25/08/2011
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Definir as diferenças entre mares e oceanos
Identificar os principais mares e oceanos da Terra
Dimensionar a importância dos mares e oceanos para o homem
Conhecimentos básicos sobre mares e oceanos.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em grupos de 4 alunos/as e orientá-los/as a, usando o software Kword, abrir os textos 1 e 2. Os textos deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
O/a professor/a deverá solicitar que os/as alunos/as façam a leitura dos textos e destaquem as palavras desconhecidas por eles/as. A seguir, eles/as serão orientados pelo/a professor/a a procurar o significado dessas palavras em um dicionário on line. Para tanto, deverão acessar a internet por meio do software Mozilla Firefox e consultar um dos dicionários on line que se encontram disponíveis nos links abaixo:
http://michaelis.uol.com.br/ acesso feito dia 14/06/2011
http://www.bussolaescolar.com.br/dicionarios.htm acesso feito dia 14/06/2011
Os/as alunos/as devem registrar, em um novo documento do software Kword, o significado das palavras consultadas. Cada grupo irá, então, apresentar aos demais o significado de uma ou mais palavras, promovendo, dessa forma, uma socialização das informações.
TEXTO 1: Oceanos e mares
Fonte: http://www.fontedosaber.com/geografia/oceanos-e-mares.html acesso feito dia 14/06/2011
TEXTO 2: Oceanos e mares
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/oceanos-mares.htm acesos feito dia 17/08/2011
Concluída a leitura dos textos e a pesquisa das palavras desconhecidas, o/a professor/a orientará os/as alunos/as, ainda organizados em grupos, a localizar os principais oceanos da Terra. Para tanto, os/as alunos/as utilizarão a Figura 1, que deverá ter sido enviada previamente pelo/a professor/a aos mesmos via e-mail.
Vale destacar que a localização será realizada com base nas informações dos textos e que o professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e proceder às devidas correções se necessário.
FIGURA 1
Fonte: http://www.guiageografico.net/terra/mundo.htm acesso feito dia 14/06/2011
Nessa segunda atividade da aula será realizado um experimento no Laboratório de Ciências.
Para tanto, caberá ao/a professor/a dividir a sala em grupos de 5 alunos/as. Cada grupo deverá ter os materiais descritos abaixo, previamente providenciados pelo/a professor/a.
Primeiramente, devem ser apresentados os materiais. A seguir, devem ser apresentados os procedimentos.
Material:
01 Bandeja plástica transparente de 30 cm X 20 cm
01 Kg de areia grossa
02 litros de água
03 formas de gelo
02 palitos de dente
Procedimentos
Inicialmente, os/as alunos/as deverão umedecer a areia grossa para que a mesma tenha uma boa fixação dentro da bandeja de plástico transparente.
A área deverá ser colocada nas extremidades da bandeja, sendo que um lado deve ficar com a superfície plana, enquanto o outro deve apresentar uma superfície inclinada.
O objetivo é simular os continentes da superfície terrestre. Para tanto, o/a professor/a deve apalpar a areia de modo que fique firme.
Os/as alunos/as deverão acrescentar lentamente a água, até preencher 1/3 da bandeja, e depois acrescentar as 03 formas de gelo.
Com o auxilio dos palitos de dente, o/a professor/a deve marcar o nível da água em cada uma das superfícies de areia.
Finalizada a fixação dos palitos, cabe ao/a professor/a solicitar aos/as alunos/as que observem o que acontece com o nível da água à medida que o gelo derrete.
Fonte: www.aoceano.org.br/ono/material/Tema_3.pdf acesso feito dia 14/06/2011
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre os oceanos.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre um oceano, consultando, para tanto, sites específicos.
GRUPO 1: Oceano Atlântico
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano_Atl%C3%A2ntico acesso feito dia 14/08/2011
GRUPO 2: Oceano Pacífico
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano_Pac%C3%ADfico acesso feito dia 14/08/2011
GRUPO 3: Oceano Índico
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano_%C3%8Dndico acesso feito dia 14/08/2011
GRUPO 4: Oceano Glacial Ártico
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano_%C3%81rtico acesso feito dia 14/08/2011
GRUPO 5: Oceano Glacial Antártico
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano_Ant%C3%A1rtico acesso feito dia 14/08/2011
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre cada um dos oceanos, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:
a) Localização;
b) Temperatura;
c) Profundidade:
d) Fundo oceânico e
e) Biodiversidade:
Além disso, os grupos deverão selecionar imagens sobre cada um dos oceanos.
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação deslides com as imagens e informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano acesso feito dia 14/08/2011
Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 2 vídeos sobre mares e oceanos. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=g0OJ3wEz1Os&feature=fvsr acesso feito dia 14/06/2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Jcpx7gIL4Pk acesso feito dia 14/06/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:
1 – Qual a sua opinião sobre a utilização dos oceanos como fonte de energia?
2 – Das imagens apresentadas no segundo vídeo, qual merece destaque?
3 – Qual é a relação do aquecimento global com o experimento realizado anteriormente?
4 – Em que sentido os oceanos contribuem para a preservação do meio ambiente?
5 – Diferencie mar aberto de mar fechado.
6 –Qual é a relação da elevação do nível dos oceanos com o experimento realizado anteriormente?
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL92570-5603,00.html acesso feito dia 14/06/2011
Fonte: http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=531284 acesso feito dia 14/06/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todas as atividades da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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12/04/2012
Cinco estrelasÓtimo material. Vou usar em minha aula. Parabéns professora