08/07/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Recursos do Laptop Classmate, tais como:
Atividade 1
1º Momento
Com o uso do seu laptop Classmate e data show, o professor deverá preparar uma apresentação no KPresenter com peças de roupas e acessórios.
( belt, boots, bracelet, dress, earring, jacket, necklace, pants/jeans, ring, shoes/sneakers, skirt, socks, tights, top, t-shirt, shirt)
2º Momento
Ao final da apresentação das imagens , o professor deverá fazer perguntas, tais como:
Nesse momento, o professor deverá fornecer algumas opções de respostas:
3º Momento
Assim que terminar essas perguntas, o professor deverá propor outras:
Atividade 2
Para confirmar se a maneira que os alunos julgam que seus pais e avós se vestiam está correta ou não, o professor deverá pedir a eles que se dividam em grupos e acessem pelos seus laptops Classmate o site http://fashion.about.com/cs/historycostumes/a/fashionflashbac.htm.
Atividade 3
Os alunos apresentarão os seus trabalhos para a sala.
No final das apresentações, o professor deverá provocar reflexões nos alunos em relação às tendências apresentadas e a presença de algumas peças em várias épocas, tais como: saias, calças, camisetas, sapatos. O professor deverá esclarecer aos alunos que as peças são as mesmas, porém o estilo é diferente. Nesse momento, o professor deverá propor que os alunos observem duas peças de épocas diferentes, como por exemplo, Poddle Skirts da década de 50 e miniskirts da década de 60.
1 2
2
1. Disponível em http://www.dan-the-mancartoons.com/women-fashion-poodle-skirts/
2. Disponível em http://www.bbc.co.uk/radio4/womanshour/2003_11_mon_04.shtml
Para analisar as diferenças entre as peças de roupas, o professor deverá levar os alunos a observar as figuras e fazer frases que realcem essas diferenças. Não é necessário, entretanto, fazer juízo de valor, dizer, por exemplo, que uma peça é mais bonita do que a outra. Devem se concentrar apenas nas características visíveis, como o comprimento e o ajuste das peças ao corpo. As frases podem ser simples assim:
Atividade 4
O professor solicitará aos alunos que analisem 2 peças de épocas diferentes e escreva frases sobre elas. Essas peças podem ser os sapatos e calças, por exemplo. Os adjetivos a ser utilizados serão: big, small, high, low, tight, loose, long, short.
Atividade 5
Uma vez que os alunos finalizem suas frases, o professor deverá fazer algumas perguntas a eles:
O professor deverá apresentar alguns estilos muito comuns: gangsta style e preppy look
Imagem disponível em http://www.dmcityview.com/archives/2006/08aug/08-17-06/cover.shtml
Gangsta Look - big, baggy pants, over-sized T-shirts or sweatshirts and baseball caps. It's popular because of rappers. ( calças 'balão', camisetas ou moletons gigantes e bonés. É popular devido aos rappers.)
Imagem disponível em http://hubpages.com/hub/Pulling-Off-A-Preppy-Style
Preppy Look - collared, button-down shirts and loafers. It's classic and neat look. ( Camisas e mocassins. É um visual clássico e arrumado. Algumas pessoas o traduzem como 'mauricinho'.)
Ao final da apresentação desses dois estilos, o professor deverá propor uma discussão:
Atividade 6
O professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site http://www.thechicfashionista.com/ e pesquisem sobre alguns estilos e inspirações. Os alunos deverão se dividir em grupos e cada grupo ficará responsável por um estilo: French Fashion, Vintage Fashion, Bohemian Fashion, Global Street Style e Eco-Friendly Clothing.
Os alunos deverão preencher o quadro abaixo com as informações do visual escolhido. Para tanto, o professor poderá xerocar o quadro para que eles o completem.
STYLE / LOOK | CHARACTERISTICS | TYPICAL ITEMS OF CLOTHING OR ACCESSORIES |
French Fashion | Sleek, chic. Two key elements of sleek French fashion are: tailored at day and alluring feminine at night. | Beret, scarf, oversized sunglasses. Neutral colors are a must in their everyday style, but to keep their outfits up to date, they might add bold colors like red, purple and mustard yellow in a form for accessory (ex. red handbag or maybe lipstick). |
Vintage Fashion | What was popular in the past has come back into fashion again. And that's the way it's going to be in the future. It's not a costume. |
|
Bohemian Fashion | It's a casual mix of hippie, ethnic, gypsy and vintage elements. | Several tops and jewelry on top of each other), Indian stacked bangle bracelets, flower power (floral print, circle skirts, hippie headbands, etc). Tunics tops and dresses (especially floral), hobo bags,, rugged looking knee or ankle boots in suede or distressed leather, long beaded necklaces, exotic charm jewelry (for example hamsa), gladitor sandals, long peasant skirts, stacked bangles and bracelets, fringe scarves, peasant blouse, wide leg jeans |
Global Street Style | t's style created by youth culture - mostly by young people on the streets of large urban areas. They don't necessarily follow what's "in" but they often put together outfits that reflect their personality and mood. | Mix your overall style with quirky and unconventional pieces that reflect your "other personality". Like for example a classy blazer look with a pair of geek-chic glasses to. Studded boots. Or how about adding a pair of vintage Mary-jane shoes? It's a lot about putting together an outfit that has a "hook"
|
Eco - Friendly Clothing | It refers to items considered to inflict no harm to our environment | reusable shopping bags, handcrafted jewelry and clothing,organic clothing and accessories, reinvent or fix your clothes |
(Quadro criado pela professora Leila Maris)
Atividade 7
Os grupos apresentarão um desfile de moda na escola, apresentando as peças e acessórios do estilo estudado.O desfile deverá ser narrado por um dos componentes do grupo.
Professor, os sites abaixo irão auxiliá-lo na tarefa de ensinar:
Nessa aula, os alunos deverão fazer uma quantidade razoável de atividades, porém, as que sugerimos ser avaliadas são as seguintes:
Visando à avaliação processual, todas as etapas das atividades deverão ser consideradas e avaliadas e terão como critérios:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!