07/07/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha a noção de numeral e quantidade, lateralidade e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, Wxcam e Mozilla Firefox
1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
AULA PASSEIO – A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS EM NOSSA VIDA
- Professor, inicie sua aula propondo uma aula passeio no interior da escola e ao redor do quarteirão. Anteriormente à atividade as famílias e a direção da escola deverão ter autorizado tal iniciativa. Neste passeio, os alunos deverão identificar os números presentes nos objetos, paredes, placas dos carros, números de telefones, e outros.
Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a aula passeio, por meio de fotos e filmagem.
Ao retornarem para a sala organize a turma em roda de conversa e instigue o tema “A importância dos números em nossa vida”. Para eles entenderem melhor a origem dos números solicite aos alunos para utilizarem seus laptops e acessarem por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) o sítio a seguir http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm
Você também poderá conectar seu laptop a um projetor multimídia e projetar para eles.
Veja algumas questões que poderão ser colocadas:
Solicite que retornem para as carteiras e registrem a discussão em forma de texto coletivo por meio da ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) de seus laptops.
2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
REGISTRO ATRAVÉS DE DESENHO E ESCRITA
Professor, após a atividade anterior peça aos alunos que ilustrem através de desenhos os objetos portadores de números encontrados na aula passeio, utilizando a ferramenta KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura) e os ajude a nomear: PAREDE; PLACA DE CARRO; OUTDOOR; SALA; PORTA; Entre outros.
Colabore na nomeação dos objetos fazendo a reescrita das palavras que forem escritas de forma não convencional. Imprima os trabalhos, pois serão expostos ao final de toda a atividade.
3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
RECONHECENDO OS NUMERAIS VIZINHOS
Professor, para trabalhar com os números vizinhos, propomos a música “A Galinha do vizinho” de Nilton Marques de Souza. Ela é uma música que trabalha com quantidade e ajuda na idéia de vizinhança.
A galinha do vizinho
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!
Brincadeira:
Com ela, a turminha vai aprender a contar
_ PARTICIPANTES: no mínimo dois.
_ ORGANIZAÇÃO: em roda.
_ COMO BRINCAR: as crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.
Fonte: http://crescendoeaprendendo.blogspot.com/2007/01/msicas-com-gestos.html
Agora, organize a turma em duplas e peça para que cada dupla recorra às filmagens e/ou as fotos realizadas durante a aula passeio e registrem por escrito, utilizando a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) os números encontrados em ordem crescente. Chame a atenção para o que significa “crescente” Esta atividade tenta fazer a sensibilização para a Tarefa de Casa.
Veja um exemplo a seguir:
AULA PASSEIO
HOJE REALIZAMOS UMA AULA PASSEIO PARA IDENTIFICARMOS A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS EM NOSSA VIDA. EM ESPECIAL, PERCEBEMOS QUE OS NÚMEROS DAS RESIDÊNCIAS SEGUEM UMA ORDEM:
36 – 38 – 40 – 42 (LADO DIREITO DA RUA)
37 – 39 – 41 – 43 (LADO ESQUERDO DA RUA)
4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
Professor, neste momento da aula, os alunos deverão utilizar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) para digitarem a Atividade de Casa, cuja proposta é uma pesquisa com a família, relativa aos números das residências dos vizinhos dos alunos; o nome deles (da direita e da esquerda) e ilustrem a atividade. Você poderá ter alunos que moram em apartamentos que não têm vizinhos dos lados, nestes casos considerem os vizinhos que estão abaixo ou acima. Veja a sugestão a seguir:
NOME: ___________________________________ DATA: ___/___/____
PESQUISANDO COM A FAMÍLIA
PESQUISE COM A SUA FAMÍLIA O NÚMERO DAS RESIDÊNCIAS DE SEUS VIZINHOS (O DA DIREITA E O DA ESQUERDA). PARA ISSO, FAÇA NO ESPAÇO ABAIXO, O DESENHO DA SUA CASA, DA CASA DOS VIZINHOS, COLOQUE OS NÚMEROS QUE IDENTIFICAM CADA RESIDÊNCIA E O NOME DAS PESSOAS QUE MORAM NELAS E COLORA COM MUITO CAPRICHO.
|
-No retorno da Tarefa de Casa faça a socialização da atividade com toda turma. Dessa forma, você estará trabalhando elementos relativos a convivência; a escuta ativa; a relação vincular estabelecida pelas famílias com a sua vizinhança e todos conhecerão melhor uns aos outros.
- Professor imprima as Tarefas de Casa, as quais farão parte das atividades a serem socializadas na exposição.
5ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
Professor, sabemos que quando trabalhamos com antecessores e sucessores também trabalhamos com o conceito de lateralidade. O professor de Educação Física é o seu grande aliado neste momento. Proponha uma atividade interdisciplinar com a música “Direita Esquerda”, interpretada pela cantora e apresentadora Eliana. Para isso, acesse o sítio http://www.letras.com.br/eliana/direita-esquerda utilizando o seu laptop por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet). Caso não seja possível o trabalho em parceria com o professor de Educação Física, ouça a música com eles e explore os conceitos de direita, esquerda, atrás, na frente. Se possível, façam uma coreografia observando a indicação dos movimentos na música.
Direita esquerda!
Perna direita, perna esquerda
Vamos caminhar
Para frente e para trás, nós vamos brincar
Prum lado pro outro...
Direita esquerda vamos lá
Prum lado pro outro, pra lá, e pra cá
Braço direito, braço esquerdo
Pra movimentar
Para cima e para baixo, nós vamos brincar
Prum lado pro outro...
E agora a cabecinha vamos balançar
Para cima e para baixo nós vamos brincar
Prum lado pro outro...
Fonte: http://www.letras.com.br/eliana/direita-esquerda
Aproveite a letra da música e trabalhe a diferença entre a linguagem falada e a linguagem escrita, por exemplo: a palavra “prum” não faz parte da linguagem convencional, escrita, ela é uma junção de duas palavras: para um, mas na música o autor juntou as duas para ficar melhor na hora de cantar.
Depois deste trabalho, propicie aos alunos atividades de registros matemáticos.
Professor, as atividades relacionadas aos números antecessores e sucessores poderão ser encontradas nos livros didáticos, nas atividades elaboradas por você e também nos sítios eletrônicos. Para esta atividade solicite aos alunos para trabalharem novamente com seus laptops e acessem por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) os sítios a seguir, eles encontrarão atividades interessantes para colocarem em prática o que aprenderam:
http://equipeinfoeduca.vilabol.uol.com.br/antecessor.htm
http://www.estudamos.com.br/numeros_naturais/passatempo_sucessor_antecessor_2.php
Professor, para as atividades que envolvem a resolução de situações problemas matemáticos – adição, subtração, multiplicação e divisão, oriente os alunos a utilizarem os laptops no seguinte acesso: Metasys>Edusys>Matemática>FatosFundamentais. Vocês encontrarão várias atividades que contemplam este objetivo.
A seguir sugerimos uma atividade que você poderá imprimir para que eles façam e colem no caderno de Matemática:
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_C-n3ePuAl1s/S9YrcCuWL_I/AAAAAAAACXw/cIITDsgTibc/s1600/numeros+1.jpg
6ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
SOCIALIZANDO
Para socializar a pesquisa faça um mural com os alunos, dos trabalhos confeccionados e imprima as fotos para ilustrar o painel.
Ensaiem as músicas sugeridas “A Galinha do Vizinho e Direita e esquerda” e apresentem para outras turmas da escola.
Divulguem este momento com cartazes-convites, dizendo o tema da exposição; dia; horário e local. Estes poderão ser confeccionados manualmente ou utilizando a ferramenta KolourPaint (acesso já informado).
Vocês poderão também registrar este momento utilizando a ferramenta WxCam que se encontra na área de trabalho do laptop.
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm
http://crescendoeaprendendo.blogspot.com/2007/01/msicas-com-gestos.html
http://www.letras.com.br/eliana/direita-esquerda
http://equipeinfoeduca.vilabol.uol.com.br/antecessor.htm
http://www.estudamos.com.br/numeros_naturais/passatempo_sucessor_antecessor_2.php
http://3.bp.blogspot.com/_C-n3ePuAl1s/S9YrcCuWL_I/AAAAAAAACXw/cIITDsgTibc/s1600/numeros+1.jpg
Professor, as atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe a você diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É importante verificar se eles compreenderam a idéia de números antecessores e sucessores e a importância dos números em nossa vida.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/05/2012
Quatro estrelasMuito bom.