07/07/2011
Trabalhando texto instrucional: uma forma diferente de aprender
MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral. Os alunos também precisam ter desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox e utilizar os programas: KWord e KPresenter.
Professor, em roda de conversa, estabeleça um diálogo com os alunos sobre algumas atividades que realizamos no dia a dia e que precisam de instruções. Por exemplo: jogos, instalar equipamentos, receitas, dentre outras. Questione:
Na medida em que os alunos forem respondendo, anote todas as ideias na lousa, a fim de que cheguem à conclusão que devemos seguir instruções para realizar essas atividades.
Explique o significado da palavra instrução:
"Instrução é informação sobre procedimentos ou normas que devemos cumprir para resolver alguma situação".
Leve os alunos à sala de multimídia ou utilize o laptop Classmate acessando a internet a partir do programa Mozila Firefox ( Área de Trabalho > Navegador de Internet) e proponha a realização de um jogo da memória por meio de instruções. Juntamente com os alunos acesse o sítio:
http://www.portinari.org.br/candinho/candinho/memoria/jogo_me.htm
Professor, depois de jogarem, pergunte aos alunos o que acharam do jogo e o porquê desse jogo, bem como sobre o que utilizaram para começar a jogar. Irão responder que usaram as instruções do jogo. Nesse momento, diga que ao realizarem este jogo trabalharam com um texto instrucional.
Professor, neste momento, retome com os alunos que na atividade anterior trabalharam com um jogo. Analisaram sua/s instrução/ões e depois jogaram. Agora, proponha que conheçam uma receita. Adivinhem qual é a receita?
Que tal fazer brigadeiro? Vamos aprender como se faz?
Se não for possível fazer o doce na escola, peça aos alunos para fazerem em casa, com a ajuda de um adulto.
Professor, oriente os alunos para registrarem a receita do brigadeiro em uma folha de papel separada, que posteriormente será utilizada para compor o livro de receitas da turma.
Se preferir, faça a receita utilizando o programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos) do laptop Classmate.
RECEITA DE BRIGADEIRO
INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado.
4 colheres de sopa de chocolate em pó.
1 colher de sopa (cheia) de manteiga.
100g de chocolate granulado.
100 forminhas de papel do tamanho que desejar enrolar o doce.
MODO DE FAZER
Realizando atividades sobre a receita:
1 - Pinte na receita, de acordo com a legenda:
a) Da cor verde - Nome dos ingredientes necessários para fazer o brigadeiro.
b) Da cor azul - Numerais que indicam as quantidades.
c) Da cor vermelha - Nome das medidas utilizadas na receita.
2- O texto está dividido em duas partes.
a) Quais informações foram escritas em cada uma delas?
b) Por que será que as receitas são escritas dessa forma?
Depois que terminarem as atividades é só saborear o delicioso brigadeiro. Hum... Que delícia!!
http://www.imagensporfavor.com/tag/1/chocolates+e+brigadeiro.htm
Professor, disponibilize uma cópia do poema, sugerido abaixo, para cada aluno. Em seguida, peça para lerem e observarem como uma receita também pode virar poesia.
RECEITA DA VOVÓ
Açúcar, manteiga, gemas,
bater até esbranquiçar.
Mexer de leve a farinha
mais o leite (com o fermento)
pra fazer a massa inchar.
Por fim, a clara em fumaça
_ clara-nuvem, clara-neve.
Forno quente feito ninho,
pois em calor de carinho
o bolo assa sorrindo,
fica fofo como o beijo
que a doceira quer no gosto
de prender namoradinho.
BEATRIZ, Elza. Caderno de segredos. São Paulo: FTD, 1998.
Realizando atividades sobre o texto:
1 – Esse poema descreve os ingredientes e o modo de preparar um bolo. Complete a receita abaixo com as informações do texto lido.
INGREDIENTES
MODO DE PREPARAR
Bata o ______________, a _________________, as ___________________ até esbranquiçar.
Acrescente a _____________ e o __________________________ e mexa de leve.
Por último, acrescente a _____________________.
Leve ______________________.
2 – Compare a maneira como os bolos são assados nos dois trechos abaixo e responda: o que faz o primeiro trecho ser parte de um poema e o segundo, de uma receita?
“Forno quente feito ninho, Pois em calor de carinho o Bolo assa sorrindo.”
Leve a massa ao forno Pré-aquecido e deixe Assar por 30 minutos.
Deixe os alunos pensarem e expressarem suas opiniões. Eles devem chegar à conclusão com a sua mediação, que o primeiro trecho é parte de um poema porque indica que o bolo é assado com o calor do carinho e isso só é possível na poesia e que o segundo trecho é parte de uma receita porque revela que o bolo é assado com o calor que vem do fogo, ou seja, de maneira usual.
Professor, providencie para cada aluno 30 folhas de papel em branco, tamanho ofício, para montarem o Livro de Receitas da Turma. Para tanto, solicite que os alunos pesquisem em casa, uma receita que mais gostem ou que a mamãe sempre prepara e copiem com letra bem bonita para levarem para a sala de aula para compor o Livro de Receitas da Turma, oriente-os também para ilustrarem a receita com desenhos ou recortes. Dessa forma, se na classe tiver 25 alunos, cada um ficará com 25 receitas diferentes.
http://ideiasdebaixodotelhado.blogspot.com/2010/04/o-livro-de-receitas.html
Professor, proponha que cada aluno monte artisticamente, a capa de seu Livro de Receitas (desenho, colagem, pintura). Terminada a montagem, exponha os livros na sala de aula ou em um lugar de circulação da escola para que a comunidade escolar aprecie o trabalho da turma. Convide os pais para virem à escola, a fim de receberem o trabalho dos filhos. Nessa oportunidade organize os alunos para falarem sobre o trabalho realizado e lerem algumas receitas. Poderá até ter degustação de algumas receitas, preparadas na escola por todos os alunos com sua orientação e ou em casa com ajuda dos familiares.
Outra proposta de registro, é trabalhar com os programas KWord ou KPresenter.
Com o KWord ( Área de Trabalho > Processador de Texto ) os alunos podem digitar as receitas da turma, cada uma em uma folha devidamente organizada, imprimir e depois ilustrar utilizando programas existentes no laptop Classmate ou providenciar imagens para recortar e colar.
Com o KPresenter ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação),os alunos podem construir uma apresentação de slides com o tema Receitas da Minha Turma, que deve ficar salva no laptop Classmate.
Para usar este programa, abra-o seguindo o caminho acima e em seguida escolha a opção Apresentações na Tela e escolha o slide modelo KDE e clique no botão do lado direito Usar Este Modelo.
Para inserir um título ao slide dê um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo. Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo: Receitas da Minha Turma.
Insira um novo slide clicando na aba Inserir > Slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e clique em OK.
Da mesma forma em que você criou o título do slide anterior, coloque o nome da receita desejada, exemplo: Bolo de Fubá. Em seguida, digite a receita.
Repita o processo para inserir as outras receitas, em novos slides.
Assim que terminar, salve o arquivo, clique na Aba Arquivo > Salvar. Professor, sugerimos que salve o arquivo clicando em Ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente.
Para visualizar as apresentações clique na aba Apresentação > Iniciar
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio da análise dos registros individuais, as facilidades e as dificuldades da turma com relação a construção dos conceitos de instrução e de textos instrucionais, bem como a utilização e entendimento dos programas do laptop Classmate.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/08/2013
Cinco estrelasE muito bom
09/07/2011
Cinco estrelasAdorei sua(s) aula(s). Suas, porque podemos transformá-la em muitas. Parabéns!