Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Escrevendo notícias a partir de imagens

 

15/06/2011

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Ellis Batista Paiva Brito

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Luzia Michelle Nunes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o gênero notícia e seus elementos básicos;

  • Ler e compreender notícias de jornais;

  • Produzir notícias a partir de imagens diversas.

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades básicas em leitura e escrita;

  • Conhecimentos da estrutura narrativa;

  • Leituras de notícias de jornais.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1:  Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:                                 

Para esta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Jornais;

  • Cadernos;

  • Lápis ou caneta;

  • Pincel.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor apresente para a turma um jornal de circulação local, demonstrando sua composição, tais como: cadernos, colunas, classificados. Propõe-se também que leia algumas notícias, enfatizando os títulos e seus elementos básicos.  Em seguida, sugere-se que o professor distribua alguns jornais na sala, solicitando os alunos escolherem uma notícia de seu interesse.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos irão escolher suas notícias, buscando identificar seus elementos constitutivos: quem, quando, onde, como e por que, anotando as informações no caderno. Pode ocorrer que os alunos tenham dúvidas no momento de identificar os elementos na notícia que escolheram, para isto sugere-se que o professor realize perguntas do tipo “Onde o fato ocorreu?”, “Quem fez o quê?”, “Quando foi que ocorreu?”, de forma que instigue os alunos a recorrerem as notícias, identificando a resposta.

 

DISCUSSÃO:

Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que leiam as notícias escolhidas e os elementos destacados e inicie com a turma uma conversa sobre o assunto, buscando esclarecer possíveis dúvidas.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Ao término do debate, propõe-se que o professor sistematize o assunto da aula, colocando no quadro a estrutura da notícia e os elementos que a constituem. Recomenda-se ao docente solicitar aos alunos realizarem anotações das informações no caderno.

 

AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 2:  Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:                                 

Para esta aula sugere-se que o professor leve para a sala de aula uma caixa colorida contendo vários recortes de imagens dentro, podendo ser recortes de revista ou jornal.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, recomenda-se que o professor comece a aula fazendo perguntas sobre a caixa: “O que vocês acham que tem aqui dentro?”, “A caixa é bonita?”, “Será um presente para alguém?”, aguarde o retorno dos alunos. Em seguida, propõe-se que o professor explique como será a atividade, pedindo para que os alunos retirem uma imagem da caixa. O aluno terá que começar uma notícia e nela terá que colocar a imagem retirada. Circulando pela sala o professor pedirá para que um outro aluno retire uma nova imagem e continue a notícia iniciada, e assim sucessivamente até que todos participem. É importante que o professor coloque no quadro os elementos constitutivos da narrativa, para que à medida que a notícia vá tomando forma, esses elementos sejam inseridos pelos alunos.

imagem 1

Fonte: http://pescarideias.blogspot.com/2008/11/caixas-decoradas.html. Acesso em 13/06/2011.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos estarão construindo colaborativamente as notícias a partir de imagens aleatórias, utilizando-se dos elementos básicos da notícia, da imaginação e da improvisação.

 

DISCUSSÃO:

Depois que todos participarem, propõe-se que o professor converse com os alunos sobre as dificuldades encontradas para construir as notícias a partir de imagens tão desconexas. E juntos – professor e alunos – possam criar um título para as notícias inventadas.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Para terminar esta atividade, recomenda-se que o professor reforce a estrutura da notícia, bem como os elementos que a constituem, fazendo perguntas aos alunos, por exemplo: “A notícia tem que ter título?”, “Quais os elementos que podemos encontrar no gênero notícia?”.

 

AMBIENTE 2 / ATIVIDADE 3: Sala de informática

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • O computador com o software “Vamos Escrever”.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:

O software “Vamos Escrever” apresenta cinco atividades relacionadas à produção de texto, no qual nesta atividade será realizada apenas a opção “Contar uma história com imagens”.

 

 

 

imagem 2

Fonte: Imagem do software

 

PARA INSTALAÇÃO DO SOFTWARE:

1. Fazer o download do software “Vamos Escrever” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11121

2. Descompactar os ficheiro .zip para uma pasta no seu computador;

3. Clicar em instalar .exe para começar a instalação.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que, em dupla, escolham as figuras que deverão nortear sua notícia, atentando para não esquecerem de incluir os elementos básicos da mesma.

 

imagem 3

Fonte: Imagem do software

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos elaboraram a notícia com as imagens fornecidas pelo software. Como são imagens sem ligação alguma, podem surgir bloqueios na hora da elaboração do texto, como solução propõe-se que o professor instigue-os a encontrarem a solução através da criatividade e imaginação, fazendo perguntas do tipo: “Quem fez o quê? “Quem é essa moça na notícia?”, “Essas árvores fazem parte do local onde tudo ocorreu?”.

imagem 4

Fonte: Imagem do software

 

DISCUSSÃO:

Ao término da elaboração da notícia, sugere-se que o professor solicite que algumas duplas digam quais foram às imagens sorteadas pelo software e em seguida leiam a notícia. Após a leitura, recomenda-se que o professor peça que outra dupla identifique os elementos da notícia presentes no texto dos colegas. Nesse momento, propõe-se que o professor intervenha quando necessário para auxiliar na identificação desses elementos pela dupla.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Para finalizar a atividade, recomenda-se que mais uma vez o professor sistematize a estrutura da notícia e seus elementos apresentados nas atividades, buscando retirar alguma dúvida sobre o assunto que porventura ainda exista. Como sugestão (caso a escola disponha de impressora) o professor pode imprimir as notícias criadas e dispô-las em um mural para que os demais alunos da escola possam ler.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Vamos escrever!: projectos de escrita interactiva Software Educacional
Recursos Complementares

http://www.portugues.com.br/redacao/generostextuais/anoticiaumgenerotextualcunhojornalistico.html - A notícia: gênero textual de cunho jornalístico. Acesso em 13/06/2011

http://profirmeza.blogspot.com/2011/02/genero-noticia.html - Gênero notícia. Acesso em 13/06/2011

Avaliação

Na primeira atividade, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram assimilar a estrutura de uma notícia e reconhecer seus elementos ao ler uma. Na segunda atividade, propõe-se que o professor identifique se os alunos elaboraram colaborativamente a notícia, a partir das imagens inesperadas. Na terceira atividade sugere-se ao professor observar se os alunos conseguiram criar a notícia inserindo as imagens geradas pelo software.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria de Nazaré Almeida Lima, Faculdade Ateneu- Pós Lingua Portuguesa , Ceará - disse:
    mnazareac@hotmail.com

    21/06/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito de como as aulas foram conduzidas, dentro da sugestão. É importante ressaltar que essas ideias servem para que nós, professores, possamos efetuar um banco de aulas e deixar disponível aos colegas para que eles enriqueçam suas propostas em sala de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.