Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e a tradição trabalhista.

 

14/07/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Trabalho
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- Compreender o conceito de trabalhismo no Brasil.

- Identificar as ideias que motivaram a formação do PTB na segunda metade da década de 1940.

- Entender a radicalização do reformismo do PTB por meio da luta pelas Reformas de Base.

- Analisar as visões diferentes sobre a tradição trabalhista por meio da cisão interna no PTB que deu origem ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). 

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- Era Vargas, em especial o período 1937-1945.

- Segundo momento do Governo Vargas, entre 1945-1954.

- Governo João Goulart, entre 1961 a 1964.

- Ditadura Civil-Militar entre 1964-1980

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento

 

Introdução

Neste primeiro momento, interessa-nos a história do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no período, entre os anos de 1945 (quando o partido foi criado) a 1954, fase caracterizada pela presença marcante de Getúlio Vargas e pelo desenvolvimento das ideias trabalhistas.

 

Desenvolvimento

O professor iniciará a aula oferecendo a todos os alunos um panorama sobre o contexto da criação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e suas principais diretrizes, mediante a leitura do texto “Partido Trabalhista Brasileiro”, que se encontra no site da Fundação Getúlio Vargas, disponível em:

 

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/DireitosSociaisTrabalhistas/PTB (acesso em:  1º. jun. 2011). 

 

O texto acima irá proporcionar embasamento aos alunos para que interpretem o Hino do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Os estudantes irão escutar a canção e ler a letra. O professor deverá estimular o debate em torno das “bandeiras” e as causas e os objetivos que, conforme a música, seriam defendidos pelo partido.  Depois de escutar a música, os alunos deverão organizar, por escrito, as suas conclusões. 

 

Link sugerido: http://www.franklinmartins.com.br/som_na_caixa_gravacao.php?titulo=hino-do-ptb (acesso em:  1º. jun. 2011).

 

O professor irá tratar em conjunto com os estudantes três elementos importantes na fundação e na definição do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB): a forte presença da imagem e do carisma de Getúlio Vargas, a sua ligação com as massas trabalhadoras urbanas e a defesa da legislação trabalhista, usando, para tanto, as imagens abaixo. A proposta é que os alunos interpretem oralmente as imagens. O professor deverá chamar a atenção dos alunos para que se fixem em cada elemento que compõe a imagem: pessoas, posturas, hierarquias, escritos, etc. 

PTB E Vargas

 

Senadores Getúlio Vargas (ao centro e de óculos) e Alberto Pasqualini (à esquerda) e outros, em reunião do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). [S.l.]. Data: 1950. Fonte: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/album

 

Getúlio Vargas

Propaganda da candidatura de Vargas pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Local: Rio de Janeiro. Data: 1945. Fonte: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/DireitosSociaisTrabalhistas/PTB

 

Cartaz

Campanha pela duplicação do salário-mínimo. [S.l.]. Data: 1954. Fonte: FERREIRA, Jorge. O Imaginário Trabalhista: getulismo, PTB e cultura política popular 1945-1964. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

 

Segundo momento

 

Introdução

Neste segundo momento, interessa-nos a história do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no período entre os anos de 1954 (morte de Getúlio Vargas) a 1964 (Golpe Civil-Militar), fase caracterizada pela defesa das Reformas de Base. Além das reformas, o professor deverá desenvolver com os alunos outros traços do trabalhismo, como o nacionalismo e a proposta de um Estado protetor.

 

Desenvolvimento

De início, todos os alunos irão ler o texto disponível no link abaixo que oferece um quadro geral dos principais pontos ligados ao Governo de João Goulart entre os anos de 1961 a 1964. Esta atividade permitirá que os estudantes adquiram o embasamento necessário para desenvolver as atividades seguintes.    

 

Link: http://www.infoescola.com/historia/governo-de-joao-goulart-jango/ (acesso em: 2 jun. 2011).

 

O professor irá trabalhar com os alunos duas características centrais do trabalhismo naquele período: as Reformas de Base e o Nacionalismo. Para tanto, o professor irá dividir a turma em três grupos. Cada grupo terá acesso a uma fonte histórica distinta, para analisá-la e apresentar o resultado da discussão interna para os outros dois grupos restantes.

- O Grupo 1 irá assistir ao trecho do vídeo em que o Presidente João Goulart explica  a Remessa de Lucros na Organização das Nações Unidas (ONU), disponível em: http://www.institutojoaogoulart.org.br/video.php?id=7 (acesso em:  2 jun. 2011).

 

- O Grupo 2 irá analisar um vídeo contendo um trecho do Programa “Roda Viva”,  em que Darcy Ribeiro fala sobre o Governo João Goulart, as reformas e o golpe, disponível em: http://www.institutojoaogoulart.org.br/video.php?id=39 (acesso em; 2 jun. 2011).

 

- O Grupo 3 irá analisar uma fonte impressa, um discurso em que o então Vice-Presidente da República João Goulart defendia as Reformas de Base no Senado, em 1º. de fevereiro de 1961, disponível em:

http://www.senado.gov.br/noticias/pronunciamento-de-jango-defende-reformas-de-base.aspx (acesso em: 2 jun. 2011).

 

Terceiro momento

 

Introdução

Com a reforma política e o fim do bipartidarismo, novas forças políticas nasceram no Brasil, em 1980. Ivete Vargas, sobrinha-neta de Getúlio Vargas, conseguiu o uso da sigla do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em detrimento de Brizola, em uma manobra judicial favorecida pelas informações dadas pelo General Golbery do Couto e Silva. Logo após perder o direito sobre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Brizola arregaçou as mangas, agrupou companheiros leais às suas ideias e fundou o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que deveria tornar-se herdeiro da tradição trabalhista sob as bandeiras do nacionalismo, da democracia e do socialismo.

 

Desenvolvimento

A proposta aqui se baseia na ideia de que os alunos criem uma redação a partir da interpretação deles sobre os acontecimentos que redundaram na perda da sigla PTB para Ivete Vargas e na criação do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em 1980. O objetivo é que, em um primeiro momento, os alunos pesquisem e se informem sobre as disputas em torno da propriedade da sigla PTB; em um segundo momento, os alunos deverão interpretar as imagens abaixo com base nos textos; e em um terceiro momento, deverão produzir uma redação de, no máximo, uma lauda com base nas imagens. O texto servirá como base de informação que irá auxiliar a interpretação das imagens. As fotografias ajudarão na visualização e melhor compreensão do texto. A redação será a síntese do processo.

 

1-Sugestões de textos para leitura:

- Sobre a história do Partido Democrático Trabalhista (PDT), disponível em: http://www.pdt.org.br/index.php/pdt/historia (acesso em: 3 jun. 2011);

- Sobre a história das disputas que geraram o PTB, disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Trabalhista_Brasileiro (acesso em: 3 jun. 2011).

 

2- Imagens que narram os acontecimentos em torno da vitória de Ivete Vargas em relação à posse da sigla do PTB e da criação, por Brizola, do Partido Democrático Trabalhista (PDT):

 

Cândida Ivete Vargas

Cândida Ivete Vargas, sobrinha de Getúlio Vargas, votando em seu partido, Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Data: 1983. Fonte: Revista História Viva, ago. 2004. 

 

Brizola perde a sigla PBT

No Rio de Janeiro, Brizola escreveu o nome do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) sobre um papel, rasgou-o, revoltado contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de ceder o direito sobre o partido à Ivete Vargas. Data: 13 de maio de 1980. Fonte: Revista Veja,31 dez. 1980.

 

Brizola chora

Brizola chorou por ter perdido para Ivete Vargas a batalha judicial pela legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Data: 1980. [S.N.T].

 

3- Redação propriamente dita. 

 

Conclusão

Os alunos travarão contato com a trajetória de um dos mais importantes partidos nacionais: o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Irão apreender sobre sua ideologia, suas práticas, seus personagens, assim como as transformações ocorridas. Para tanto, percorrerão várias fases da agremiação: entre os anos de 1945 a 1954, fase caracterizada pela presença de Getúlio Vargas; entre os anos de 1954-1964, fase caracterizada pela defesa das Reformas de Base; a partir de 1980, quando duas forças disputaram o direito de uso da sigla e a posse da tradição: Ivete Vargas e o uso da sigla do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Leonel Brizola e a fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Recursos Complementares

 

-  Sobre Era Vargas e ideologia trabalhista ver:

Link: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/DireitosSociaisTrabalhistas/IdeologiaTrabalhismo (acesso em: 3 jun.2011).

 

- Texto sobre Reformas, disponível em:

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/As_reformas_de_base  (acesso em: 3 jun. 2011).

Avaliação

 

Os alunos deverão ser avaliados na sua capacidade de compreensão dos conceitos, na sua capacidade de leitura dos textos e interpretação iconográfica, assim como na sua atividade de prática de pesquisa e debate. Deverão ser valorizadas as aptidões para interpretação da canção como suporte dos valores do mundo público, bem como do audiovisual como fonte histórica.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.