Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produzindo um livro de versos

 

15/06/2011

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Ellis Batista Paiva Brito

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer sobre o processo de fabricação de um livro;

  • Perceber a importância da leitura;

  • Produzir versos;

  • Confeccionar um livro.

Duração das atividades
4 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento básico dos tipos de linguagem (verbal e não-verbal);

  • Conhecimento básico sobre o gênero poesia.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1: Sala de vídeo ou Laboratório de Informática Educativa – LIE

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Lousa;         

Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.

  • O vídeo “De onde vem o livro?”;

  • Caderno, lápis ou caneta.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO VÍDEO:

Esse vídeo apresenta o processo de fabricação do livro. O vídeo tem uma duração de 4 min.

 

 

 

PARA INSTALAÇÃO DO VÍDEO:
1. Fazer o download do vídeo “De onde vem o livro?” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/739
Observação:  O plugin FLV Player é necessário para  a utilização do vídeo proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre “Como é o processo de fabricação do livro?”. O professor deve anotar as respostas dos alunos na lousa ou em uma cartolina. Terminada esta etapa, o docente deve convidar os alunos a assistirem o vídeo “De onde vem o livro?”, onde devem anotar em duplas sobre o processo de fabricação do livro, e posteriormente estarem apresentando para a turma suas conclusões.

Imagem 1

Fonte: Imagem do vídeo

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento além assistirem ao vídeo, aos alunos devem realizar as anotações com suas impressões iniciais acerca do conteúdo do vídeo. Sugere-se que o professor deixe os alunos assistirem ao vídeo e em seguida, conceda um tempo para os alunos fazerem suas anotações, analisarem e conversarem sobre o vídeo.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento as duplas estarão apresentando para a turma suas conclusões sobre o processo de fabricação do livro, a partir dos dados do vídeo. Propõe que o professor convide as duplas para exporem suas anotações e depois promova um debate.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Durante a sistematização propõe-se ao professor apresentar que o processo de fabricação conta com a participação de vários profissionais que possuem sua função e contribuem para que os livros estejam disponíveis nas bibliotecas, escolas e em nossas casas. Sugere-se que o professor disponha de alguns livros para os alunos estarem observando: quem é o autor, ilustrador, diagramador entre outros profissionais que participaram da produção de um livro.

 

 

AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2: Biblioteca

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Aparelho de áudio;

  • Cartolina;

  • Pincel.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO ÁUDIO:

Para esta atividade, o professor utilizará o áudio “Histórias de um livro aberto” do autor J.L.Diego, que tem duração de 20 minutos e 41 segundos.

 

 

 

PARA INSTALAÇÃO DO ÁUDIO:
1. Fazer o download do áudio “Histórias de um livro aberto” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10835
Observação:  O plugin é necessário para  a utilização do áudio proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.

2. O professor pode fazer o download da ferramenta, gravá-la em um CD e utilizá-la na biblioteca através de um aparelho de áudio.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre “Qual a importância de estudar?”, “Quem gosta de ler?”, “Quem tem uma história?”. O professor deve anotar as respostas dos alunos em uma cartolina. Terminada esta etapa, o docente deve colocar o áudio da história “Histórias de um livro aberto” de J.L.Diego para os alunos ouvirem atentamente e realizarem suas anotações sobre o áudio, onde depois devem se reunir em duplas para estarem discutindo e apresentando posteriormente para a turma.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos estarão ouvindo atentamente o áudio da história, fazendo suas anotações e conversando em duplas sobre o áudio.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento as duplas estarão apresentando para a turma suas observações sobre o áudio. Propõe-se alguns questionamentos para iniciar o debate: “Quais são os personagens da história?”, “O que o livro quis dizer quando perguntou a Kika sobre ‘Qual é a sua história?’”, “Vocês concordam com a personagem Lesma que ‘As crianças não gostam de ler’; ‘Todas as crianças são preguiçosas’; ‘Não gostam de ler e nem acordar para ir a escola’?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá explicar sobre a importância de estudar e ler para aprendermos mais. O docente deverá apresentar que a leitura dos livros possibilita o conhecimento de novas palavras e é algo prazeroso. Sugere-se o professor promova uma roda de leitura, onde os alunos escolherão os livros que mais gostam e depois compartilharão com seus colegas a leitura.

 

 

AMBIENTE 3/ATIVIDADE 3: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Lápis de cor e canetinhas;

  • Folhas de papel ofício.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor questione os alunos sobre “O que é uma poesia?”. O professor deve anotar na lousa as respostas dos alunos na lousa. Propõe-se que o professor apresente os versos quem foram recitados no áudio “Histórias de um livro aberto” pelo Mestre Li, pela Lesma e pela Dona Guido em uma cartolina. O professor deve solicitar que os alunos observem os versos e depois explique que em duplas os alunos irão criar versos e ilustrar. Terminada a produção dos versos as duplas deverão ler para a turma. Propõe-se que o professor junto com os alunos elaborem a capa do livro, anexem os versos para depois entregarem o livro na biblioteca da escola.

"Dois mais dois são quatro

quatro e dois são seis

seis e dois são oito

oito e oito dezesseis

veja se é geografia ou religião

olhe a biologia e também a redação

é a escola que ensina e o livro pode crer

os dois são a vitamina para quem quer aprender

se quiser que dê certo a viagem do aprender

dos seus livros fique perto e comece logo a ler

muitas terras bem distante você pode conhecer

é um passeio interessante se as histórias você ler"

(verso que Mestre Li leu para a menina Kika) – Verso extaído do áudio Histórias de um livro aberto

 

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos estarão realizando a atividade proposta. O professor pode propor alguns questionamentos para ajudar nas dificuldades dos alunos, como “Como é a estrutura de um verso?”, “O paragráfo é curto ou longo?”.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento as duplas estarão apresentando para a turma seus versos. Após a apresentação dos versos, o professor pode questionar os alunos sobre: “Houve rima nos versos criados”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá explicar que o verso é uma parte constituinte da poesia e que o criador de uma poesia recebe o nome de poeta. Propõe-se que o professor solicite que os alunos formem uma roda, onde deve perguntar aos alunos como deve ser a capa e quais informações devem está presentes nela. Sugere-se que o professor indique um aluno para desenhar e outro para colocar as informações na capa ou esteja ele mesmo fazendo o desenho na capa porém perguntando aos alunos como deve ser e quem será o escritor e o ilustrador. Neste caso, o professor deve colocar o nome da sala e somente nas folhas dos versos colocar o nome dos alunos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Histórias de um Livro Aberto Áudio
Recursos Complementares

Texto explicando sobre poesia: http://www.escolakids.com/um-texto-diferente--a-poesia.htm (Acesso: 10/06/2011)

Poesias de alguns escritores destinados as crianças: http://www.revista.agulha.nom.br/infan01.html  (Acesso: 10/06/2011)

Texto sobre poesia: http://www.smartkids.com.br/especiais/poesia.html  (Acesso: 10/06/2011)

Avaliação

Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos compreenderam o processo de fabricação de um livro.  Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos perceberam a importância da leitura. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram criar um verso.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.