08/07/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura de outras nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Cultura |
- As diversas formas de representação literária na Grécia Antiga: comédia, tragédia, filosofia.
- Os principais autores gregos e saber relacioná-los ao contexto histórico em que viveram.
- Heródoto e o surgimento da História-conhecimento.
- A relação da Literatura com a política, em especial em Atenas do período democrático.
- A representação teatral da Literatura grega.
- Literatura na Grécia Antiga como forma de manifestação política.
-Noções sobre as estruturas básicas do período grego clássico.
-Noções sobre filosofia e mitologia na Grécia Antiga.
INTRODUÇÃO
Antes de iniciar a abordagem do tema, é importante que o aluno compreenda que a Literatura na Grécia Antiga está intrinsecamente ligada a outras áreas do conhecimento, como a Filosofia e a História, assim como a outras manifestações artísticas, teatrais e religiosas (Mitologia).
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Para dar início à primeira aula, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles conhecem da Literatura grega. Se já ouviram as histórias do Minotauro, de Ícaro, de Édipo ou se conhecem a Ilíada de Homero. Esta preparação inicial servirá para despertar a curiosidade dos alunos e apresentar a eles o tema da aula: a “Literatura na Grécia Antiga”.
A seguir, o professor deverá distribuir entre os seus alunos o seguinte texto, disponível em:
http://www.logosphera.com/courses/news/iliada/presencial/material/literaturagrega.htm.
Os alunos deverão realizar uma leitura silenciosa do texto e apontar, por escrito, os seguintes aspectos descritos no texto:
- Fases da Literatura grega;
- Estilos e gêneros; e
- Características.
Os textos deverão ser entregues ao professor para avaliação.
Aula 2
Para a segunda aula, o professor deverá levar os alunos à Sala de Informática para que, divididos em grupo, possam realizar uma pesquisa textual. Abaixo apresentamos os grupos, suas respectivas temáticas e sites para a pesquisa:
- Grupo 1: “Poesia Épica ou Epopeia”
Sites:http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia_%C3%A9pica
http://grec’iantiga.org/arquivo.asp?num=0160
- Grupo 2: “Poesia lírica”
Sites:http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia_l%C3%ADrica
http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0078
- Grupo 3: “Tragédia”
Sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trag%C3%A9dia
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/tragedia_grega1.htm
http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0254
- Grupo 4: “Comédia”
Sites:http://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9dia
http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0255
Os alunos deverão ficar atentos para os seguintes elementos:
- Contextualização;
- Principais obras;
- Principais autores; e
- Características do estilo literário.
Aula 3
A terceira aula servirá para a preparação de uma apresentação teatral. Cada um dos grupos deverá escolher uma história de seu tema ou, até mesmo, um pequeno trecho. As apresentações deverão durar em torno de 20 minutos e tomarão o tempo das aulas 4 e 5.
Aula 4
Atividade teatral
Abaixo apresentaremos sugestões de histórias que poderão ser representadas pelos alunos; entretanto, a escolha deverá recair sobre os estudantes desde que o professor seja consultado e tenha aprovado a escolha de cada um dos grupos. A criatividade da apresentação deverá ser levada em conta.
- Grupo 1: para este grupo (“Poesia Épica”), sugerimos a representação de uma passagem da Ilíada, clássico de Homero.
Imagem 1: Homero (disponível em: http://www.ahistoria.com.br/wp-content/uploads/homero.jpg).
- Grupo 2: para este grupo (“Poesia Lírica”), sugerimos a representação de um trecho da poesia mitológica de Baquílides, como, por exemplo, a embaixada de Odisseu a Troia.
Imagem 2: Apolo e a cítara (disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-HIGLvZOQkI4/Tb9yDyPUGkI/AAAAAAAAAIs/BMu5wmISdAk/s1600/apolo_citara.jpg).
Aula 5
Atividade teatral
- Grupo 3: para este grupo (“Tragédia clássica”), sugerimos a representação da obra de Sófocles, como por exemplo, a Antígona.
Imagem 3: Sófocles (disponível em: http://2.bp.blogspot.com/Y2P9Ij3bwj0/TaBfAA0bwcI/AAAAAAAAEGY/Hg6Io8NF0TU/s1600/sofocles.jpg).
- Grupo 4: para este grupo (“Comédia”), sugerimos a representação da obra de Aristófanes, como, por exemplo, a Assembleia de Mulheres.
Imagem 4: Aristófanes (disponível em: http://www.conacyt.mx/comunicacion/revista/207/Articulos/LegadodeSocrates/Imagenes/aristofanes.jpg).
CONCLUSÂO
Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender que a Literatura na Grécia Antiga em muito se conectava à vida cotidiana, realizando críticas sociais, políticas, filosóficas e religiosas e sendo, também, uma forma de transmissão de conhecimento histórico. Desta forma, hoje podemos encará-la como uma representação da realidade grega e, assim, considerá-la uma fonte histórica.
Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo dos debates, assim como os textos elaborados deverão ser avaliados em conteúdo e consistência. Além disso, durante as representações teatrais, o professor deverá ficar atento à criatividade dos alunos e à sua participação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!