07/07/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno conheça o gênero textual poesia e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, Wxcam, Kpresenter e Mozilla Firefox.
1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
O QUE É POESIA?
Professor, “a poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor”. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia. O trabalho com poesia requer uma sensibilização, para isso, organize o espaço e diga aos alunos que vamos ler uma poesia, mas primeiro eles deverão ouvi-la, observando a entonação de voz e a emoção poética.
-Leia a poesia conforme foi orientado, depois solicite aos alunos para acessarem Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) o sítio http://soraia-oliveira.blogspot.com/2011/04/bolhas-cecilia-meireles.html e conhecerem a poesia “Bolhas” de Cecília Meireles.
BOLHAS
OLHA A BOLHA D'ÁGUA
NO GALHO!
OLHA O ORVALHO!
OLHA A BOLHA DE VINHO NA ROLHA! OLHA A BOLHA!
OLHA A BOLHA NA MÃO QUE TRABALHA!
OLHA A BOLHA DE SABÃO NA PONTA DA PALHA: BRILHA, ESPELHA E SE ESPALHA
OLHA A BOLHA!
OLHA A BOLHA
QUE MOLHA A MÃO DO MENINO:
A BOLHA DA CHUVA DA CALHA!
Cecília Meireles
Fonte: http://soraia-oliveira.blogspot.com/2011/04/bolhas-cecilia-meireles.html
Oriente-os a lerem a poesia silenciosa e individualmente. Depois, peça para que cada aluno tente diferenciar este gênero textual de outros gêneros:
Ao final das falas dos alunos, exponha o conceito que você elaborou por meio de suas vivências e leituras o que é poesia e a importância da literatura na vida pessoal e acadêmica de todos nós e que este gênero deve fazer parte do nosso cotidiano escolar.
Neste mundo utilitarista em que vivemos, a escola tem a função social de nos orientar para a contemplação do belo, para a obra feita com arte, desenvolver o olhar sensível, entre outros.
Proponha a leitura coletiva da obra “Bolhas”. Lembre os alunos que a forma com que lemos poesia é diferente de lermos uma carta, um bilhete ou um texto instrucional (receita), por exemplo.
2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
A POESIA EM FORMA DE DESENHO
Professor, esta atividade tem um eixo interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento. Convide o/a professor/a arte-educador/a para um trabalho na área de artes visuais, no qual os alunos ilustrem a poesia “Bolhas” de Cecília Meireles, utilizando a ferramenta KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura). Mas, caso não seja possível esta parceria, faça você mesmo o trabalho com os alunos. Imprima os trabalhos para serem expostos no momento da socialização.
3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
CONSTRUINDO POESIA
Professor, socialize outra poesia infantil de Cecília Meireles “Leilão de Jardim” para ampliar o acervo literário dos alunos. Sugiro a apresentação pela ferramenta Kpresenter (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de produtividade>Gerador de Apresentação), que permite a criação de uma sequência de slides para uma apresentação com textos e imagens.
LEILÃO DE JARDIM
QUEM ME COMPRA UM JARDIM COM FLORES?
BORBOLETAS DE MUITAS CORES,
LAVADEIRAS E PASSARINHOS,
OVOS VERDES E AZUIS NOS NINHOS?
QUEM ME COMPRA ESTE CARACOL?
QUEM ME COMPRA UM RAIO DE SOL?
UM LAGARTO ENTRE O MURO E A HERA,
UMA ESTÁTUA DA PRIMAVERA?
QUEM ME COMPRA ESTE FORMIGUEIRO?
E ESTE SAPO, QUE É JARDINEIRO?
E A CIGARRA E A SUA CANÇÃO?
E O GRILINHO DENTRO DO CHÃO?
(ESTE É O MEU LEILÃO.)
Cecília Meireles
Após a apresentação, peça aos alunos que identifiquem as rimas, as estrofes. Para isso, eles deverão ter o arquivo no laptop ou em folha impressa.
Posteriormente, organize a turma em duplas e proponha a construção de uma poesia que siga a estrutura de “Leilão de Jardim”, como por exemplo: Leilão da sala, da escola, ou outros. A atividade deve ser registrada na ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos). A ilustração poderá ser feita utilizando a ferramenta KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura) ou depois de imprimir eles poderão utilizar outros recursos: desenhos com lápis de cor, colagem, dobraduras e outros.
4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
Professor, neste momento da aula, os alunos deverão utilizar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) para digitarem a Tarefa de Casa, cuja proposta é montar um banco de palavras com os dígrafos apresentados na poesia “Bolhas” de Cecília Meireles. Outra função social desta tarefa é o aluno levar o conhecimento acadêmico do conceito de poesia aos seus lares. Esta é uma das formas da literatura sair dos muros das bibliotecas e escolas e chegarem até as famílias, assim, além de difundir a Arte, os alunos estarão também trabalhando a função comunicativa da escrita.
Veja a sugestão a seguir:
NOME: ___________________________________ DATA: ___/___/____
BANCO DE PALAVRAS
Caro aluno/a,
Escreva as palavras com o dígrafo LH, que você aprendeu na poesia “Bolhas” de Cecília Meireles.
Agora, explique a importância da literatura na vida das pessoas e declame esta linda poesia para sua família.
Bom trabalho!
|
-No retorno da Tarefa de Casa é importante a socialização da atividade com toda turma. Dessa forma, você estará trabalhando elementos relativos a convivência e a escuta ativa. Pergunte aos alunos se alguém em casa conhecia esta poesia.
- Faça um grande banco de palavras e exponha na sala.
5ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
SOCIALIZANDO – VARAL DE POESIAS
-Professor, convide juntamente com a turma outras salas da escola para conhecerem o Varal de Poesias. Para isto, leve para sala alguns modelos de convites, pois este é um gênero textual que tem uma estrutura específica. Solicite que os alunos observem quais são os elementos que constam em um convite, ou seja: quem está sendo convidado, o motivo (objetivo), o local do evento, o dia, o horário, quem está convidando. Se não tiver nenhum convite impresso, solicite que os alunos utilizem seus netbooks e acessem o sítio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/
Fonte: http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/
Logo após, construa um convite por meio da ferramenta digital citada, convidando as famílias dos alunos da turma e as outras salas de aula para apreciarem o Varal de Poesias com o material das atividades num dia determinado. O convite pode ser enviado por e-mail, utilizando o navegador de internet Mozilla Firefox.
Ao final da visitação, os alunos deverão declamar a poesia que originou as produções apresentadas “Leilão de Jardim”. Dessa forma, o trabalho compreendeu as linguagens: escrita e oral.
Você poderá também registrar este momento utilizando a ferramenta WxCam que se encontra na área de trabalho do laptop para que possam assistir posteriormente e avaliarem o trabalho coletivamente.
http://soraia-oliveira.blogspot.com/2011/04/bolhas-cecilia-meireles.html
Professor, as atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe a você diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É importante verificar se eles distinguem os diferentes gêneros textuais, se compreenderam o conceito de poesia e a importância da literatura na vida acadêmica e pessoal.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/10/2012
Quatro estrelasParabéns pelas atividades... Gostei muito das aulas. Gostaria de fazer apenas uma sugestão, que comtemplasse o eixo ciências, pois há ainda muitas coisas a serem exploradas. Bjins e Parabéns!!