17/06/2011
Diana Diógenes Góis, Ellis Batista Paiva Brito
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Conhecer o processo de adição;
Identificar a estrutura de uma operação de adição.
Noção de número.
AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Sala de aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE
O recurso didático utilizado nessa atividade será uma atividade impressa para cada aluno.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Propõe-se inicialmente que o professor questione os alunos: “Quantos alunos tem na sala?”, “Quantos são meninos? E quantas são meninas?”. O professor deverá anotar no quadro branco as respostas dos alunos da seguinte forma (exemplo: 25 alunos 15 meninos 10 meninas). Em seguida, o professor entregará para cada aluno a seguinte atividade:
Quantas bolinhas tem em cada peça de dominó?
Imagens retiradas do site: http://3.bp.blogspot.com/_18fbOmQtfKY/Ry31v5a48gI/AAAAAAAAAYw/lwYRfPnl_Kg/s320/domino.png (Acesso: 11/06/2011)
Responda os problemas representando as quantidades através das peças do dominó:
1. Melissa tem 3 bonecas e Monique 6 bonecas. Quantas bonecas as duas tem juntas?
Melissa Monique Melissa e Monique
2. Felipe tem 10 bolas de gude e Daniel tem 12 bolas de gude. Quantas bolas de gude os meninos tem?
Felipe Daniel Felipe e Daniel
3. Lucas tem 2 pirulitos e Rian tem 1 pirulito. Quantos pirulitos os dois tem juntos?
Lucas Rian Lucas e Rian
4. Eduarda fez 8 bolos e Brena fez 4 bolos. Quantos bolos as meninas fizeram ao todo?
Eduarda Brena Eduarda e Brena
Fonte: Imagem do autora
MOMENTO DO ALUNO
Nesse momento os alunos estarão realizando a atividade proposta.
DISCUSSÃO
Nesse momento os alunos apresentarão para o restante da turma suas soluções. Sugere-se que alunos e professor discutam sobre as dificuldades surgidas durante a realização da atividade, como também sobre os seguintes questionamentos: “Como podemos representar o número 6 através do dominó?”, “Será que existem outras formas?”, “Quais os outros números que podem ser representados de várias maneiras com o uso do dominó?”
SISTEMATIZAÇÃO
Neste momento, sugere-se que professor e alunos formalizem a idéia da adição. O docente deverá apresentar o sinal que representa a soma (+) e explicar que esse sinal indica que estamos juntando ou adicionando e o resultado dessa soma é representado após o sinal (=). Propõe-se que o professor pergunte aos alunos “Quantos meninos tem na sala?”, “E quantas meninas tem na sala?” e após esse momento realize junto com os alunos a soma dos alunos da sala utilizando os dominós. Por exemplo:
10 meninos + 15 meninas = ?
Meninos Meninas Quantidade de alunos
Fonte: Imagem do autora
Em seguida, o professor deverá construir com os alunos a soma da idade de dois ou três alunos utilizando os dominós e escrevendo os números no quadro branco.
AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2: Quadra/Área livre
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE
Os recursos didáticos utilizados nessa atividade serão:
10 garrafas PET;
1 bola de borracha ou feita de meia;
Cartolinas;
Canetinhas;
Folhas de papel ofício;
Canetas ou lápis.
Observação: Sugerimos que em cada equipe tenha no máximo cinco alunos. O professor poderá dividir a turma primeiramente em dois grupos e depois formar sub-grupos, onde deverá aumentar o número de garrafas PET.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
O professor deverá propor os seguintes questionamentos: “Quem conhece o jogo de boliche?”, “Como é o jogo?”. Terminada a conversa o professor dividirá a turma em grupos nomeando cada grupo por uma cor (Exemplo: Grupo 1 – azul; Grupo 2 – verde; e assim por diante). Propõe-se que o docente explique que os alunos deverão desenhar uma tabela na folha de papel ofício da seguinte forma:
GRUPO AZUL |
Nome do aluno | Representação da pontuação das garrafas | Pontuação total |
Fonte: Imagem do autora
Sugere-se os seguintes números para pontuação de cada garrafa (dispostas no formato de um boliche convencional):
3 – 4 – 3 – 2
4 – 2 – 4
3 – 2
1
MOMENTO DO ALUNO
Nesse momento os alunos estarão organizados em grupos jogando com o boliche e realizando as anotações na tabela.
DISCUSSÃO
Os grupos deverão apresentar para o restante da turma suas pontuações. Concluída a apresentação das pontuações, o professor poderá questionar “Quem fez mais pontos de cada equipe?”, “Qual a equipe que fez mais pontos?”.
SISTEMATIZAÇÃO
Nesse momento o professor deverá formalizar o conteúdo abordado utilizando as pontuações dos grupos. Para isso, ele explicará que podemos utilizar alguns recursos para nos ajudar a contar como: palitos de picolé, tampas de garrafas, canudos, grãos, botões entre outros, e nessa atividade particularmente foi utilizada a representação através do desenho. Propõe-se que o professor apresente que há muito tempo atrás as pessoas utilizavam os dedos, pedras, faziam nós em cordas.
AMBIENTE 3/ATIVIDADE 3: Laboratório de Informática Educativa - LIE
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE
Os recursos utilizados nesta atividade serão:
Lousa;
Giz ou pincel;
Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.
O computador com o software “Dados Vedoque”;
Caderno, lápis ou caneta.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE
O software “Dados Vedoque” consiste em umjogo de dados utilizado na realização de operações matemáticas de adição, no qual o aluno terá um tempo específico para adicionar os números apresentados através dos dados. O desafio consiste em conseguir realizar essas operações corretamente e no tempo estipulado. Na primeira tela do software informará os níveis de dificuldades, onde recomenda-se que esteja selecionando o nível 1 e depois outros níveis de dificuldade deverão ser escolhidos. A segunda tela apresenta que o aluno terá que clicar em cima dos dados em que a soma representa a quantidade apresentada no quadrado acima (Objetivo). O botão central “Empieza” indica iniciar a atividade e o “Volver” significa voltar para a tela inicial. O quadro vermelho (Marcador) apresenta os erros e os acertos. O relógio no lado superior direito delimita o tempo de cada soma. O som do jogo pode ser fechado, onde o aluno deve clicar em cima da palavra “Sonido”.
Fonte: Imagens do Software
PARA INSTALAÇÃO DO SOFTWARE
1. Fazer o download do software “Dados Vedoque” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11091
Observação: O plugin Adobe Shockwave Player é necessário para a utilização do software proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Esta atividade será desenvolvida em duplas, a formação das mesmas ficará a critério do professor. Caso no LIE tenha projetor, o professor poderá projetar o software “Dados Vedoque” informando as instruções e apresentando a imagem do software para a turma. Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que enquanto um aluno estiver interagindo com o software, o outro faça as anotações de quantas operações de soma o colega acertou e quanto ele errou.
MOMENTO DO ALUNO
Nesse momento, os alunos buscarão realizar a atividade proposta.
DISCUSSÃO
As duplas apresentarão suas observações e soluções referentes ao software. Além de discutir as observações e soluções apresentadas com os alunos, o professor deverá estimulá-los a compartilhar com os colegas as dificuldades encontradas durante a realização da atividade proposta.
SISTEMATIZAÇÃO
Nesse momento o professor deveráexplicar que uma operação pode ter duas parcelas ou mais. Propõe-se que o docente escreva na lousa ou cartolina as seguintes adições e estimule os alunos a opinarem sobre o modo de resolvê-las, já que aumentou o número de parcelas em um dos itens:
a) 6 + 2 =
b) 4 + 4 =
c) 4 + 3 + 1 =
Sugere-se que o professor apresente como se lê a operação de adição, e em seguida proponha outros exemplos a serem lidos pelos alunos.
1ª parcela 2ª parcela total
(seis mais dois é igual a oito)
1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela total
(quatro mais três mais um é igual a oito)
Nome | Tipo |
---|---|
Dados Vedoque | Software Educacional |
http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_infantil/jogos/palito.html - Este site traz mais atividades abordando a operação de adição.
Na atividade 1, sugere-se averiguar se os alunos conseguiram representar as bolinhas no dominó de acordo com o problema. Na atividade 2, o professor deve verificar se os alunos conseguiram realizar as operações de adição existentes em suas jogadas no boliche. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos compreenderam as maneiras para determinar o resultado de uma operação de adição.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!