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Identificar as principais características da Lua
Explicar como ocorrem os eclipses da Lua
Identificar as diferentes fases da Lua
Conhecimentos básicos sobre a Lua e o Sistema Solar.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 2 vídeos sobre a Lua. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=LajrmJ6fJpY acesso feito dia 13/06/2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Eb-VlazUl3Y&feature=related acesso feito dia 13/06/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibí-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta
Nesse segundo momento da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar um site por meio do qual os/as mesmos/as poderão aprofundar os conteúdos abordados pelos vídeos assistidos anteriormente. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo:
http://omnis.if.ufrj.br/~tati/webfisica/sis-solar/movterra.htm
Fonte: http://omnis.if.ufrj.br/~tati/webfisica/sis-solar/movterra.htm acesso feito dia 13/06/2011
Concluindo esse segundo momento da aula, os/as alunos/as deverão se organizar em duplas para responder ao questionário abaixo, o qual deverá ter sido enviado (obviamente sem as respostas) previamente aos/as mesmos/as pelo/a professor/a via e-mail.
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode imprimir previamente o questionário e disponibilizá-lo para que cada dupla possa trabalhar em sala de aula. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
TESTANDO OS CONHECIMENTOS
( X ) Verdadeiro ( ) Falso
( X ) Verdadeiro ( ) Falso
( ) Verdadeiro ( X ) Falso
( X ) Verdadeiro ( ) Falso
( ) Verdadeiro ( X ) Falso
( ) Verdadeiro ( X ) Falso
( X ) Verdadeiro ( ) Falso
( ) Verdadeiro ( X ) Falso
( ) Verdadeiro ( X ) Falso
( X ) Verdadeiro ( ) Falso
Nesse terceiro momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Kpresenter do netbook, elaborem uma apresentação de slides sobre a Lua.
Para a elaboração dessa apresentação, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site Google Imagens (www.google.com.br/imghp) para a localização de imagens da Lua. Uma vez acessado o site, os/as alunos/as devem digitar o termo “Lua” no campo de busca e clicar no ícone “Pesquisar imagens”. Serão localizadas, dessa forma, inúmeras imagens.
A apresentação de cada grupo deve conter ao menos três imagens da Lua, sendo que todas elas devem ser representativas de algum aspecto do conteúdo abordado previamente durante a aula. Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks. As relações entre as imagens escolhidas e os aspectos do conteúdo abordado devem ser esclarecidas pelos/as alunos/as durante essa etapa da atividade.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nesse quarto momento da aula será realizado um experimento no Laboratório de Física. O/a professor/a irá orientar os/as alunos/as para a realização do experimento. A princípio, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados. A seguir, devem ser apresentados os procedimentos.
Material
01 caixa de papelão tamanho médio;
01 tesoura sem ponta;
01 lanterna à pilha;
01 bola de tênis de mesa
Procedimentos
Inicialmente, os/as alunos/as irão pegar a caixa de papelão tamanho médio e abrir orifícios na mesma, sendo um orifício de aproximadamente 1 cm de diâmetro em cada lado da caixa.
Próximo a um dos orifícios abertos, os/as alunos/as deverão abrir um outro orifício no qual será encaixada a lanterna, como se vê na imagem abaixo.
Dentro da caixa, centralizada e na altura dos orifícios, deverá ser colocada a bola de tênis de mesa.
O/a professor/a deverá então explicar aos/as alunos/as que a lanterna, depois de ligada, representará o Sol, e que a bola representará a Lua. Em seguida, deverá orientar os/as alunos/as a observarem dentro da caixa através de cada um dos orifícios inicialmente abertos. Os/as alunos/as poderão observar as imagens abaixo, as quais representam as fases da Lua.
O/a professor/a deverá encerrar esse quarto momento da aula promovendo uma discussão sobre o experimento. Se necessário, essa discussão poderá ser norteada pelas seguintes questões:
Fonte: http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef008/trabalhos_06/Carmes_FL.htm acesso feito dia 13/06/2011
Nesse quinto momento da aula, os/as alunos/as serão orientados a realizar, em suas próprias residências, um experimento diário de observação da Lua. A princípio, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados. A seguir, devem ser apresentados os procedimentos.
Material
Folha de papel sulfite;
Lápis e
Calendário Mensal (modelo abaixo)
Procedimentos
Cabe ao/a professor/a solicitar que os/as alunos/as observem diariamente a Lua e, no Calendário Mensal, desenhem o formato observado e registrem o horário em que a observação foi realizada.
O/a professor/a deverá encerrar esse quinto momento da aula promovendo uma discussão sobre o experimento. Se necessário, essa discussão poderá ser norteada pelas seguintes questões:
1 - Existe uma ordem de aparecimento das fases da Lua? Se a resposta for afirmativa, qual é essa ordem?
2 - Quanto tempo dura cada fase?
3 - As fases da Lua se repetem? Qual o intervalo de tempo entre duas fases idênticas consecutivas?
Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_observacaodasfasesdalua acesso feito dia 13/06/2011
Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/moon/moon.htm acesso feito dia 13/06/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rota%C3%A7%C3%A3o_da_Terra acesso feito dia 13/06/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transla%C3%A7%C3%A3o acesso feito dia 13/06/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Quatro estrelas 1 classificações
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03/08/2011
Quatro estrelasMuito interessante - adorei!