Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo as angiospermas - UCA

 

18/08/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apresentar as características básicas das angiospermas

Explicar a função dos frutos das angiospermas

Explicar a função das flores das angiospermas

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre plantas, flores e frutos.

Estratégias e recursos da aula

eseba

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a. 

1º momento: explorando os textos

Nesse primeiro momento da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-los/as a, usando o software  Kword, abrir o Texto 1e 2, denominados  “Angiospermas”. Os Textos 1 e 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

O/a professor/a deverá solicitar que os/as alunos/as façam a leitura dos Textos 1 e 2 e destaquem as palavras desconhecidas por eles/as. A seguir, eles/as serão orientados/as pelo/a professor/a a procurar o significado dessas palavras em um dicionário on line. Para tanto, deverão acessar a internet por meio do software  Mozilla Firefox e consultar um dos dicionários on line que se encontram disponíveis nos links abaixo:

http://michaelis.uol.com.br/ acesso feito dia 15/06/2011

http://www.bussolaescolar.com.br/dicionarios.htm acesso feito dia 15/06/2011

Os/as alunos/as devem registrar, em um novo documento do software  Kword, o significado das palavras consultadas. Cada grupo irá, então, apresentar aos demais o significado de uma ou mais palavras, promovendo, dessa forma, uma socialização das informações.

TEXTO 1: Angiospermas

Fonte:  www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/angiospermas.php   acesso feito dia 15/06/2011

TEXTO 2:  Angiospermas

Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/683/1/ANGIOSPERMAS-/Paacutegina1.html acesso feito dia 15/06/2011

atividades

Concluindo esse primeiro momento da aula, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Questionário 1

I- O esquema a seguir representa uma flor de angiosperma.

angiospermas 10

Assinale a alternativa que associa corretamente os algarismos do esquema com as letras da lista a seguir.
a. formação de grãos de pólen
b. deposição dos grãos de pólen
c. fecundação
d. transformação em fruto

a) I-a, II-d, III-b, IV-c.
b) I-b, II-a, III-c, IV-d.
c) I-c, II-d, III-a, IV-b.
d) I-c, II-b, III-d, IV-a.
e) I-d, II-b, III-c, IV-a.

II – Relacione as colunas

 

 

( 1 ) Óvulo

( 2 ) Ovários

( 3 ) Come masculino

( 4 ) Cone feminino

( 5 ) Estigma plumoso

( 6 ) Muitas pétalas

( 7 ) Pétalas soldadas

( 8 ) Pinha

 

( 3 ) Produção de pólen

( 2 ) Fruto

( 7 )Flor recente

( 5 ) Polinização pelo vento

( 8 ) Semente das gimnospermas

( 1 ) Semente

( 4 ) Produção de óvulos

( 6 ) Flor antiga

2º momento: cantando e aprendendo

videos

Nesse segundo momento da aula, cabe ao/a professor/a conectar seu netbook a um kit multimídia e a um data show para apresentar aos/as alunos/as o vídeo da música “Angiospermas”, o qual se encontra disponível no site abaixo.

Vídeo 1 - Angiospermas

angiospermas

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=TIKuN4xR984 acesso feito dia 15/06/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

A letra da música deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail, para que ocorra um maior envolvimento dos/as alunos/as durante a exibição do vídeo.

Letra da Música: ANGIOSPERMAS

Letra: Paulo Alexandre
Música: Julinho Carvalho

"E aí moçada, todo mundo conhece angiosperma?
Então vamos lá. Vamos cantar uma musiquinha aqui pra que todo mundo possa aprender.
Falou?
Mangueira ou laranjeira temos exemplos mil.
São todas angiospermas, só não sabe quem não viu.
Evoluídas que tem a semente envolvida pelo fruto.
Fecundação indireta ou direta e a flor pode ser completa,
que pode ter pétalas e sépalas e o receptáculo floral,
e ter pedúnculo, também o gineceu e finalmente ter o androceu.
O gineceu tem carpelo que é formado por estigma, estilete e o ovário.
E no androceu estame presente com antera, conectivo e filete.
Saco polínico na antera já vai os micrósporos formar, (por meiose)
e por mitose passam a ter dois núcleos, vão grão de pólen se chamar.
Mangueira ou laranjeira temos exemplos mil.
São todas angiospermas, só não sabe quem não viu.
Presença marcante é o fruto, semente ele cobriu.
Se não tiver o fruto, foi o fruto que sumiu.
Primeiro núcleo é o vegetativo, vai o tubo polínico formar.
Segundo é o germinativo, e dele dois gametas vão surgir.
E os dois gametas que surgem então, os núcleos espermáticos serão.
Esses gametas que tem por função fazerem a dupla fecundação.
E no estigma o grão de pólen, portanto, já vai se fixar,
o tubo polínico chega no óvulo que dentro do ovário vai estar.
Mangueira...
Dentro do óvulo tem oosfera no saco embrionário
e bem no meio dois núcleos polares também serão fecundados.
Núcleo espermático com oosfera surge o zigoto então.
Ele é diplóide e vai por mitoses originar embrião.
Outro espermático fecunda os polares, surge o endosperma 3n,
semente é o óvulo que foi fecundado, o fruto do ovário é formado.
Mangueira...
Ô ô ô ô chalalalalá (bis)
Agora você já aprendeu sobre as angiospermas.
Não vai errar nenhuma questão, hein!"

Finalizada a apresentação do vídeo, cabe ao/a professor/a iniciar uma discussão com os/as alunos/as sobre a letra da música, buscando, com isso, consolidar o conteúdo abordado.

3° momento: desfrutando do conhecimento

videos

Nesse quarto momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 2 vídeos sobre angiospermas. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 2 – Angiospermas

angiospermas 11

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=38pJleAtAuM&feature=related acesso feito dia 14/06/2011

Vídeo 2 – Reprodução Angiospermas

angiospermas 12

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=l_yk9l7bhn4  acesso feito dia 14/06/2011

Concluindo esse terceiro momento da aula, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Questionário 2

1 - As angiospermas constituem um grande grupo de plantas, cujas características são:

A - presença de flores que podem ser hermafroditas, ou masculinas, ou femininas.

B - presença de estróbilos femininos e estróbilos masculinos, sem formação de flores.

C - produção de sementes sem proteção de um fruto.

D - reprodução dependente da água para a fertilização e flores exclusivamente monóicas.

2 - A figura abaixo ilustra uma das inúmeras relações entre plantas e animais. Durante o processo evolutivo dos dois grupos, essa interação tem sido muito importante, em especial, para a reprodução das angiospermas. Com relação aos dois grupos, é correto afirmar:

angiospermas 13

Fonte: http://grupoparabolas.blogspot.com/  acesso feito dia 14/06/2011

Com relação aos dois grupos, é correto afirmar:

A - Os insetos e as angiospermas representam, respectivamente, os dois grupos de maior diversidade dentre os animais e as plantas.

B - As angiospermas representam o único grupo vegetal que forma tubo polínico.

C - Os insetos apresentam o corpo dividido em cabeça e abdome.

Os insetos apresentam sexos separados e são animais vivíparos.

4° momento: trabalhando em casa

atividade de casa

Nesse quarto momento da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre uma atividade a ser realizada pelos/as mesmos/as em casa. Para tanto, os/as alunos/as, utilizando o software  Kword, deverão abrir o texto complementar, denominado “Etileno”. Com base na leitura do Texto Complementar, os alunos deverão responder o Questionário 3. Tanto o Texto complementar quanto o Questionário 3 deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail, sendo que as respostas do Questionário 3 devem ser omitidas.

TEXTO COMPLEMENTAR - Etileno

.Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/etileno.htm  acesso feito 14/06/2011

Questionário 3

 

1-     Qual substância acelera o amadurecimento dos frutos?

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

2-     Qual a vantagem de se colher certos frutos que ainda estão verdes?

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

3-     Qual é sua opinião a respeito do texto em relação ao método de amadurecimento dos frutos?

        ______________________________________________________________________________________________

       ______________________________________________________________________________________________

Recursos Complementares

Fonte:http://www.infoescola.com/biologia/angiospermas/ acesso feito dia 15/06/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita também a partir do emprego do Questionário 4. Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente o Questionário 4 aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para responder ao Questionário 4. Essa seria uma atividade a ser realizada em casa. Posteriormente, a correção seria realizada em sala de aula pelo/a professor/a.

Questionário 4

1-     A flor é uma estrutura transitória. Você sabe explicar por quê?
A função da flor é a reprodução, por isso ela é transitória

2-     Qual é a estrutura que dá origem a semente?
É o óvulo

3-     Quais as partes de um fruto?
Pericarpo e sementes

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.