Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Clima e Vegetação- UCA.

 

15/07/2011

Autor y Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os tipos de clima e as formações vegetais existentes no Brasil;
  • Entender a relação existente entre os tipos climáticos e as formações vegetais;
  • Analisar as alterações que ocorreram nas formações vegetais e sua influência no clima.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diferentes regiões brasileiras; Formações rochosas e Relevo.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens e caixa de som.

  

Atividade 1 – Conhecendo os tipos de clima e as formações vegetais existentes no Brasil

  

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor deverá solicitar aos alunos que se dividam em grupos de quatro componentes e através de seus laptops, interligado à internet assistam a um vídeo. Conforme mostra link e tela abaixo:

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ad4LNMJrNpU. Acessado em 16/06/2011.

Video 1 clima

 

Em seguida, o professor irá pedir aos os grupos que utilizando o Kword do laptop respondam as questões abaixo:

  • Quais os elementos do clima?
  • Como o clima interfere na vegetação?
  • Como a vegetação interfere no clima?
  • Quais são os fatores que interferem?
  • Como o relevo interfere no clima?
  • Quais são as massas de ar presentes no Brasil, como elas interferem no clima?
  • Quais são os climas presentes no Brasil?
  • Quais são as características desses climas?
  • Qual tipo de vegetação presente em cada clima?

 

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Após a turma ter assistido ao vídeo e respondido as questões propostas anteriormente, o professor irá propor um jogo de perguntas e respostas.

 

Regras do jogo

Um grupo desafia outro grupo e faz uma das perguntas a ele, o grupo desafiado poderá: Responder a questão ou pedir ajuda a outro grupo.

  • Se eles responderem e estiver correto ganha 1 ponto;
  • Se eles responderem e estiver incorreto perde 1 ponto;
  • Se pedir ajuda, passam a vez e não perde ponto.

O jogo deverá seguir até que todas as questões tenham sido respondidas, ganha o jogo aquele grupo que obter mais número de pontos.

Neste momento cabe ao professor conduzir a atividade e auxiliar a turma na avaliação das respostas.

Em seguida o professor irá fazer o fechamento das ideias, abordando o assunto apresentado no vídeo e as colocações da turma durante a realização da atividade.

 

Atividade 2 – Trabalho com mapas

 

Para o desenvolvimento desta atividade o professor irá solicitar que a turma trabalhe com os mesmos grupos formados anteriormente. Tendo como objetivo todos conseguirem localizar nos mapas os locais onde predominam cada tipo de clima e as formações vegetais existentes no Brasil eles irão realizar uma atividade utilizando mapas.

Para isso, eles irão acessar o sítio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme mostra link e tela abaixo:

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm. Acessado em: 16/06/2011.

Video 2 clima

 

Em seguida abrir o mapa de clima, conforme mostra link e tela abaixo:

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf. Acessado em: 16/06/2011.

video 3 clima

 

Com o mapa em mãos identificar todos os tipos de clima predominantes no Brasil e separa-los por região. Feito isso, o professor irá solicitar que escrevam um texto ressaltando todos os aspectos observados. Para isso eles irão utilizar o Kword do laptop.

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Processador de Textos.

Terminando a atividade com o mapa de clima eles irão através do mesmo sítio acessar o mapa de vegetação. Conforme mostra link e tela abaixo:

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_retracao_veg_nativa.pdf. Acessado em: 16/06/2011.

Clima video

 

Com este mapa os grupos irão fazer uma análise dos locais de Retração da vegetação nativa, identificando quais formações vegetais estão presentes em cada região brasileira e que tipo de clima predomina nestes locais.

Em seguida abrir o mapa de vegetação de cobertura atual. Conforme mostra link e tela a seguir:

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_vegetacao.pdf. Acessado em: 16/06/2011.

Vegetação 1

Com o mapa de vegetação atual em mãos os grupos irão fazer uma análise das formações vegetais que foram mais devastadas e das que foram mais preservadas.

Em seguida escrever um texto no Kword do laptop contendo as duas análises elaboradas pelo grupo, ressaltando os tipos de clima, as formações vegetais e quais áreas estão devastadas e preservadas no território brasileiro.

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Neste momento, cabe ao professor fazer o fechamento das atividades, ouvindo as análises realizadas pelos grupos e conduzindo um momento de troca de ideias na sala, esclarecendo as duvidas e mediando as discussões.

 

Atividade 3 - Alterações Climáticas

 

Para o desenvolvimento desta atividade será utilizado um projetor de imagens. Desta forma, o professor irá projetar dois vídeos e passar para a turma. Em seguida, promover um momento de debate e reflexão sobre o assunto abordado nos vídeos. Cabe ao professor incentivar todos os alunos a participarem deste momento colocando suas impressões sobre esta temática.

 

Vídeos disponíveis nos links e telas abaixo:

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Nm8tPLcLn84&feature=related. Acessado em: 16/06/2011.

 

Video clima

 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=U0p8qQY-kY4&feature=related. Acessado em: 16/06/2011.

Video 2 clima 

Ao término das discussões o professor irá solicitar que em dupla a turma construa um texto fazendo um resumo das discussões elaboradas a partir do vídeo.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/?pg=2.Acessado em: 16/06/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;

http://www.suapesquisa.com/clima/. Acessado em: 16/06/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;

http://www.brasilescola.com/geografia/tipos-climas.htm. Acessado em: 16/06/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;

http://www.algosobre.com.br/geografia/tipos-de-vegetacao-do-brasil.html. Acessado em: 16/06/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;

http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/. Acessado em: 16/06/2011. Contém informações sobre o assunto da aula.

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • João Carlos Cardoso Coradine, Colégio Estadual Rio Grande do Sul , Rio de Janeiro - dijo:
    Jckaardoso@hotmail.com

    15/10/2013

    Quatro estrelas

    Material didático muito bom.As avaliações ,porém, quando vamos imprimi-las para aplicação aos alunos saem em preto e branco pois as escolas não tem condições e/ou equipamentos para imprimir os desenhos, fotos ou figuras coloridas,perdendo assim muito do seu significado original, prejudicando a apreensão por parte dos alunos daquilo que queremos transmitir.


  • Wagner da Cruz Aguiar, CE PROFESSORA ALVINA VALERIO DA SILVA , Rio de Janeiro - dijo:
    geowagner.educ@gmail.com

    06/08/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom! Parabéns pelo seu trabalho.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.