Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mamíferos: a evolução dos vertebrados – UCA

 

18/07/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apresentar as características básicas de diferentes tipos de mamíferos

Esclarecer em quais aspectos os mamíferos podem ser considerados os vertebrados mais evoluídos

Exemplificar a adaptabilidade dos mamíferos a diversos ambientes

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre os animais mamíferos.

Estratégias e recursos da aula

eseba

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a. 

1º momento: conhecendo os mamíferos

videos

Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 2 vídeos sobre os mamíferos. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1 –  Ciências – Os Mamíferos Parte 1

mamiferos

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=ufDEumcHRW0&feature=related acesso feito dia 15/06/2011

Vídeo 2 –   Ciências – Os Mamíferos Parte 2

mamiferos 11

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=P3DFv2JJCos acesso feito dia 15/06/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa, caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:

1 - Qual semelha existe entre o Mico Quebra-Galho e o professor que apresenta o vídeo? Explique.

2 – Qual a principal característica dos animais mamíferos?

3 – Cite exemplos de um animal mamífero que vive na água doce, um que vive na água salgada e um que voa.

4 – Porque os mamíferos conseguem manter o calor do corpo? Explique

5 – Qual é o menor e qual é o maior mamífero do mundo?

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

 

2º momento: navegando no conhecimento

atividades

Nesse segundo momento da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar um site por meio do qual os/as mesmos/as poderão responder a um “Quiz” sobre os mamíferos. Dessa forma, os/as mesmos/as terão oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos no primeiro momento da aula.

Cabe ao/a professor/a, portanto, orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o “Quiz” se encontra disponível:

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/mamiferos-quiz.html

  
mamiferos 1 mamiferos 2mamiferos 3 mamiferos 4 mamiferos 5 mamiferos 6 mamiferos mamieros 7

Fonte: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/mamiferos-quiz.html acesso feito dia 15/06/2011

3º momento: pesquisando e conhecendo

pesquisa

Nesse terceiro momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em grupos de 4 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software  Kpresenter do netbook, elaborem uma apresentação de slides sobre o regime alimentar dos mamíferos.

Para a elaboração dessa apresentação, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site Google (www.google.com.br) para a realização de uma pesquisa referente ao assunto. Uma vez acessado o site, os/as alunos/as devem digitar os termos “herbívoros”, “carnívoros” e “onívoros” no campo de busca e clicar no ícone “Pesquisar”. Serão localizadas, dessa forma, inúmeras informações sobre o assunto. Se o/a professor/a preferir, pode orientar os/as alunos/as a direcionarem a pesquisa a um determinado tipo de mamífero. Nesse sentido, os/as alunos/as devem ser orientados a acessarem os sites abaixo, organizados em função dos temas abordados, nos quais também constam diversas informações sobre o assunto:

Carnívoros:

 http://www.brasilescola.com/animais/carnivoro.htm acesso feito dia 15/06/2011

http://www.eb1-n1-sines.rcts.pt/eb1/golfinhos/carnivoro.htm acesso feito dia 15/06/2011

Herbívoros:

http://www.brasilescola.com/animais/herbivoro.htm acesso feito dia 15/06/2011

http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_herbivoros.htm acesso feito dia 15/06/2011

Onívoros:

http://www.brasilescola.com/animais/onivoro.htm  acesso feito dia 15/06/2011

http://www.brasilescola.com/animais/classificacao-dos-animais.htm acesso feito dia 15/06/2011

A apresentação de cada grupo deve conter ao menos três slides com informações sobre os hábitos alimentares dos mamíferos. Em cada slide, ao menos uma imagem – representativa de algum aspecto do conteúdo abordado – deve ser incluída. Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks. As relações entre as imagens escolhidas e os aspectos do conteúdo abordado devem ser esclarecidas pelos/as alunos/as durante essa etapa da atividade.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

4º momento: registrando o ambiente

atividades

Nesse quarto momento da aula, cabe ao/a professor/a realizar uma atividade de campo – visita a um zoológico ou a uma reserva ambiental – durante a qual deverá solicitar que os/as alunos/as fotografem os animais mamíferos, utilizando para tanto o software  WxCam do netbook.

As fotografias dos animais deverão ser arquivadas para serem utilizadas no quinto momento da aula, resgatando a importância da preservação dos animais no seu habitat natural.

Se a visita a um zoológico ou a uma reserva ambiental não for possível por qualquer razão, o/a professor/a deve seguir do terceiro para o quinto momento da aula.

5º momento: aprendendo e brincando

atividades

Nesse quinto momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a elaborar um “baralho”, no qual as cartas serão representadas pelas fotografias de animais mamíferos obtidas pelos mesmos durante a visita a um zoológico ou a uma reserva ambiental. Dessa forma, o tema da aula poderá ser abordado de forma lúdica.

Vale destacar que o/a professor/a de Ciências pode entrar em contato com o/a professor/a de Artes e pedir a contribuição do/a mesmo/a no desenvolvimento dessa atividade. Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento e interesse na aula de Artes.

Se a visita a um zoológico ou a uma reserva ambiental não tiver sido possível por qualquer razão, nesse quinto momento da aula o/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site Google Imagens (www.google.com.br/imghp) para a localização de imagens de animais mamíferos. Uma vez acessado o site, os/as alunos/as devem digitar o termo “mamíferos” no campo de busca e clicar no ícone “Pesquisar imagens”. Serão localizadas, dessa forma, inúmeras imagens de diferentes tipos de animais mamíferos. Essas imagens substituirão as fotografias que seriam obtidas durante a visita a um zoológico ou a uma reserva ambiental.

Os/as alunos/as irão selecionar as 10 imagens das quais mais gostaram, sejam elas resultantes da busca na internet ou da visita a um zoológico ou reserva ambiental. Cabe ao/a professor orientá-los/as então a editar essas imagens no software Kolourpaint, de modo que as mesmas passem a apresentar 10 cm de largura por 15 cm de comprimento. O procedimento para tanto é o seguinte: com a imagem aberta por meio do software Kolourpaint, deve-se pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “imagem” e “atributos” e inserir as referidas medidas. Vale destacar que a edição do tamanho das imagens é importante para a padronização das cartas do “baralho”. Portanto, o procedimento de edição deverá ser aplicado a todas as 10 imagens selecionadas pelos/as alunos/as.

Depois de padronizadas, as 10 imagens selecionadas devem ser impressas em duas vias. Ainda utilizando o software Kolourpaint, os/as alunos/as devem então ser orientados/as pelo/a professor/a a pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “arquivo” e “imprimir”.

Nessa etapa de elaboração do “baralho”, as imagens impressas deverão ser recortadas pelos/as alunos/as com uma tesoura sem ponta e depois coladas em cartolinas ou papel cartão para que, já convertidas em “cartas”, fiquem mais resistentes e possam suportar maior tempo de manipulação.

Por fim, os/as alunos/as poderão usar o “baralho”, brincando de encontrar os pares de cada uma das imagens de animais mamíferos que foram selecionadas por eles/as.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita também a partir do emprego do Questionário 1. Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente o Questionário 1 aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para responder ao Questionário 1. Essa seria uma atividade a ser realizada em casa. Posteriormente, a correção seria realizada em sala de aula pelo/a professor/a

Questionário 1

1 – Por que os filhotes dos marsupiais ficam um certo tempo dentro da bolsa da mãe, após o  nascimento?

Porque a placenta desses animais é muito primitiva e seus filhotes nascem sem estar completamente formados.

2 – Por que podemos encontrar mamíferos em todas as regiões da Terra?

Porque eles são homeotérmicos, ou seja, eles são capazes de manter a temperatura corporal relativamente constante, de modo que podem se adaptar a diferentes condições climáticas.

3 – De que modo a dentição dos mamíferos favorece um regime alimentar variado?

Os herbívoros têm dentes mastigadores, os carnívoros têm dentes rasgadores e mastigadores e os onívoros têm dentes de formas variadas.

4- Por que a amamentação é tão importante para manter os mamíferos unidos?

Porque os filhotes ficam próximos da mãe para poderem receber o leite.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.