Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A poesia na alfabetização_UCA

 

07/07/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Distinguir diferentes gêneros textuais;
  • Ler e interpretar uma poesia voltada para a faixa etária;
  • Identificar a estrutura textual de uma poesia (rimas, estrofes e aliterações);
  • Construir poesia individual e coletivamente;
  • Compreender a importância da literatura na vida acadêmica e pessoal. 
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 (cinco) atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno conheça o gênero textual poesia e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord,  KolourPaint,  Wxcam, Kpresenter e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos 

1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

 O QUE É POESIA?

Professor,  “a poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor”. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia. O trabalho com poesia requer uma sensibilização, para isso, organize o espaço e diga aos alunos que vamos ler uma poesia, mas primeiro eles deverão ouvi-la, observando a entonação de voz e a emoção poética.

-Leia a poesia conforme foi orientado, depois solicite aos alunos para acessarem Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) o sítio http://soraia-oliveira.blogspot.com/2011/04/bolhas-cecilia-meireles.html e conhecerem a poesia “Bolhas” de Cecília Meireles.

 

 

BOLHAS

 

OLHA A BOLHA D'ÁGUA
NO GALHO!
OLHA O ORVALHO!

OLHA A BOLHA DE VINHO NA ROLHA! OLHA A BOLHA!

OLHA A BOLHA NA MÃO QUE TRABALHA!

OLHA A BOLHA DE SABÃO NA PONTA DA PALHA: BRILHA, ESPELHA E SE ESPALHA
OLHA A BOLHA!

OLHA A BOLHA
QUE MOLHA A MÃO DO MENINO:

A BOLHA DA CHUVA DA CALHA!

 

Cecília Meireles

 

Fonte: http://soraia-oliveira.blogspot.com/2011/04/bolhas-cecilia-meireles.html

 

Oriente-os a lerem a poesia silenciosa e individualmente. Depois, peça para que cada aluno tente diferenciar este gênero textual de outros gêneros:

  • Por que é escrito dessa forma?
  • O que o/a autor/a quer nos mostrar?
  • As bolhas são as mesmas em todo o texto?
  • Em quais contextos utilizamos esta linguagem?
  • Entre outras.

 

Ao final das falas dos alunos, exponha o conceito que você elaborou por meio de suas vivências e leituras o que é poesia e a importância da literatura na vida pessoal e acadêmica de todos nós e que este gênero deve fazer parte do nosso cotidiano escolar.

Neste mundo utilitarista em que vivemos, a escola tem a função social de nos orientar para a contemplação do belo, para a obra feita com arte, desenvolver o olhar sensível, entre outros.

Proponha a leitura coletiva da obra “Bolhas”. Lembre os alunos que a forma com que lemos poesia é diferente de lermos uma carta, um bilhete ou um texto instrucional (receita), por exemplo.

 

2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

A POESIA EM FORMA DE DESENHO

Professor, esta atividade tem um eixo  interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento. Convide o/a professor/a arte-educador/a para um trabalho na área de artes visuais, no qual  os alunos ilustrem a poesia “Bolhas” de Cecília Meireles, utilizando a ferramenta KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura). Mas, caso não seja possível esta parceria, faça você mesmo o trabalho com os alunos. Imprima os trabalhos para serem expostos no momento da socialização.

 

3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

CONSTRUINDO POESIA

Professor, socialize outra poesia infantil de Cecília Meireles “Leilão de Jardim” para ampliar o acervo literário dos alunos. Sugiro a apresentação pela ferramenta Kpresenter (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de produtividade>Gerador de Apresentação), que permite a criação de uma sequência de slides para uma apresentação com textos e imagens.

LEILÃO DE JARDIM

  

QUEM ME COMPRA UM JARDIM COM FLORES?
BORBOLETAS DE MUITAS CORES,
LAVADEIRAS E PASSARINHOS,
OVOS VERDES E AZUIS NOS NINHOS?

QUEM ME COMPRA ESTE CARACOL?
QUEM ME COMPRA UM RAIO DE SOL?
UM LAGARTO ENTRE O MURO E A HERA,
UMA ESTÁTUA DA PRIMAVERA?

QUEM ME COMPRA ESTE FORMIGUEIRO?
E ESTE SAPO, QUE É JARDINEIRO?
E A CIGARRA E A SUA CANÇÃO?
E O GRILINHO DENTRO DO CHÃO?

(ESTE É O MEU LEILÃO.)

Cecília Meireles

 

Após a apresentação, peça aos alunos que identifiquem as rimas, as estrofes. Para isso, eles deverão ter o arquivo no laptop ou em folha impressa.

Posteriormente, organize a turma em duplas e  proponha a construção de uma poesia que siga a estrutura de “Leilão de Jardim”, como por exemplo: Leilão da sala, da escola, ou outros. A atividade deve ser registrada na ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos). A ilustração poderá ser feita utilizando a ferramenta KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura) ou depois de imprimir eles poderão utilizar outros recursos: desenhos com lápis de cor, colagem, dobraduras e outros.

 

Imprima as produções para serem socializadas em um VARAL DE POESIAS no momento adequado.

 

4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

Tarefa de Casa 

 

Professor, neste momento da aula, os alunos deverão utilizar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) para digitarem a Tarefa de Casa, cuja proposta é montar um banco de palavras com os dígrafos apresentados na poesia “Bolhas” de Cecília Meireles. Outra função social desta tarefa é o aluno levar o conhecimento acadêmico do conceito de poesia aos seus lares. Esta é uma das formas da literatura sair dos muros das bibliotecas e escolas e chegarem até as famílias, assim, além de difundir a Arte, os alunos estarão também trabalhando a função comunicativa da escrita.

Veja a sugestão a seguir:

  

 

NOME: ___________________________________

DATA: ___/___/____

 

BANCO DE PALAVRAS

 

Caro aluno/a,

 

Escreva as palavras com o dígrafo LH, que você aprendeu na poesia “Bolhas” de Cecília Meireles.

 

  • __________________________________
  • __________________________________
  • __________________________________
  • __________________________________
  • __________________________________
  • __________________________________
  • __________________________________
  • __________________________________
  • __________________________________
  • __________________________________
  • __________________________________
  • __________________________________

 

 

 

Agora, explique a importância da literatura na vida das pessoas e declame esta linda poesia para sua família.

 

 

Bom trabalho!

 

 

-No retorno da Tarefa de Casa é importante a socialização da atividade com toda turma. Dessa forma, você estará trabalhando elementos relativos a  convivência e a escuta ativa. Pergunte aos alunos se alguém em casa conhecia esta poesia.

- Faça um grande banco de palavras e exponha na sala.

 

5ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

SOCIALIZANDO – VARAL DE POESIAS

 

Vídeo

 

-Professor, convide juntamente com a turma outras salas da escola para conhecerem o Varal de Poesias. Para isto, leve para sala alguns modelos de convites, pois este é um  gênero textual que tem uma estrutura  específica. Solicite que os alunos observem  quais são os elementos que constam em um convite, ou seja: quem está sendo convidado, o motivo (objetivo), o local do evento, o dia, o horário, quem está convidando. Se não tiver nenhum convite impresso, solicite que os alunos utilizem seus netbooks e acessem o sítio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/

Convites

Fonte: http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/

 Logo após, construa um convite por meio da ferramenta digital citada, convidando as famílias dos alunos da turma e as outras salas de aula para apreciarem o Varal de Poesias com o material das atividades num dia determinado. O convite pode ser enviado por e-mail, utilizando o navegador de internet Mozilla Firefox.

Ao final da visitação, os alunos deverão declamar a poesia que originou as produções apresentadas “Leilão de Jardim”. Dessa forma, o trabalho compreendeu as linguagens:  escrita e oral.

Você poderá também registrar este momento utilizando a ferramenta WxCam que se encontra na área de trabalho do laptop para que possam assistir posteriormente e avaliarem o trabalho coletivamente. 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, as atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe  a você diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É  importante verificar se eles distinguem os diferentes gêneros textuais, se compreenderam o conceito de poesia e a importância da literatura na vida acadêmica e pessoal.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Evelin, Ufam , Amazonas - disse:
    evelin.r.m@hotmail.com

    15/10/2012

    Quatro estrelas

    Parabéns pelas atividades... Gostei muito das aulas. Gostaria de fazer apenas uma sugestão, que comtemplasse o eixo ciências, pois há ainda muitas coisas a serem exploradas. Bjins e Parabéns!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.