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A história da Favela no Rio de Janeiro

 

13/07/2011

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Sujeito histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão aprender com as aulas o contexto do surgimento das "favelas", e suas diversas imagens, na cidade do Rio de Janeiro, relacionando-o com a questão migratória e a condição de vida de seus habitantes. O fato de focar a aula na cidade do Rio de Janeiro dará aos alunos de outras cidades repertório para analisar as especificidades de sua cidade.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento preliminar para se poder trabalhar o tema com os alunos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Conhecer a história da favela é conhecer a História do Brasil  desde a virada do século XIX. É falar da cidade do Rio de Janeiro, principalmente no período republicano, de seus interesses e de seus profundos conflitos. Compreender os diversos lugares que a imagem da favela habitou e habita: a invisibilidade, o lugar da carência, a valorização cultural, o "inimigo" a ser eliminado − a violência sempre perpassando esse imaginário.

 

Santa Marta  Santa Marta.Data: 9 de janeiro de 1967. Fotógrafo: Gallo. Foto: Arquivo Nacional. Acervo: Correio da Manhã. Retirada do site Favela tem Memória. Disponível em: http://www.favelatemmemoria.com.br/galeria_santamarta.asp?DIR=santamarta&Type=2&img=gal_santamarta03.jpg. Acesso em: 10 jun. 2011.

AULA 1

Atividade 1: História da Favela

Inicialmente todos os alunos deverão pesquisar em textos e vídeos sugeridos sobre a história da favela. Esta atividade é importante para o primeiro contato com o tema, sendo uma atividade mais livre. Os alunos chamarão a atenção do que lhes pareceu mais interessante. A participação será mediada pelo professor.

- Vídeo: Animação Cidadela, disponível em http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2010/01/17/de-canudos-a-favela-assista-a-animacao-cidadelas/(acesso em: 10 jun. 2011). A animação traz a relação dos soldados combatentes em Canudos e a favela no Rio de Janeiro.Texto: Ler o verbete "Providência - batizado como Morro da Favela (centro)" - http://www.favelatemmemoria.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=40&sid=3 (acesso em 11.06.11)

- Texto: Ler o verbete "Providência - batizado como Morro da Favela (centro)", disponível em http://www.favelatemmemoria.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=40&sid=3 (acesso em: 11 jun. 2011).

- Texto: "O avô das favelas", de Marcelo Monteiro (retirado do site "Favela tem memória"), disponível em http://www.favelatemmemoria.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=63&from_info_index=6&sid=4 (acesso em: 10 jun. 2011).

- Texto: “Aldeias do mal”, de Romulo Costa Mattos (retirado da Revista de História da Biblioteca Nacional), disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/aldeias-do-mal (acesso em: 10 jun. 2011).

- Música:

 

Prazeres  Prazeres.Data: Sem data. Fotógrafo: Não identificado. Foto: Arquivo Nacional. Acervo: Correio da Manhã. Disponível em: http://www.favelatemmemoria.com.br/galeria_prazeres.asp?DIR=prazeres&Type=2&img=gal_prazeres_02.jpg.  Acesso em: 10 jun. 2011.

 

Atividade 2 - Um estudo de caso: a remoção das favelas

“Ou aprendemos a viver como irmãos, ou vamos morrer juntos como idiotas.” (Martin Luther King)

Em cada momento de nossa história, a favela (e sua imagem) foi percebida de maneiras diferentes. Os alunos – por meio dos textos, vídeos e música − apresentarão de forma esquemática (a construção de um mural, por exemplo) essa discussão.

A questão principal a ser trabalhada é: "Urbanizar os pobres ou dar lugar aos ricos?". A opção da remoção das favelas se dá num contexto político específico. Para a discussão do grupo, os textos utilizados serão:

 

- Texto: “A Política, o Direito e as Favelas do Rio de Janeiro: um breve olhar histórico”, de Rafael Soares Gonçalves, disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/ciec/revista/artigos/artigo2.pdf (acesso em: 11 jun. 2011);

- Texto: “Três casos: Catacumba, Praia do Pinto e Esqueleto”, de Marcelo Monteiro, disponível em: http://www.favelatemmemoria.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?search%5Fby%5Fheadline=false&search%5Fby%5Fstate=all&from%5Finfo%5Findex=6&search%5Ftext%5Foptions=all&sid=7&search%5Fby%5Fsection=all&text=Remo%E7%E3o&query=simple&search%5Fby%5Fkeywords=any&search%5Fby%5Ffield=tax&infoid=9&search%5Fby%5Fpriority=all&search%5Fby%5Fauthorname=all (acesso em: 11 jun.2011);

- Texto: “Fantasma Exorcizado”, de Marcelo Monteiro, disponível em: http://www.favelatemmemoria.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?search%5Fby%5Fheadline=false&search%5Fby%5Fstate=all&from%5Finfo%5Findex=6&search%5Ftext%5Foptions=all&sid=7&search%5Fby%5Fsection=all&text=Remo%E7%E3o&query=simple&search%5Fby%5Fkeywords=any&search%5Fby%5Ffield=tax&infoid=8&search%5Fby%5Fpriority=all&search%5Fby%5Fauthorname=all (acesso em: 11 jun. 2011);

- Vídeo: Programa "De lá pra cá" - Remoção da Favela do Pinto, da TV Brasil. Disponível em: primeira parte (http://www.youtube.com/watch?v=JwWcfPC6isw) | segunda parte (http://www.youtube.com/watch?v=rMc1glyBHW8&feature=related) | terceira parte (http://www.youtube.com/watch?v=iuKZMZ49zVE) | quarta parte (http://www.youtube.com/watch?v=du3VM1p5MgE), acesso em: 11 jun. 2011.

Imagens

Praia do Pinto 01  Praia do Pinto, no Leblon(removida). Data: 26 de março de 1963. Fotógrafo: Não identificado. Arquivo Nacional. Acervo: Correio da Manhã. Disponível em: http://www.favelatemmemoria.com.br/galeria_praiadopinto.asp?DIR=praiadopinto&Type=2&img=gal_praiapinto01.jpg. Acesso em: 11 jun. 2011.

 

Praia do Pinto 02  Praia do Pinto, no Leblon(removida). Data: Sem data. Fotógrafo: Não identificado. Arquivo Nacional. Acervo: Correio da Manhã. Disponível em: http://www.favelatemmemoria.com.br/galeria_praiadopinto.asp?DIR=praiadopinto&Type=2&img=gal_praiapinto02.jpg. Acesso em: 11 jun. 2011.

Favela do Esqueleto 01 Incêndio na favela do Esqueleto. Data: 6 de julho de 1965. Fotógrafo: Gilberto Pimentel. Foto: Arquivo Nacional. Acervo: Correio da Manhã. Disponível em: http://www.favelatemmemoria.com.br/galeria_esqueleto.asp?DIR=esqueleto&Type=2&img=esqueleto_galeria_07.jpg. Acesso em: 11. jun. 2011.

Esqueleto  Incêndio na favela do Esqueleto. Data: Janeiro de 1965. Fotógrafo: Gilberto Pimentel. Foto: Arquivo Nacional. Acervo: Correio da Manhã. Disponível em: http://www.favelatemmemoria.com.br/galeria_esqueleto.asp?DIR=esqueleto&Type=2&img=esqueleto_galeria_06.jpg. Acesso em: 11 jun. 2011.

Cidade de Deus  Cidade de Deus. Data: Sem data. Fotógrafo: Não identificado. Foto: Arquivo Nacional. Acervo: Correio da Manhã. Disponível em: http://www.favelatemmemoria.com.br/galeria_cidadededeus.asp?DIR=cidadededeus&Type=2&img=galeria_cdd10.jpg. Acesso em: 11 jun. 2011.

 

Cidade de Deus Cidade de Deus. Data: 19 de setembro de 1971. Fotógrafo: Não identificado. Foto: Arquivo Nacional. Acervo: Correio da Manhã. Disponível em: http://www.favelatemmemoria.com.br/galeria_cidadededeus.asp?DIR=cidadededeus&Type=2&img=galeria_cdd16.jpg. Acesso em: 11 jun. 2011.

 

Mundo Cao  "Urbanização sim, remoção não!"  O lema da associação de favelas traz o pavor da política de remoção instituída no Estado da Guanabara. Na foto, a publicidade do Estado sobre os benefícios dessa política. Data: 1969. Fonte: Revista Manchete.

 

AULA 2

Atividade 1: O cinema pensa a favela

Para entendermos como o cinema pensou a favela e suas diversas imagens, iremos focar nossa análise em três filmes: Rio 40 Graus (1955), 5X Favela (1962) e Cidade de Deus (2002). Dividiremos a turma em três grupos, cada um será responsável, com o auxílio dos textos, pela análise de um filme.

Grupo 1 - O primeiro grupo ficará responsável pelo filme Rio 40 Graus, de Nelson Pereira dos Santos, lançado em 1955.

Filme Rio 40 Graus Cena inicial do filme de Nelson Pereira dos Santos. Disponível em: http://www.omartelo.com/mat9_rio-40-graus.jpg. Acesso em: 11 jun. 2011.

- Sinopse: Num domingo carioca, a vida é retratada por cinco pequenos vendedores de amendoim. Em Copacabana, Pão de Açúcar, Corcovado, Quinta da Boa Vista e Estádio do Maracanã, pontos turísticos da cidade, eles procuram compradores para os seus produtos. O calor escaldante de 40 graus acaba por unir as aflições dos moradores humildes, que buscam algo de melhor para suas vidas. Depois de mais um dia atribulado, a alegria de viver toma conta de suas vidas, quando participam do ensaio geral das Escolas de Samba.

- Texto: “Entrevista com Nelson Pereira dos Santos”, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v21n59/a25v2159.pdf (acesso em: 12 jun. 2011).

- Texto: “As imagens da favela no cinema nacional brasileiro”, disponível em: http://cinecero.wordpress.com/2009/11/21/as-imagens-da-favela-no-cinema-nacional-brasileiro/ (acesso em: 11 jun. 2011).

- Texto: “As Favelas no Cinema”, disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/as-favelas-no-cinema-1 (acesso em: 10 jun. 2011).

- Vídeo:Rio 40 Graus, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rTLq5b4uZ0U (acesso em: 10 jun. 2011).

 

Grupo 2: Os alunos do segundo grupo ficarão responsáveis pelo filme 5X Favela, dos diretores Carlos Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Marcos Faria e Miguel Borges.

Cinco Vezes Favela  Cartaz do filme 5X Favela, de 1962.

- Sinopse (filme em episódios):

1- "Um favelado": desempregado e sem dinheiro, arquiteta um plano para ganhar dinheiro;

2- "Zé da cachorra": um latifundiário quer de volta suas terras, onde está instalada uma favela;

3- "Escola de Samba Alegria de Viver": um presidente divide-se entre lutar pela sua categoria ou aceitar as imposições comerciais do carnaval;

4- "Couro de gato": moradores caçam gatos, a fim de usar seu couro para fabricar tamborins;

5- "Pedreira de São Diogo": sobre uma pedreira há uma favela. Ao perceberem o risco de desabamento dos barracos, os operários incitam os moradores a iniciarem um movimento de resistência para impedir um acidente fatal.

- Texto: “Cinco Vezes Favela”, Revista Contracampo, disponível em: http://www.contracampo.com.br/64/cincovezesfavela.htm (acesso em: 13 jun.2011).

- Texto: “As imagens da favela no cinema nacional brasileiro”, disponível em: http://cinecero.wordpress.com/2009/11/21/as-imagens-da-favela-no-cinema-nacional-brasileiro/ (acesso em: 11 jun. 2011).

- Texto: “As Favelas no Cinema”, disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/as-favelas-no-cinema-1 (acesso em: 10 jun. 2011).

- Vídeo: Episódio "Couro de Gato", disponível em: http://www.dailymotion.com/video/xai877_couro-de-gato-joaquim-pedro-de-andr_shortfilms (acesso em: 14 jun. 2011).

 

Grupo 3: O terceiro grupo ficará responsável pelo filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles.

CIdade de Deus Cartaz do filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles. Disponível em: http://www.cinepremiumfilmes.com/wp-content/uploads/2010/04/cidade1.jpg.  Acesso em: 13 jun. 2011.

- Sinopse: Buscapé é um jovem pobre, negro e muito sensível que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia a dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

- Texto: “Cidade de Deus”, Revista Contracampo, disponível em: http://www.contracampo.com.br/criticas/cidadededeus.htm (acesso em: 14 jun. 2011).

- Texto: “A Bomba vai Explodir”, MV Bill, disponível em: http://cliquemusic.uol.com.br/materias/ver/mv-bill-e-a-polemica-com--i-cidade-de-deus--i- (acesso em: 13 jun. 2011).

- Texto: “As imagens da favela no cinema nacional brasileiro”, disponível em: http://cinecero.wordpress.com/2009/11/21/as-imagens-da-favela-no-cinema-nacional-brasileiro/ (acesso em: 11 jun.2011).

- Texto: “As Favelas no Cinema”, disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/as-favelas-no-cinema-1 (acesso em: 10 jun. 2011).

- Vídeo: Cidade de Deus, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CjmvbfkH_is&feature=related (acesso em: 11 jun. 2011).

 

É de extrema importância os alunos poderem assistir a alguns dos filmes trabalhados. Caso a escola se interesse em construir um acervo de DVDs de filmes nacionais, em sua Biblioteca, o site da Programadora Brasil oferece toda a estrutura (http://www.programadorabrasil.org.br/). Caso essa parceria seja firmada, uma atividade extra seria a construção de uma Mostra Cinematográfica aberta à comunidade, com a seleção dos alunos.

Após a pesquisa, os alunos deverão apresentar em um seminário temático as principais características da censura no período estudado. O aluno terá que ser capaz de caracterizar a imagem da favela construída pelo cinema.

 

AULA 3

Atividade 1 - Decantando a Favela

Os grupos divididos na atividade anterior terão que fazer uma pesquisa musical cuja temática seja a favela. Cada grupo terá que pesquisar músicas que vão de encontro com as características levantadas nas aulas anteriores.

A pesquisa poderá iniciar-se no site de busca de letras do Portal Terra, disponível em http://letras.terra.com.br/(acesso em: 11 jun. 2011) e também em outros ambientes de procura de músicas (comunidades do Orkut, Facebook, Youtube, entre outros).

Como exemplo, utilizaremos a música do grupo de rap Facção Central, “O que os olhos Vêem”, disponível em: http://www.4shared.com/audio/05FlMSli/Fao_Central_-04-_o_que_os_olho.htm (acesso em: 12 jun. 2011).

Letra:

O retrato da favela tem só uma imagem, mais cada olho tem sua interpretação pra essa imagem meus olhos vêem quando eu olho pra favela almas tristes, sonhos frustrados, esperanças destruídas, crianças sem futuro, vejo apenas vítimas e dor.

Os olhos do gambé vêem traficantes com AR-15 e lançador de granada, vagabundas drogadas, mães solteiras desempregados embreagados no balcão do bar adolescentes viciados, pivetes com pipa com rojão avisando que os homi tão chegando.

Vêem em cada barraco um esconderijo uma boca em cada senhora de cabelo branco uma dona maria mãe de bandido, os olhos do político vêem presas ignorantes, ingênuas, marionetes de manuseio simples a faca e o queijo, o passaporte pra genebra o talão de cheque especial o tapete vermelho pra loja da mercedes o tamanco o vestido o modis e o vibrador da sua puta.

Vêem o mar de peixes cegos que sempre mordem o mesmo anzol, os olhos do boy esses ai esses não vêem nada, nenhum problema os aviões com droga, o trafico de arma, as escolas sem telhado, lousa, professor, segurança o jovem sem acesso a livro, quadra esportiva, centro cultural; não vêem os ossos no cemitério clandestino as vitimas da brutalidade da policia, o povo esquecido e desassistido os olhos do boy só são capazes de enxergar na imagem da favela, o medo o medo em forma de HK na ponta do seu nariz, e você truta o que seus olhos vêem quando olham pra favela?

Composição: Eduardo e DumDum, 2001.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Morro da favela [Decantando a República] Áudio
Recursos Complementares

- Vídeo: A Rocinha, do Programa "A Liga" da TV Bandeirantes (vídeo 1 - http://www.youtube.com/watch?v=XYdqtO1_250| vídeo 2 - http://www.youtube.com/watch?v=tDU9HwzwGTw&feature=related| vídeo 3 - http://www.youtube.com/watch?v=IGvnmzi5eVk&feature=related| vídeo 4 - http://www.youtube.com/watch?v=xlFYpe7T5uQ).

- Texto: “As Favelas da cidade do Rio de Janeiro e os direitos de propriedade”, disponível em: http://www.eumed.net/tesis/2008/kwsr/AS%20FAVELAS%20DA%20CIDADE%20DO%20RIO%20DE%20JANEIRO.htm.

- Texto: “Favela em Belo Horizonte”, disponível em: http://www.favelaeissoai.com.br.

- Portal da Rocinha: acesso em http://www.rocinha.org/.

- Portal de Fotos: acesso em http://www.fotofavela.com.br/.

Avaliação

A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba durante a discussão dos grupos e ao final das aulas se os alunos entenderam que conceitos estão envolvidos e as diferenças e proximidades de cada tema. Além disso, é importante que sejam avaliados a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades, principalmente na apresentação dos grupos e discussões em sala.

A atividade final será a construção de um texto livre (jornalístico, poema, conto, entre outros) em que o aluno perceberá em quais momentos a história da favela em sua cidade se aproxima ou afasta das características analisadas da história da favela no Rio de Janeiro. Para a construção do texto final, o professor deverá acompanhar a feitura e discutir com a turma os principais eixos da comparação.

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