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UCA - What does fashion tell us about people? ( O que a moda nos fala sobre as pessoas?)

 

08/07/2011

Autor y Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar  nomes de peças de roupas e acessórios
  • Utilizar adjetivos para descrever roupas
  • Descrever o que as pessoas estão usando ou vestem normalmente
  • Discutir a influência da moda sobre o comportamento das pessoas
  • Reconhecer diversos estilos de moda
  • Promover um desfile de moda
Duração das atividades
4 horas-aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Diferenciação de usos do Present Continuous Tense e do Simple Present.
Estratégias e recursos da aula

 Recursos do Laptop Classmate, tais como:

  • K Presenter
  • K Word
  •  Navegador de Internet Mozilla Firefox

 

Atividade 1

1º Momento

Com o uso do seu laptop Classmate e data show, o professor deverá preparar uma apresentação no KPresenter com peças de roupas e acessórios.

( belt, boots, bracelet, dress, earring, jacket, necklace, pants/jeans, ring, shoes/sneakers, skirt, socks, tights, top, t-shirt, shirt)

  • Professor, caso a sua escola não tenha data show, você poderá enviar essa apresentação por e-mail para os alunos.

 

  • Com o intuito de praticar a pronúncia, o professor deverá ler as palavras e pedir para que os alunos a repitam.

 

2º Momento

Ao final da apresentação  das imagens , o professor deverá fazer perguntas, tais como:

  • What's this in English? What are these?  It's a/ an ___________. They're___________. ( O que é isso em inglês? O que são isso? - É/ são_________)
  • Do you wear ______________? Yes, I do. / No, I don't. ( Você usa _______________? . - Sim, eu uso. / Não, eu não uso.)
  • What kinds of clothes do you like to wear? ( Quais tipos de roupa você gosta de usar?)

 

Nesse momento, o professor deverá fornecer algumas opções de respostas:

  • I'm the jeans-and-T-shirt type. ( Eu sou do tipo que usa jeans e camiseta.)
  • I'm the opposite. I love dressing up. ( Eu sou o oposto. Eu adoro me vestir bem.)
  • I'd rather be comfortable. ( Eu prefiro estar confortável.)
  • I prefer shorts and T-shirts. ( Eu prefiro short e camisetas.)

 

3º Momento

Assim que terminar essas perguntas, o professor deverá propor outras:

  • Do you follow fashion? ( Você segue a moda?)
  • What's fashionable nowadays? ( O que está na moda hoje em dia?)
  • What do you think your parents and grandparents use to wear?  ( O que você acha que seus pais e avós costumavam vestir?)

 

  • Professor, abra um documento novo no KWord e anote todas as respostas que os alunos fornecerem.

 

Atividade 2

Para confirmar se a maneira que os alunos julgam que seus pais e avós se vestiam está correta ou não, o professor deverá pedir a eles que se dividam em grupos e acessem pelos seus laptops Classmate o site http://fashion.about.com/cs/historycostumes/a/fashionflashbac.htm.

  • Professor, esse site contém peças de roupas e tendências (trends) da década de 50 até a década de 90. Peça a cada grupo que faça uma apresentação de uma época; para isso, eles deverão usar o programa KPresenter. A apresentação deverá conter o nome da peça de roupa e uma imagem. Circule pela sala orientando os grupos e solucionando dúvidas em relação a vocabulário e/ou uso do programa. 

 

Atividade 3

Os alunos apresentarão os seus trabalhos para a sala.

No final das apresentações, o professor deverá provocar reflexões nos alunos em relação às tendências apresentadas e a presença de algumas peças em várias épocas, tais como: saias, calças, camisetas, sapatos. O professor deverá esclarecer aos alunos que as peças são as mesmas, porém o estilo é diferente. Nesse momento, o professor deverá propor que os alunos observem duas peças de épocas diferentes, como por exemplo,  Poddle Skirts da década de 50 e miniskirts da década de 60. 

  • Professor, comente com seus alunos que o comprimento das saias, por exemplo, reflete o comportamento das épocas mostradas. Nos anos 50 era mais comportada e nos 60, devido ao início da liberação sexual e ao feminismo, o comprimento das saias diminuiu. Tente sempre relacionar as roupas à época e ao comportamento das pessoas.

Poodle Skirt   1                                                                                      2Mini skirt 2

 

1. Disponível em http://www.dan-the-mancartoons.com/women-fashion-poodle-skirts/                         

2. Disponível em http://www.bbc.co.uk/radio4/womanshour/2003_11_mon_04.shtml

 

Para analisar as diferenças entre as peças de roupas, o professor deverá levar os alunos a observar as figuras e fazer frases que realcem essas diferenças. Não é necessário, entretanto, fazer juízo de valor, dizer, por exemplo, que uma peça é mais bonita do que a outra. Devem se concentrar apenas nas características visíveis, como o comprimento e o ajuste das peças ao corpo. As frases podem ser simples assim:

  • The 50's skirt is long and loose  ( A saia dos anos 50 é longa e larga.)
  • The 60's skirt is short. ( A saia dos anos 60 é curta.)

 

Atividade 4

O professor solicitará aos alunos que analisem 2 peças de épocas diferentes e escreva frases sobre elas. Essas peças podem ser os sapatos e calças, por exemplo. Os adjetivos a ser utilizados serão: big, small, high, low, tight, loose, long, short.

  • Professor, auxilie seus alunos para que escrevam frases simples. Não precisam usar o grau comparativo de superioridade ou igualdade para escreverem as frases. 

 

Atividade 5

Uma vez que os alunos finalizem suas frases, o professor deverá fazer algumas perguntas a eles:

  • Do you wear any of the clothing item presented? If yes, which one? ( Você usa algum  item das peças de roupas apresentadas? Se sim, qual?)
  • Do you have a style? ( Você tem um estilo?)
  • Does any artist or famous person influence you on your style? ( Um artista ou pessoa famosa te influencia no seu estilo?)

O professor deverá apresentar alguns estilos muito comuns: gangsta style e  preppy look 

Gangsta style

Imagem disponível em http://www.dmcityview.com/archives/2006/08aug/08-17-06/cover.shtml

Gangsta Look - big, baggy pants, over-sized T-shirts or sweatshirts and baseball caps.  It's popular because of rappers. ( calças 'balão', camisetas ou moletons gigantes e bonés. É popular devido aos rappers.)

 

Preppy look

Imagem disponível em  http://hubpages.com/hub/Pulling-Off-A-Preppy-Style

Preppy Look  - collared, button-down shirts and loafers. It's classic and neat look. ( Camisas e mocassins. É um visual clássico e arrumado. Algumas pessoas o traduzem como 'mauricinho'.)

 

Ao final da apresentação desses dois estilos, o professor deverá propor uma discussão:                                                                                                                             

  • Which style did you like best? ( Qual estilo você mais gostou?)
  • Which one do you wear? (Qual deles você usa?)

 

Atividade 6

O professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site http://www.thechicfashionista.com/ e pesquisem sobre alguns  estilos e inspirações. Os alunos deverão se dividir em grupos e cada grupo ficará responsável por um estilo: French Fashion, Vintage Fashion, Bohemian Fashion, Global Street Style e Eco-Friendly Clothing.

Os alunos deverão preencher o quadro abaixo com as informações do visual escolhido. Para tanto, o professor poderá xerocar o quadro para que eles o completem.

STYLE / LOOK CHARACTERISTICS TYPICAL ITEMS OF CLOTHING OR ACCESSORIES
French Fashion                                              Sleek, chic. Two key elements of sleek French fashion are: tailored at day and alluring feminine at night. Beret, scarf, oversized sunglasses. Neutral colors are a must in their everyday style, but to keep their outfits up to date, they might add bold colors like red, purple and mustard yellow in a form for accessory (ex. red handbag or maybe lipstick).
Vintage Fashion What was popular in the past has come back into fashion again. And that's the way it's going to be in the future. It's not a costume.
  •  
Bohemian Fashion It's a casual mix of hippie, ethnic, gypsy and vintage elements.

Several tops and jewelry on top of each other), Indian stacked bangle bracelets, flower power (floral print, circle skirts, hippie headbands, etc).

Tunics tops and dresses (especially floral), hobo bags,, rugged looking knee or ankle boots in suede or distressed leather, long beaded necklaces, exotic charm jewelry (for example hamsa), gladitor sandals, long peasant skirts, stacked bangles and bracelets, fringe scarves, peasant blouse, wide leg jeans

Global Street Style t's style created by youth culture - mostly by young people on the streets of large urban areas. They don't necessarily follow what's "in" but they often put together outfits that reflect their personality and mood. 

Mix your overall style with quirky and unconventional pieces that reflect your "other personality". Like for example a classy blazer look with a pair of geek-chic glasses to. Studded boots. Or how about adding a pair of vintage Mary-jane shoes? It's a lot about putting together an outfit that has a "hook"

 

Eco - Friendly Clothing  It refers to items considered to inflict no harm to our environment

reusable shopping bags, handcrafted jewelry and clothing,organic clothing and accessories, reinvent or fix your clothes

(Quadro criado pela professora Leila Maris) 

 

Atividade 7

Os grupos apresentarão um desfile de moda na escola, apresentando as peças e acessórios do estilo estudado.O desfile deverá ser narrado por um dos componentes do grupo.

  • Professor, oriente seus alunos quanto ao uso do vocabulário a ser utilizado no desfile. Frases curtas e simples em inglês são as ideais, como: She/ He's wearing__________ and _________.  Quanto ao local de realização do desfile, o ideal seria que fosse realizado em um espaço amplo como quadra de esportes ou refeitório.

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

Professor, os sites abaixo irão auxiliá-lo na tarefa de ensinar:

Avaliação

Nessa aula, os alunos deverão fazer uma quantidade razoável de atividades, porém, as que sugerimos ser avaliadas são as seguintes:

  • Apresentação de peças de roupas de épocas diferentes
  • Preenchimento do quadro com informações sobre atuais estilos de moda
  • Elaboração e apresentação dos desfiles.

Visando à avaliação processual, todas as etapas das atividades deverão ser consideradas e avaliadas e terão como critérios:

  • Criatividade
  • Fidelidade ao tema proposto (as imagens realmente são da época apresentada?)
  • Pronúncia clara 
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