Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Festa Junina no meio de nós_UCA

 

13/07/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Caracterizar a festa junina enquanto manifestação cultural;
  • Pesquisar os pratos típicos desta festa em nossa região;
  • Organizar os resultados da pesquisa por meio de uma produção textual;
  • Comparar a Festa Junina com outra manifestação cultural do município;
  • Compreender e contextualizar a historicidade da manifestação cultural da “Festa Junina”;
  • Socializar o trabalho realizado.

  

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 (cinco) atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno  conheça o conceito de festas populares e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord,  KolourPaint,  Wxcam e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos

1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

CONTEXTUALIZANDO: A FESTA JUNINA

-Professor, inicie sua aula na roda de conversa e anuncie à turma sua proposta de trabalho sobre Festa Junina. Questione os alunos:

  • Quem sabe o que é festa junina?
  • Quem já participou?
  • Quais as músicas tocadas nestas festas?
  • Quais são as comidas típicas?
  • Quais são as roupas típicas?
  • Como é a decoração?
  • Como são as danças?
  • Quem sabe qual foi sua origem?
  • Entre outras questões.

 

Depois da discussão é importante que você conte sobre esta festa popular à turma. Inclusive é chamada de Festa Junina por acontecer no mês de junho, pois quando acontece no mês de julho é chamada de Festa Julina. É conhecida também como Festa de São João em alguns lugares do Brasil, cuja data é comemorada em 24 de junho. Dessa forma, apresente a caracterização da festa junina enquanto manifestação cultural. O sítio seguinte pode-lhe ajudar com as informações http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina para isso solicite que utilizem seus laptops por meio do Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet).

Professor, tendo em vista que a escola é laica e não pode trabalhar questões religiosas, fique atento para a relação que é feita entre a festa junina e a religião católica. Enfatize a festa junina enquanto manifestação cultural, para isso resgate a origem dela enquanto comemoração da colheita, por isso a sua ligação com o meio rural.

Posteriormente, retorne para as carteiras e oriente os alunos que peguem os laptops e utilizem a ferramenta KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de pintura) para representarem através de desenho o relatado. Construa com eles um painel para exposição dos trabalhos, para isso, imprima os desenhos. Lembre-se de identificar o painel com o tema, os autores do trabalho e o objetivo. Exponha no corredor da escola para socializar com as demais turmas.

 

2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

A FESTA JUNINA: SUAS MÚSICAS E DANÇAS

Professor, a música tem um papel importante nesta manifestação cultural, pois ela embala as danças folclóricas que fazem a alegria das festas juninas. Contextualize solicitando aos alunos para trabalharem novamente com seus laptops e acessem por meio do  Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) os sítios http://www.youtube.com/watch?v=o0gPFV9ObEQ e http://www.youtube.com/watch?v=sN0SXmJG4hQ&feature=related

O primeiro traz uma música cujo clip é montado com vários pôsteres sobre festas juninas e o segundo é um vídeo de apresentação de uma dança “junina” de uma determinada escola.

Veja a seguir imagens representativas de  apresentação de dança de festa junina em uma escola:  

Festa Junina

                                                                                                                                       Fonte: acervo da autora

É importante salientar que muitas escolas trazem também as manifestações culturais norte-americanas, como a tendência country, o que significa a incorporação desta cultura (relativo ao homem do campo desta região) em nosso meio. Socialize o sítio  http://www.youtube.com/watch?v=ItBr048gpYA&feature=related   por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) o qual apresenta uma mostra de dança country, muito usada nas festas juninas.

Chame a atenção dos alunos para a origem desta música e compare com as músicas regionais, pois cada região brasileira costuma utilizar mais um determinado ritmo de música em suas festas, como exemplo podemos citar a região norte e nordeste com seus famosos forrós e suas grandiosas festas juninas como a festa junina de Campina Grande na Paraíba.    

Professor, após assistirem aos vídeos, sugerimos que trabalhe com a turma a letra da música Capelinha de Melão, pois é uma música relativa ao período junino e de origem popular. Os alunos poderão digitá-la na ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos). Após a digitação, peça:

  • sublinhem as palavras terminadas em ÃO;
  • circulem as palavras com dígrafos (NH; CR; FL);
  • ilustrem em folha A4 a cena que a música explícita.

 

CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro

Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.

Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.

 

3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

Tarefa de Casa 

A FESTA JUNINA E SUAS COMIDAS TÍPICAS

Professor, neste momento da aula, os alunos deverão utilizar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) para digitarem a Atividade de Casa, cuja proposta é uma pesquisa com a família sobre as comidas típicas das Festas Juninas. Na tarefa deve constar a informação  que os alunos deverão trazer  um prato típico das comidas citadas para comporem um lanche comunitário no dia da exposição dos trabalhos sobre Festa Junina e a sua receita. Veja a sugestão a seguir:

  

 

NOME: ___________________________________

DATA: ___/___/____

 

PESQUISANDO COM A FAMÍLIA

 

Pesquise com a sua família e relacione abaixo, quais são as comidas típicas nas festas juninas de nossa região:

 

 

  • _______________________________________
  • _______________________________________
  • _______________________________________
  • _______________________________________
  • _______________________________________

 

Escolha um dos pratos citados e traga-o para o lanche comunitário na  exposição dos trabalhos da Festa Junina que acontecerá em ____/____/_____. Lembre-se de trazer também a receita deste prato.

 

Obrigada(o)!

 

 

-No retorno da Tarefa de Casa é necessária a socialização da atividade com toda turma. Dessa forma, você estará trabalhando elementos relativos a  convivência; a escuta ativa;  o texto instrucional que é a receita culinária e todos conhecerão melhor uns aos outros.

-Solicite que cada um consulte a  receita culinária do prato que ele trouxe e diga qual foi o ingrediente principal utilizado nele.  

- A reescrita das palavras que forem escritas inadequadamente deve ser realizada.

-Socialize fazendo uma exposição das receitas em um mural para que todos tenham acesso às receitas dos colegas, mas se quiser poderá também solicitar que digitem suas receitas utilizando a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) e enviem para os colegas via e-mail, utilizando seus laptops  por meio do Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet) o  assim todos poderão criar uma pasta “RECEITAS JUNINAS DA NOSSA TURMA”.  

 

4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

PALESTRA COM A TURMA

Professor, como já colocamos anteriormente, considerando a escola pública como um espaço laico, ou seja,  da não manifestação religiosa, é preciso enfatizar a Festa Junina como uma  manifestação cultural, mas sabemos que existem outras manifestações culturais  também de cunho popular em nossos municípios.

Nesse sentido, propomos que convide juntamente com a turma um representante de movimentos populares da sua cidade e/ou região para que traga aos alunos informações sobre outras manifestações culturais, como por exemplo: o Congado. Para conhecer mais sobre o congado utilize o seu laptop e acesse o sítio a seguir, ele traz o trabalho de um estudioso em cultura popular no município de Uberlândia – Minas Gerais, Jeremias Brasileiro http://www.uberlandia.mg.gov.br/v1/noticia.php?id=1819

Construa o convite e a problematização com os alunos. Para o convite os alunos poderão usar o KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura). Este recurso possibilita o uso de desenhos e manuscritos. É conveniente enviar anexo ao convite a problematização para que o profissional traga o maior número de respostas. Esta problematização deverá ser construída com os alunos. Utilize novamente o  recurso KWord, cujo caminho já foi mencionado, para os alunos copiarem  suas dúvidas num único texto.

No dia da palestra lembre-se  de registrar o momento,  por meio de fotos e/ou filmagem. Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam).

 

5ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

SOCIALIZANDO

Para socializar a pesquisa você poderá organizar os resultados, por meio de uma produção textual. Nesta etapa você deverá ter trabalhado com a turma a historicidade desta manifestação cultural, chamada Festa Junina, sua origem, suas músicas, suas danças, as comidas típicas e outras manifestações culturais da região. Dessa forma, construa um texto coletivo, que compreenda todas as etapas fazendo o registro escrito.

A seguir, veja um modelo de  convite a ser enviado para a comunidade escolar para que a turma socialize todo trabalho. Outra posibilidade é confeccioná-lo artesanalmente utilizando materiais alternativos como: tecidos, papel crepom, palha seca de milho ou outros,  ou na ferramenta KolourPaint (acesso já informado). 

 

Convite Festa Junina

Fonte: http://festaedecoracao.com/modelos-de-convites-para-festa-junina/

Faça um mural expondo o material escrito, as fotos e organizem as comidas, ou pratos típicos para degustação durante a exposição. Você poderá também registrar este momento utilizando a ferramenta WxCam que se encontra na área de trabalho.  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, as atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe  a você diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É  importante verificar se eles compreenderam a importância das manifestações culturais em nossa vida, a sua origem e seus desdobramentos e se ao longo das atividades desenvolvidas foram capazes de  compreender e contextualizar a historicidade desta manifestação cultural, “Festa Junina”.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.