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Mares e oceanos: navegando no conhecimento - UCA

 

25/08/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Definir as diferenças entre mares e oceanos

Identificar os principais mares e oceanos da Terra

Dimensionar a importância dos mares e oceanos para o homem

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre mares e oceanos.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: explorando o texto

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em grupos de 4 alunos/as e orientá-los/as a, usando o software  Kword, abrir os textos 1 e 2. Os textos deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

O/a professor/a deverá solicitar que os/as alunos/as façam a leitura dos textos e destaquem as palavras desconhecidas por eles/as. A seguir, eles/as serão orientados pelo/a professor/a a procurar o significado dessas palavras em um dicionário on line. Para tanto, deverão acessar a internet por meio do software  Mozilla Firefox e consultar um dos dicionários on line que se encontram disponíveis nos links abaixo:

http://michaelis.uol.com.br/ acesso feito dia 14/06/2011

http://www.bussolaescolar.com.br/dicionarios.htm acesso feito dia 14/06/2011

Os/as alunos/as devem registrar, em um novo documento do software  Kword, o significado das palavras consultadas. Cada grupo irá, então, apresentar aos demais o significado de uma ou mais palavras, promovendo, dessa forma, uma socialização das informações.

TEXTO 1: Oceanos e mares
Fonte:  http://www.fontedosaber.com/geografia/oceanos-e-mares.html   acesso feito dia 14/06/2011

TEXTO 2: Oceanos e mares
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/oceanos-mares.htm  acesos feito dia 17/08/2011

atividade

Concluída a leitura dos textos e a pesquisa das palavras desconhecidas, o/a professor/a orientará os/as alunos/as, ainda organizados em grupos, a localizar os principais oceanos da Terra. Para tanto, os/as alunos/as utilizarão a Figura 1, que deverá ter sido enviada previamente pelo/a professor/a aos mesmos via e-mail.

Vale destacar que a localização será realizada com base nas informações dos textos e que o professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e proceder às devidas correções se necessário.

FIGURA 1

mares mapa mundi

Fonte: http://www.guiageografico.net/terra/mundo.htm  acesso feito dia 14/06/2011

2ª atividade: trabalhando o experimento

atividade

Nessa segunda atividade da aula será realizado um experimento no Laboratório de Ciências.

Para tanto, caberá ao/a professor/a dividir a sala em grupos de 5 alunos/as. Cada grupo deverá ter os materiais descritos abaixo, previamente providenciados pelo/a professor/a.

Primeiramente, devem ser apresentados os materiais. A seguir, devem ser apresentados os procedimentos.

Material:

01 Bandeja plástica transparente de 30 cm X 20 cm

01 Kg de areia grossa

02 litros de água

03 formas de gelo

02 palitos de dente

Procedimentos

Inicialmente, os/as alunos/as deverão umedecer a areia grossa para que a mesma tenha uma boa fixação dentro da bandeja de plástico transparente.

A área deverá ser colocada nas extremidades da bandeja, sendo que um lado deve ficar com a superfície plana, enquanto o outro deve apresentar uma superfície inclinada.

O objetivo é simular os continentes da superfície terrestre. Para tanto, o/a professor/a deve apalpar a areia de modo que fique firme.

Os/as alunos/as deverão acrescentar lentamente a água, até preencher 1/3 da bandeja, e depois acrescentar as 03 formas de gelo.

Com o auxilio dos palitos de dente, o/a professor/a deve marcar o nível da água em cada uma das superfícies de areia.

Finalizada a fixação dos palitos, cabe ao/a professor/a solicitar aos/as alunos/as que observem o que acontece com o nível da água à medida que o gelo derrete.

Fonte:  www.aoceano.org.br/ono/material/Tema_3.pdf  acesso feito dia 14/06/2011

3ª atividade: pesquisando e aprendendo

Pesquisa

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre os oceanos.  

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre um oceano, consultando, para tanto, sites específicos.

GRUPO 1: Oceano Atlântico
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano_Atl%C3%A2ntico acesso feito dia 14/08/2011

GRUPO 2: Oceano Pacífico
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano_Pac%C3%ADfico acesso feito dia 14/08/2011

GRUPO 3: Oceano Índico
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano_%C3%8Dndico     acesso feito dia 14/08/2011

GRUPO 4: Oceano Glacial Ártico
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano_%C3%81rtico     acesso feito dia 14/08/2011

GRUPO 5: Oceano Glacial Antártico
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano_Ant%C3%A1rtico       acesso feito dia 14/08/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre cada um dos oceanos, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:

a)      Localização;

b)     Temperatura;

c)      Profundidade:

d)     Fundo oceânico e

e)      Biodiversidade:

Além disso, os grupos deverão selecionar imagens sobre cada um dos oceanos.

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação deslides com as imagens e informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano acesso feito dia 14/08/2011

4ª atividade: aprendendo um pouco mais

Videos

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 2 vídeos sobre mares e oceanos. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1 – Euronews – Futuris – O potencial energético dos Oceanos

mares 1

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=g0OJ3wEz1Os&feature=fvsr acesso feito dia 14/06/2011

Vídeo 2 – A Energia que vem dos Mares e Oceanos

mares 2

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=Jcpx7gIL4Pk  acesso feito dia 14/06/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões: 

1 – Qual a sua opinião sobre a utilização dos oceanos como fonte de energia?

2 – Das imagens apresentadas no segundo vídeo, qual merece destaque?

3 – Qual é a relação do aquecimento global com o experimento realizado anteriormente?

4 – Em que sentido os oceanos contribuem para a preservação do meio ambiente?

5 – Diferencie mar aberto de mar fechado.

6 –Qual é a relação da elevação do nível dos oceanos com o experimento realizado anteriormente?

 

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todas as atividades da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Lucas, Escola Municipal Paulo Candido , Bahia - disse:
    lucaslima@ig.com.br

    12/04/2012

    Cinco estrelas

    Ótimo material. Vou usar em minha aula. Parabéns professora


Sem classificação.
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