15/06/2011
Diana Diógenes Góis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Conhecer sobre o processo de fabricação de um livro;
Perceber a importância da leitura;
Produzir versos;
Confeccionar um livro.
Conhecimento básico dos tipos de linguagem (verbal e não-verbal);
Conhecimento básico sobre o gênero poesia.
AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1: Sala de vídeo ou Laboratório de Informática Educativa – LIE
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
Lousa;
Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.
O vídeo “De onde vem o livro?”;
Caderno, lápis ou caneta.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO VÍDEO:
Esse vídeo apresenta o processo de fabricação do livro. O vídeo tem uma duração de 4 min.
PARA INSTALAÇÃO DO VÍDEO:
1. Fazer o download do vídeo “De onde vem o livro?” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/739
Observação: O plugin FLV Player é necessário para a utilização do vídeo proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre “Como é o processo de fabricação do livro?”. O professor deve anotar as respostas dos alunos na lousa ou em uma cartolina. Terminada esta etapa, o docente deve convidar os alunos a assistirem o vídeo “De onde vem o livro?”, onde devem anotar em duplas sobre o processo de fabricação do livro, e posteriormente estarem apresentando para a turma suas conclusões.
Fonte: Imagem do vídeo
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento além assistirem ao vídeo, aos alunos devem realizar as anotações com suas impressões iniciais acerca do conteúdo do vídeo. Sugere-se que o professor deixe os alunos assistirem ao vídeo e em seguida, conceda um tempo para os alunos fazerem suas anotações, analisarem e conversarem sobre o vídeo.
DISCUSSÃO:
Nesse momento as duplas estarão apresentando para a turma suas conclusões sobre o processo de fabricação do livro, a partir dos dados do vídeo. Propõe que o professor convide as duplas para exporem suas anotações e depois promova um debate.
SISTEMATIZAÇÃO:
Durante a sistematização propõe-se ao professor apresentar que o processo de fabricação conta com a participação de vários profissionais que possuem sua função e contribuem para que os livros estejam disponíveis nas bibliotecas, escolas e em nossas casas. Sugere-se que o professor disponha de alguns livros para os alunos estarem observando: quem é o autor, ilustrador, diagramador entre outros profissionais que participaram da produção de um livro.
AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2: Biblioteca
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
Aparelho de áudio;
Cartolina;
Pincel.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO ÁUDIO:
Para esta atividade, o professor utilizará o áudio “Histórias de um livro aberto” do autor J.L.Diego, que tem duração de 20 minutos e 41 segundos.
PARA INSTALAÇÃO DO ÁUDIO:
1. Fazer o download do áudio “Histórias de um livro aberto” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10835
Observação: O plugin é necessário para a utilização do áudio proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.
2. O professor pode fazer o download da ferramenta, gravá-la em um CD e utilizá-la na biblioteca através de um aparelho de áudio.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre “Qual a importância de estudar?”, “Quem gosta de ler?”, “Quem tem uma história?”. O professor deve anotar as respostas dos alunos em uma cartolina. Terminada esta etapa, o docente deve colocar o áudio da história “Histórias de um livro aberto” de J.L.Diego para os alunos ouvirem atentamente e realizarem suas anotações sobre o áudio, onde depois devem se reunir em duplas para estarem discutindo e apresentando posteriormente para a turma.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos estarão ouvindo atentamente o áudio da história, fazendo suas anotações e conversando em duplas sobre o áudio.
DISCUSSÃO:
Nesse momento as duplas estarão apresentando para a turma suas observações sobre o áudio. Propõe-se alguns questionamentos para iniciar o debate: “Quais são os personagens da história?”, “O que o livro quis dizer quando perguntou a Kika sobre ‘Qual é a sua história?’”, “Vocês concordam com a personagem Lesma que ‘As crianças não gostam de ler’; ‘Todas as crianças são preguiçosas’; ‘Não gostam de ler e nem acordar para ir a escola’?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá explicar sobre a importância de estudar e ler para aprendermos mais. O docente deverá apresentar que a leitura dos livros possibilita o conhecimento de novas palavras e é algo prazeroso. Sugere-se o professor promova uma roda de leitura, onde os alunos escolherão os livros que mais gostam e depois compartilharão com seus colegas a leitura.
AMBIENTE 3/ATIVIDADE 3: Sala de aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
Lápis de cor e canetinhas;
Folhas de papel ofício.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor questione os alunos sobre “O que é uma poesia?”. O professor deve anotar na lousa as respostas dos alunos na lousa. Propõe-se que o professor apresente os versos quem foram recitados no áudio “Histórias de um livro aberto” pelo Mestre Li, pela Lesma e pela Dona Guido em uma cartolina. O professor deve solicitar que os alunos observem os versos e depois explique que em duplas os alunos irão criar versos e ilustrar. Terminada a produção dos versos as duplas deverão ler para a turma. Propõe-se que o professor junto com os alunos elaborem a capa do livro, anexem os versos para depois entregarem o livro na biblioteca da escola.
"Dois mais dois são quatro
quatro e dois são seis
seis e dois são oito
oito e oito dezesseis
veja se é geografia ou religião
olhe a biologia e também a redação
é a escola que ensina e o livro pode crer
os dois são a vitamina para quem quer aprender
se quiser que dê certo a viagem do aprender
dos seus livros fique perto e comece logo a ler
muitas terras bem distante você pode conhecer
é um passeio interessante se as histórias você ler"
(verso que Mestre Li leu para a menina Kika) – Verso extaído do áudio Histórias de um livro aberto
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento, os alunos estarão realizando a atividade proposta. O professor pode propor alguns questionamentos para ajudar nas dificuldades dos alunos, como “Como é a estrutura de um verso?”, “O paragráfo é curto ou longo?”.
DISCUSSÃO:
Nesse momento as duplas estarão apresentando para a turma seus versos. Após a apresentação dos versos, o professor pode questionar os alunos sobre: “Houve rima nos versos criados”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá explicar que o verso é uma parte constituinte da poesia e que o criador de uma poesia recebe o nome de poeta. Propõe-se que o professor solicite que os alunos formem uma roda, onde deve perguntar aos alunos como deve ser a capa e quais informações devem está presentes nela. Sugere-se que o professor indique um aluno para desenhar e outro para colocar as informações na capa ou esteja ele mesmo fazendo o desenho na capa porém perguntando aos alunos como deve ser e quem será o escritor e o ilustrador. Neste caso, o professor deve colocar o nome da sala e somente nas folhas dos versos colocar o nome dos alunos.
Nome | Tipo |
---|---|
Histórias de um Livro Aberto | Áudio |
Texto explicando sobre poesia: http://www.escolakids.com/um-texto-diferente--a-poesia.htm (Acesso: 10/06/2011)
Poesias de alguns escritores destinados as crianças: http://www.revista.agulha.nom.br/infan01.html (Acesso: 10/06/2011)
Texto sobre poesia: http://www.smartkids.com.br/especiais/poesia.html (Acesso: 10/06/2011)
Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos compreenderam o processo de fabricação de um livro. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos perceberam a importância da leitura. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram criar um verso.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!