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Anfíbios e sua transformação – UCA

 

27/07/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apresentar as características básicas dos anfíbios

Explicar como ocorre a metamorfose dos anfíbios

Identificar os principais comportamentos defensivos dos anfíbios

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre os anfíbios.

Estratégias e recursos da aula

eseba

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a. 

1º momento: conhecendo os anfíbios

videos

Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 3 vídeos sobre os anfíbios. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1 – Anfíbio Parte 1 “Classificação dos anfíbios”

anfibios 4

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=NjXW6p9Amgs  acesso feito dia 15/06/2011

Vídeo 2 – Anfíbio Parte 2 “Tipo de pele dos anfíbios”

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Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=N_LWeNy5Nz4acesso feito dia 15/06/2011

Vídeo 3 – Como nascem os sapos

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Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=OZkGfh1V-e8&NR=1&feature=fvwp  acesso feito dia 15/06/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluindo esse primeiro momento da aula, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Questionário 1

Faça um X na resposta correta:

1 – Sapos, rãs, pererecas e salamandras recebem a denominação de anfíbios porque:

(       ) Têm quatro patas

(  X  ) Vivem na água e na terra

(       ) Respiram através da pele

2 – Durante o inverno e a seca, o comportamento do sapo é:

(  X  ) Enterrar-se e ficar em dormência

(       ) Ir para outro lugar

(       ) Tornar-se mais ativo

3 – O desenvolvimento dos ovos dos anfíbios se dá no seguinte local:

(       ) Interior da fêmea

(       ) Interior da casca

(  X  )  Ambiente externo

4 – Durante a metamorfose, acontece o seguinte fenômeno com a cauda do girino:

(       ) Cresce cada vez mais

(       )  Desintegra-se na água

(  X  ) Transforma-se em alimento

2º momento: explorando o texto

Nesse segundo momento da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-los/as a, usando o software  Kword, abrir o texto denominado “Anfíbios”. O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

O/a professor/a deverá solicitar que os/as alunos/as façam a leitura do texto e destaquem as palavras desconhecidas por eles/as. A seguir, eles/as serão orientados/as pelo/a professor/a a procurar o significado dessas palavras em um dicionário on line. Para tanto, deverão acessar a internet por meio do software  Mozilla Firefox e consultar um dos dicionários on line que se encontram disponíveis nos links abaixo:

http://michaelis.uol.com.br/ acesso feito dia 15/06/2011

http://www.bussolaescolar.com.br/dicionarios.htm acesso feito dia 15/06/2011

Os/as alunos/as devem registrar, em um novo documento do software  Kword, o significado das palavras consultadas. Cada grupo irá, então, apresentar aos demais o significado de uma ou mais palavras, promovendo, dessa forma, uma socialização das informações.

TEXTO: Anfíbios

A classe dos anfíbios possui 3000 espécies e são os verdadeiros terrestres mais primitivos. Em geral vivem próximo à água, em terrenos pantanosos, e parte do ciclo de crescimento é representada pela fase de girino ápodo (sem pernas) que respira por brânquias. As pernas e os pulmões são as duas características que distinguem os anfíbios de seus ancestrais, os peixes primitivos.

As pernas têm a mesma estrutura das pernas dos répteis (menos as cobras), aves e mamíferos. A estrutura é completa até os cinco dedos nas extremidades dos membros, embora o grande artelho das patas traseiras seja, em geral, atrofiado.

Os pulmões, já encontrados em alguns peixes, substituem as brânquias no final da metamorfose. Mas ainda são um tanto primitivos e, por isso, boa parte da respiração dos anfíbios é feita pela pele.

O cérebro, porém, é muito maior que o dos peixes e os órgãos dos sentidos muito mais desenvolvidos. A língua é uma estrutura que aparece pela primeira vez (embora o sapo do Suriname não a possua). Alguns anfíbios podem produzir ruídos muito fortes. O esqueleto apresenta uma nova estrutura - o atlas ou primeira vértebra - que permite o movimento da cabeça dos anfíbios.

Como os machos ainda não possuem pênis, a fertilização é externa nos anuros. Os ovos e os espermatozóides são ejetados ao mesmo tempo, durante um longo abraço. No caso dos anfíbios caudados, a própria fêmea coloca na cloaca o esperma ejetado pelo macho. Mas nos dois casos há complicados rituais de acasalamento, como a dança do tritão ou o canto da rã. Os machos podem mudar de aspecto durante a estação de acasalamento: desenvolvem cristas, cores mais vivas, ou saliências nos dedos.

As larvas, primeiro fixadas a plantas aquáticas, desenvolvem a capacidade de nadar. À medida que vão crescendo aparecem os membros (nos caudados, primeiro os dianteiros; nos anuros, primeiro os traseiros). No final, a cauda é absorvida nos anfíbios anuros. Em todos os anfíbios, as brânquias são substituídas por pulmões e, então, o animal está apto a viver fora da água.

Metamorfose dos sapos

Os sapos passam por uma metamorfose completa. Os ovos são postos na água, onde nascem os jovens girinos, que possuem cauda e brânquias externas, mas não têm pernas. Com o crescimento e desenvolvimento do girino, as brânquias desaparecem, as pernas posteriores surgem, depois as anteriores, e a cauda encolhe. Posteriormente, a cauda desaparece, resultando num sapo adulto jovem.

anfibios 7

Fonte:  www.saudeanimal.com.br/anfibio.htm  acesso feito dia 15/06/2011

Concluindo esse segundo momento da aula, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

atividades

Questionário 2

1 – Cite alguns animais pertencentes à classe dos anfíbios.

Sapos, rãs, pererecas, salamandras

2 – Por que a maioria dos anfíbios precisa viver em locais úmidos?

Para evitar a desidratação, já que sua pele é muito fina

3 – Como o girino e o sapo adulto respiram?

O girino respira por brânquias e o sapo pela pele e pelos pulmões

4 – O que é metamorfose e o que ela possibilita aos anfíbios?

É a mudança de forma que o animal sofre desde o nascimento até a fase jovem, possibilitando a passagem da vida aquática para a terrestre.

3º momento: pesquisando e conhecendo

pesquisa

Nesse terceiro momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em 4 grupos e propor aos/as alunos/as que os/as mesmos/as que, utilizando o software Kpresenter do netbook, elaborem uma apresentação de slides sobre os anfíbios. Cada grupo deverá ficar responsável por um tipo anfíbio diferente, sendo uma apresentação sobre os sapos, outra sobre as rãs, outra sobre as pererecas e outra sobre as salamandras.

Para a elaboração dessa apresentação, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site Google (www.google.com.br) para a realização de uma pesquisa referente ao assunto. Uma vez acessado o site, os/as alunos/as devem digitar os termos “sapo”, “rã”, “perereca” e “salamandra” no campo de busca e clicar no ícone “Pesquisar”. Serão localizadas, dessa forma, inúmeras informações sobre o assunto.

A apresentação de cada grupo deve conter ao menos três slides com informações sobre os anfíbios. Em cada slide, ao menos uma imagem – representativa de algum aspecto do conteúdo abordado – deve ser incluída. Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit  multimídia e um data show conectados ao netbooks. As relações entre as imagens escolhidas e os aspectos do conteúdo abordado devem ser esclarecidas pelos/as alunos/as durante essa etapa da atividade.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

4º momento: aprendendo e brincando

atividades

Nesse quarto momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a construir um sapo de brinquedo. Dessa forma, o tema da aula poderá ser abordado de forma lúdica.

Vale destacar que o/a professor/a de Ciências pode entrar em contato com o/a professor/a de Artes e pedir a contribuição do/a mesmo/a no desenvolvimento dessa atividade. Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento e interesse na aula de Artes.

A princípio, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados. A seguir, devem ser apresentados os procedimentos.

Materiais.

Folhas impressas do desenho abaixo:

 

 

anfibios 1

 

Lápis de cor

Canetinha colorida;

Cola;

Tesoura sem ponta:

Rolinho de papel higiênico;

Folha na cor verde;

Procedimento:

O/a professor/as deverá explicar aos/as alunos/as que, em primeiro lugar, eles/as deverão pintar todo o desenho do sapo. Terminada a pintura, os/as alunos/as deverão recortar com a tesoura sem ponto as linhas pontilhadas que estão em volta do desenho.

Finalizada o recorte do desenho, os/as alunos/as deverão colar a folha de cor verde em volta do rolinho de papel higiênico. Depois de coberto o rolinho de papel higiênico com a folha verde, os/as alunos/as deverão ser orientados a colarem as pernas do sapo na lateral do rolo e o restante na parte da frente como mostra a figura 1.

Figura 1

anfibios 2

Finalizada toda a colagem, o sapo ficará como se vê na figura 2.

Figura 2

anfibios 3

Fonte: http://www.smartkids.com.br/passatempos/sapo-com-rolo-de-papel-higienico.html acesso feito dia 15/06/2011

Recursos Complementares

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anf%C3%ADbios  acesso feito dia 15/06/2011

Fonte:  http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/anfibio.htm acesso feito dia 15/06/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita também a partir do emprego do Teste 1. Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente o Teste 1 aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para responder ao Teste 1. Essa seria uma atividade a ser realizada em casa. Posteriormente, a correção seria realizada em sala de aula pelo/a professor/a

Teste 1

I – Leia atentamente as frases abaixo e marque um C as que estão CERTAS e com um E as que estão ERRADAS.

( C ) A pele fina e úmida dos anfíbios favorece a respiração através dela.

( E ) Na fase larvar, os anfíbios têm respiração pulmonar.

( C ) A língua do sapo é muito importante na captura de alimento.

( C ) Tendo grandes depósitos de reserva alimentar, os sapos podem jejuar longo tempo.

( E ) Durante toda a sua vida, os anfíbios conservam sempre a mesma pele.

( E ) Os anfíbios mudam da terra para a água depois da metamorfose

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