15/07/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Diferentes regiões brasileiras; Formações rochosas e Relevo.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens e caixa de som.
Atividade 1 – Conhecendo os tipos de clima e as formações vegetais existentes no Brasil
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor deverá solicitar aos alunos que se dividam em grupos de quatro componentes e através de seus laptops, interligado à internet assistam a um vídeo. Conforme mostra link e tela abaixo:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ad4LNMJrNpU. Acessado em 16/06/2011.
Em seguida, o professor irá pedir aos os grupos que utilizando o Kword do laptop respondam as questões abaixo:
Após a turma ter assistido ao vídeo e respondido as questões propostas anteriormente, o professor irá propor um jogo de perguntas e respostas.
Regras do jogo
Um grupo desafia outro grupo e faz uma das perguntas a ele, o grupo desafiado poderá: Responder a questão ou pedir ajuda a outro grupo.
O jogo deverá seguir até que todas as questões tenham sido respondidas, ganha o jogo aquele grupo que obter mais número de pontos.
Neste momento cabe ao professor conduzir a atividade e auxiliar a turma na avaliação das respostas.
Em seguida o professor irá fazer o fechamento das ideias, abordando o assunto apresentado no vídeo e as colocações da turma durante a realização da atividade.
Atividade 2 – Trabalho com mapas
Para o desenvolvimento desta atividade o professor irá solicitar que a turma trabalhe com os mesmos grupos formados anteriormente. Tendo como objetivo todos conseguirem localizar nos mapas os locais onde predominam cada tipo de clima e as formações vegetais existentes no Brasil eles irão realizar uma atividade utilizando mapas.
Para isso, eles irão acessar o sítio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme mostra link e tela abaixo:
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm. Acessado em: 16/06/2011.
Em seguida abrir o mapa de clima, conforme mostra link e tela abaixo:
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf. Acessado em: 16/06/2011.
Com o mapa em mãos identificar todos os tipos de clima predominantes no Brasil e separa-los por região. Feito isso, o professor irá solicitar que escrevam um texto ressaltando todos os aspectos observados. Para isso eles irão utilizar o Kword do laptop.
Terminando a atividade com o mapa de clima eles irão através do mesmo sítio acessar o mapa de vegetação. Conforme mostra link e tela abaixo:
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_retracao_veg_nativa.pdf. Acessado em: 16/06/2011.
Com este mapa os grupos irão fazer uma análise dos locais de Retração da vegetação nativa, identificando quais formações vegetais estão presentes em cada região brasileira e que tipo de clima predomina nestes locais.
Em seguida abrir o mapa de vegetação de cobertura atual. Conforme mostra link e tela a seguir:
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_vegetacao.pdf. Acessado em: 16/06/2011.
Com o mapa de vegetação atual em mãos os grupos irão fazer uma análise das formações vegetais que foram mais devastadas e das que foram mais preservadas.
Em seguida escrever um texto no Kword do laptop contendo as duas análises elaboradas pelo grupo, ressaltando os tipos de clima, as formações vegetais e quais áreas estão devastadas e preservadas no território brasileiro.
Neste momento, cabe ao professor fazer o fechamento das atividades, ouvindo as análises realizadas pelos grupos e conduzindo um momento de troca de ideias na sala, esclarecendo as duvidas e mediando as discussões.
Atividade 3 - Alterações Climáticas
Para o desenvolvimento desta atividade será utilizado um projetor de imagens. Desta forma, o professor irá projetar dois vídeos e passar para a turma. Em seguida, promover um momento de debate e reflexão sobre o assunto abordado nos vídeos. Cabe ao professor incentivar todos os alunos a participarem deste momento colocando suas impressões sobre esta temática.
Vídeos disponíveis nos links e telas abaixo:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Nm8tPLcLn84&feature=related. Acessado em: 16/06/2011.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=U0p8qQY-kY4&feature=related. Acessado em: 16/06/2011.
Ao término das discussões o professor irá solicitar que em dupla a turma construa um texto fazendo um resumo das discussões elaboradas a partir do vídeo.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/?pg=2.Acessado em: 16/06/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;
http://www.suapesquisa.com/clima/. Acessado em: 16/06/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;
http://www.brasilescola.com/geografia/tipos-climas.htm. Acessado em: 16/06/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;
http://www.algosobre.com.br/geografia/tipos-de-vegetacao-do-brasil.html. Acessado em: 16/06/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;
http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/. Acessado em: 16/06/2011. Contém informações sobre o assunto da aula.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.
Quatro estrelas 2 calificaciones
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15/10/2013
Quatro estrelasMaterial didático muito bom.As avaliações ,porém, quando vamos imprimi-las para aplicação aos alunos saem em preto e branco pois as escolas não tem condições e/ou equipamentos para imprimir os desenhos, fotos ou figuras coloridas,perdendo assim muito do seu significado original, prejudicando a apreensão por parte dos alunos daquilo que queremos transmitir.
06/08/2013
Cinco estrelasMuito bom! Parabéns pelo seu trabalho.