Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quem são meus vizinhos? Trabalhando números sucessores e antecessores_UCA

 

07/07/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a importância dos números em nossa vida;
  • Resolver situações problema envolvendo as operações matemáticas – adição, subtração, multiplicação e divisão;
  • Reconhecer o antecessor e sucessor de um número;
  • Realizar pesquisa relativa aos números das residências dos vizinhos dos alunos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 (seis) atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno  tenha a noção de numeral e quantidade, lateralidade e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord,  KolourPaint,  Wxcam e Mozilla Firefox

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos

1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min 

 

AULA PASSEIO – A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS  EM  NOSSA VIDA

- Professor, inicie sua aula propondo uma aula passeio no interior da escola e ao redor do quarteirão. Anteriormente à atividade as famílias e a direção da escola deverão ter autorizado tal iniciativa. Neste passeio, os alunos deverão identificar os números presentes nos objetos, paredes, placas dos carros, números de telefones, e outros.

Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a aula passeio, por meio de fotos e filmagem.

Ao retornarem para a sala organize a turma em roda de conversa e instigue o tema “A importância dos números em nossa vida”. Para eles entenderem melhor a origem dos números solicite aos alunos para utilizarem seus laptops e acessarem por meio do  Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) o sítio a seguir  http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm

Você também  poderá conectar seu laptop a um projetor multimídia e projetar para eles.

Veja algumas questões que poderão ser colocadas:

  •  Como surgiram os números?
  • Como foram as primeiras formas de contagem?
  • Como os números foram criados, ou será que eles sempre existiram?
  • Por que as pessoas usaram os números nos objetos que encontramos na aula passeio?
  • Entre outras questões.

Solicite que retornem para as carteiras e registrem a discussão em forma de texto coletivo por meio da ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) de seus laptops.

 

2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

REGISTRO ATRAVÉS DE DESENHO E ESCRITA

Professor, após a atividade anterior peça aos alunos que ilustrem através de desenhos os objetos portadores de números encontrados na aula passeio, utilizando a ferramenta KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura) e os ajude a nomear: PAREDE; PLACA DE CARRO; OUTDOOR; SALA; PORTA; Entre outros.

Colabore na nomeação dos objetos fazendo a reescrita das palavras que forem escritas de forma não convencional. Imprima os trabalhos, pois serão expostos ao final de toda a atividade.

 

3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

RECONHECENDO OS NUMERAIS VIZINHOS

Professor, para trabalhar com os números vizinhos, propomos a música “A Galinha do vizinho” de Nilton Marques de Souza. Ela é uma música que trabalha com quantidade e ajuda na idéia de vizinhança.

A galinha do vizinho
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!

Brincadeira:
Com ela, a turminha vai aprender a contar
_ PARTICIPANTES: no mínimo dois.
_ ORGANIZAÇÃO: em roda.
_ COMO BRINCAR: as crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.

Fonte: http://crescendoeaprendendo.blogspot.com/2007/01/msicas-com-gestos.html

 

Agora, organize a turma em duplas e peça para que cada dupla recorra às filmagens e/ou as fotos realizadas durante a aula passeio e registrem por escrito, utilizando a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) os números encontrados em ordem crescente. Chame a atenção para o que significa “crescente” Esta atividade tenta fazer a sensibilização para a Tarefa de Casa.

Veja um exemplo a seguir:

 

  

AULA PASSEIO

HOJE REALIZAMOS UMA AULA PASSEIO PARA IDENTIFICARMOS A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS EM NOSSA VIDA. EM ESPECIAL, PERCEBEMOS QUE OS NÚMEROS DAS RESIDÊNCIAS SEGUEM UMA ORDEM:

36 – 38 – 40 – 42 (LADO DIREITO DA RUA)

37 – 39 – 41 – 43 (LADO ESQUERDO DA RUA)

 

 

 

4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

Tarefa de Casa

 

Professor, neste momento da aula, os alunos deverão utilizar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) para digitarem a Atividade de Casa, cuja proposta é uma pesquisa com a família, relativa aos números das residências dos vizinhos dos alunos; o nome deles (da direita e da esquerda) e ilustrem a atividade. Você poderá ter alunos que moram em apartamentos que não têm vizinhos dos lados, nestes casos considerem os vizinhos que estão abaixo ou acima. Veja a sugestão a seguir:

 

 

 

NOME: ___________________________________

DATA: ___/___/____

 

PESQUISANDO COM A FAMÍLIA

 

PESQUISE COM A SUA FAMÍLIA O NÚMERO DAS RESIDÊNCIAS DE SEUS VIZINHOS (O DA DIREITA E O DA ESQUERDA). PARA ISSO, FAÇA NO ESPAÇO ABAIXO, O DESENHO DA SUA CASA, DA CASA DOS VIZINHOS, COLOQUE OS NÚMEROS QUE IDENTIFICAM CADA RESIDÊNCIA E O NOME DAS PESSOAS QUE MORAM NELAS E COLORA COM MUITO CAPRICHO.

 

 

 

 

 

 

-No retorno da Tarefa de Casa faça a socialização da atividade com toda turma. Dessa forma, você estará trabalhando elementos relativos a  convivência; a escuta ativa;  a relação vincular estabelecida pelas famílias com a sua vizinhança e todos conhecerão melhor uns aos outros.

- Professor imprima as Tarefas de Casa, as quais farão parte das atividades a serem socializadas na exposição.

 

5ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 Atividades

Professor, sabemos que quando trabalhamos com antecessores e sucessores também trabalhamos com o conceito de lateralidade. O professor de Educação Física é o seu grande aliado neste momento. Proponha uma atividade interdisciplinar com a música “Direita Esquerda”, interpretada pela cantora e apresentadora Eliana. Para isso, acesse o sítio http://www.letras.com.br/eliana/direita-esquerda utilizando o seu laptop por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet). Caso não seja possível o trabalho em parceria com o professor de Educação Física, ouça a música com eles e explore os conceitos de direita, esquerda, atrás, na frente. Se possível, façam uma coreografia observando a indicação dos movimentos na música.

Direita Esquerda

(Sarah/ Greyce/ Tatti)

Direita esquerda!
Perna direita, perna esquerda
Vamos caminhar
Para frente e para trás, nós vamos brincar

Prum lado pro outro...

Direita esquerda vamos lá
Prum lado pro outro, pra lá, e pra cá

Braço direito, braço esquerdo
Pra movimentar
Para cima e para baixo, nós vamos brincar

Prum lado pro outro...

E agora a cabecinha vamos balançar
Para cima e para baixo nós vamos brincar

Prum lado pro outro...

Fonte: http://www.letras.com.br/eliana/direita-esquerda

Aproveite a letra da música e trabalhe a diferença entre a linguagem falada e a linguagem escrita, por exemplo: a palavra “prum” não faz parte da linguagem convencional, escrita, ela é uma junção de duas palavras: para um, mas na música o autor juntou as duas para ficar melhor na hora de cantar.

 

Depois deste trabalho, propicie aos alunos atividades de registros matemáticos.

Professor, as atividades relacionadas aos números antecessores e sucessores poderão ser encontradas nos livros didáticos, nas atividades elaboradas por você e também nos sítios eletrônicos. Para esta atividade solicite aos alunos para trabalharem novamente com seus laptops e acessem por meio do  Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) os sítios a seguir, eles encontrarão atividades interessantes para colocarem em prática o que aprenderam:

http://equipeinfoeduca.vilabol.uol.com.br/antecessor.htm

http://www.estudamos.com.br/numeros_naturais/passatempo_sucessor_antecessor_2.php

 

Professor, para as atividades que envolvem a resolução de  situações problemas matemáticos – adição, subtração, multiplicação e divisão, oriente os alunos a utilizarem os laptops no seguinte acesso: Metasys>Edusys>Matemática>FatosFundamentais. Vocês encontrarão várias atividades que contemplam este objetivo.

 

A seguir sugerimos uma atividade que você poderá imprimir para que eles façam e colem no caderno de Matemática:

Atividade Matemática

                                                                      Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_C-n3ePuAl1s/S9YrcCuWL_I/AAAAAAAACXw/cIITDsgTibc/s1600/numeros+1.jpg

 

6ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

SOCIALIZANDO

Para socializar a pesquisa faça um mural com os alunos, dos trabalhos confeccionados e imprima as fotos para ilustrar o painel.

Ensaiem as músicas sugeridas “A Galinha do Vizinho e Direita e esquerda” e apresentem para outras turmas da escola.

Divulguem este momento com cartazes-convites, dizendo o tema da exposição; dia; horário e local. Estes poderão ser confeccionados manualmente ou utilizando a ferramenta KolourPaint (acesso já informado).

Vocês poderão também registrar este momento utilizando a ferramenta WxCam que se encontra na área de trabalho do laptop. 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, as atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe  a você diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É  importante verificar se eles compreenderam a idéia de números antecessores e sucessores e a importância dos números em nossa vida.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.