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As unidades do relevo e sua formação – UCA.

 

15/07/2011

Autor y Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender a dinâmica de formação do relevo brasileiro;
  • Identificar as principais unidades do relevo brasileiro;
  • Analisar cada unidade de relevo presentes no Brasil.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formações rochosas e diferentes tipos de rochas.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.

 

Atividade 1 - Formação do relevo brasileiro, agentes internos e externos.

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor deverá solicitar aos alunos que formem duplas e assistam a dois vídeos através de seus laptops, interligados à internet, acessando os sítios abaixo, conforme mostram links e telas a seguir:

 

Vídeo 1: Agentes internos

 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5RJNlA9D00w&feature=related. Acessado em: 13/06/2011.

Relevo

 

Vídeo 2: Agentes externos

 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1UrUxr-Sdxs. Acessado em: 13/06/2011.

Relevo

 

Na sequência, o professor deverá pedir para as duplas discutirem os temas apresentados nos vídeos.

Concluindo este momento de troca de ideias eles irão construir um texto no Kword do laptop apontando suas considerações sobre o tema.

 

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Em seguida o professor irá solicitar que as duplas apresentem o resultado das discussões levantadas e colocadas no texto.

Para mediar este momento de troca o professor poderá fazer algumas perguntas, tais como:

 

  • Quais assuntos são abordados nos vídeos?
  • Quais são os agentes internos?
  • Quais são os agentes externos?
  • Quais suas influencias na formação do relevo brasileiro?

 

Neste momento, cabe ao professor ouvir todas as respostas incentivando os alunos a participarem deste momento de debate. Em seguida, realizar um fechamento das ideias, abordando o assunto apresentado no vídeo e as colocações da turma durante as discussões.

 

 

Atividade 2 - As Unidades de relevo presentes no Brasil

Esta atividade será realizada em grupo, para isso o professor deverá organizar a turma em cinco grupos, sendo que o número de alunos por grupo irá variar de acordo com o número de alunos por sala.

Em grupos os alunos irão através de seus laptops interligados à internet fazer uma pesquisa nos sites sugeridos pelo professor e usar sua criatividade para apresentar à turma o que foi estudado. Para isso, os grupos deverão usar o Kpresenter do laptop.

 

  • Passos para acessar o KPresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

Como cada aluno possui um laptop, eles poderão utilizar outros espaços fora da sala de aula para realizar a atividade, sendo eles: biblioteca, pátio, refeitório e outros lugares dependendo de cada escola.

 

Sítios usados para pesquisa:

 

Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/geografia/unidades-do-relevo.html. Acessado em: 13/06/2011.

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/relevo/. Acessado em: 13/06/2011.

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/relevo-brasileiro/relevo-brasileiro-1.php. Acessado em: 13/06/2011.

Disponível em: http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/relevo-brasileiro. Acessado em: 13/06/2011.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/relevo-brasileiro.htm. Acessado em: 13/06/2011.

Disponível em: http://geotinga.blogspot.com/2007/07/unidades-do-relevo-brasileiro.html. Acessado em: 13/06/2011.

 

Atividade 3 – Apresentação dos trabalhos

 

Cada apresentação deverá ter no máximo quinze minutos e no intervalo de cada apresentação o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado pelo grupo.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando todos os alunos sem exceção expor o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala e solicitar aos alunos que encaminhem as apresentações por e-mail para ele e para os demais colegas.

 

Atividade 4 – Unidades de relevo presentes no Brasil

 

Para o desenvolvimento desta atividade o professor irá solicitar aos alunos que usem seus laptops, ou se for possível utilizem um projetor de imagens.

Neste momento, o professor irá apresentar algumas imagens para a turma e iniciar com eles um debate, fazendo alguns questionamentos a partir de cada imagem mostrada.

 

  • Quais formas de relevo podem ser visualizadas na imagem?
  • Quais suas características?
  • Quais lugares predominam?

 

Imagens que poderão ser usadas na atividade

 

Exemplos de cadeias de montanhas

 

Relevo

Figura 1: Cordilheira dos Andes. Disponível em: http://www.infoescola.com/geologia/cordilheira-dos-andes/. Acessado em: 14/06/2011.

 

Relevo

Figura 2: Cordilheira do Himalaia. Disponível em: http://www.infoescola.com/geologia/dobramentos-modernos/. Acessado em: 14/06/2011.

 

 

Alpes

Figura 3: Alpes. Disponível em: http://ipaisagens.blogspot.com/2010_11_01_archive.html. Acessado em: 14/06/2011.

 

 

Exemplos de planaltos

 

Serra da Mantiqueira

Figura 4: Serra da Mantiqueira. Disponível em: http://www.pisa.tur.br/destino.php?id_destino=17. Acessado em: 14/06/2011.

 

Morro das Andorinhas

Figura 5: Morro das Andorinhas. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/guia/morro-das-andorinhas. Acessado em: 14/06/2011.

 

Exemplos de planícies

 

Pantanal 1

Figura 6: Pantanal. Disponível em: http://siscom.ibama.gov.br/monitorabiomas/pantanal/pantanal.htm. Acessado em: 14/06/2011.

 

Pantanal 2

Figura 7: Pantanal. Disponível em: http://ecoturismoembonito.wordpress.com/2008/10/02/pantanal-e-bonito-sao-os-principais-atrativos-turisticos-do-centro-oeste/. Acessado em: 14/06/2011.

 

Depois de realizado o debate sobre as questões colocadas anteriormente, o professor deverá fazer o fechamento de todas as atividades voltadas para o tema, esclarecendo qualquer dúvida que surgir durante e ao final das discussões levantadas pela turma no decorrer da aula.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/relevo-brasileiro.htm. Acessado em: 14/06/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;

http://www.youtube.com.br. Acessado em 14/06/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e, a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • aldenilse, seduc , Amazonas - dijo:
    nilse23@gmail.com

    06/08/2011

    Três estrelas

    a aula é de fácil aplicação, porém, não traz nada de anovo. Sem muitos elementos motivadores


Sem classificação.
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