15/06/2011
|
|
|
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
Luzia Michelle Nunes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Conhecer o gênero notícia e seus elementos básicos;
Ler e compreender notícias de jornais;
Produzir notícias a partir de imagens diversas.
Habilidades básicas em leitura e escrita;
Conhecimentos da estrutura narrativa;
Leituras de notícias de jornais.
AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Sala de aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Para esta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
Jornais;
Cadernos;
Lápis ou caneta;
Pincel.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor apresente para a turma um jornal de circulação local, demonstrando sua composição, tais como: cadernos, colunas, classificados. Propõe-se também que leia algumas notícias, enfatizando os títulos e seus elementos básicos. Em seguida, sugere-se que o professor distribua alguns jornais na sala, solicitando os alunos escolherem uma notícia de seu interesse.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos irão escolher suas notícias, buscando identificar seus elementos constitutivos: quem, quando, onde, como e por que, anotando as informações no caderno. Pode ocorrer que os alunos tenham dúvidas no momento de identificar os elementos na notícia que escolheram, para isto sugere-se que o professor realize perguntas do tipo “Onde o fato ocorreu?”, “Quem fez o quê?”, “Quando foi que ocorreu?”, de forma que instigue os alunos a recorrerem as notícias, identificando a resposta.
DISCUSSÃO:
Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que leiam as notícias escolhidas e os elementos destacados e inicie com a turma uma conversa sobre o assunto, buscando esclarecer possíveis dúvidas.
SISTEMATIZAÇÃO:
Ao término do debate, propõe-se que o professor sistematize o assunto da aula, colocando no quadro a estrutura da notícia e os elementos que a constituem. Recomenda-se ao docente solicitar aos alunos realizarem anotações das informações no caderno.
AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 2: Sala de aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Para esta aula sugere-se que o professor leve para a sala de aula uma caixa colorida contendo vários recortes de imagens dentro, podendo ser recortes de revista ou jornal.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Inicialmente, recomenda-se que o professor comece a aula fazendo perguntas sobre a caixa: “O que vocês acham que tem aqui dentro?”, “A caixa é bonita?”, “Será um presente para alguém?”, aguarde o retorno dos alunos. Em seguida, propõe-se que o professor explique como será a atividade, pedindo para que os alunos retirem uma imagem da caixa. O aluno terá que começar uma notícia e nela terá que colocar a imagem retirada. Circulando pela sala o professor pedirá para que um outro aluno retire uma nova imagem e continue a notícia iniciada, e assim sucessivamente até que todos participem. É importante que o professor coloque no quadro os elementos constitutivos da narrativa, para que à medida que a notícia vá tomando forma, esses elementos sejam inseridos pelos alunos.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento, os alunos estarão construindo colaborativamente as notícias a partir de imagens aleatórias, utilizando-se dos elementos básicos da notícia, da imaginação e da improvisação.
DISCUSSÃO:
Depois que todos participarem, propõe-se que o professor converse com os alunos sobre as dificuldades encontradas para construir as notícias a partir de imagens tão desconexas. E juntos – professor e alunos – possam criar um título para as notícias inventadas.
SISTEMATIZAÇÃO:
Para terminar esta atividade, recomenda-se que o professor reforce a estrutura da notícia, bem como os elementos que a constituem, fazendo perguntas aos alunos, por exemplo: “A notícia tem que ter título?”, “Quais os elementos que podemos encontrar no gênero notícia?”.
AMBIENTE 2 / ATIVIDADE 3: Sala de informática
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
O computador com o software “Vamos Escrever”.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:
O software “Vamos Escrever” apresenta cinco atividades relacionadas à produção de texto, no qual nesta atividade será realizada apenas a opção “Contar uma história com imagens”.
Fonte: Imagem do software
PARA INSTALAÇÃO DO SOFTWARE:
1. Fazer o download do software “Vamos Escrever” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11121
2. Descompactar os ficheiro .zip para uma pasta no seu computador;
3. Clicar em instalar .exe para começar a instalação.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que, em dupla, escolham as figuras que deverão nortear sua notícia, atentando para não esquecerem de incluir os elementos básicos da mesma.
Fonte: Imagem do software
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos elaboraram a notícia com as imagens fornecidas pelo software. Como são imagens sem ligação alguma, podem surgir bloqueios na hora da elaboração do texto, como solução propõe-se que o professor instigue-os a encontrarem a solução através da criatividade e imaginação, fazendo perguntas do tipo: “Quem fez o quê? “Quem é essa moça na notícia?”, “Essas árvores fazem parte do local onde tudo ocorreu?”.
Fonte: Imagem do software
DISCUSSÃO:
Ao término da elaboração da notícia, sugere-se que o professor solicite que algumas duplas digam quais foram às imagens sorteadas pelo software e em seguida leiam a notícia. Após a leitura, recomenda-se que o professor peça que outra dupla identifique os elementos da notícia presentes no texto dos colegas. Nesse momento, propõe-se que o professor intervenha quando necessário para auxiliar na identificação desses elementos pela dupla.
SISTEMATIZAÇÃO:
Para finalizar a atividade, recomenda-se que mais uma vez o professor sistematize a estrutura da notícia e seus elementos apresentados nas atividades, buscando retirar alguma dúvida sobre o assunto que porventura ainda exista. Como sugestão (caso a escola disponha de impressora) o professor pode imprimir as notícias criadas e dispô-las em um mural para que os demais alunos da escola possam ler.
Nome | Tipo |
---|---|
Vamos escrever!: projectos de escrita interactiva | Software Educacional |
http://www.portugues.com.br/redacao/generostextuais/anoticiaumgenerotextualcunhojornalistico.html - A notícia: gênero textual de cunho jornalístico. Acesso em 13/06/2011
http://profirmeza.blogspot.com/2011/02/genero-noticia.html - Gênero notícia. Acesso em 13/06/2011
Na primeira atividade, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram assimilar a estrutura de uma notícia e reconhecer seus elementos ao ler uma. Na segunda atividade, propõe-se que o professor identifique se os alunos elaboraram colaborativamente a notícia, a partir das imagens inesperadas. Na terceira atividade sugere-se ao professor observar se os alunos conseguiram criar a notícia inserindo as imagens geradas pelo software.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/06/2011
Cinco estrelasGostei muito de como as aulas foram conduzidas, dentro da sugestão. É importante ressaltar que essas ideias servem para que nós, professores, possamos efetuar um banco de aulas e deixar disponível aos colegas para que eles enriqueçam suas propostas em sala de aula.