Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprenda a somar jogando!

 

17/06/2011

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Ellis Batista Paiva Brito

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis, Ellis Batista Paiva Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o processo de adição;

  • Identificar a estrutura de uma operação de adição.

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção de número.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

O recurso didático utilizado nessa atividade será uma atividade impressa para cada aluno.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Propõe-se inicialmente que o professor questione os alunos: “Quantos alunos tem na sala?”, “Quantos são meninos? E quantas são meninas?”. O professor deverá anotar no quadro branco as respostas dos alunos da seguinte forma (exemplo: 25 alunos  15 meninos  10 meninas). Em seguida, o professor entregará para cada aluno a seguinte atividade:

Quantas bolinhas tem em cada peça de dominó?

imagem 1

Imagens retiradas do site: http://3.bp.blogspot.com/_18fbOmQtfKY/Ry31v5a48gI/AAAAAAAAAYw/lwYRfPnl_Kg/s320/domino.png (Acesso: 11/06/2011)

 

Responda os problemas representando as quantidades através das peças do dominó:

1. Melissa tem 3 bonecas e Monique 6 bonecas. Quantas bonecas as duas tem juntas?

imagem 2

     Melissa                 Monique                                Melissa e Monique

 

2. Felipe tem 10 bolas de gude e Daniel tem 12 bolas de gude. Quantas bolas de gude os meninos tem?

imagem 2

        Felipe                   Daniel                                    Felipe e Daniel

 

3. Lucas tem 2 pirulitos e Rian tem 1 pirulito. Quantos pirulitos os dois tem juntos?

imagem 2

         Lucas                      Rian                                      Lucas e Rian

 

4. Eduarda fez 8 bolos e Brena fez 4 bolos. Quantos bolos as meninas fizeram ao todo?

imagem 2

      Eduarda                    Brena                                  Eduarda e Brena

 

Fonte: Imagem do autora

 

MOMENTO DO ALUNO

Nesse momento os alunos estarão realizando a atividade proposta.

 

DISCUSSÃO

Nesse momento os alunos apresentarão para o restante da turma suas soluções. Sugere-se que alunos e professor discutam sobre as dificuldades surgidas durante a realização da atividade, como também sobre os seguintes questionamentos: “Como podemos representar o número 6 através do dominó?”, “Será que existem outras formas?”, “Quais os outros números que podem ser representados de várias maneiras com o uso do dominó?”

 

SISTEMATIZAÇÃO

Neste momento, sugere-se que professor e alunos formalizem a idéia da adição. O docente deverá apresentar o sinal que representa a soma (+) e explicar que esse sinal indica que estamos juntando ou adicionando e o resultado dessa soma é representado após o sinal (=). Propõe-se que o professor pergunte aos alunos “Quantos meninos tem na sala?”, “E quantas meninas tem na sala?” e após esse momento realize junto com os alunos a soma dos alunos da sala utilizando os dominós. Por exemplo:

10 meninos + 15 meninas = ?

imagem 3

Meninos                   Meninas             Quantidade de alunos

 

Fonte: Imagem do autora

 

Em seguida, o professor deverá construir com os alunos a soma da idade de dois ou três alunos utilizando os dominós e escrevendo os números no quadro branco.

 

 

AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2: Quadra/Área livre

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Os recursos didáticos utilizados nessa atividade serão:

  • 10 garrafas PET;

  • 1 bola de borracha ou feita de meia;

  • Cartolinas;

  • Canetinhas;

  • Folhas de papel ofício;

  • Canetas ou lápis.

 

Observação: Sugerimos que em cada equipe tenha no máximo cinco alunos. O professor poderá dividir a turma primeiramente em dois grupos e depois formar sub-grupos, onde deverá aumentar o número de garrafas PET.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

O professor deverá propor os seguintes questionamentos: “Quem conhece o jogo de boliche?”, “Como é o jogo?”. Terminada a conversa o professor dividirá a turma em grupos nomeando cada grupo por uma cor (Exemplo: Grupo 1 – azul; Grupo 2 – verde; e assim por diante). Propõe-se que o docente explique que os alunos deverão desenhar uma tabela na folha de papel ofício da seguinte forma:

 

GRUPO AZUL
Nome do aluno Representação da pontuação das garrafas Pontuação total
     
     
     
     
     

 

Fonte: Imagem do autora

 

Sugere-se os seguintes números para pontuação de cada garrafa (dispostas no formato de um boliche convencional):

3 – 4 – 3 – 2

4 – 2 – 4

3 – 2

1

 

MOMENTO DO ALUNO

Nesse momento os alunos estarão organizados em grupos jogando com o boliche e realizando as anotações na tabela.

 

DISCUSSÃO

Os grupos deverão apresentar para o restante da turma suas pontuações. Concluída a apresentação das pontuações, o professor poderá questionar “Quem fez mais pontos de cada equipe?”, “Qual a equipe que fez mais pontos?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO

Nesse momento o professor deverá formalizar o conteúdo abordado utilizando as pontuações dos grupos. Para isso, ele explicará que podemos utilizar alguns recursos para nos ajudar a contar como: palitos de picolé, tampas de garrafas, canudos, grãos, botões entre outros, e nessa atividade particularmente foi utilizada a representação através do desenho. Propõe-se que o professor apresente que há muito tempo atrás as pessoas utilizavam os dedos, pedras, faziam nós em cordas.

 

 

AMBIENTE 3/ATIVIDADE 3: Laboratório de Informática Educativa - LIE

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Os recursos utilizados nesta atividade serão:

  • Lousa;

  • Giz ou pincel;

Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.

  • O computador com o software “Dados Vedoque”;

  • Caderno, lápis ou caneta.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE

O software “Dados Vedoque” consiste em umjogo de dados utilizado na realização de operações matemáticas de adição, no qual o aluno terá um tempo específico para adicionar os números apresentados através dos dados. O desafio consiste em conseguir realizar essas operações corretamente e no tempo estipulado. Na primeira tela do software informará os níveis de dificuldades, onde recomenda-se que esteja selecionando o nível 1 e depois outros níveis de dificuldade deverão ser escolhidos. A segunda tela apresenta que o aluno terá que clicar em cima dos dados em que a soma representa a quantidade apresentada no quadrado acima (Objetivo). O botão central “Empieza” indica iniciar a atividade e o “Volver” significa voltar para a tela inicial. O quadro vermelho (Marcador) apresenta os erros e os acertos. O relógio no lado superior direito delimita o tempo de cada soma. O som do jogo pode ser fechado, onde o aluno deve clicar em cima da palavra “Sonido”.

 

 

 

 

imagem 4imagem 5

imagem 6 imagem 7

Fonte: Imagens do Software

 

PARA INSTALAÇÃO DO SOFTWARE

1. Fazer o download do software “Dados Vedoque” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11091
Observação:  O plugin Adobe Shockwave Player é necessário para  a utilização do software proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Esta atividade será desenvolvida em duplas, a formação das mesmas ficará a critério do professor. Caso no LIE tenha projetor, o professor poderá projetar o software “Dados Vedoque” informando as instruções e apresentando a imagem do software para a turma. Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que enquanto um aluno estiver interagindo com o software, o outro faça as anotações de quantas operações de soma o colega acertou e quanto ele errou.

 

MOMENTO DO ALUNO

Nesse momento, os alunos buscarão realizar a atividade proposta.

 

DISCUSSÃO

As duplas apresentarão suas observações e soluções referentes ao software. Além de discutir as observações e soluções apresentadas com os alunos, o professor deverá estimulá-los a compartilhar com os colegas as dificuldades encontradas durante a realização da atividade proposta. 

 

SISTEMATIZAÇÃO

Nesse momento o professor deveráexplicar que uma operação pode ter duas parcelas ou mais. Propõe-se que o docente escreva na lousa ou cartolina as seguintes adições e estimule os alunos a opinarem sobre o modo de resolvê-las, já que aumentou o número de parcelas em um dos itens:

a) 6 + 2 =

b) 4 + 4 =

c) 4 + 3 + 1 =

Sugere-se que o professor apresente como se lê a operação de adição, e em seguida proponha outros exemplos a serem lidos pelos alunos.

imagem 8     

1ª parcela     2ª parcela     total       

(seis mais dois é igual a oito)

 

imagem 9

1ª parcela    2ª parcela   3ª parcela    total

(quatro mais três mais um é igual a oito)

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dados Vedoque Software Educacional
Recursos Complementares

http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_infantil/jogos/palito.html - Este site traz mais atividades abordando a operação de adição.

Avaliação

Na atividade 1, sugere-se averiguar se os alunos conseguiram representar as bolinhas no dominó de acordo com o problema. Na atividade 2, o professor deve verificar se os alunos conseguiram realizar as operações de adição existentes em suas jogadas no boliche. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos compreenderam as maneiras para determinar o resultado de uma operação de adição.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.