14/07/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | História | Trabalho |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Poder |
- Compreender o conceito de trabalhismo no Brasil.
- Identificar as ideias que motivaram a formação do PTB na segunda metade da década de 1940.
- Entender a radicalização do reformismo do PTB por meio da luta pelas Reformas de Base.
- Analisar as visões diferentes sobre a tradição trabalhista por meio da cisão interna no PTB que deu origem ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).
- Era Vargas, em especial o período 1937-1945.
- Segundo momento do Governo Vargas, entre 1945-1954.
- Governo João Goulart, entre 1961 a 1964.
- Ditadura Civil-Militar entre 1964-1980
Primeiro momento
Introdução
Neste primeiro momento, interessa-nos a história do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no período, entre os anos de 1945 (quando o partido foi criado) a 1954, fase caracterizada pela presença marcante de Getúlio Vargas e pelo desenvolvimento das ideias trabalhistas.
Desenvolvimento
O professor iniciará a aula oferecendo a todos os alunos um panorama sobre o contexto da criação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e suas principais diretrizes, mediante a leitura do texto “Partido Trabalhista Brasileiro”, que se encontra no site da Fundação Getúlio Vargas, disponível em:
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/DireitosSociaisTrabalhistas/PTB (acesso em: 1º. jun. 2011).
O texto acima irá proporcionar embasamento aos alunos para que interpretem o Hino do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Os estudantes irão escutar a canção e ler a letra. O professor deverá estimular o debate em torno das “bandeiras” e as causas e os objetivos que, conforme a música, seriam defendidos pelo partido. Depois de escutar a música, os alunos deverão organizar, por escrito, as suas conclusões.
Link sugerido: http://www.franklinmartins.com.br/som_na_caixa_gravacao.php?titulo=hino-do-ptb (acesso em: 1º. jun. 2011).
O professor irá tratar em conjunto com os estudantes três elementos importantes na fundação e na definição do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB): a forte presença da imagem e do carisma de Getúlio Vargas, a sua ligação com as massas trabalhadoras urbanas e a defesa da legislação trabalhista, usando, para tanto, as imagens abaixo. A proposta é que os alunos interpretem oralmente as imagens. O professor deverá chamar a atenção dos alunos para que se fixem em cada elemento que compõe a imagem: pessoas, posturas, hierarquias, escritos, etc.
Senadores Getúlio Vargas (ao centro e de óculos) e Alberto Pasqualini (à esquerda) e outros, em reunião do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). [S.l.]. Data: 1950. Fonte: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/album
Propaganda da candidatura de Vargas pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Local: Rio de Janeiro. Data: 1945. Fonte: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/DireitosSociaisTrabalhistas/PTB
Campanha pela duplicação do salário-mínimo. [S.l.]. Data: 1954. Fonte: FERREIRA, Jorge. O Imaginário Trabalhista: getulismo, PTB e cultura política popular 1945-1964. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
Segundo momento
Introdução
Neste segundo momento, interessa-nos a história do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no período entre os anos de 1954 (morte de Getúlio Vargas) a 1964 (Golpe Civil-Militar), fase caracterizada pela defesa das Reformas de Base. Além das reformas, o professor deverá desenvolver com os alunos outros traços do trabalhismo, como o nacionalismo e a proposta de um Estado protetor.
Desenvolvimento
De início, todos os alunos irão ler o texto disponível no link abaixo que oferece um quadro geral dos principais pontos ligados ao Governo de João Goulart entre os anos de 1961 a 1964. Esta atividade permitirá que os estudantes adquiram o embasamento necessário para desenvolver as atividades seguintes.
Link: http://www.infoescola.com/historia/governo-de-joao-goulart-jango/ (acesso em: 2 jun. 2011).
O professor irá trabalhar com os alunos duas características centrais do trabalhismo naquele período: as Reformas de Base e o Nacionalismo. Para tanto, o professor irá dividir a turma em três grupos. Cada grupo terá acesso a uma fonte histórica distinta, para analisá-la e apresentar o resultado da discussão interna para os outros dois grupos restantes.
- O Grupo 1 irá assistir ao trecho do vídeo em que o Presidente João Goulart explica a Remessa de Lucros na Organização das Nações Unidas (ONU), disponível em: http://www.institutojoaogoulart.org.br/video.php?id=7 (acesso em: 2 jun. 2011).
- O Grupo 2 irá analisar um vídeo contendo um trecho do Programa “Roda Viva”, em que Darcy Ribeiro fala sobre o Governo João Goulart, as reformas e o golpe, disponível em: http://www.institutojoaogoulart.org.br/video.php?id=39 (acesso em; 2 jun. 2011).
- O Grupo 3 irá analisar uma fonte impressa, um discurso em que o então Vice-Presidente da República João Goulart defendia as Reformas de Base no Senado, em 1º. de fevereiro de 1961, disponível em:
http://www.senado.gov.br/noticias/pronunciamento-de-jango-defende-reformas-de-base.aspx (acesso em: 2 jun. 2011).
Terceiro momento
Introdução
Com a reforma política e o fim do bipartidarismo, novas forças políticas nasceram no Brasil, em 1980. Ivete Vargas, sobrinha-neta de Getúlio Vargas, conseguiu o uso da sigla do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em detrimento de Brizola, em uma manobra judicial favorecida pelas informações dadas pelo General Golbery do Couto e Silva. Logo após perder o direito sobre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Brizola arregaçou as mangas, agrupou companheiros leais às suas ideias e fundou o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que deveria tornar-se herdeiro da tradição trabalhista sob as bandeiras do nacionalismo, da democracia e do socialismo.
Desenvolvimento
A proposta aqui se baseia na ideia de que os alunos criem uma redação a partir da interpretação deles sobre os acontecimentos que redundaram na perda da sigla PTB para Ivete Vargas e na criação do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em 1980. O objetivo é que, em um primeiro momento, os alunos pesquisem e se informem sobre as disputas em torno da propriedade da sigla PTB; em um segundo momento, os alunos deverão interpretar as imagens abaixo com base nos textos; e em um terceiro momento, deverão produzir uma redação de, no máximo, uma lauda com base nas imagens. O texto servirá como base de informação que irá auxiliar a interpretação das imagens. As fotografias ajudarão na visualização e melhor compreensão do texto. A redação será a síntese do processo.
1-Sugestões de textos para leitura:
- Sobre a história do Partido Democrático Trabalhista (PDT), disponível em: http://www.pdt.org.br/index.php/pdt/historia (acesso em: 3 jun. 2011);
- Sobre a história das disputas que geraram o PTB, disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Trabalhista_Brasileiro (acesso em: 3 jun. 2011).
2- Imagens que narram os acontecimentos em torno da vitória de Ivete Vargas em relação à posse da sigla do PTB e da criação, por Brizola, do Partido Democrático Trabalhista (PDT):
Cândida Ivete Vargas, sobrinha de Getúlio Vargas, votando em seu partido, Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Data: 1983. Fonte: Revista História Viva, ago. 2004.
No Rio de Janeiro, Brizola escreveu o nome do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) sobre um papel, rasgou-o, revoltado contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de ceder o direito sobre o partido à Ivete Vargas. Data: 13 de maio de 1980. Fonte: Revista Veja,31 dez. 1980.
Brizola chorou por ter perdido para Ivete Vargas a batalha judicial pela legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Data: 1980. [S.N.T].
3- Redação propriamente dita.
Conclusão
Os alunos travarão contato com a trajetória de um dos mais importantes partidos nacionais: o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Irão apreender sobre sua ideologia, suas práticas, seus personagens, assim como as transformações ocorridas. Para tanto, percorrerão várias fases da agremiação: entre os anos de 1945 a 1954, fase caracterizada pela presença de Getúlio Vargas; entre os anos de 1954-1964, fase caracterizada pela defesa das Reformas de Base; a partir de 1980, quando duas forças disputaram o direito de uso da sigla e a posse da tradição: Ivete Vargas e o uso da sigla do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Leonel Brizola e a fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
- Sobre Era Vargas e ideologia trabalhista ver:
Link: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/DireitosSociaisTrabalhistas/IdeologiaTrabalhismo (acesso em: 3 jun.2011).
- Texto sobre Reformas, disponível em:
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/As_reformas_de_base (acesso em: 3 jun. 2011).
Os alunos deverão ser avaliados na sua capacidade de compreensão dos conceitos, na sua capacidade de leitura dos textos e interpretação iconográfica, assim como na sua atividade de prática de pesquisa e debate. Deverão ser valorizadas as aptidões para interpretação da canção como suporte dos valores do mundo público, bem como do audiovisual como fonte histórica.
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