Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo com os ditos populares

 

17/06/2011

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Ellis Batista Paiva Brito

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer alguns ditos populares;

  • Compreender o significado dos ditos populares;

  • Interpretar um dito popular através de mímicas.

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento básico dos tipos de linguagem (verbal e não-verbal).

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Laboratório de Informática Educativa – LIE/ Sala de vídeo

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • O vídeo “Ditos populares [Sua língua]”;

  • Caderno, lápis ou caneta.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO VÍDEO

Esse vídeo explica o significado de ditos populares e o seu uso. O vídeo tem uma duração de 6 min e 4 s.

 

 

 

PARA INSTALAÇÃO DO VÍDEO
1. Fazer o download do vídeo “Ditos populares [Sua língua]” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10770
Observação:  O plugin Windows Media Player é necessário para  a utilização do vídeo proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Recomenda-se que o professor questione os alunos sobre “O que é um dito popular?”. O docente deverá convidar os alunos a assistirem o vídeo “Ditos populares [Sua língua]”, informando-os da importância de registrarem as informações em seus cadernos. Sugere-se que essa atividade seja realizada em duplas.

 

MOMENTO DO ALUNO

Nesse momento os alunos estarão assistindo ao vídeo e fazendo as anotações em duplas sobre suas observações. Sugere-se que o professor deixe os alunos assistirem ao vídeo e, em seguida, conceda um tempo para os alunos fazerem suas anotações, analisarem e conversarem sobre o vídeo.

 

DISCUSSÃO

Nesse momento as duplas estarão apresentando para a turma suas conclusões sobre ditos populares, a partir das informações do vídeo. Propõe-se que o professor convide as duplas para exporem suas anotações e depois promova um debate.

 

SISTEMATIZAÇÃO

Durante a sistematização propõe-se ao professor apresentar que ditos populares também são conhecidos por ditados populares ou provérbios são expressões populares que transmitem algum ensinamento.

 

 

AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 2: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Ditos populares impressos para cada grupo.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Recomenda-se que o professor inicie apresentando o dito popular “O mar não está para peixe”, questionando os alunos sobre o significado dessa frase e anotando na lousa as respostas dos alunos. Terminada esta etapa, o docente deve explicar que a turma será dividida em seis grupos, onde terão que analisar o significado de alguns provérbios e em que situações podem ser utilizados.

Sugere-se alguns ditos populares para os grupos estarem analisando:

1º grupo:

Amigos amigos, negócios à parte

Antes só que mal acompanhado

Quem te avisa teu amigo é

Quem não chora não mama!

Quem diz o que quer, ouve o que não quer

O que é vivo sempre aparece

2º grupo:

Uma (só) andorinha não faz o verão

A cavalo dado não se olha o dente

Cada macaco no seu galho

Cão que ladra não morde

Pela boca morre o peixe

Quem não tem cão, caça com gato

3º grupo:

A esperança é a última a morrer

A fome é o melhor tempero

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura

Há males que vêm por bem

O Sol quando nasce é para todos

Quem não deve não teme

4º grupo:

Cada um por si e Deus por todos

Deus ajuda a quem cedo madruga

Deus escreve direito por linhas tortas

O futuro a Deus pertence

Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé

Nem só de pão vive o homem

5º grupo:

É melhor prevenir do que remediar

Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje

Há que dar tempo ao tempo

Quem espera sempre alcança

Quem não arrisca não petisca

O seguro morreu de velho e o desconfiado ainda está vivo

6º grupo:

Tal pai, tal filho

Entre marido e mulher não metas a colher

Quando um não quer, dois não discutem

Quem casa quer casa

Quem vê cara não vê corações

Quem sai aos seus não degenera

 

MOMENTO DO ALUNO

Neste momento os grupos estarão realizando a atividade proposta pelo professor. Sugere-se que o docente esteja circulando pelos grupos para verificar a execução da atividade e também as dificuldades dos alunos. Os alunos poderão sentir dificuldade em relação a interpretação dos provérbios, para isso propõe-se que o professor esteja explicando que os provérbios estão ligados a situações cotidianas e que fazem parte da tradição popular.

 

DISCUSSÃO

Neste momento os grupos estarão apresentando para a turma o resultado das suas atividades em relação aos provérbios. Sugere-se alguns questionamentos para iniciar o debate: “Os ditos populares sempre trazem bons ensinamentos?”, “Quais ditos populares apresentam princípios que devem ser seguidos pela sociedade e quais não?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO

Nesse momento o professor deverá formalizar sobre os provérbios, explicando sobre sua utilização no dia-a-dia. Sugere-se que o professor digite ou escreva em tiras de papel provérbios, onde deverá recortar em palavras que deverão ser distribuídas entre os alunos. O professor convida um aluno para colar sua palavra na lousa e depois questiona outro aluno que palavra poderá está sendo colocada para se transformar em um provérbio.

Sugestões de ditos populares para serem utilizados na sistematização:

QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO

 

UM DIA DA CAÇA O OUTRO É DO CAÇADOR

 

QUEM TEM BOCA VAI A ROMA

 

O BARATO SAI CARO

 

 

 

AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 3: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Ditos populares impressos utilizados na aula anterior.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Recomenda-se que o professor explique que os alunos em grupos interpretem através de mímica os ditos populares para os seus colegas adivinharem.

 

MOMENTO DO ALUNO

Neste momento os alunos estarão nos seus grupos escolhendo os ditos populares e discutindo como serão interpretados através das mímicas.

 

DISCUSSÃO

Neste momento os alunos estarão apresentando para a turma os seus ditos populares e os outros grupos terão que adivinhar sobre qual dito popular se trata. Terminada as mímicas dos grupos, o professor deve iniciar um debate com os alunos para apresentarem suas dificuldades e se conseguiram compreender qual dito popular seus colegas interpretaram.

 

SISTEMATIZAÇÃO

Recomenda-se que o professor formalize sobre ditos populares explicando que são expressões populares que possuem um significado que é passado de geração em geração. Sugere-se que o professor explique que em outros países também existem provérbios que retratam um ensinamento.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ditos populares [Sua língua] Vídeo
Recursos Complementares

Texto sobre origem de algumas expressões populares: (Acesso: 15/06/2011)

http://www.coladaweb.com/cultura/ditados-populares

 

Texto sobre os provérbios e apresentação de uma lista de provérbios: (Acesso: 15/06/2011)

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/proverbios.htm

 

Texto com apresentação de provérbios de outros países: (Acesso: 15/06/2011)

http://www.coladaweb.com/cultura/proverbios,-maximas-e-ditos-populares

Avaliação

Na atividade 1, recomenda-se que o professor verifique se os alunos compreenderam sobre o que são ditos populares. Na atividade 2, propõe-se que o professor verifique se os alunos entenderam o significado dos ditos populares. Na atividade 3, recomenda-se que o docente analise se os alunos conseguiram interpretar através de mímica os ditos populares.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jane, E.E.F.M. Sales Campos , Ceará - disse:
    janeizidio@hotmail.com

    11/05/2014

    Cinco estrelas

    Excelente atividade! Podemos usar nas disciplina de português e em arte-educação.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.