Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pensando sobre a convivência na família- UCA

 

10/08/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabete Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprenderá o conceito de família
  • Aprenderá a aceitar a família da qual o aluno faz parte e a conviver em harmonia com todos os membros da sua casa.
  • Além disso, o aluno poderá com essa aula :

 

  1. Refletir sobre a importância da família e o seu papel para a sociedade.
  2. Conhecer as várias formas de configurações familiares.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o que significa conviver bem com os outros, o respeito ao próximo e o diálogo.

Estratégias e recursos da aula

 Aula 1:

Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas aos alunos:

 

  1. O que significa o termo família?
  2. Que pessoas compõem a família?
  3. Qual a finalidade da família?
  4. A convivência familiar é sempre tranquila e sem dificuldades?

 

  • Deixe os alunos darem suas respostas e discuta com eles o significado do termo família, as dificuldades presentes na vida em família e o seu papel na vida da criança.

 

 

  • Em seguida, projete em data show a apresentação abaixo, para expor aos alunos as configurações familiares existentes na sociedade:

 

As famílias

 

 A família é a parte mais importante de uma sociedade, por isso ela deve ser cultivada e preservada independente da forma como ela se organize. Existem vários tipos de família, como por exemplo:

 

A família tradicional, que  é composta normalmente pelo: pai, mãe e os irmãos e todos convivem na mesma casa.

 

 

(Disponível em: http://coop57.wordpress.com/2008/09/25/crisis-financiera-crisis-de-la-familia/, acesso em: 15 de junho de 2011)

 

Mas, existem muitas outras configurações familiares:

 

Aquelas que moram juntos apenas o pai e o (s) filho (s)

(Disponível em: http://renatovargens.blogspot.com/2009/04/pais-e-filhos-uma-relacao-de.html, acesso em: 15 de junho de 2011)

 

Aquelas que moram  juntos apenas a mãe e o (s) filho (s)

(Disponível em: http://deniseestephanie.blogspot.com/2010/07/relacao-de-mae-e-filha.html, acesso em: 15 de junho de 2011)

 

Aquelas em que moram os avós, um dos pais e o filho (s)

(Disponível em: http://apensaoalimenticia.com.br/blog/dever-dos-avos-de-pagar-pensao-alimenticia-aos-netos-145/, acesso em 15 de junho de 2011)

 

 

 

 

Aquelas em que o filho (a) possuiu duas mães ou dois pais:

 

(Disponível em: http://forumbaianolgbt.blogspot.com/2010/07/santa-catarina-casal-de-lesbicas-e.html e http://carloserocha.internetsite.com.br/Fam%C3%ADlia-Homoafetiva.html,  acesso em: 15 de junho de 2011)

 

Aqueles que vivem todos juntos em um orfanato:

orfanato

(Disponível em: https://www.educmed.com.br/cursos/orfanato/index.html, acesso em: 15 de junho de 2011)

 

Aquelas em que os pais adotam seus filhos:

 

(Disponível em: http://danielavitrolinha.blogspot.com/2009_03_01_archive.html, acesso em 15 de junho de 2011)

E muitas outras, mas o importante em  todas elas é o amor e o respeito de uns pelos outros, prevalecendo sempre nas relações a união e o diálogo.

 

  • Em seguida, separe os alunos em grupos de 5 e peça para eles refletirem sobre a exposição feita e darem suas opiniões, além de trocarem informações e experencias de convívio em sua família, como por exemplo, como ela é constituida e quem são seus membros. Eles devem fazer um registro escrito sobre essa conversa, que pode ser feito no caderno ou no laptop (utilizar o sistema kword, acesse o “processador de texto" na área de trabalho).

 

  • Para finalizar proponha como “tarefa para casa” que eles fotografem e salvem em pen drive cenas do cotidiano de suas famílias e tragam para a próxima aula. Para essa atividade eles devem utilizar câmera do laptop UCA, acessar a área de trabalho e clicar no ícone câmera.

 

Aula 2:

 

  • Inicie a aula solicitando a cada aluno por vez, que apresente à turma as fotos feitas sobre sua família e peça para ele identificar no momento da sua apresentação, aquilo que ele mais gosta em sua família. Para essa apresentação o professor deve solicitar a cada aluno o pen drive onde consta o arquivo dessa tarefa e projetar em data show as imagens a cada apresentação. 

 

  • Em seguida, tente, juntamente com a turma, evidenciar a importância de valorizarmos a família em que vivemos e respeitar cada membro, mesmo que existam momentos difíceis. Evidencie que o diálogo e o respeito é uma das melhores maneiras de se resolver os conflitos familiares. Peça para eles falarem de suas experiencias de convivio e como eles conseguiram superar momentos difíceis ocorridos em seus lares.  Eles devem fazer um registro escrito sobre essa conversa, que pode ser feito no caderno ou no laptop (utilizar o sistema kword, acesse o “processador de texto" na área de trabalho).

 

Aula 3:

 

  • Para iniciar a aula, peça para os alunos acessarem o link abaixo e assistirem o vídeo do you tube, depois devem refletir sobre a sua mensagem:

 

 

video

(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JvKF1nSR-E0, acesso em: 15 de junho de 2011)

  • Após assistirem ao vídeo, retome os grupos da aulas 2 e peça para produzirem uma apresentação virtual que contenha regras para a boa convivencia na família, tendo como foco o diálogo, o respeito e a aceitação de todos os que fazem parte da sua familia. Para isso, eles podem consultar os registros que fizeram nas aulas 2 e 3 sobre suas experiencias de convivencia e de superação de conflitos. Após retomarem esses momentos anteriores, cada grupo deve definir como será feita sua apresentação. Os alunos precisam produzir imagens e frases, e depois as transformarem em slides, fazendo uma apresentação virtual. Para essa atividade os alunos utilizarão os sistemas: kolour Paint (metasys, aplicativos, aplicações gráficas, ferramentas de pintura) e o kpresenter (metasys, aplicativos, ferramentas de produtividade, suíte de escritório, gerador de apresentações).

 

  • Em seguida, cada grupo deve exibir sua apresentação para a turma, um grupo por vez. Os demais grupos podem ao fim de cada apresentação fazerem comentários e darem sugestões sobre o trabalho apresentado.

 

  •  Por fim, os trabalhos devem ser divulgados no site da sua escola, para o e-mail de colegas de outras turmas e para o e-mail de algumas escolas da rede UCA.

 

Observação: professor (a) auxilie seus alunos em cada etapa dessa atividade.

Recursos Complementares

Caso o professor (a) deseje ele (a) pode utilizar as imagens abaixo para enriquecer sua aula, são mais exemplos de configurações familiares:

http://www.alerj.rj.gov.br/escolha_corpo.asp?data=20100511 (acesso em: 15 de junho de 2011)

http://fabiopestanaramos.blogspot.com/2011/05/educacao-escola-familia-e-sociedade.html (acesso em: 15 de junho de 2011).

Avaliação
  • Solicite aos  alunos que produzam uma redação e um desenho que promova a valorização da sua família e mostre a importância de conviver bem com todos os seus membros. Em seguida, eles devem enviar a redação para o e-mail dos seus familiares e do  (a) professor (a) para que o mesmo possa avaliar a produção. Peça para os remetentes (familiares) enviarem repostas comentando a produção dos alunos. Assim o  professor (a) pode finalizar a tarefa promovendo um diálogo sobre as respostas que os familiares enviaram, aproximando de certa maneira família e escola.

 

  • Para o desenvolvimento dessa tarefa, o aluno deve utilizar os sistemas kword (na área de trabalho acesse o ícone processador de textos) e o kolour paint (acesse o menu metasys, aplicativos, aplicações gráficas, ferramentas de pintura). Pode ser utilizado mais uma aula de 50 minutos para o desenvolvimento dessa proposta.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.